SóProvas


ID
2358274
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os carboidratos são as macromoléculas mais abundantes na natureza. Suas propriedades já eram estudadas pelos alquimistas no século XII. Durante muito tempo, acreditou-se que essas moléculas tinham função apenas energética no organismo humano. O açúcar que as pessoas põem no café, as fibras de uma folha de papel e o principal constituinte da carapaça de um besouro são substâncias que pertencem ao mesmo grupo: os carboidratos.

Ciência hoje, v. 39, n.º 233, dez./2006 (com adaptações).

Julgue o próximo item com relação à importância dos carboidratos na natureza e para a saúde humana.

Carboidratos em glicoproteínas participam da manutenção das funções fisiológicas no homem, removendo hemácias velhas da circulação.

Alternativas
Comentários
  • A remoção de hemácias envelhecidas do sangue foi um dos primeiros eventos biológicos estudados que revelou a participação da estrutura dos carboidratos (em glicoproteínas) em um processo de ‘sinalização’. Hemácias jovens têm, em sua superfície, glicoproteínas cuja extremidade é rica em ácido siálico. Quando tais células envelhecem, suas glicoproteínas perdem esse ácido e passam a expressar, em sua extremidade, a galactose. Esse monossacarídeo é reconhecido por receptores do fígado, que então capturam e removem da circulação as hemácias. http://www.dbm.ufpb.br/~marques/Artigos/carboidratos.pdf

  • questão mal formulada. Dá entender que as glicoproteínas é quem removem as hemácias velhas de circulação. Na verdade, quem faz isso são órgãos. As glicoproteínas apenas sinalizam.

  • concordo, mal formulada

  • concordo com você Mariana, questão mal formulada.

  • Remocao das hemacias velhas é feita pelo figado via sibalizacao

  • A remocao é feita pelo figado.

  • Essa questão traz informações sobre funções dos carboidratos, e cita uma afirmativa sobre as glicoproteínas participarem da manutenção de funções fisiológicas, como remover hemácias velhas. Os carboidratos são formados por um grupo de compostos com estrutura geral (CH2O)n
    Os compostos pequenos são os monossacarídeos, e quando a sequência é longa, são chamados de polissacarídeos. Os monossacarídeos possuem a função de fornecimento de energia para atividades metabólicas da célula, enquanto que os polissacarídeos possuem função estrutural como a quitina, presente no exoesqueleto dos artrópodes (carapaça de besouro como a questão apresentou) e a celulose, presente na parede celular dos vegetais. As glicoproteínas são macromoléculas de proteínas associadas a resíduos de açúcares (sacarídeos), podendo ter função estrutural, enzimática, lubrificante transportadora e hormonal. Elas são encontradas na superfície da bicamada lipídica das membranas celulares, e por serem hidrofílicas, auxiliam na ligação de uma célula com outras células, podendo ajudar na comunicação de sistemas e órgãos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: Site Nuepe, UFPR

    Carboidratos em glicoproteínas participam da manutenção das funções fisiológicas no homem, removendo hemácias velhas da circulação.

    Esses carboidratos em glicoproteínas realizam a manutenção de funções fisiológicas, ajudando na comunicação entre órgãos e sistemas, porém as glicoproteínas em si não realizam a remoção das hemácias, essa remoção é feita diretamente pelos órgãos baço e fígado. Considerando a interpretação da afirmativa como as glicoproteínas que removeriam as hemácias velhas, essa afirmativa é falsa. 

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Gabarito do professor: ERRADO, em discordância com a banca que sinalizou a opção como CERTO.
  • muito mal formulada .......