SóProvas


ID
2353264
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos diagnósticos de enfermagem, classificados pela Taxonomia II da NANDA, definições e classificações 2015-2017, analise as afirmativas.

I - Foi criada nessa classificação a expressão Diagnósticos de Promoção à Saúde, que são evidenciados por desejo expresso de melhorar o autocuidado.
II - Para um diagnóstico de risco, não há fatores relacionados, uma vez que se identifica uma vulnerabilidade em um paciente para um potencial problema.
III - O diagnóstico de enfermagem pode ser usado em unidades de pacientes internados e ESF.
IV - Os diagnósticos de enfermagem devem estar estabelecidos apenas no dia da internação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com os artigos Diagnósticos de enfermagem documentados para pacientes de clínica médica e Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC

     

     

    Item I- Correto.

     

    Item II- Correto.

     

    Item III- Correto.

     

    Item IV- Errado.

     

    Ligações entre os diagnósticos da NANDA-II e as intervenções da Classificação Intervenções de Enfermagem (Nursing Interventions Classification - NIC) relacionam um diagnóstico com uma ou mais intervenções de enfermagem para que se obtenham resultados possíveis e desejáveis para o paciente.

     

    Essas ligações facilitam a fundamentação diagnóstica e a tomada de decisão clínica pelo enfermeiro sobre os resultados desejáveis e sobre as intervenções para alcançá-los.

     

    Dessa forma não apenas na internação mas em todas as etapas do processo saúde-doença do paciente os diagnósticos devem ser realizados.

  • Agora estou confusa em algumas literaturas falam que nao existe fator relacionado e outras ja dizem que nao existem caracteristicas definidoras.?

    Emabananou tudo 

  • Os diagnósticos de promoção da saúde foram mudados para garantir que as definições refletissem que os diagnósticos são adequados para uso em qualquer estágio no continuum saúde-doença, e que um estado de equilíbrio ou saúde não fosse necessário. Todas as características definidoras começam com a expressão “Expressa o desejo de melhorar", pois a promoção da saúde exige o desejo do paciente de melhorar sua condição atual, independentemente do que possa ser. A afirmativa I é verdadeira.

    Os diagnósticos de risco foram modificados para eliminar a palavra “risco" da definição, agora substituída pela palavra “vulnerabilidade". Para diagnósticos de risco não há fatores relacionados (fatores etiológicos), uma vez que você está identificando uma vulnerabilidade em um paciente para um potencial problema; ele ainda não está presente. A segunda afirmativa é verdadeira.

    Os diagnósticos de enfermagem são usados em salas cirúrgicas, clínicas, instalações psiquiátricas, atendimento domiciliar e organizações para idosos, além da área de saúde pública, enfermagem escolar, saúde do trabalho – e, naturalmente, hospitais. A terceira afirmativa é verdadeira.

    O diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos de vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade, que sofre alterações conforme altera o quadro de saúde doença do individuo. A quarta afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    NANDA. Diagnóstico de Enfermagem da Nanda: definições e classificações, 2015/2017, Artmed, Porto Alegre, 2015.

    Diagnósticos de enfermagem da NANDA : definições e classificação 2015-2017 [recurso eletrônico] / [NANDA International] ; organizadoras: T. Heather Herdman, Shigemi Kamitsuru ; tradução: Regina Machado Garcez ; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2015.
  • Para um diagnóstico de risco, não há fatores relacionados, e sim fatores de risco, uma vez que se identifica uma vulnerabilidade em um paciente para um potencial problema.

  •  

    DIAGNÓSTICO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
    Devido aos diagnósticos de promoção da saúde não exigirem um fator relacionado, não há "relacionado com" na redação deste diagnóstico. Em vez disso, a característica (s) definidora (s) são fornecidos como prova do desejo por parte do doente para melhorar o seu estado de saúde atual

    Exemplo de Diagnóstico de Promoção da Saúde: Disposição para aumento do auto cuidado, evidenciado pela expressão de  desejo para melhorar o autocuidado.