SóProvas


ID
2356378
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mentes livres 


    Atualmente, já está muito claro que nossas experiências mentais estão sempre criando estruturas cerebrais que facilitam a resposta rápida a futuras demandas semelhantes. O tema mais importante, no entanto, não é que as estruturas se ampliem sempre, é a liberdade natural da mente, que opera além das estruturas.

    Um motorista não é seu carro, nem por onde circula. Ele tem a liberdade de deixar o carro e seguir por outros meios e também de repensar seus trajetos. Ainda assim, se as estradas ficarem bloqueadas ou o carro quebrar, ele terá dificuldade em andar a pé e usará o tempo arrumando o carro ou colocando a estrada em condições de uso. Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções.

    Em verdade, a liberdade do motorista é tal que nem mesmo motorista ele é. Ele é um ser livre. A prática espiritual profunda conduz a essa liberdade, naturalmente presente. As fixações são o carma. As experiências comuns no mundo, eventos maiores e menores, vão se consolidando como trajetos e redes neurais internas e estruturas cármicas que balizam a operação da mente, estruturando recursos limitados como se fossem as únicas opções, ainda que, essencialmente, a mente siga livre.

    As estruturas grosseiras como os espaços das cidades, as ruas físicas, e em um sentido mais amplo tudo o que aciona nossos sentidos físicos, surgem também como resultado das atividades mentais repetitivas, assim como a circulação da energia interna, que é o aspecto sutil. Um automobilista precisa de uma transformação interna e externa complexa para se tornar um ciclista; não é fácil. Já o tripulante do sofá tem dificuldade em incluir exercícios, novos hábitos de alimentação e mudanças na autoimagem – os desafios são idênticos.

   Nossos melhores pensamentos constroem mundos melhores e também cérebros melhores. Já os pensamentos aflitivos constroem mundos piores e cérebros com estruturas que conduzem à aflição e à doença.

   Tanto os aspectos grosseiros como os sutis flutuam; é visível. A única expressão incessantemente presente e disponível é a liberdade natural silenciosa dentro de nós mesmos. É dessa natureza que surge a energia que, livre de condicionamentos, cria novos caminhos neurais e novas configurações de mundo. Os mestres de sabedoria apontam-na como sempre disponível, mesmo durante experiências como a doença e a morte. É dessa região inabalável que irradiam sua sabedoria, compaixão e destemor.

                                (SAMTEN, Padma – Revista “Vida simples” – agosto 2014 – Ed. Abril.) 

Depreende-se do texto que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Justificativa: "(...) vão se consolidando como trajetos e redes neurais internas e estruturas cármicas que balizam a operação da mente, estruturando recursos limitados como se fossem as únicas opções, ainda que, essencialmente, a mente siga livre". (Trecho retirado do texto). 

     

    A ideia apresentada acima transmite o sentido de que o condicionamento limita o homem de operar mentalmente, assim impede o homem de criar novas estruturas de mundo, visto que ele se apoia em estruturas com recursos limitados como se fossem as únicas opções.

  • Gabarito B

    justificativa: §6 

    É dessa natureza que surge a energia que, LIVRE DE CODICIONAMENTOS, CRIA NOVOS CAMINHOS NEURAIS E NOVAS CONFIGURAÇOES DE MUNDO.

     

  • Vide questão Q785455.

    Observem o gabarito da questão citada e vejam que ela responde satisfatoriamente a essa também.

     

  • Texto maravilhoso <3

  • Que Texto mais "Good Vibes"

  • Is this love, is this love, is this love, that im feeling.... ✌

  • Como diria um amigo: "Esse texto é pra aquelas pessoas que dão bom dia pro sol..

  • Depreende-se dos COMENTÁRIOS que: "o condicionamento impede o homem de criar novas estruturas de mundo".

  • texo mais paz e amor irmão, sóóóó

  • Ainda bem que não sou da área de enfermagem, coitados.