a) Carismática: Os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos.O líder é capaz de motivar as pessoas a fazer mais do que é normalmente esperado.
b) Autocrática: Também chamada de diretiva ou job centered. Apenas o líder cria as regras; determina as ações e as técnicas para a execução das tarefas, sem qualquer participação do grupo.
c) Democrática: O líder debate com a equipe; o controle do trabalho é feito em equipe; há delegação; equipe tem liberdade para montar seu grupo de trabalho.
d) Liberal: Também, chamado de laissez-faire ou abdicrático. O líder tem participação mínima. Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais. O próprio grupo é quem divide as tarefas e escolhe os colegas.
GABARITO A
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estudos que versam sobre a liderança nas organizações. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém o tipo de liderança em que os seguidores atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos.
A - correta. Robbins (2005) apresenta a seguinte definição para a liderança carismática: "A teoria da liderança carismática diz que os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos. Diversos estudos tentaram identificar as características pessoais dos líderes carismáticos e o mais bem documentado entre eles identificou cinco características que diferenciam os carismáticos dos não-carismáticos: os carismáticos têm uma visão, estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações ambientais como às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos fora do comum".
B - incorreta. A Liderança autocrática é focada líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
C - incorreta. Liderança Democrática é o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança.
D - incorreta. Liderança Liberal/ Laissez-faire, a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível.
De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a falta de participação do líder.
Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional.11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.