a liderança é um processo de via dupla, no qual a consideração dos seguidores é igualmente importante, de modo que, se, de um lado, líderes influenciam pessoas, estas também exercem influência sobre os líderes repercutindo na qualidade e na eficácia do processo. Isso significa que a liderança ocorre entre pessoas, e não sobre pessoas.
Livro: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Capítulo - Liderança.
Sobre a B: pesquisas sobre líderes são feitas com quem mais está assumindo liderança estatisticamente (os homens) mas não porque são melhores líderes e sim porque ainda somos uma sociedade patriarcal. Se, suponhamos que em 2035 as mulheres estejam mais na liderança, advinha quem as pesquisas vão privilegiar? o que também será tendencioso.
logo, a letra B é uma questão neutra forjada na atualidade. Não é uma verdade absoluta e também não seria se trocasse o termo "homens por mulheres".
Então, Willian hominaze, não é um "o quê" que determina nada e sim e sim um "quando" que faz com que qualquer ser humano (mínimo conhecedor de pequisa) encare a questão como normalzinha.
Resposta: A .
(Por mais conhecimento nos comentários e menos combates de gênero)