- 
                                Resposta: Item E         (A) ser elaborada de forma regionalizada.   § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.       (B) conter as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal.   PPA       (C) estabelecer as despesas de capital.   PPA         (D) ser aprovada até o dia 31 de agosto.   Encaminhamento LOA e PPA = 31 de Agosto LDO = 15 de Abril    Devolução para Sanção LOA e PPA = 22 de Dezembro LDO = 17 de Julho    *(Agradeço ao Colega Bruno pelo Aviso)       (E) dispor sobre alterações na legislação tributária   Art. 165.    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.       Fonte: (CF/88) 
- 
                                O comentário do colega Iron Mind tem uma incorreção na letra "d": A aprovação da LOA e PPA  é até 22 de Dezembro E a aprovação da LDO é até 17 de julho 
- 
                                Iron Mind,  Quem estabalece (fixa) despesas é a LOA, inclusive as de capital; já o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital, e delas decorrentes.   § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 
- 
                                LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.  
- 
                                A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento (art. 165, § 2º, da CF/1988). Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos 
- 
                                A, B e C referem-se ao PPA. D) Aprovada até 17 de julho.   Fonte: Labuta nossa de cada dia. 
- 
                                Fiquei um pouco com duvida em relação a alternativa C , DEVIDO A QUESTÃO (Q1081148)    Com relação ao orçamento na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:   A)as despesas de capital são objeto do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual. (ESSA ERA A ALTERNATIVA CORRETA)   ALGUEM PODERIA ME EXPLICAR? 
- 
                                Questão exige do candidato conhecimento sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO. 
 
 O art. 165, § 2º, da Constituição Federal dispõe o seguinte sobre a LDO: 
 
 "§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento." 
 
 Esse dispositivo sofreu importante alteração em 2021, pela Emenda Constitucional n.º 109, e não tenha dúvidas de que essas mudanças serão cobradas pelas bancas.  
 
 Sistematizando, a LDO: 
 
 - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal; 
 
 - estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública; 
 
 - orientará a elaboração da lei orçamentária anual, 
 
 - disporá sobre as alterações na legislação tributária; e 
 
 - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 
 
 Destaco que o trecho do dispositivo constitucional transcrito acima referente que dispunha "incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente"  foi retirado. Assim, é bom ficar ligado quanto a essa alteração em possíveis pegadinhas futuras. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: Letra E.