SóProvas


ID
2360284
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   RESPEITO À DIVERSIDADE

A polêmica em torno do comercial do Boticário para o Dia dos Namorados, o debate a respeito da chegada de refugiados haitianos e africanos ao Brasil e as manifestações religiosas de católicos e evangélicos no dia de Corpus Christi são alguns fatos recentes que evidenciam a urgência de um exercício da diversidade no país. Se a população brasileira abriga segmentos que pensam diferente a respeito de religião, tradição, costumes, política e organização familiar, precisa encontrar caminhos para que essa multiplicidade cultural não gere conflitos nem comportamentos agressivos. Fatos recentes, especialmente os relacionados com as reações preconceituosas à acolhida aos haitianos, demonstram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. A liberdade de manifestação foi contagiada por alguns exageros. Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções, e essas devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. Ressalte-se também que nenhuma sociedade será homogênea a ponto de fazer com que todos pensem da mesma forma sobre os mais variados assuntos, especialmente na área dos costumes.

Ao contrário, é a diversidade de comportamentos e de pontos de vista que dá sentido a uma comunidade em que prevaleça o respeito à democracia. Tanto que ninguém deve ser submetido a constrangimentos por, supostamente, ser considerado conservador ou retrógrado em relação a inovações ou mudanças nas formas de relacionamento. O respeito, no entanto, somente será completo se for marcado pelo sentimento de reciprocidade. Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos, é indispensável pregar e exercitar a tolerância, para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. Essa é uma missão educadora das comunidades, das famílias, das escolas e das instituições.

Disponível em:<http://wp.clicrbs.com.br> . Acesso em: 13 jul. 2016. [Adaptado] 

Considere o período:

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. 

A forma verbal em destaque mantém-se no singular porque concorda com

Alternativas
Comentários
  • O verbo está na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito para concordar com "a intanção de exaltar

     o ramantismoo"

  •  b)

    “a intenção de exaltar o romantismo”. 

  •  b)

    “a intenção de exaltar o romantismo”. 

  • achei estranho. pq ñ pode ser propaganda? achei q seria  a propageanda mesmo...ela que desencadeou os ataques...fez mais sentido. realmente ñ entendi.

  • No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo (sujeito do verbo desencadear), considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. 

     

    O que desencadeou ataques à marca e a diversidade de gênero?  A intenção de exaltar o romantismo.

     

    *** A propaganda dirigida ao 12 de junho tinha a intenção de exaltar o romantismo (considerando os casais héteros e homoafetivos), e essa intenção foi o que causou ataques á marca e a diversidade de gênero.

     

    Reformulando a frase sem perder o sentido:

     

    A intenção de exaltar o romantismo (considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito) acabou por desencadear ataques à marca e a diversidade de gênero, no caso da propaganda dirigida ao 12 de junho.

  • Ótima explicação Marina Leal.

     

  • DICA: tire qualquer aposto ou oração intercalado da frase. Veja:

    No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero.

     

  • Mais um texto progressista. vou errar todas essas questões de viés ideológico, pois não concordo com absolutamente nada. mal leio os enunciados. Bolsonaro 17!

  • Vitor Novaes Ferreira, nossa, por favor, erre todas assim não teremos pessoas como você trabalhando no serviço público. Tá de parabéns, continue assim, errando tudo...