SóProvas


ID
2356390
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mentes livres 


    Atualmente, já está muito claro que nossas experiências mentais estão sempre criando estruturas cerebrais que facilitam a resposta rápida a futuras demandas semelhantes. O tema mais importante, no entanto, não é que as estruturas se ampliem sempre, é a liberdade natural da mente, que opera além das estruturas.

    Um motorista não é seu carro, nem por onde circula. Ele tem a liberdade de deixar o carro e seguir por outros meios e também de repensar seus trajetos. Ainda assim, se as estradas ficarem bloqueadas ou o carro quebrar, ele terá dificuldade em andar a pé e usará o tempo arrumando o carro ou colocando a estrada em condições de uso. Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções.

    Em verdade, a liberdade do motorista é tal que nem mesmo motorista ele é. Ele é um ser livre. A prática espiritual profunda conduz a essa liberdade, naturalmente presente. As fixações são o carma. As experiências comuns no mundo, eventos maiores e menores, vão se consolidando como trajetos e redes neurais internas e estruturas cármicas que balizam a operação da mente, estruturando recursos limitados como se fossem as únicas opções, ainda que, essencialmente, a mente siga livre.

    As estruturas grosseiras como os espaços das cidades, as ruas físicas, e em um sentido mais amplo tudo o que aciona nossos sentidos físicos, surgem também como resultado das atividades mentais repetitivas, assim como a circulação da energia interna, que é o aspecto sutil. Um automobilista precisa de uma transformação interna e externa complexa para se tornar um ciclista; não é fácil. Já o tripulante do sofá tem dificuldade em incluir exercícios, novos hábitos de alimentação e mudanças na autoimagem – os desafios são idênticos.

   Nossos melhores pensamentos constroem mundos melhores e também cérebros melhores. Já os pensamentos aflitivos constroem mundos piores e cérebros com estruturas que conduzem à aflição e à doença.

   Tanto os aspectos grosseiros como os sutis flutuam; é visível. A única expressão incessantemente presente e disponível é a liberdade natural silenciosa dentro de nós mesmos. É dessa natureza que surge a energia que, livre de condicionamentos, cria novos caminhos neurais e novas configurações de mundo. Os mestres de sabedoria apontam-na como sempre disponível, mesmo durante experiências como a doença e a morte. É dessa região inabalável que irradiam sua sabedoria, compaixão e destemor.

                                (SAMTEN, Padma – Revista “Vida simples” – agosto 2014 – Ed. Abril.) 

Por sua estrutura e características, o texto em análise deve ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Justificativa: "O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa".

    Fonte: <https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo/> Acesso: 08 de Mar. 2017.

    Conforme a definição e leitura do texto, concluimos que se trata de um texto dissertativo. 

  • Resposta correta letra D

    DISSERTAÇÃO: é a exposição de uma ideia, a defesa de um ponto de vista, um questionamento sobre algum assunto, a análise de um tema. 

  • Rindo alto do comentario do Yan Carlos. kkkkkkk

     

  • GABARITO D

     

    TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos.

     

    Características:

     

    » presença de estrutura básica (introdução, desenvolvimento e conclusão):

    → ideia principal do texto (TESE);

    →argumentos;

    → conclusão (síntese dos pontos principais com sugestão/solução).

     

    » utiliza verbos na 1ª pessoa (normalmente argumentações informais) e na 3ª pessoa do presente do indicativo (normalmente nas argumentações formais).

     

    » linguagem cuidada, com estruturas lexicais e sintáticas claras, simples e adequada ao registro culto.

     

    » Desenvolvimento coerente da ideia principal (evitando-se rodeios).

     

    » alguns gêneros: redação de concursos, artigos de opinião, carta ao leitor...

     

     

     

  • kkkkkkkk Yan Carlos kkkkkkk que mitagem.

  • Pessoal, só pra esclarecer do que se trata um texto injuntivo. Pra ser sincera não sabia o que era e acho que, assim como eu, mtos tb não sabem:

     

    "O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

    Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

    A partir disso, note que são textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas."

  • injuntivo -- no imperativo, ex: receita de bolo, instrução de montagem de um produto. 

    narrativo - têm personagens, ação em dado tempo e espaço. (VIDEO)

    descritivo- descreve alguém ou algo, algum fato geralmente ocorrido no passado.  (FOTO)

    dissertativo- expõe um assunto de forma lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão. 

  • Tem muito cara materialista por aí que é maconheiro também. Esse hippie é um cara que consegue expor suas ideias, dissertar sobre elas colocando seu ponto de vista de forma brilhante.

    Texto lindo que nos faz refletir sobre nossa essencia espiritual.

  • Narração: Personagens, Enredo, Espaço...

    Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

    Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...

    Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

    Exposição: Fatos, Impessoal

  • Narrativo: Verbos no pretérito perfeito.

    Descritivo: Verbos no pretérito imperfeito (Quadro congelado)

    uso esse método...

  • Hare Krisna!

  • GABARITO: D 

     

    Dissertativo

     

    Ótimo texto!

  • GABARITO LETRA=D

    → Narração = Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    → Dissertação = Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.

    → Descrição = Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

    → Injunção = São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.

    → Exposição = O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário e etc.