-
GABARITO LETRA A
O enunciado da questão já nos dá uma ideia da resposta. De fato ocorre a POLISSEMIA(vário significados) do termo "CASO" nas estrofes do poema que se entende com o contexto da poesia.
-
Não entendi nada!
Aff...
-
Oi Glema, tudo bem! Deixa eu te ajudar! Também errei a questão, mas fui analizar e descobri que realmente a resposta é a letra A
O termo CASO realmente apresenta polissemia no tesxto, que é quando a palavra pode ter vários significados. Então veja: O CASO pode se referir a história do vestido, mas não somente isso. O que estava por trás daquele vestido era um CASOOOOOOO!, ou seja um romance!
-
O caso do pai com a dona de longe.
-
Que provinha complexa!
-
Essa banca faz FCC, Vunesp e Cespe parecerem brincadeiras de criança....
-
Gabarito: A
Justificativa da banca para manter o gabarito da questão como letra A:
"Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
A alternativa “A) a polissemia do termo “caso”, prescindindo de adjunto adnominal objetivando-lhe maior ênfase. ” é considerada correta pelo gabarito, pois, como definição do vocábulo “caso” é possível leituras diversas, como por exemplo: pessoa com quem se mantém uma relação amorosa não oficial; amante: Ela é seu caso desde então. Daí a polissemia do termo caso identificado ao longo do texto. O fato de não haver no título artigo determinando o termo “caso”, confere ênfase à palavra, que prescinde de adjuntos adnominais.
A alternativa “D) a metáfora constituída a partir do emprego do termo “vestido”, constatada diante da analogia feita com o emprego de “segredo” – “esse vestido/ tanta renda, esse segredo! ”. ” não pode ser considerada correta. A metáfora é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras ou expressões convencionalmente identificadas com um dado domínio de conhecimento para verbalizar experiências conceptuais de outro domínio. Ex.: Aplicou no paciente uma dose cavalar de antibióticos. Deste modo, em “esse vestido/tanta renda, esse segredo! ” não comparação implícita, metáfora, entre vestido e segredo, há sim, uma referência de que naquela situação há um segredo."
Fonte: https://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/472/180_7133661.pdf
-
Significado de Polissemia
substantivo feminino[Linguística] Que apresenta um grande número significados numa só palavra; cujo significado dependerá do contexto em que a palavra está inserida; por exemplo: cabo - cabo de vassoura, cabo militar, cabo da faca.
Entendido isso voltamos ao título e vemos que não há 'o' antes de caso; reforçando a ideia acima, que a palavra 'caso' poderia não ser um caso
sobre o vestido (inicialmente pensei assim) mas lendo o texto fica claro que o caso era outro.
-
Eu fiz a prova e errei de novo ....kkkk... Banquinha do CRUPETA!
-
Essa banca faz FCC, Vunesp e Cespe parecerem brincadeiras de criança....2
Definição pra Consulplan
-
misericórdia nessa banca, como alguem pode estar bem na fcc e cespe e errar tanto na consulplan?
-
Boa tarde pessoal.
Alguém poderia explicar se "DO VESTIDO" de "'CASO DO VESTIDO" trata-se de ADJUNTO ADNOMINAL ou COMPLEMENTO NOMINAL??
Eu entendi que trata-se de ADJUNTO ADNOMINAL , mas então por que a banca falou que o termo "CASO" o prescinde (dispensa).
Como confundo um pouco isso, fiquei com dúvida na letra "A".
Agradeço, desde já, se alguém puder esclarecer e já indiquei pra comentário do professor!!
-
Tudo bem que a Consulplan tem questões muito loucas. Esta, aliás, não tão louca assim rs.
Mas também é verdade que outras bancas como CESPE, FCC e VUNESP apresentam questões que só servem mesmo para separar aqueles que não babam daqueles que babam.
Então, de todas, prefiro a Consulplan. Ela exige que se estude de verdade o português, o que outras bancas não estão exigindo.
-
A Consulplan tem algumas questões bizarras, mas em parte concordo com o Fábio.
FCC por exemplo, fora interpretação de texto, só cobra concordância verbal, nominal, crase e um pouco de ortografia e vocabulário
-
Na letra A, quanto à polissemia está fácil identificar!
O que me gerou dúvida é a segunda parte que diz que prescinde de adjunto adnominal, lhe conferindo maior ênfase..