SóProvas


ID
2354941
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A análise de processos é uma das etapas do ciclo de feedback preconizado pelo Business Process Management (BPM). Com relação a essa análise, avalie as afirmações abaixo:
I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo.
II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on.
III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado.
IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo
. Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo. ERRADO - Busca determinar o que acontece se fizer certas alterações nos parâmetros do processo.

    II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on. ERRADO - O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, podendo ocorrer no entorno de handoffs.

    III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado. CORRETO

    IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo. CORRETO

  • Análise de sensibilidade (what-if): busca determinar o resultado de alterações nos parâmetros ou nas atividades de um processo. (BPM CBOK V3.0, pag 130)

     

    Gargalo: é uma restrição de capacidade que cria uma fila. O gargalo pode ocorrer em torno de handoffs.  (BPM CBOK V3.0, pag 124)

     

    Análise de causa raiz: Técnica usada para descobrir post mortem o que realmente causou um determinado resultado e prevenir que ocorra novamente. Encontrar a causa-raiz para um resultado nem sempre é fácil, pois vários fatores podem contribuir. (BPM CBOK V3.0, pag 130)

     

    Handoffs: Qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado. Tipicamente, quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões. (BPM CBOK V3.0, pag 122)

     

     

  • I- Se refere à Análise de Tempo de Ciclo

    II - O termo hands-on não é usado. Mas com relação ao gargalo, este deve ser verificado se ocorre nos pontos de handoffs (transferências de controle). Contudo, os gargalos podem também ocorrer em pontos que não são de handoffs.

    III- CORRETO. Post mortem significa pós morte, ou seja, a análise da causa é feita depois que aconteceu o problema, com o intuito de que este não ocorra novamente.

    IV- CORRETO. É justamente por isso que a gestão de processos organizacionais busca reduzir os pontos de handoffs, e se não for possível, gerenciá-los para reduzir os problemas de desempenho de processos.