SóProvas


ID
2360287
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   RESPEITO À DIVERSIDADE

A polêmica em torno do comercial do Boticário para o Dia dos Namorados, o debate a respeito da chegada de refugiados haitianos e africanos ao Brasil e as manifestações religiosas de católicos e evangélicos no dia de Corpus Christi são alguns fatos recentes que evidenciam a urgência de um exercício da diversidade no país. Se a população brasileira abriga segmentos que pensam diferente a respeito de religião, tradição, costumes, política e organização familiar, precisa encontrar caminhos para que essa multiplicidade cultural não gere conflitos nem comportamentos agressivos. Fatos recentes, especialmente os relacionados com as reações preconceituosas à acolhida aos haitianos, demonstram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. A liberdade de manifestação foi contagiada por alguns exageros. Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções, e essas devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. Ressalte-se também que nenhuma sociedade será homogênea a ponto de fazer com que todos pensem da mesma forma sobre os mais variados assuntos, especialmente na área dos costumes.

Ao contrário, é a diversidade de comportamentos e de pontos de vista que dá sentido a uma comunidade em que prevaleça o respeito à democracia. Tanto que ninguém deve ser submetido a constrangimentos por, supostamente, ser considerado conservador ou retrógrado em relação a inovações ou mudanças nas formas de relacionamento. O respeito, no entanto, somente será completo se for marcado pelo sentimento de reciprocidade. Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos, é indispensável pregar e exercitar a tolerância, para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. Essa é uma missão educadora das comunidades, das famílias, das escolas e das instituições.

Disponível em:<http://wp.clicrbs.com.br> . Acesso em: 13 jul. 2016. [Adaptado] 

Considere o período:

Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções (1), e essas devem ser respeitadas (2), se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência (3).

Os trechos em destaque encadeiam-se do seguinte modo: 

Alternativas
Comentários
  • pq ninguém comentou ??

  •  a)

    o primeiro e o segundo são coordenados entre si; e o terceiro é subordinado ao segundo. 

  • Gabarito: Letra A. 

     

    "Qualquer pessoa tem direito de defender suas convicções (a), e essas devem ser respeitadas (2). se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência"

     

    As orações coordenadas são aquelas independentes sintaticamente (possui seu próprio verbo e seu próprio sujeito), como é o caso da primeira e da segunda.

    Já a segunda é coordenada porque o período não possui função sintática própria, dependendo do segundo. 

     

  • a) o primeiro e o segundo são coordenados entre si; e o terceiro é subordinado ao segundo. 

  • Dica:

    Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções (1) -> Essa frase possui um sentido completo, é independente sintaticamente.

    e essas devem ser respeitadas (2), -> Pode ser lida assim: e as convicçoes devem ser respeitadas. "fim de papo". possui sentido completo.

    se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência (3).-> Essa, por sua vez, nao possui sentido se lida independente das demais. "se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência" O QUE? Percebe-se uma subordinaçao a algo que foi dito anteriormente.

  • a)

    o primeiro e o segundo são coordenados entre si; e o terceiro é subordinado ao segundo. 

  • COMENTÁRIOS  LETRA “A”. Tem-se um período misto no enunciado, vez que a primeira figura como coordenada assindética com relação a segunda que, em decorrência de ser introduzida pela conjunção aditiva “e” deverá ser classificada como oração coordenada sindética aditiva. Já esta, com relação à terceira, estabelece relação subordinativa, visto que configura a oração principal, restando a última oração do período funcionar como oração subordinada adverbial condicional, já que é introduzida pela conjunção deste valor semântico “se”.

     

    Fonte:  http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1474288812&archive=&template=iapresp

  • -
    confesso que fiquei na dúvida entre as assertivas A e C, mas pensei o seguinte quanto a assertiva C:

    "bem, se é falado que o segundo é subordinado ao primeiro ele não pode ser coordenado também ao terceiro. Seria ilógico.
    Não pode um período ser coordenado e subordinado ao mesmo tempo."


    Não foi a melhor forma de resolver a questão, eu sei. Mas têm momentos que a gente vai pela lógica e dá certo!

    rs

  • Letra A

     

    De forma beeem resumida:

     

    E = conjunção COORDENADA aditiva (entre o primeiro e o segundo trechos)
    SE = conjunção SUBORDINADA condicional (entre o segundo e o terceiro trechos)

  • Caros amigos,

    Permitam-me discordar quanto aos cometários. Essa conjunção "e" assumiu valor distinto do mero valor aditivo, motivo pelo qual existe essa separação por vírgula entre as orações coordenadas. Vejam: Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções (1), e(consequentimente) essas devem ser respeitadas.

    Quando a conjunção "e" assumir valor adversativo e consecutivo, por exemplo, tem que separar as orações por vírgula. 

    Ex. "Estudou muito, e ainda assim não foi aprovado."

    Bons estudos

  • Qualquer pessoa (Suj) tem (VTD) o direito de defender suas convicções (OD) (1)

    Frase com sentido completo, não necessita de complemento.

     

    e essas devem ser respeitadas (2)  

    essas  (as convicções) = Pronome demonstrativo, anafórico, ou seja, aponta para algo que foi dito, no caso se refere ao Objeto Direto do verbo defender da 1ª oração.  

     

    A frase pode ser lida como: As convicções (suj) devem ser (Loc. verbal) respeitadas (OD). Frase com sentido completo.

     

     As orações coordenadas são aquelas independentes sintaticamente (possui seu próprio verbo e seu próprio sujeito),

    As duas primeiras frases possuem sentido completo, estando ligadas, portanto, por coordenação, pela conjunção coordenativa "e", de adição. 

     

    se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência (3). O QUE?

    Essa frase não possui sentido completo se lida independente das demais. Percebe-se uma subordinaçao a algo que foi dito anteriormente. Nela há um sentido de condição referente a segunda oração. 

     

    As convicções (essas) devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. 

    Oração subordinada Adverbial  Condicional.

  • Parabéns, Marina! Perfeita explicação

  • parabéns, @Marina de Souto Leal, pelo comentário.

  • Dica: Estude e domine o assunto "orações" que você praticamente domina a banca Comperve.