SóProvas


ID
2357881
Banca
TJ-AC
Órgão
TJ-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

No que concerne à prescrição e à decadência nas relações de consumo, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra "A".

    Art. 24, CDC. A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.

    Art. 50, CDC. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

    Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.

  • A) a garantia contratual, que decorre da autonomia da vontade das partes, complementa a garantia legal, podendo, no contrato, ser estipulado prazo superior aos determinados por lei;

    “A garantia legal é obrigatória, dela não podendo se esquivar o fornecedor. Paralelamente a ela, porém, pode o fornecedor oferecer uma garantia contratual, alargando o prazo ou o alcance da garantia legal” (REsp 967.623). CERTO.

    B) as causas de interrupção da prescrição previstas no Código Civil não se aplicam às relações de consumo;

    As causas de interrupção da prescrição do Código Civil aplicam-se às relações de consumo (art. 7º do CDC). “Não só as disposições gerais da Seção I do Capítulo I do Título IV do Código Civil aplicam-se à hipótese de consumo (arts. 189 a 196), como também a seção que cuida das causas que impedem ou suspendem a prescrição quando compatíveis (arts. 197 a 201) e as da seção III, que trata das causas que interrompem a prescrição (arts. 202 a 204)” (Curso de Direito do Consumidor, Rizzatto Nunes, 4ª Ed. 2009, pag. 409/410). ERRADO.

    C) a instauração de inquérito civil, em regra, não obsta o transcurso do prazo decadencial; 

    Obstam a decadência a instauração de inquérito civil, até seu encerramento (CDC, art. 26, § 2°, III). ERRADO.

    D) nem toda situação relacionada a dano causado ao consumidor por defeito do produto submete-se aos prazos prescricionais. 

    Toda situação relacionada a dano causado ao consumidor por defeito do produto submete-se aos prazos prescricionais (art. 27 do CDC). “Na realidade, a referida Seção II regula toda espécie de defeito que ocorre pelo fato do produto ou do serviço, de maneira que, sempre que o consumidor sofrer dano por defeito quer diretamente, como lá está expressamente tratado, quer indiretamente, como consequência do não cumprimento da obrigação de resolver o vício conforme estabelecido no inciso II do art. 18, no inciso III do art. 19 e no inciso II do art. 20, aplica-se o período prescritivo fixado no artigo em comento. Na verdade, toda e qualquer situação relativa a relação jurídica de consumo que gerar dano por defeito está enquadrada na norma do art. 27” (Curso de Direito do Consumidor, Rizzatto Nunes, 4ª Ed. 2009, pag. 405). ERRADO.

    Gabarito: A


  • A questão trata da prescrição e decadência.

    A) a garantia contratual, que decorre da autonomia da vontade das partes, complementa a garantia legal, podendo, no contrato, ser estipulado prazo superior aos determinados por lei; 


    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

    A garantia contratual, que decorre da autonomia da vontade das partes, complementa a garantia legal, podendo, no contrato, ser estipulado prazo superior aos determinados por lei.


    Correta letra “A”. Gabarito da questão.


    B) as causas de interrupção da prescrição previstas no Código Civil não se aplicam às relações de consumo;  


    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 7° Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e eqüidade.

    As causas de interrupção da prescrição previstas no Código Civil se aplicam às relações de consumo.


    Incorreta letra “B”.


    C)  a instauração de inquérito civil, em regra, não obsta o transcurso do prazo decadencial;  


    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 26. § 2° Obstam a decadência:

    III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.

    A instauração de inquérito civil, em regra, obsta o transcurso do prazo decadencial.


    Incorreta letra “C”.


    D) nem toda situação relacionada a dano causado ao consumidor por defeito do produto submete-se aos prazos prescricionais.  


    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

    Toda situação relacionada a dano causado ao consumidor por defeito do produto submete-se aos prazos prescricionais.  


    Incorreta letra “D”.



    Resposta: A

    Gabarito do Professor letra A.