-
Liderança Liberal ou Lasseiz-faire. Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.[1] A Liderança Liberal permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos, já que o líder é visto como facilitador do processo sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros. Dessa forma, a supervisão não constante permite que as pessoas possuam maior responsabilidade no projeto e o líder seja o agente transmissor de informações.[2]. O estilo liberal é uma técnica de liderança cujo objetivo principal é avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado. São características do estilo liberal: os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas e o líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial.[3] Um dos trabalhos pioneiros na tentativa de mapear os estilos de liderança foi o de Kurt Lewin e seus assistentes na Universidade de Iowa. Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou “laissez faire”, deixar fazer em francês).
-
Sobre a letra C:
"Já Chiavenato define liderança como um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações."
-
GABARITO: BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB (Poste o gabarito.... Um dia você também não teve assinatura!)
a) Na liderança autocrática, o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.
b) Na liderança liberal, o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum.
c) A liderança ocorre como um fenômeno grupal. A motivação que é um fenômeno individual.
d) A liderança é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. E não está relacionada com os traços pessoais de personalidade do líder, pois esse entendimento já está ultrapassado.
e) Não se pode definir um líder através de seus traços. A liderança não é uma receita padronizada, até porque o líder pode assumir diferentes formas de conduzir as pessoas. Outro detalhe é a agressividade. Isso é um fator negativo, faz as pessoas se afastarem em vez de contribuirem para o alcance dos objetivos.
FONTE: Aulas do professor - Cassiano Salim.
-
Eu teria errado essa questão, na letra B o final que afirma que o lider liberal não tem controle algum, como assim? realmente não tem controle algum?
-
A letra B é contrária ao pensamento de Chiavenato, segundo o autor, sobre a tomada de decisões do Líder Liberal:" Total liberalidade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder"
Mesmo com participação mínima, o laissez-faire ainda participa.
-
Toca aqui quem errou porque leu a parte "sem controle algum" e pensou que era pegadinha.