SóProvas


ID
2356108
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social realiza-se pela mediação do trabalho assalariado. Sobre a relação entre o Serviço Social e as instituições, analise as afirmativas a seguir.
I. A base de sustentação da relativa autonomia no trabalho profissional do assistente social encontra-se no atendimento das requisições institucionais.
II. Verifica-se uma tensão entre projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e capacidade teleológica e a condição de trabalhador assalariado.
III. O Estado é o maior empregador dos assistentes sociais, atribuindo uma característica de servidor público a esse profissional. Dentre os elementos que incidem sobre o trabalho profissional nos espaços sócio-ocupacionais das instituições públicas encontra-se a burocracia.
IV. A relação que o assistente social estabelece com o seu objeto de trabalho – as situações problemas, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha – dependem do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas.
Estão corretas apenas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • Itens 2 e 3 corretos. Os erros do item 1 e 4: 1. A relativa autonomia tem relação direta com a condição de trabalhador assalariado e não com o atendimento das requisições das instituições. 4: as instituições não recortam previamente as políticas sociais.
  • letra c)  I. A base de sustentação da relativa autonomia no trabalho profissional do assistente social encontra-se no atendimento das requisições institucionais. III. O Estado é o maior empregador dos assistentes sociais, atribuindo uma característica de servidor público a esse profissional. Dentre os elementos que incidem sobre o trabalho profissional nos espaços sócio-ocupacionais das instituições públicas encontra-se a burocracia.

  • Erlânia Freitas, os erros dos itens I e IV podem ser encontrados no texto "Os espaços socio-ocupacionais do assistente social".

     

    I -  ERRADA: A base de sustentação da relativa autonomia no trabalho profissional do assistente social encontra-se no próprio caráter contraditório das relações sociais. (pág. 15)

    II - CERTA

    III - CERTA

    IV - ERRADA: A relação que o assistente social estabelece com o seu objeto de trabalho – as multiplas expressões da questão social, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha – dependem do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas. (pág. 13)

     

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf 

     

    Complementando o item IV... 

    "O tratamento analítico atribuído à “questão social” não se identifica com a “situação social problema” ou com os “problemas sociais”. Haja dito, a diferencialidade se faz não apenas na nomenclatura, como também na forma de abordar e interpretar o papel social da profissão em seus espaços sócio-ocupacionais. Pois, pensada como sinônimo de “problema social” ou fenômeno social, o conceito de “questão social” esvazia-se dos seus nexos constitutivos interpretados pela tradição marxista como sinônimo de luta de classe. E, assim, torna complexo e ambíguo não apenas o entendimento sobre seu significado e fundamento do novo projeto curricular, como, ainda, desvanece a pretensão de opor-se radicalmente à ação profissional como um processo de ajuda".

     

    http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c-v10n1_rosemari.htm

     

    Bons estudos!