SóProvas


ID
2355262
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

Trecho do poema “Caso do Vestido”, de Carlos Drummond de Andrade.

Nossa mãe, o que é aquele
vestido, naquele prego? 

Minhas filhas, é o vestido
de uma dona que passou.

Passou quando, nossa mãe?
Era nossa conhecida? 

Minhas filhas, boca presa.
Vosso pai evém chegando. 

Nossa mãe, dizei depressa
que vestido é esse vestido. 

Minhas filhas, mas o corpo
ficou frio e não o veste. 

O vestido, nesse prego,
está morto, sossegado. 

Nossa mãe, esse vestido
tanta renda, esse segredo! 

Minhas filhas, escutai
palavras de minha boca.

Era uma dona de longe,
vosso pai enamorou-se.

E ficou tão transtornado,
se perdeu tanto de nós, 

se afastou de toda vida,
se fechou, se devorou.

chorou no prato de carne,
bebeu, brigou, me bateu, 

me deixou com vosso berço,
foi para a dona de longe, 

mas a dona não ligou.
Em vão o pai implorou. 

(Trecho do texto “Caso do Vestido” extraído do livro “Nova Reunião – 19 Livros de Poesia”, José Olympio Editora – 1985.)

O trecho do poema transcrito pode ser dividido em duas partes: na primeira, em que são feitos alguns questionamentos à mãe, pode-se afirmar quanto à estrutura linguística utilizada de forma recorrente que

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha do capiroto hein! 

  • corretissíma a letra A.

    na interlucução há um emissor e um receptor, no caso a mãe e as filha.

    OBSERVE QUE OS TERMOS "NOSSA MÃE, MINHAS FILHAS" ESTÃO ISOLADO POR VíRGULA, OU SEJA, SÃO VOCATIVOS E NÃO FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DA ORAÇÃO, SÃO TERMOS INDEPENDENTES  .

    EXCELENTE QUESTÃO. É AQUELA QUESTÃO QUE COLOCA O CANDIDATO "PRA DENTRO"

  • Por que a "b)" está errada?

  • A Consulplan pegou pesado nessa prova.

     

    Eu fiz para Infraestrutura e tomei pau bonito.

  • Com certeza Sávio Luiz. A pouco tempo eu estudava para provas da CESPE e já estou ficando com saudades....kkkkk

     

  • Só sabia que a A estava certa, não me perguntem por que as outras estavam erradas.
  • noossaaaaa....e eu achando FGV e  CESPE difíceis ! Essa banca ta sinistra !!!

  • Não vi no edital prevista a matéria de lingua estrangeira.

  • Português tenso dessa banca

  • Anotando aqui no meu caderninho para nunca mais esquecer: unidade inerente à atividade interlocutiva = vocativo.

    Que prova cabulosa!

  • Nooossa mãe onde aprendemos isso???
  • Existem na língua recursos diversos para indicar que estamos dirigindo a palavra a um interlocutor ou destinatário: Atenção! Com licença! (...). A enunciação de qualquer desses segmentos se realiza obrigatoriamente mediante uma modulação da voz – ou entonação – que sinaliza a intenção com que são proferidos: alerta, convite, saudação, apelo, repreensão, chamamento, ordem etc. As formas desse grupo têm o papel discursivo de vocativo, termo com que o enunciador identifica o interlocutor/destinatário – pessoa ou animal – quando a ele se dirige (Maria, que horas são? (...) Garçom, traz a conta, por favor. (...)). Unidade inerente à atividade interlocutiva, o vocativo não pertence a estrutura da oração. À semelhança do que se passa com as interjeições, a entonação o individualiza na cadeia da fala. É comum seu emprego isolado como frase imperativa, como no ato de chamar alguém que esteja distante (o substituto desse vocativo é a interjeição Psiu!) ou ausente (quando não se sabe o nome da pessoa a ser chamada, este vocativo dá lugar ao ato de ‘bater palmas’), ou ainda nos atos de repreender ou saudar o interlocutor. AZEREDO [2012: 75-76]. b

  •  

    Eu tinha certeza que a A seria o gabarito, mas o examinador conseguiu escrever de modo a causar dúvida... 

     

     

  • sinceramente, nem entendi nada do que a A quis dizer. absurdo. to chocada

  • gente!!!! que questão é essa??

     

  • Unidade inerente à atividade interlocutiva = vocativo.

    Palhaçada essa banca!!! fica rebuscando os enunciados e as opções das  questoes com o objetivo de dificultar o entendimento e levar o candidato ao erro. 

    Já vi várias questões deles nesse nível.

    Ridículo,  arbitrário..... deveria haver uma punição para este tipo de expediente que não mede conhecimento e testa nossa paciência!

    affffff

  • Tá foda!

  • banca fdp! tenta confundir o candidato que esta estudando e se esforçando! desanimante! vsf

  • Eu nem sei porque tem gente reclamando dessa questão, bastava saber orações subordinadas, ou seja, saber a matéria. Complicadas são as questões de interpretação da Consulplan, cheias de peguinha, casca de banana, alternativas dúbias.

  • Gabarito: letra 'A'.

    "Pode ser identificado o emprego de unidade inerente à atividade interlocutiva" - Sim. Há a presença reiterada de vocativo (do latim: vocare, chamar), cuja função semântica é convocar o interlocutor designado à oração. Vê-se, por exemplo, os usos de "Nossa mãe" e "Minhas filhas" - "Não pertencente à estrutura da oração" - Correto, posto que o vocativo não estabelece uma oração, devido a ausência de verbo; e nem mesmo se liga à oração seguinte, já que não há o emprego de pronomes relativos (como o 'que', 'cujo', et cetera.).

    Quanto ao uso dos 'que's, o primeiro 'que' (utilizado em 'o que é aquele vestido') não é um pronome relativo; mas sim um pronome interrogativo. Assim, não tem função anafórica, nem tem como função a subordinação de uma oração à outra (logo, a letra 'd' não pode estar correta). O segundo uso de 'que' (em 'é o vestido de uma dona que passou') retoma a palavra dona, cuja função na oração é de adjunto adnominal de restrição (dá a ideia de posse; de quem é o vestido? - de uma dona). Assim, o pronome relativo 'que' introduz uma oração subordinada adjetiva (logo, a letra 'c' não pode estar correta).

    Quanto à letra 'b'; não há ausência de paralelismo sintático (sequência de estruturas sintáticas, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático). O uso reiterado de vocativos, pronomes relativos e demonstrativos; conferem paralelismo sintático entre as frases e orações.

  • "Unidade inerente à atividade interlocutiva" .....isso é pra mim é quase um palavrão!!!!! kkkkkk

    Reconheço que preciso estudar mais, porque nunca tinha ouvido falar que vocativo poderia ser chamado dessa forma....

    Bora estudar!!!

  • To fudida com essa Consulplan.

  •  

    a) pode ser identificado o emprego de unidade inerente à atividade interlocutiva, não pertencente à estrutura da oração. CORRETO. Como bem explicou Paulo Alves.

     

     Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.

     

    b) a proposital ausência de paralelismo sintático tem por finalidade atribuir uma maior ênfase ao diálogo estabelecido entre a mãe e suas filhas. ERRADO.

     

    O texto inteiro é construído usando Paralelismo Sintático como recurso.  Por exemplo, repetição dos vocativos “nossa mãe” e “minhas filhas” e a repetição do termo vestido, entre outros.

     

    “Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.”

    https://www.normaculta.com.br/paralelismo-sintatico/

     

    c) o termo “que”, empregado por três vezes, é responsável por introduzir orações subordinadas substantivas que exercem funções diversas da sintaxe. ERRADO.

     

    1º: Nossa mãe, o que é aquele vestido, naquele prego? Pronome Interrogativo.

    2º: Minhas filhas é o vestido de uma dona que (a qual) passou. Pronome relativo. Oração subordinada adjetiva restritiva.

    3º Nossa mãe, dizei depressa que vestido é esse vestido. Pronome Interrogativo.

     

    d) há predominância na utilização de orações adjetivas cuja transposição efetuada por um pronome relativo apresenta, nos casos em análise, função anafórica. ERRADO.

     

    Não. Identifiquei o que como anafórico apenas na segunda vez em que apareceu.

     

    2º: Minhas filhas é o vestido de uma dona que (a qual = dona) passou. O pronome relativo refere-se ao termo imediatamente anterior. Oração subordinada adjetiva restritiva.

     

    Anáfora: É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera outro termo que o antecedeu no texto.

     

    Se houver algum equívoco na minha resolução, por favor, corrijam.

  • A "estrutura linguística utilizada de forma recorrente" é o vocativo (no texto, "Nossa mãe" e "Minhas filhas" são os vocativos).

    Ademais, vocativos não fazem parte da oração.

    Por isso, o gabarito é a letra A.