SóProvas


ID
2353669
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia a notícia para responder à questão.

EMPREGOS
10 dicas para conseguir o emprego dos sonhos

Especialista em RH mostra que atitudes podem ajudar na busca de uma melhor posição no mercado de trabalho

Agência O Globo
Publicada em 29/11/2016 

Mudar de emprego, querer ser promovido e pesquisar sobre novas posições no mercado de trabalho são atitudes saudáveis e fazem parte da vida de quem olha a própria carreira com carinho. Mas para que esse exercício de crescimento profissional se concretize, é importante ter foco e estar ciente de algumas atitudes essenciais para não trocar “seis por meia dúzia”, alerta Fabíola Lago, especialista em RH da Vagas Tecnologia: "Você pode estar empregado e infeliz. Ou achar que, apesar de feliz, não tem o reconhecimento pelo seu bom trabalho. Ou até mesmo estar buscando o primeiro emprego. Mas é preciso cuidado para não pegar qualquer coisa por desespero ou se arrepender e passar por um desgaste desnecessário." 

Na opinião da especialista, com dedicação é, sim possível, conquistar a oportunidade dos seus sonhos, desejo comum entre profissionais de diferentes setores e cargos.[...] 

(Disponível em: http://www.ibahia.com. Acesso em: 29/11/2016.)  

No texto, é afirmado que, com dedicação, é possível conquistar a oportunidade dos seus sonhos. Sobre motivação no desempenho profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Maslow isolada ou simultânea?

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Letra C

    Para Mayo a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. O comportamento tradicional é visto sob a óptica de um objetivo social positivo. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência de um sentido de ‘’função social’’ do indivíduo.

    Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem-estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos; como as negociações coletivas, que na verdade não são cooperações.

    Quando cada indivíduo possui o senso de função social e responsabilidade, a sociedade torna-se um organismo social sadio, A cooperação, quando é assegurada, integra os objetivos individuais aos coletivos. Os administradores industriais devem organizar essa cooperação, pois os operários apenas cooperam quando aceitam os objetivos da administração.

  • Esta B está mais para a teoria de Teoria ERC de Alderfer do que Maslow.

    Partindo do desenvolvimento teórico de Maslow, Clayton Alderfer desenvolveu a teoria ERC (Existência-Relacionamento-Crescimento).

    Para ela, a motivação do trabalhador também se relaciona com uma hierarquia de necessidades a serem satisfeitas. O mecanismo de funcionamento dessa teoria difere um pouco da teoria de Maslow:

    Para Alderfer, existiriam apenas três necessidades, e não cinco como Maslow acreditavam;

    Diferentemente da hierarquia rígida das necessidades de Maslow, para a qual cada nível só poderia ser acionado após o outro estar satisfeito, a teoria de Alderfer acredita que as diferentes necessidades podem ser ativadas ao mesmo tempo.

    Para Alderfer, se uma necessidade de nível mais alto for reprimida, o desejo de satisfazer outra necessidade de nível mais baixo irá aumentar. Trata-se do mecanismo chamado de frustração-regressão.

    Na teoria ERC NÃO há uma hierarquia segundo a qual uma necessidade inferior deva estar satisfeita para que se possa focar numa necessidade mais elevada.

  • Sei não, mas acho que a letra B também está errada. Para Maslow, enquanto o indivíduo não satisfaz uma necessidade de nível inferior, ele não avança para a próxima necessidade. Gabarito questionável.

  • A Teoria de ERC - Clayton Alderfer é baseada na Teoria da Hierarquia das Necessidade Humanas de Maslow. A diferença é que para Maslow existia uma mudança de nivel quando uma necessidade era atingida mesmo que PARCIALMENTE e na teoria de Clayton não existe hierarquia.

  • Examinador miseravi, rsrs letra B.

  • A alternativa C está totalmente equivocada, pois o autor Elton Mayo não se relaciona com a teoria da Motivação, e sim do Movimento das Relações Humanas (escola comportamental da administração).

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estudos que envolvem a motivação humana, sendo que no caso desta questão, a alternativa a ser marcada é a que faz uma afirmação incorreta.

    A - correta. Para Herzberg, os fatores motivacionais dependem da natureza das tarefas que o indivíduo executa.

    B - correta. Para Maslow, o comportamento motivado é uma espécie de canal pelo qual muitas necessidades podem ser satisfeitas de maneira isolada ou simultânea.

    C - incorreta. Para Maslow, as necessidades de estima que envolvem a satisfação da autoestima conduzem a sentimento de autoconfiança.

    Segundo Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer determinadas necessidades é responsável por determinar o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade imediatamente anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Seguindo esse raciocínio, as necessidades secundárias jamais poderiam motivar um indivíduo se ele, antes de tudo, não se sente seguro, protegido, ou não tem acesso ao básico para sobreviver. Vale destacar ainda que uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.

    Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.

    Necessidades primárias:

    • 1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    • 2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • 3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    • 4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    • 5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    D - correta. Para Lewin, uma valência positiva indica um desejo de alcançar determinado resultado final, enquanto uma valência negativa implica desejo de fugir de determinado resultado final.

    Responder

    Visto as alternativas, concluímos que a letra "C" é que atendeu ao comando do enunciado.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.