SóProvas


ID
2360557
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o Guia PMBOK® 5, a definição de projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado único”. O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos contém todas as etapas do Gerenciamento de Projetos e, ainda, todos os processos, divididos em 10 áreas do conhecimento. Os cinco grupos de processos, listados no PMBOK® 5, são: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e, Encerramento. Uma das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos se refere ao Gerenciamento do Tempo, que possui 7 processos. Cada processo possui um diagrama de fluxo de dados com entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. São entradas do processo definir as atividades do Gerenciamento do Tempo:

Alternativas
Comentários
  • Definir as atividades

    É o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

    Entradas

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Linha de base do escopo

    Fatores ambientais da empresa

    Ativos de processos organizacionais

    Ferramentas & Técnicas

    Decomposição

    Planejamento em ondas sucessivas

    Opinião especializada

    Saídas

    Lista de atividades

    Atributos das atividades

    Lista de marcos

  • Dedução... dá para acertar... quero ver alguém decorar entradas, tecnicas e saída de 47 processos

  • Além de ter que decorar 47 processos, tem que decorar as entradas e saídas dos 47? rsrsrsrsr
    Ohhh matéria chata essa Administração Geral. Mas fazer o que né.

  • Pois é. Pior é que PMBOK tem bastante conceito importante que pode ser cobrado, como escopo de projeto, escopo de produto, EAP, relações entre custo, mudança e risco com o decorrer do projeto, além das próprias áreas de conhecimento e grupos de processos.

     

    Também acho exagero cobrar, como nessa questão, entrada/saída de algum processo.

  • Dedução total essa questão. Para tentar ser mais assertivo, dá para pensar:

     

    a) Atributos das atividades; Registro dos riscos; e, Calendário dos recursos (Se estamos na primeira atividade do Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter calendário de nada) .

    b) Lista de atividades; Lista dos marcos (Se estamos iniciando o Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter os marcos ainda) e, Especificações de escopo do projeto. 

    c) Linha de base do escopo; Fatores ambientais da empresa; e, Ativos de processos organizacionais. - Essa não parece ter incoerência, boa candidata.

    d) Estrutura analítica dos recursos; Requisitos dos recursos das atividades; e, Análise de rede do Cronograma (Novamente, estamos na primeira atividade do Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter nada de cronograma!). 

     

    Resposta Letra C.

    Não estou falando que é o jeito certo de fazer, mas ajudou a analisar a questão. O que não dá é decorar entradas, técnicas e saídas dos 47 processos.

  • Fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais são entradas de quase todos os processos. Ademais, de acordo com PMBOK, o gerente de projetos deve levar em consideração os ativos de processos organizacionais e os fatores ambientais da empresa. Eles devem ser considerados para todos os processos, mesmo que não estejam explicitamente listados como entradas na especificação do processo. Por fim, linha de base do escopo dava para ir pela lógica.  (PMBOK 5ª ED, pág 47)

     

     

  • c-

    entradas do definicao de atividades:

    1-plano de ger cronograma

    2- scope baseline

    3- fatores ambientais

    4-ativos de processos

  • c-

    Entradas

    Fatores Ambientais da Empresa

    - Cultura, estrutura e processos organizacionais.

    - Infraestrutura.

    - rh

    - Administração pessoal.

    - Autorização de trabalho.

    - Condições de trabalho.

    - Tolerância a risco das partes interessadas.

    Ativos de Processos Organizacionais

    - Informações e conhecimentos do desenvolvimento dos projetos.

    - Conhecimentos técnicos.

    - Resultados de experiências com diferentes procedimentos.

    - Bases de informações obtidas de terceiros

    - Protótipos ou diagramas

    Linha de base do escopo

    - Premissas.

    - Restrições

    - Ciclo de vida do projeto

    - Estrutura analítica do projeto

    - Dicionário da EAP

  • Analisando as alternativas:

    a) Atributos das atividades é saída do processo, não podendo ser entrada; Registro dos riscos é saída do processo Identificar os riscos e não se relaciona com o processo; Calendário dos recursos é saída do processo Adquirir Recursos e só pode ser feito bem depois de definir as atividades. Item errado;

    b) Lista das atividades e Lista dos marcos são saídas do processo, não podendo ser entrada; Especificações do Escopo do projeto são incorporadas à Linha de base do escopo, que será entrada de Definir as atividades. Item errado;

    c) Todos os elementos são entradas. Item correto.

    d) Estrutura analítica dos recursos e requisitos dos recursos são saídas do processo Planejar o Gerenciamento dos Recursos, que será feito após a definição das atividades; Análise de rede do cronograma é ferramenta do processo Desenvolver o Cronograma, que é posterior à definição de atividades. Item errado.

    Porém, partindo do princípio que você sabe pouco sobre as entradas e saídas como um todo, veja que a alternativa c) possui como entradas os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais (que são entradas em quase todos os processos do Guia),o que torna a alternativa c) a favorita a ser marcada. E é a alternativa certa!

    Resposta certa, alternativa c).