SóProvas


ID
2359594
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A BELEZA E A ARTE NÃO CONSTITUEM NENHUMA GARANTIA MORAL
Contardo Calligaris
Gostei muito de “Francofonia”, de Aleksandr Sokurov. Um jeito de resumir o filme é este: nossa civilização é um navio cargueiro avançando num mar hostil, levando contêineres repletos dos objetos expostos nos grandes museus do mundo. Será que o esplendor do passado facilita nossa navegação pela tempestade de cada dia? Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura? Ou, ao contrário, os restos do passado tornam nosso navio menos estável, de forma que se precisará jogar algo ao mar para evitar o naufrágio?
Essa discussão já aconteceu. Na França de 1792, em plena Revolução, a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de “monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania” – melhor seria destruí-los. Nascia assim o dito vandalismo revolucionário – que continua.
Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China.
O Talibã destruiu os Budas de Bamiyan (séculos 4 e 5). Em Palmira, Síria, o Estado Islâmico destruiu os restos do templo de Bel (de quase 2.000 anos atrás). A ideia é a seguinte: se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.
Na mesma Assembleia francesa de 1792, também surgiu a ideia de que não era preciso destruir as obras, elas podiam ser conservadas como patrimônio “artístico” ou “cultural” – ou seja, esquecendo sua significação religiosa, política e ideológica.
Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega: um emaranhado de esperanças, saberes, intuições, dúvidas, lamentos, heranças, obrigações e gostos. Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de “Mona Lisa”.
Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral. Eles têm razão: a estátua de um deus sanguinário pode ser bela sem ser verdadeira nem boa. Será que é possível apreciá-la sem riscos morais?
Não sei bem o que é o belo e o que é arte. Mas, certamente, nenhum dos dois garante nada.
Por exemplo, gosto muito de um quadro de Arnold Böcklin, “A Ilha dos Mortos”, obra imensamente popular entre o século 19 e 20, que me evoca o cemitério de Veneza, que é, justamente, uma ilha, San Michele. Agora, Hitler tinha, em sua coleção particular, a terceira versão de “A Ilha dos Mortos”, a melhor entre as cinco que Böcklin pintou. Essa proximidade com Hitler só não me atormenta porque “A Ilha dos Mortos” era também um dos quadros preferidos de Freud (que chegou a sonhar com ele).
Outro exemplo: Hitler pintava, sobretudo aquarelas, que retratam edifícios austeros e solitários, e que não são ruins; talvez comprasse uma, se me fosse oferecida por um jovem artista pelas ruas de Viena. Para mim, as aquarelas de Hitler são melhores do que as de Churchill. Pela pior razão: há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.
É uma pena a arte não ser um critério moral. Seria fácil se as pessoas que desprezamos tivessem gostos estéticos opostos aos nossos. Mas, nada feito.
Os nazistas queimavam a “arte degenerada”, mas só da boca para fora. Na privacidade de suas casas, eles penduraram milhares de obras “degeneradas” que tinham pretensamente destruído. Em Auschwitz, nas festinhas clandestinas só para SS, os nazistas pediam que a banda dos presos tocasse suingue e jazz – oficialmente proibidos.
Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza. A cada vez que volto para lá, desde a infância, medito na frente de três quadros, um dos quais é “A Tempestade”, do Giorgione. Com o tempo, o maior enigma do quadro se tornou, para mim, a paisagem de fundo, deserta e inquietante. Pintado em 1508, “A Tempestade” inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história. Mas aquele fundo, mais tétrico que uma aquarela de Hitler, lembra-me que os dois séculos da beleza também foram um triunfo de guerra, peste e morte – Europa afora.
É isto mesmo: infelizmente, a arte não salva.
Texto adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2016/08/1806530-a-beleza-e-a-arte-nao-constituem-nenhuma-garantia-moral.shtml

Em relação aos termos destacados no seguinte excerto, retirado do texto, “Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de ‘Mona Lisa.’”, é correto afirmar que, nesse contexto,

Alternativas
Comentários
  • Belamente e Quando são advérbios e o belo sofreu uma derivação regressiva passando de adjetivo para substantivo!

  • Quando é conjunção temporal.

    Belamente é advérbio.

    Belo é substantivo.

     

    Estou certo?

  • A palavra "belo", no contexto do excerto, tornou-se um substantivo em razão do artigo definido masculino "o" que a precede. 

  • Fui fazer na pressa e errei...

  • GABARITO: A

    Sobre o processo de substantivação:

    "Belo", "estudioso" e "rico" são adjetivos em "belo espetáculo", "aluno estudioso" e "homem rico". Acompanhados de artigo, porém, transformam-se em substantivos, como em "A estética estuda o belo", "Os estudiosos não tiveram do que reclamar" e "Os ricos moram ali". Note que no grau superlativo relativo também aparece o artigo definido, mas isso não configura substantivação. É simplesmente o modo de construção dessa estrutura comparativa: "Carlos foi o melhor do grupo".

     

    -  Professor Paulo Hernandes (acessem para mais informações, vale a pena: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica150.html).

     

    Belamente é advérbio, já dito pelos colegas.

     

    A conjunção quando: valor temporal e valor condicional

    Leiam sobre:

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-conjuncao-quando-valor-temporal-e-valor-condicional/27360

     

    A diferença entre quando (conjunção) e quando (advérbio)

    Leiam sobre:

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-diferenca-entre-quando-conjuncao-e-quando-adverbio/22786

  • Belo foi um adjetivo substantivado pelo Artigo O
    os terminados em MENTE em regra são Adverbios

    e por fim Conjunção e Adverbio que são invariáveis

  • A palavra "belo" ficaria com sentido de substantivo adjetivado?

  • A tanto belamente quanto quando pertencem a classes de palavras que não possuem flexão de gênero ou número e belo trata-se de um substantivo. CORRETA

    B belamente é um advérbio de modo, quando uma conjunção temporal e belo um adjetivo. ERRADA

    Belo esta acompanhado do artigo o, então esta substantivado.

    C belamente é um substantivo, quando é uma palavra invariável e belo está no masculino singular. ERRADA

    Belamente é advérbio de modo

    D tanto belamente quanto belo são adjetivos qualificadores e quando é uma conjunção temporal. ERRADA

    Belo esta substantivado

    E tanto quando quanto belo estão flexionados no masculino singular e belamente pertence a uma classe de palavras invariáveis. ERRADA

    A palavra "Quando" é invariavel, ou seja, não flexiona o gênero.

  • Belamente: advérbio. Tudo dito belamente, tudo dito de forma bela

    "O belo": acompanhado de artigo ou seja: é uma palavra substantivada.

    quando: conjunção temporal.

    Ou seja: há duas palavras invariáveis (quando e belamente) e um substantivo. Letra A.

  • classes invariáveis "P-I-C-A" (=preposição, interjeição, conjunção e advérbio).

    classes invariáveis "P-I-C-A" (=preposição, interjeição, conjunção e advérbio).

    classes invariáveis "P-I-C-A" (=preposição, interjeição, conjunção e advérbio).

    classes invariáveis "P-I-C-A" (=preposição, interjeição, conjunção e advérbio).

    Falou em classes invariáveis e só lembrar da

    ( P.I.C.A)

    P preposição

    interjeição

    Conjunção

    A Advérbio

    Em português, são dez as classes gramaticais: seis variáveis (são aquelas que sofrem variações em sua forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas desinências verbais, de modo, tempo, número e pessoa), e quatro invariáveis (palavras que são aquelas que não sofrem flexão nenhuma, não vão para o plural, nem para o feminino).

    As classes variáveis são: artigos, adjetivos, numerais, pronomes, substantivos e verbos.

    Já as invariáveis são: advérbios, conjunções, interjeições e preposições.