SóProvas



Questões de Gerenciamento do tempo


ID
43633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao apresentar o cronograma de um projeto à diretoria da empresa, o gerente foi informado de que a data de término do projeto deverá ser antecipada em 3 meses. Esta exigência implicará, necessariamente, em

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é uma série de tarefas (ou mesmo uma tarefa única) que sugere a data de término calculada do projeto. Ou seja, quando a última tarefa no caminho crítico é concluída, o projeto foi concluído. Conhecendo e controlando o caminho crítico de seu projeto, bem como os recursos atribuídos às tarefas críticas, você poderá determinar quais tarefas podem afetar a data de término do projeto e se ele terminará no prazo final.fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/project/HP010404341046.aspx
  • Questão boa... exige atenção... o ,necessariamente, faz com que as afirmativas C e E que estariam certas sem ele... passem a ser erradas,pois é possível fazer um projeto em menos tempo sem NECESSARIAMENTE aumentar o custo e alocar mais recursos...

ID
140800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de grupos e disciplinas de gerenciamento de projetos
conforme o modelo PMBOK, julgue os itens de 65 a 72.

Durante o gerenciamento de tempo de um projeto, a estimativa de duração de atividades é estabelecida após a definição e o sequenciamento de atividades, mas antes da estimativa dos recursos necessários à realização de cada atividade.

Alternativas
Comentários
  • A estimativa de duração de atividades é estabelecida após a estimativa dos recursos necessários à realização da atividade.

  • Usando bom senso é fácil perceber que, somente com os recursos estimados poderemos estimar o tempo. Afinal de contas, 2 pessoas executam mais atividades que 1. Somente com recursos estimados poderemos estimar a duração das atividades.

    Mas, para embasar a tese, segue a teoria (PMBoK)

    6.1 Definir as atividades—O processo de identificação  das ações específicas a serem
    realizadas para produzir as entregas do projeto.
    6.2 Sequenciar as atividades—O processo de identificação e documentação dos
    relacionamentos entre as atividades do projeto.
    6.3 Estimar os recursos da atividade—O processo de estimativa dos tipos e
    quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão
    necessários para realizar cada atividade.
    6.4 Estimar as durações da atividade—O processo de estimativa do número de
    períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com
    os recursos estimados.
    6.5  Desenvolver o cronograma—O processo de análise das sequências das atividades,
    suas durações, recursos necessários e  restrições do cronograma visando criar o
    cronograma do projeto.
    6.6  Controlar o cronograma—O processo de monitoramento do andamento do projeto
    para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de
    base do cronograma.

  • 6.1 Definir as atividades
    6.2 Sequenciar as atividadesto.
    6.3 Estimar os recursos da atividade
    6.4 Estimar as durações da atividade
    6.5 Desenvolver o cronograma
    6.6 Controlar o cronograma


    Em alguns projetos, especialmente naqueles de escopo menor, os processos definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações das atividades e desenvolver o modelo do cronograma estão tão estreitamente conectados que são vistos como um único processo que pode ser realizado por uma pessoa em um período de tempo relativamente curto. Estes processos são aqui representados como elementos distintos, pois as ferramentas e técnicas para cada processo são diferentes.


    Esse final é importante, pois já vi questão cobrando isso.


    Fonte: PMBOK 5


ID
174805
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na utilização do método CPM (Critical Path Method), um dos critérios para a identificação de uma atividade crítica é:

Alternativas
Comentários
  • PDI=UDI : primeira data de início=última data de início ou seja, sem folgas

  • umas curiosidades sobre o pdi e udi.
    existe o planejamento baseado em pdi. aonde as atividades que não são do caminho critico são planejadas para serem começadas no inicio do projeto, tendo assim a necessidade de maior investimento por parte dos investidores no inicio do projeto.
    no udi, essas atividades são planejadas para que acabem na ultima data possivel do termino do projeto, postergando assim o investimento por parte dos investidores.
    =D
  • A sigla PDI quer dizer Primeira Data de Início, que se refere ao instante mais otimista para se iniciar a atividade. Já UDI quer dizer Última Data de Início, ou seja, a mais pessimista para início da atividade.

    A questão pede um dos critérios para se identificar uma atividade crítica, ou seja, uma atividade que possa atrasar o projeto.

    a) PDI = UDI; (GABARITO)

    A data mais otimista coincidirá com a mais pessimista, ou seja, a atividade já começará no pior caso. A atividade irá atrasar, correndo o risco de atrasar o projeto também. É o gabarito da questão.

    b) PDI > UDI;

    É ilógico que a data mais otimista (PDI) seja maior (ou seja, comece mais tarde) que a data mais pessimista (UDI)

    c) PDI < UDI;

    É o caso mais comum de acontecer. Se a data mais otimista for menor que a mais pessimista, a priori não há de se falar em atraso

    d) PDI = ZERO;

    É o caso de a atividade ser a primeira do projeto. Não demonstra conter nenhum indício de que seja uma atividade crítica

    e) UDI = ZERO.

    Também é ilógico, pois, visto que toda atividade requer um tempo para conclusão, a data mais pessimista deve ser maior que 0

    Se estiver errado, corrija-me

    Bons estudos!


ID
222163
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com a técnica PERT de gerenciamento de projetos, assinale a alternativa que apresente o tempo esperado de uma atividade, cujos prazos mínimo, normal e máximo são, em dias, iguais a 5, 6 e 10.

Alternativas
Comentários

ID
345103
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um projeto tem início e ?m determinados. Ele passa por evoluções, cumprindo o que se costuma chamar de “Ciclo de Vida do Projeto”, ou seja, uma sequência de atividades, geralmente agrupadas em fases. São fases de um projeto, EXCETO

Alternativas

ID
347497
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos conhecimentos relativos ao gerenciamento de projetos, assinale a opção que apresenta uma característica de um projeto.

Alternativas

ID
360124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A área gerenciamento do tempo do projeto do PMBOK abrange

Alternativas
Comentários
  • Fonte: PMBOK 4ºed
    Página: 112

    Capítulo 6 Gerenciamento do tempo do projeto
    (...)
    Processos de gerenciamento da integração de projetos:
    6.1 Definir as atividades
    6.2 Sequenciar as atividades
    6.3 Estimar os recursos da atividade

    6.4 Estimar as durações da atividade
    6.5 Desenvolver o cronograma
    6.6 Controlar o cronograma
  • Das alternativas, a única que há somente processos de gerenciamento de tempo  é a letra C.
    E completando o colega acima:
    6.1 Definir as atividades—O processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
    6.2 Sequenciar as atividades—O processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.
    6.3 Estimar os recursos da atividade—O processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
    6.4 Estimar as durações da atividade—O processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados.
    6.5 Desenvolver o cronograma—O processo de análise das sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto.
    6.6 Controlar o cronograma—O processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma.
  • Gerenciamento de Tempo abrange:

    Definir as Atividades Estimar Recursos das Atividades Seqüenciar Atividades Estivar a duração das Atividades Desenvolver Cronograma
  •  

    Gerenciamento de tempo do projeto
    O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades.
    Os principais processos desta gestão são: as Definições, Seqüenciamento, Estimativa de Recurso e Estimativa de Duração das Atividades e o Desenvolvimento e Controle do Cronograma destas Atividades.

    - Definições das Atividades: identificação das atividades específicas do cronograma que necessitam ser executadas para produzir os diversos tangíveis do projeto;
    - Seqüenciar Atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma;
    - Estimativa de Recursos de Atividade: estimativa do tipo e das quantidades dos recursos requeridos para executar cada atividade do cronograma;
    - Estimativa de Duração de Atividade: estimativa do período que será necessário para conclusão individual de cada atividade do cronograma;
    - Desenvolvimento do Cronograma: analise das seqüências das atividades, suas dependências, durações e recursos requeridos para criar o cronograma;
    - Controle do Cronograma: controle das alterações efetuadas no cronograma;
    gerência do tempo de projeto e a gerência do custo do projeto são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais vísiveis em sua gestão. 

  • Areas de conhecimento dos processos do PMBOK:
    Integração:
    • Iniciação: Desenvolver o termo de abertura do projeto. 
    • Planejamento: Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
    • Execução: Orientar e gerenciar a execução do projeto.
    • Monitoramento e Controle: Monitorar e controlar o trabalho do projeto e realizar o controle integrado de mudanças.
    • Encerramento: Encerrar o projeto ou fase.
    Escopo:
    • Planejamento: Coletar os requisitos, definir o escopo e, criar a EAP.
    • Monitoramento e Controle: Verificar e controlar o escopo.
    Tempo:
    • Planejamento: Definir, sequenciar as atividades,estimar os recursos das atividade e as durações das atividades.
    • Monitoramento e Controle: Controlar o cronograma.
    Custos:
    • Planejamento: Estimar os custos e determinar o orçamento.
    • Monitoramento e Controle: Controlar os custos.
    Qualidade:
    • Planejamento: Planejar a qualidade.
    • Execução: Realizar a garantia de qualidade.
    • Monitoramento e Controle: Realizar o controle da qualidade.
    Recursos Humanos: 
    • Planejamento: Desenvolver o plano de recursos humanos.
    • Execução: Mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto.
    Comunicação:
    • Iniciação: Identificar as partes interessadas.
    • Planejamento: Planejar as comunicações.
    • Execução: Distribuir as informações e, gerenciar as partes interessadas.
    • Monitoramento e Controle: Reportar o desempenho.
    Riscos: 
    • Planejamento: Planejar, identificar os riscos , realizar a análise quantitativa dos riscos, planejar as respostas aos riscos.
    • Monitoramento e Controle: Monitorar e controlar os riscos.
    Aquisição:
    • Planejamento: Planejar as aquisições.
    • Execução: Conduzir as aquisições.
    • Monitoramento e Controle: Administrar as aquisições.
    • Encerramento: Encerrar as aquisições.
  • c-

    O objeto do ger. de tempo é o prazo do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em uma ou mais fases. Os pojetos de menor escopo contêm os processos sequenciamento de atividades, estimativa de recursos, de duracao e desenvolvimento cronograma como um unico processo. Os processos desta area:

    1- planejar ger. de tempo

    2- definir atividades

    3- sequenciar atividades

    4- estimar recursos

    5- estimar duracoes

    6- desneolver cornograma

    7- controlar cronograma. 

  • No PMBOK 6 estimativa de recursos está na nova área GErenciamento de recursos


ID
384274
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma técnica adequada para a redução do cronograma, sem redução do escopo do projeto, é

Alternativas
Comentários
  • Dentre das alternativas acima. A unica que pode se caracterizar como técnica de redução do cronograma é compressão do projeto, onde se pode ter como uma alternativa o paralelismo (fast trancking).

    No paralelismo é possível começar uma nova atividade antes que a atividade antecessora tenha terminado e passando a ser executadas ao mesmo tempo.

  •  Segundo o PMBOK  as técnicas disponíveis para acelerar o cronograma do projeto, são as seguintes: 
    Adicionar recursos às atividades (Compressão ou crashing); Contratação de Terceiros (Outsourcing); Aumentar as horas de trabalho (Horas extra); Executar atividades em paralelo (Paralelismo ou Fast Tracking); Reduzir o âmbito / escopo do Projeto; Reduzir a qualidade Como nao pretende-se reduzir o escopo, então a unica alternativa correta é a letra C
  • "Compressão de projeto".
    Esse termo não existe, o PMBOK fala em compressão de cronograma.
  • Concordo com o colega Junior, eu sabia que a resposta era Paralelismo e a FCC me obriga a aceitar como resposta um item que não existe no PMBOOKKK.  Compressão de etapas estaria ok, agora compressão de projeto?

  • As técnicas de compressão de cronograma são usadas para encurtar a duração do mesmo sem reduzir o escopo do projeto, a fim de cumprir as restrições do cronograma, as datas impostas, ou outros objetivos do cronograma.

     

    As técnicas de compressão de cronograma incluem, mas não estão limitadas a:

    Compressão. Uma técnica usada para reduzir a duração do cronograma do projeto usando menor custo incremental através da adição de recursos.

     

    Paralelismo. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração.

     

    PMBOK 5

    Nobre Nobre vivendo para não morrer...


ID
397498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ainda de acordo com a metodologia PMI, o gerenciamento do custo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

O cronograma do projeto pode ser elaborado independentemente do orçamento, pois as estimativas de durações das atividades não afetam as estimativas de custos.

Alternativas
Comentários
  • Tripla restricacao: tempo, escopo e custo. Impossivel alterar um sem alterar os demais.
  • A tripla restrição não é qualidade, tempo e custo????
  • Né não amiga.
    O colega de cima citou a tripa restrição certinho.

  • Galera, analisando friamente a questão:


    "O cronograma do projeto pode ser elaborado independentemente do orçamento, (...)": Tem certeza que não pode? Olhando as entradas do processo Desenvolver o Cronograma, não tem nada falando de orçamento (Apenas estimar recursos, mas isso é diferente de orçamento).

    "(...) pois as estimativas de durações das atividades não afetam as estimativas de custos.": Isso sim está errado! Uma vez que uma das entradas do processo Estimar Custos é o Cronograma do Projeto!

ID
492940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

No processo de seqüenciamento de atividades, é exemplo de dependência arbitrária a conferência da documentação obrigatória, nos termos da lei, desenvolvida em um projeto de auditoria realizado por órgão de controle externo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Se é uma conferência OBRIGATÓRIA, não há motivos para a dependência ser ARBITRÁRIA, sendo, portanto, uma dependência obrigatória. A atividade de auditoria depende desse requisito, sem o qual, haveria uma falha no resultado final.

    São tipos de prérrequisitos:
    - Dependência Obrigatória;
    - Dependência Arbitrária (ocasional);
    - Dependência Externa.
  • A determinação de dependência é uma ferramenta do processo sequenciar as tividades (área de conhecimeto -> TEMPO).
    Três tipos de dependências são usadas para definir a sequência de atividades:
    • Dependências obrigatórias (ou Dependência Hard Logic)

    • Dependências arbitrárias ( ou lógica preferida, ou lógica preferencial ou soft logic)

    • Dependências externas 







       
  • Resposta da questão: ERRADA

    Existem 3 tipos de dependências:

    Dependências obrigatórias. As dependências obrigatórias são aquelas exigidas
    contratualmente ou inerentes à natureza do trabalho. A equipe do projeto define quais
    dependências são obrigatórias durante o processo de sequenciamento das atividades.
    Geralmente envolvem limitações físicas, tais como num projeto de construção onde é
    impossível erguer a superestrutura antes que a fundação tenha sido concluída, ou num
    projeto de componentes eletrônicos, onde um protótipo tem que ser construído antes de
    ser testado. Às vezes são chamadas também de dependências hard logic.

    Dependências arbitradas. A equipe do projeto define quais dependências são arbitradas
    durante o processo de sequenciamento das atividades. Às vezes são chamadas de lógica
    preferida, lógica preferencial ou soft logic. São estabelecidas com base no conhecimento
    das melhores práticas numa área de aplicação específica ou em algum aspecto singular do
    projeto onde uma sequência específica é desejada, mesmo que hajam outras sequências
    aceitáveis. Devem ser totalmente documentadas já que podem criar valores de folga total
    arbitrários e posteriormente limitar as opções de agendamento. Quando técnicas de
    paralelismo são aplicadas, essas dependências devem ser revisadas e consideradas para
    modificação ou remoção.

     Dependências externas. A equipe de gerenciamento do projeto define quais
    dependências são externas durante o processo de sequenciamento das atividades.
    Envolvem um relação entre as atividades do projeto e as não pertencentes ao mesmo. Tais
    dependências normalmente não estão sob o controle da equipe do projeto. Por exemplo, a
    atividade de teste num projeto de software pode depender da entrega de hardware de uma
    fonte externa, ou audiências ambientais com o governo podem precisar ser feitas antes
    que a preparação do local possa ser iniciada num projeto de construção.

    Fonte: PMBOK 4a. edição

ID
492943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

No início do processo de planejamento do projeto, quando todos os detalhes começam a ser especificados, é conveniente a utilização de técnicas top-down para a estimativa de duração das atividades.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Os projetos costumam estar associados à estratégia da organização. Da estratégia, surgem os programas (que são um conjunto de projetos afins) e destes, originam-se os projetos. Por sua vez, cada projeto conterá sua estrutura analítica de trabalho, sem a qual não poderiam ser estimados os custos, os riscos, os resultados, etc.
    Sendo assim, a lógica do gerenciamento e planejamento de projetos parte da premissa top-down (topo para base).
  • No início do projeto, é preferível uma abordagem top-down de planejamento. Esta abordagem parte dos objetivos e tarefas gerais para ir detalhando as tarefas e entregas em níveis mais baixos, mais detalhados. É uma abordagem preferível no início do planejamento, pois no início do planejamento ainda não se sabe quais as tarefas serão realizadas exatamente.

    A abordagem de planejamento Bottom-Up parte do conjunto de entregas detalhadas já definidas para serem agrupadas em níveis superiores. É preferível para fases finais do projeto ou em equipes de projeto maduras.

    Vale a pena ler esta fonte: http://pt.scribd.com/doc/12760412/metodos-Top-Down-Bottom-Up
  • CERTO!

    É conveniente que nas Fase do Planejamento do Projeto e nas Áreas de Gerenciamento, utiliza-se o modelo de detalhamento das informações Top-Down, partindo de uma visão Genérica para uma visão mais detalhada. 

  • Discordo dos demais comentários. No enunciado não informa se o gerente de projeto tem experiência no desenvolvimento de projetos. A estimativa TOP-DOWN só é recomendada se o gerente utiliza embasamento em experiências anteriores.

    Portanto a reposta ideal seria ERRADO!

  • c-

    Além deste, as principais ferramentas de estimacao de deduracaotambem sao

    1- opiniao

    2- estimativas analoga, parametrica e 3 pts

    3- analise de reservas


ID
492952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens relativos à gestão de projetos.

O tempo de duração do caminho crítico é calculado somando-se as durações de todas as tarefas com flutuação zero.

Alternativas
Comentários
  • Certo. O caminho crítico é aquele em que a atividade se realiza sem folgas, pois, se ocorrer algum atraso, este comprometerá todo o projeto. O caminho crítico define a duração total do projeto, consome todo o prazo, sendo, portanto, o caminho mais longo.
  • para ficar mais claro, o enunciado não deveria ter mencionado "...de todas as tarefas do caminho mais longo...". Como está escrito, entendi que seriam todas as tarefas existente em um projeto.
  • A banca inventando termos.
    "..Flutuação zero..", pode significar qualquer coisa pra banca.

    A questão deveria ser assim:
    O tempo de duração do caminho crítico é calculado somando-se as durações de todas as tarefas com folga  zero.

    Se folga zero é igual a flutuação zero, então esta correto!
    Logo esta Banca que preza pelos detalhes onde cada palavra tem significado forte.
  • Entendo a questão como errada.

    Caso existam dois caminhos críticos, obviamente de mesmo tamanho, a soma das tarefas será igual ao dobro do tamanho do projeto.
  • Discordo do gabarito.


    Pode haver atividades com flutuação zero mesmo sem estarem no caminho crítico. Então não são todas as atividades.

  • Concordo com Antonio Filho e Augusto Chronos. Podem haver atividades paralelas de mesma duração, em que tanto uma quanto a outra podem fazer parte do caminho crítico (ou caminhos críticos, já que no caso são mais de 1), ambas vão ter folga(flutuação) zero mas apenas 1 das duas deveria ser somada, pois ao se somar o valor das duas estaria sendo duplicado o tempo para aquele período em que as duas se encontram. Ficaria correto se fosse escrito da seguinte forma: 

    O tempo de duração do caminho crítico é calculado somando-se as durações de todas as tarefas com flutuação zero que não sejam executadas simultaneamente.

     

  • Descordo do gabarito por 2 motivos:
    1º - Se flutuação igual a zero for igual a folga igual a zero pode haver atividades que possuem folga igual a 0 mas não fazem parte do caminho crítico

    2º - O caminho crítico não é formado apenas por folgas iguais a 0. O caminho crítico é o maior caminho com a menor folga. Sendo que a menor folga pode ser diferente de 0.

     


ID
525349
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à aquisição e programação da produção observe as afirmativas a seguir:
I – Toda programação deve começar com uma estimativa da demanda presente e futura e com o levantamento do estoque atualmente disponível, a diferença entre ambos indicando as necessidades.

II – Um método clássico de programação agregada é o gráfico de Gantt. Ele reconhece que algumas atividades só podem ser executadas depois que outras terminam. O método relaciona as atividades operacionais com o tempo e indica em que momento os materiais devem estar disponíveis e quando uma certa mão-de-obra deve realizar determinada tarefa.

III – em geral, uma aquisição bem feita gera benefícios extraordinários: pequenas reduções no custo de materiais adquiridos podem representar ganhos muito fortes na rentabilidade.

IV – via de regra, volumes maiores em cada compra significam custos de manutenção de estoques mais baixos e menos trabalho burocrático.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gantt
  • gabarito B
    alguém pode me ajudar me explicando porque o item IV esta errado?
    favor mandar msg. Obrigada!
  • Quanto maiores os estoques consequentemente maior será os custos de manutenção.
    É só pensar que se tenho um grande volume de estoque, logo precisarei de mais mão
    de obra, mais espaço, mas equipamentos para armazenagem.. etc
  • O erro da IV está em dizer que qto maior o volume de compras MENOR é o custo do estoque; sendo que é o contrário, MAIOR  é o custo do estoque, e consequentemente maior o trabalho burocrático, vejamos:

    Custo de manutenção de estoque: Incluem custos de armazenamento como altos volumes, demasiados controles, enormes espaços físicos, sistema de armazenamento e movimentação de pessoal alocado, equipamentos e sistemas de informação específicos; custos associados aos impostos e seguros de incêndio e roubo de material alocado; custos sujeitos a perdas, roubos e obsolescência; custo ao capital imobilizado em materiais e bens.

    Ideal, seria a inexistência de estoques, a medida que fosse possível atender ao usuário no momento em que ocorressem as demandas.

    Bons estudos!

ID
559117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre as definições e conceitos relativos ao planejamento PERT/CPM, analise as afirmativas a seguir.
I – O PERT/CPM se aplica a qualquer projeto que compreenda um conjunto de atividades interdependentes.
II – Os eventos devem ser numerados com o cuidado de que o evento final de uma atividade tenha sempre um número maior que o inicial, sem a obrigatoriedade, no entanto, de ser sequencial.
III – Um programa é composto de diversas atividades, cada uma delas representada por uma seta, cujo tamanho é proporcional ao tempo da atividade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
569887
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A técnica de programação de projetos que permite o tratamento condicional e de probabilidades é

Alternativas
Comentários
  • Graphical Evaluation and Review Technique (GERT)
     
    • ? Permite tratamento de probabilidade nas durações das atividades
    • ? Algumas atividades podem acontecer ou não
    • ? Algumas atividades podem acontecer parcialmente
    • ? Permite a existência de laços entre as atividades
    Fonte:
    http://www.cin.ufpe.br/~if717/slides/pmbok-tempo.pdf
  • Método de Caminho Crítico (CPM Critical Path Method):Calcula de forma determinística, uma data única mais cedo e mais tarde, de início e de término para cada atividade, baseado na sequência lógica especificada da rede e em uma duração estimada única.
    GERT (Graphical Evaluation and Review Technique):Técnica que permite o tratamento probabilístico tanto para a rede lógica quanto para as estimativas de duração das atividades (por exemplo, algumas atividades podem ser executadas por completo, algumas apenas em parte, e outras mais de uma vez).  Além de possibilitar a criação de  desvios condicionados. (PROBABILISTICA E CONDICIONAL)
    PERT (Program Evaluation and Review Technique):Utiliza uma rede seqüencial e uma estimativa de duração por média ponderada para calcular as durações das atividades. Embora existam diferenças superficiais, o PERT difere do CPM fundamentalmente por que usa distribuição de médias (valor esperado) em vez da estimativa mais provável, originalmente usado no CPM. A rede Pert é probabilística. (APENAS PROBABILÍSTICA)
     
    Resposta: “D”
     
    Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/PERT
    http://www.dfa.ensino.eb.br/peg/PMBok/pmbok6_tempo.pdf

ID
599770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em um projeto, a quantidade de tempo total que uma determinada atividade pode atrasar sem prejudicar o início mais cedo de atividades imediatamente sucessoras é denominado folga

Alternativas
Comentários
  • Folga

    É um intervalo de tempo existente entre duas tarefas proveniente do seqüenciamento estabelecido para as tarefas do projeto como um todo.


    Existem dois tipos:

    Folga Livre

    É a quantidade de tempo que a data de término de uma pode ser adiada sem comprometer o andamento das tarefas subsequentes.

    Folga Total

    É a quantidade de tempo que a data de término de uma pode ser adiada sem comprometer o andamento das tarefas críticas* subseqüentes.


    *Tarefa Crítica: tarefa com folga total igual a zero.

  • Folga Total: O atraso permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma
    Folga Livre: O tempo permitido para atraso de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de início mais cedo de qualquer uma das atividades do cronograma imediatamente subsequente. 

    PMBOK
  • Folga Livre: É a folga de tempo de uma atividade de modo a não provocar nenhum atraso na atividade sucessora. Independentemente dessa atividade ser ou não crítica. 


ID
604531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

O valor de um investimento feito pela empresa depende do momento em que ocorrem os fluxos de caixa, sendo uma das premissas mais importantes em finanças a de que os indivíduos preferem postergar o recebimento dos fluxos de caixa, preferência temporal que desempenha papel importante na formação de preços de ações e obrigações.

Alternativas
Comentários
  • Na análise das finanças, operações de longo prazo geram altos riscos, e como os investidores são avessos a riscos, então preferem as opções que não posterguem o recebimento de tal investimento.
  • Além do mais, sério, quem quer "postergar o recebimento dos fluxos de caixa"? Vamos fazer assim: eu empresto dinheiro mas não quero receber o quanto antes. Na verdade, quanto mais demorar, melhor pra mim. hehehe... Cespe é fróids. Um monte de palavras complicadas para distrair o candidato.

    Abraço e bons estudos.
  • PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA NESTA ÁREA MAS POSSO AFIRMAR O SEGUINTE, NA ANÁLISE DA ACERTIVA (OBSERVAÇÕES MARCADAS):

    O valor de um investimento feito pela empresa depende do momento em que ocorrem os fluxos de caixa (ATÉ AQUI TUDO CERTO. AQUI HÁ REFERÊNCIA AOS FLUXOS DE CAIXA, QUE SÃO OS PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS AO LONGO DO TEMPO), sendo uma das premissas mais importantes em finanças a de que os indivíduos preferem postergar o recebimento (O ERRO ESTÁ AQUI, POIS O QUE OS INDIVÍDUOS PREFEREM É POSTERGAR OS PAGAMENTOS, É CLARO!) dos fluxos de caixa, preferência temporal que desempenha papel importante na formação de preços de ações e obrigações. (O RESTANTE ESTÁ CORRETO)

    AQUELA PALAVRINHA "RECEBIMENTO" É, PORTANTO, A "GOTA DE VENENO" NO COPO DE ÁGUA LIMPA. QUESTÃO ERRADA!

  • Valor do dinheiro no tempo, o dinheiro recebido hoje tem mais valor do que a mesma quantia de dinheiro recebida amanhã. Até mesmo num ambiente sem inflação, onde os preços permanecem constantes e onde as necessidades das pessoas não mudam, a possibilidade de comprar um produto hoje, fazer um investimento hoje, desfrutar um serviço hoje, vale mais do que a mesma possibilidade amanhã. Essa é a Teoria da Preferência pela Liquidez.
  • ERRADO. Em regra os indivíduos preferem ANTECIPAR o recebimento dos fluxos de caixa, pois o dinheiro perde valor com o tempo.

    • Postergar o recebimento dos fluxos de caixa com certeza NÃOOOOO.


ID
631303
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Pela metodologia PMBOK, a técnica analítica aplicada na análise da rede de cronograma que calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, é denominada

Alternativas
Comentários

  • RESPOSTA: LETRA B

    Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.
  • De acordo com livro de "Gerência de Projetos", de Kim Heldman, 5ª edição, O Método do Caminho Crítico (CPM) é uma técnica de análise de rede do cronograma. Calcula o tempo de folga, ou flexibilidade do cronograma, para cada um dos caminhos de rede através do cálculo das datas de início mais cedo, de fim mais cedo, de início mais tarde e de fim mais tarde de cada atividade.
    Abraços!
  • Criação do caminho crítico (O caminho crítico é o caminho mais longo para a finalização do projeto, neste caminho não existem folgas) e corrente critica (caminho crítico restrito por recurso).


    - Folga Livre – Tempo que uma atividade pode atrasar sem atrapalhar outras  atividades

    - Folga Total – Tempo de atraso disponível para não atrasar o projeto.


  • Método da corrente crítica / Critical Chain Method.

    Um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie pulmões (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração eventuais recursos limitados e incertezas do projeto.

  • Conforme descrito no item 6.6.2.2 do PMBOK 5ª edição:

    "O método do caminho crítico é um[A] técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos"

    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Resposta: B
  • LETRA B

     

    Q361094 A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas: d) Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico.

  • provavelmente a FCC vai mandar calcular o caminho mais cedo e o mais tarde no trt 2

  • Método do caminho critico

    - Calcula tempo de folga, ou flexibilidade do cronograma, para cada um dos caminhos de rede através do cálculo das datas de início mais cedo, de fim mais cedo, de início mais tarde e de fim mais tarde de cada atividade.

    - É um método para cálculo das durações do cronograma que não considera a disponibilidade de recursos.

    - O caminho crítico (CC) de todo o projeto é o percurso completo mais longo. Toda atividade com folga igual a zero é considerada uma tarefa do caminho crítico.

    - O caminho crítico determina a duração mínima que um projeto pode ter;

     Existem dois tipos de folga:

    Folga total: é o tempo que se atrasa o início da tarefa sem prorrogar o término do projeto.

    Folga livre: é o tempo que se pode atrasar o início da tarefa sem prorrogar o início de uma tarefa subsequente.

    Alternativa: B


ID
659992
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No MS Project 2007

Alternativas
Comentários
  • Correta letra c) na inserção de uma nova tarefa, se o campo Duração não for preenchido, o aplicativo assumirá o valor padrão de um dia.
  • e)o Gráfico de Recursos é um fluxograma que exibe o projeto com as tarefas em caixas ou nós, contendo, cada um, cinco campos de informação pertinentes a essa tarefa.

    (Errada)

    Gráfico de recursos: Mostra os percentuais e quantidades dos recursos (de trabalho) atribuídos. Serve para verificar se os recursos estão nivelados ou se há recursos subalocados ou superalocados.

    Diagrama de rede: Mostra a relação de vínculo (dependência) entre as tarefas. Serve para identificar o caminho crítico e opções para paralelizar tarefas e reduzir o tempo do projeto.

    .

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
659995
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No âmbito do PMBOK, entradas, tais como, Lista de atividades, Descrição do produto e Dependências mandatórias; ferramentas técnicas, tais como, Método do diagrama de precedência, Método do diagrama condicional e Modelos de rede; e saídas, tais como, Diagrama de rede do projeto e Atualizações da lista de atividades, constituem um processo da Gerência do Tempo do Projeto, denominado

Alternativas
Comentários
  • Se você tem como entrada:
    Lista de atividades - Significa que você já Definiu as atividades (saída deste processo).
    Dependências mandatórias - Significa que você ainda não sequênciou as atividades.

    Se você tem como saída:
    Diagrama de rede - Significa que nenhum dos outros pode ser realizado ainda (tem este artefato como entrada)
  • Para responder bastou associar o conceito do MDP (Método do diagrama de precedência): é utilizado para o processo de sequenciar atividades. 

     

  • b-

    Sequenciar as atividades define a hierarquia das atividades: qual antecede e qual sucede. Definir e sequenciar sao processos distintos e nao podem nunca ser feitos ao mesmo tempo. No sequenciamento a prioridade é definir relacoes de procedencia & dependencia p/ q 1 atividade nao seja interrompída devido a requisitos relevantes ano terem sido preenchidos


ID
666166
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No gerenciamento do tempo de um projeto, existem ferramentas de análise matemática que auxiliam no cálculo do tempo que cada atividade irá durar. Uma ferramenta amplamente utilizada e que estima a duração de atividades com base na média ponderada de três durações possíveis (otimista, mais provável e pessimista) é a ferramenta:

Alternativas
Comentários
  • a-

    PERT (programme evaluation and review technique) é uma tecnica que organizacao da visualizacao do projeto por uma rede de possibilidades ara realizar prj, levando em consideracao uma media com base em duracao normal, minima e max.


ID
705271
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à duração de tarefas, como o MS Project 2003/2007 classifica os tipos de tarefas possíveis?

Alternativas
Comentários
  • Sobre tipos de tarefa

    Mostrar tudo

    O Microsoft Office Project 2003 usa um de três tipos de tarefa para calcular a duração das tarefas e as subseqüentes datas de término (ou datas de início, se tiver agendado seu projeto a partir da data de término, em vez da data de início).

    Em todas as tarefas, depois que você atribui um recurso, ela é agendada com base na fórmula Duração = Trabalho / Unidades. Em qualquer tarefa, você pode escolher qual parte da equação o Project calcula, definindo o tipo de tarefa.

    Os três tipos de tarefa são unidades fixastrabalho fixo e duração fixa. Por padrão, o Project usa unidades fixas.

    Cada um dos tipos de tarefa afetará o agendamento se um dos três elementos a seguir for editado.

    EM UMA... SE VOCÊ REVISAR AS UNIDADES... SE VOCÊ REVISAR A DURAÇÃO... SE VOCÊ REVISAR O TRABALHO...
    Tarefa de unidades fixas A duração será recalculada. O trabalho será recalculado. A duração será recalculada.
    Tarefa de trabalho fixo A duração será recalculada. As unidades serão recalculadas. A duração será recalculada.
    Tarefa de duração fixa O trabalho será recalculado. O trabalho será recalculado. As unidades serão recalculadas.

ID
733405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de negociação com parceiros estratégicos, julgue os itens que se seguem.

A negociação entre universidade e empresa para o estabelecimento de uma parceria estratégica é facilitada pelo fato de, entre ambas, existir simetria no que se refere ao tempo de conclusão do projeto, ao sigilo e à motivação para a conquista do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Parceria é compartilhar ideias para objetivo comum, como que vai tornar sigiloso? Ainda mais em uma universidade que o objetivo é compartilhar o conhecimento

ID
762232
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No PMBOK, o processo de Desenvolver o Cronograma é o cerne do grupo de processos de Planejamento. Existem várias ferramentas e técnicas para desenvolver o cronograma do projeto. Duas dessas técnicas são semelhantes e permitem calcular a duração do projeto. A primeira usa a duração mais provável, enquanto a segunda usa o que se chama de valor esperado (ou média ponderada). Trata-se das técnicas

Alternativas
Comentários
  • Técnicas e Ferramentas para o Desenvolvimento do Cronograma

    .1 Análise Matemática. Envolve calcular datas teóricas de início e término para todas as atividades do projeto, sem considerar qualquer limitação no quadro de recursos. As datas resultantes não são o cronograma, mas indicam os períodos de tempo dentro dos quais as atividades podem ser cronogramadas dado as limitações de recursos e outras restrições conhecidas. As técnicas de análise matemática mais amplamente conhecidas são:

       Método de Caminho Crítico (CPM Critical Path Method). Calcula uma única data mais cedo, mais tarde, de início e de término para cada atividade, baseado na seqüência lógica especificada na rede e em uma única duração estimada. O enfoque do CPM é o cálculo da flutuação com a finalidade de determinar quais as atividades têm a menor flexibilidade no cronograma. Os algoritmos básicos utilizados pelo CPM são freqüentemente usados em outros tipos de análises matemáticas.

       Avaliação Gráfica e Revisão Técnica (GERT – Graphical Evaluation and Review Technique). Permite o tratamento probabilístico tanto para rede lógica quanto para estimativas de duração das atividades (por exemplo, algumas atividades podem ser executadas por completo, algumas apenas em parte, e outras mais de uma vez).

       Programa de Avaliação e Revisão Técnica (PERT – Program Evaluation and Review Technique). Usa uma estimativa de média ponderada para calcular as durações da atividade. Embora existam diferenças superficiais, o PERT difere fundamentalmente do CPM por que usa distribuição de médias (valor esperado) em vez do valor mais provável, originalmente usado no CPM (ver Figura 6–4). O PERT propriamente dito é muito pouco utilizado atualmente.

    http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_6.4.html

  • Complicado porque o PMBOK não cita explicitamente essas ferramentas no processo Desenvolver Cronograma
  • Método do Caminho Crítico e PERT;Como o próprio nome diz, o método do caminho crítico calcula o tempo provável da duração de uma atividade considerando todas as etapas a serem realizadas no processo (início ao fim), inclusive as paralelas, baseado nisso são calculados os tempos mínimos e máximos de cada etapa, para ao final fazer-se a soma do tempo. Quem tiver interesse em aprender como se faz, pode pesquisar mais a fundo a questão, pois bancas como a CESGRANRIO as vezes cobram esse cálculo.

    Já o PERT utiliza três médias para fazer esta estimativa, grosso modo é assim, o melhor tempo, o pior tempo e o tempo mais provável... depois faz-se a média, utilizando-se essa fórmula: [pior + melhor + (4 x mais provável)] / 6

    OBS.: Network Critical Paths é utilizado no método do caminho crítico, ele é o diagrama sequencial das atividades.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D

  • Gabarito: D

     

    6.6.2 Desenvolver o cronograma: ferramentas e técnicas

     

    6.6.2.2 Método do caminho crítico
    O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o
    grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de
    rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as
    atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e
    de volta através da rede do cronograma, como mostrado na Figura 6-18. Nesse exemplo, o caminho mais longo
    inclui as atividades A, C e D e, assim sendo, a sequência de A-C-D é o caminho crítico. O caminho crítico é a
    sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração
    possível do projeto. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são
    necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais
    a atividade poderia ser executada, usando os parâmetros inseridos no modelo do cronograma para durações
    de atividades, relações lógicas, antecipações, esperas, e outras restrições conhecidas. O método do caminho
    crítico é usado para determinar o grau de flexibilidade de elaboração do cronograma nos caminhos lógicos da
    rede dentro do modelo do cronograma.

    Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT) / Program Evaluation and Review Technique (PERT).
    Uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais
    provável quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta.

    6.5.2.4 Estimativas de três pontos
    A precisão das estimativas de duração de uma atividade pontual pode ser aperfeiçoada considerando-se
    o seu grau de incerteza e risco. Esse conceito se originou com a Técnica de revisão e avaliação de programa
    (PERT em inglês). PERT usa três estimativas para definir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:
    • Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis
    de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a
    atividade, dependências de outros participantes e interrupções.
    • Otimista (tO ). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.
    • Pessimista (tP ). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.

     

    Obs.: Gostaria muito de ter colocado as imagens ilustrativas aqui para vocês visualizarem, mas não consegui!  :-(

    Fonte:  ©2013 Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição

     

    Bons estudos!!!

     

  • A duração mais provável é o Método do Caminho Crítico. O outro, de fórmula razoavelmente simples, é a PERT (Técnica de Revisão e Avaliação de Programa), que ainda pode ser chamada de estimativa de três pontos.

    Resposta certa, alternativa d). Somente para saciar a sua curiosidade, todos os demais nomes de processos da questão são fictícios.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
828019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando as disposições constantes no PMBOK (4. a edição), assinale a opção em que é apresentada a ferramenta ou técnica adequada para estimar os recursos das atividades de gerenciamento do tempo em um projeto.

Alternativas
Comentários
  • ​A estimativa paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e paramêtros do projeto.

    Por exemplo: Historicamente, o pintor X pinta 10m2 de parede/dia, concluí-se que ele pintará 100m2 em 10 dias.

    http://escritoriodeprojetos.com.br/estimativa-parametrica.aspx​


ID
828145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando as disposições constantes no PMBOK (4.a edição), assinale a opção em que é apresentada a ferramenta ou técnica adequada para estimar os recursos das atividades de gerenciamento do tempo em um projeto.

Alternativas
Comentários
  • a) Se é financeiro então é CUSTO. A reconciliação dos limites de recurso financeiros é uma ferramenta do processo "Determinar Orçamento" e pretence a área de conhecimento CUSTOS e ao Grupo de Processos PLANEJAMENTO.
    b) Correto. A estimativa paramétrica se utiliza da propabilidade matemática, considerando casos anteriores (dados históricos), para estimar um evento atual.
    Ex: Eu começo a resolver questões e vou cronometrando quanto tempo levo para resolver cada uma, ao final ou posso pegar esses dados e estimar em quanto tempo resolveria 10 questões, por exemplo. Essa estimativa é muito parecida com a Estimativa Análoga, porém aquela usa probabilidade matemática e esta faz a estimativa empiricamente. Ex: Eu acho que levo uns 3 minutos para resolver uma questão então devo levar uns 30 para resolver dez.
    É importante dizer que esse tipo de estimativa é utilizado tanto na área de conhecimento Tempo como no Custo.
    c) Essa alternativa já poderia ser descartada pois fala em agregação de CUSTO. Bem, de fato essa ferramenta existe mas pertence ao processo "Determinar Orçamento".
    d) Essa ferramenta também faz parte do processo "Determinar Orçamento" e serve para verificar quanto devemos economizar para cobrir gastos futuros e que não estava no orçamento.
    e) Também presente em "Determinar Orçamento", ferramenta que usa como base dados eventos anteriores.
  • Se não me engano, é no Cronograma que se define os recursos necessários, no que tange ao gerenciamento do tempo. E não tem esta opção "cronograma" na questão. Provavelmente, por isto ela foi anulada.
  • Estimar os recursos da atividade é um processo do Gerenciamento do Tempo do projeto e que está estreitamente coordenado com o processo Estimativa de custos do Gerenciamento de Custos do projeto. 

    Mas cada processo tem suas ferramentas/técnicas distintas.

    PMBOK, 2008, 4ta edição.

    O processo Estimar os recursos da atividade - que pertence ao Gerenciamento do Tempo - temos as seguintes ferramentas e técnicas:

    - Opinião especializada

    - Análise de alternativas

    - Dados publicados para auxílio a estimativas

    - Software de gerenciamento de projetos

    - Estimativa "bottom-up"


    Nenhuma dessas ferramentas é oferecida nas opções de resposta.

    Por isso a questão foi anulada.

    Apenas para complementar:

    a) Ferramenta/técnica do processo Determinar o orçamento do Gerenciamento de Custo do Projeto.

    b) Ferramenta/técnica dos processos Estimativa de duração da atividade e Estimativa de custos do Gerenciamento do Tempo e Gerenciamento do Custo respectivamente.

    c) Ferramenta/técnica do processo Determinar o orçamento do Gerenciamento de Custo do Projeto.

    d) Ferramenta/técnica dos processos Estimativa de duração da atividade e Estimativa de custos do Gerenciamento do Tempo e Gerenciamento do Custo respectivamente.

    e) Ferramenta/técnica do processo Determinar o orçamento do Gerenciamento de Custo do Projeto.


ID
832609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com referência à gestão de processos e projetos, julgue os próximos itens.

O termo caminho crítico é aplicado a projetos que necessitem de um ritmo único e veloz de execução: qualquer atraso pode comprometer a data de entrega do objeto do projeto.

Alternativas
Comentários
  • http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584

    CPM é uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e términomais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

    Os diferentes caminhos (paths) possíveis no diagrama de rede do projeto permitem com que uma atividade possua um range de datas possíveis de início e término (datas mais cedo e mais tarde de início e término).

    Através destas datas, é possível determinar a folga livre e a folga total de uma atividade. A folga livre informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no início da atividade sucessora. Já a folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto.

    Ao identificarmos o caminho que contém as atividades com folga total igual a zero ou ainda o caminho que contém a maior duração na soma das durações parciais das atividades, estaremos determinando assim, o caminho crítico do projeto.

    As atividades que residem no caminho crítico são denominadas atividades críticas e são aquelas que necessitam ser mais bem gerenciadas sob o risco de comprometerem o prazo do projeto.

  • ITEM CERTO

    Na administração, mais especificamente na área de gerenciamento de projetoscaminho crítico (do inglês CPM - Critical Path Method) é um termo criado para designar um conjunto de tarefas vinculadas a uma ou mais tarefas que não têm margem de atraso.
  • "O termo caminho crítico é aplicado a projetos que necessitem de um ritmo único e veloz de execução: qualquer atraso pode comprometer a data de entrega do objeto do projeto."

    Não poderia discordar mais.
    Segundo o PMBOK a técnica de CPM pode ser aplicada a qualquer projeto, e significa identificar e controlar o caminho mais longo para a conclusão do projeto, cujas alterações geram impacto no prazo (custo etc).

    Ou seja, não é o termo que é aplicado a projetos com prazo restritivo, mas uma técnica que pode ser aplicada.
  • Muito pertinente o comentário anterior. Em nenhuma literatura existente a técnica do CPM aparece apenas como um termo para designar projetos com restrição de prazo. É uma técnica utilizada para análise e desenvolvimento do cronograma do projeto, e ponto.
  • Outro ponto que fez com que eu marcasse o item como ERRADO e errasse a questão, foi a parte 'b' da assertiva:
    "...qualquer atraso pode comprometer a data de entrega do objeto do projeto."

    "Qualquer atraso" implica dizer que as atividades que não são consideradas de caminho crítico podem atrasar e, ainda sim,
    não comprometem a entrega do projeto na data estipulada.

    Mas, enfim, vida que segue!
  • O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo

  • CERTO.

     

    Ritmo único e veloz = Sem flexibilidade

  • Este é o problema de colocar gente na banca que nunca gerenciou um projeto na vida.

    "O termo caminho crítico é aplicado a projetos que necessitem de um ritmo único e veloz de execução" MIL VEZES SETE MILHÕES DE VEZES ERRADO!

    Caminho crítico pode ser aplicado a todos os projetos, não importa tamanho, velocidade, ritmo, etc.

    Até dá para discutir questão de ritmo com o Método da Corrente Crítica, mas nunca com Caminho Crítico.

  • questão mal escrita. Todo projeto tem pelo menos 1 caminho critico


ID
836320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

Se, ao desenvolver o seu gerenciamento do tempo, um gerente de projeto realizou uma estimativa de três pontos, com a previsão otimista de uma atividade de 10 dias, a previsão pessimista de 60 dias e a mais provável de 29 dias, então o valor final da estimativa será de 31 dias.

Alternativas
Comentários
  • A estimativa de três pontos é uma média ponderada, onde é dado peso 4 para a previsão mais porvável, então o calculo é esse: 10+4x29+60=31.
  • Certo.

    As
    estimativas de três pontos se baseiam na determinação de três tipos de
    estimativas:
    Mais provável. A duração da atividade do cronograma, quando
    fornecidos os recursos com mais probabilidade de serem atribuídos, sua
    produtividade, as expectativas realistas de disponibilidade para a
    atividade do cronograma, as dependências de outros participantes e as
    interrupções.
    Otimista. A duração da atividade se baseia em um cenário para o
    melhor caso do que está descrito na estimativa mais provável.
    Pessimista. A duração da atividade se baseia em um cenário para o pior
    caso do que está descrito na estimativa mais provável.
  • CÁLCULO DA DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

    a+4m+b/6

    a=tempo otimista
    m= tempo mais provável
    b= tempo pessimista

    Resoluçao da questão
    a= 10
    m=29
    b=10

    10+4x29+10/6= 31

    Fórmula ensinada pelo prof Flávio Assis
  • Krol, há um erro na resolução da sua questão, pois b = 60 (tempo pessimista) e não b = a. Você pode rever a fórmula?
  • PERT = [otimista+pessimista+(4*mais provável)]/6
    [10+60+(4*29)]/6
    [70+116]/6
    186/6 = 31
  • Gente só um detalhe: A técnica PERT (que utiliza a média ponderada e que foi exigida pela questão) é apenas uma especialização da técnica de três pontos (que utiliza três pontos para se chegar a uma variabilidade das estimativas de duração). A questão deveria ter feito referência direta a técnica PERT para que fosse feito a média ponderada (1-4-1). Sobre a estimativa de 3 pontos, próprio PMBOK 4 ed pag. 151, no início da página diz: "Estimativas de duração baseadas nessa equação (ou mesmo usando uma média simples dos três pontos) podem fornecer mais precisão e os três pontos esclarecem a faixa de variabilidade das estimativas de duração."

    Bons estudos!

  • Sérgio, concordo com sua observação. Eu fiquei na dúvida se era a média aritmética ou a PERT. Será que podemos assumir a PERT como padrão em questões similares?

  • PERT = (10 + (4*29) + 60)/6

    PERT = (10 + 116 + 60)/6

    PERT  = 186/6

    PERT = 31.

  • A estimativa de 3 pontos usa média simples... O PERT usa média ponderada, essa questão está desatualizada.

ID
836335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue os itens que se seguem.

No gerenciamento do tempo em um projeto para se elaborar um cronograma, deve-se estimar a duração das atividades, estimar os recursos das atividades, e sequenciar as atividades, nessa sequência.

Alternativas
Comentários
  • Questão quase toda certa. O único erro é que não é necessariamente nessa sequência.
  •  A questão está errada, pois a sequencia das atividades é:6.1 Definir as atividades6.2 Sequenciar as atividades6.3 Estimar os recursos da atividade6.4 Estimar as durações da atividade6.5 Desenvolver o cronograma6.6 Controlar o cronogramaFonte: PMBOK Guide, 4a ed., 2008, página 112 
  • ERRADO!

    NO GRUPO DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, NA ÁREA TEMPO, TEMOS:

    1 - DEFINIR ATIVIDADES -> Ferramenta - Decomposição;
    2 - SEQUENCIAR AS ATIVIDADES -> Ferramenta - Diagrama de precedência;
    3 - ESTIMAR OS RECURSOS DAS ATIVIDADES -> Ferramenta -bottom-up;
    4 - ESTIMAR A DURAÇÃO DAS ATIVIDADES -> Ferramenta - top down, paramétrica e três pontos;
    5 - DESENVOLVER O CRONOGRAMA.
  • Pessoal, o erro da questão está no fato de colocar o processo estimar a "duração das atividades" antes do processo "estimar os recursos das atividades". O PMBOK deixa bem claro a obrigatoriedade dessa sequência. Realmente, não se pode estimar a duração de uma atividade sem que os recursos estejam previamente definidos. Embora, na maioria dos casos, o processo "sequenciar as atividades" venha antes de estimar os recursos e estimar a duração, essa o PMBOK não trata isso como uma obrigatoriedade.

    Espero ter ajudado!

  • O bizu aqui é a necessidade de definir os recursos para, então, estimar os prazos. Quem deve fazer as estimativas é a equipe do projeto.

  • Fica também a dica que não existe mais o processo "Elaborar o Orçamento" na Versão 5 do PMBoK. Agora é "Desenvolver o Cronograma".

  • 6.1 �Planejar o gerenciamento do cronograma.
    6.2 �Definir as atividades
    6.3 �Sequenciar as atividades
    6.4 �Estimar os recursos das atividades
    6.5 �Estimar as durações das atividades
    6.6 �Desenvolver o cronograma.
    6.7 �Controlar o cronograma


    OBS: Em alguns projetos, especialmente naqueles de escopo menor, os processos definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações das atividades e desenvolver o modelo do cronograma estão tão estreitamente conectados que são vistos como um único processo que pode ser realizado por uma pessoa em um período de tempo relativamente curto. Estes processos são aqui representados como elementos distintos, pois as ferramentas e técnicas para cada processo são diferentes.

    PMBOK 5
  • e-

    O gerenciamento de tempo do projeto inclui os processos necessarios para o prazo. cada processo cocorre pelo menos 1 vez em todos projetos em 1 ou mais fases. Com escopo menor, sequenciamento de atividades, estimativa de recursos e de duracao e desenvolvimento de cronograma sao considerados 1 único processo. 

    Os processos do ger tempo sao:

    1- planejar gerenciamento

    2- definir e sequenciar atividades

    3- estimar recursos e duracoes

    4- desenvolver e controlar cronograma. 

    sequenciar as atividades vem antes de estimar a duração das atividades, estimar os recursos. A ordem é definir, sequenciar e estimar. Aí sim vem o cronograma.

  • Gabarito: E

    • A ordem correta de realização destes processos é a seguinte:

    Sequenciar atividades→ Estimar duração das atividades→ Estimar os recursos das atividades

     

    Fonte: prof Bruno Eduardo, Gran Cursos

  • A famosa deixa em branco na prova.

  • Todas essas etapas devem, sim, ser cumpridas, mas a sequência não é essa.

     

    São seis os passos definidos pelo Guia PMBOK. Vejamos:

     

    Ø     definição das atividades;

     

    Ø     após essa definição, eu preciso colocá-las na sequência lógica correta;

     

    Ø     a partir daí, eu estimo os recursos de cada atividade;

     

    Ø     em seguida, a duração das atividades deve ser definida;

     

    Ø     com essa duração em mãos e sabendo a sequência, é hora de definir o cronograma;

     

    Ø     por fim, eu preciso controlar esse cronograma estipulado.

     

    by neto..


ID
837769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de gestão de projetos.

Diagrama de precedência refere-se ao diagrama de rede de cronograma que utiliza caixas, denominadas de nós, para representar atividades, que, por sua vez, são conectadas por setas que evidenciam relações de dependência.

Alternativas
Comentários
  • 6.3.2.1 Método do diagrama de precedência


    O método do diagrama de precedência (MDP) é uma técnica usada para construir um modelo de cronograma em que as atividades são representadas por nós e ligadas graficamente por um ou mais relacionamentos lógicos para mostrar a sequência em que as atividades devem ser executadas.


    Fonte: PMBOK


ID
837775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de gestão de projetos.

Na implantação de um novo sistema de tecnologia da informação, existem diversas atividades a serem desenvolvidas, muitas das quais ocorrem concorrentemente, sendo o caminho crítico do projeto considerado o mais longo em relação ao tempo.

Alternativas
Comentários
  • Era para ser ERRADO. Mas o gabarito marca CERTO.

    Caminho crítico: O caminho crítico é composto pela seqüência de atividades que definem a duração do projeto e, no diagrama de redes, determina o término mais cedo do projeto. É constituído pelas atividades críticas cujo atraso implica atraso no término do projeto. As alterações de prazo em atividades não críticas não têm efeito sobre a data do término do projeto. O caminho crítico poderá mudar de tempos em tempos à medida que as atividades são completadas à frente ou atrás do cronograma. Embora calculado para o projeto todo, o caminho crítico pode ser determinado para um marco ou para subprojetos. O caminho crítico é, usualmente, definido para aquelas atividades com folga menor ou igual a um valor especificado, freqüentemente zero. É denominado, também, caminho com folga zero.

    Extraído do Manual de Gestão de Projetos do Conselho
    Nacional de Justiça, Versão 1, Brasília – DF, Dezembro/2008.

  • 6.6.2.2 Método do caminho crítico


    O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.


    O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto.


    É normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico.


    Fonte: PMBOK 5



ID
837787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a custos, otimização em redes de projetos,
cronograma físico-financeiro e atividades de projetos em empresas,
julgue os itens subsequentes.

Considere que um gerente perceba atraso no caminho crítico de determinado projeto. Nessa situação, ele deve utilizar a compressão, técnica de gerenciamento de tempo que consiste em alocar o dobro de pessoas previstas para desenvolver as atividades, a fim de cumprir o escopo do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Compressão. 

    Uma técnica usada para reduzir a duração do cronograma do projeto usando menor custo incremental através da adição de recursos. Exemplos de compressão incluem a aprovação de horas extras, recursos adicionais ou o pagamento para a aceleração da entrega das atividades no caminho crítico. A compressão funciona somente para as atividades no caminho crítico onde os recursos adicionais encurtarão a duração da atividade. A compressão nem sempre produz uma alternativa viável e pode resultar num maior risco e/ou custo.

    Fonte: Guia PMBOK — Quinta Edição (6.6.2.7 Compressão de cronograma)

  • A questão começou bem, conceituando de forma correta a técnica da compressão. Porém no momento em que "crava" a necessidade de "dobrar" a alocação de recursos para as atividades do referido caminho crítico, entendo que a banca piso feio na bola, considerando o gabarito como correto. Mas, fazer o que... 

  • Também considerei como incorreto este item, essa obrigatoriedade em utilizar a compressão ficou um pouco estranha. Outras técnicas(até mais econômicas e viáveis) também podem ser utilizadas para que o projeto cumpra o cronograma estabelecido.

  • Como o colega Scott muito bem referenciou:

    "Uma técnica usada para reduzir a duração do cronograma do projeto usando menor custo incremental através da adição de recursos." [...]


    Desde quando adicionar recursos significa dobrar, lastimável.

    ERRADO,ERRADO,ERRADO.


ID
837790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a custos, otimização em redes de projetos,
cronograma físico-financeiro e atividades de projetos em empresas,
julgue os itens subsequentes.

Caso um gerente de projetos pretenda minimizar os riscos de um projeto atrasado em seu caminho crítico, ele deve adotar o paralelismo como técnica de gerenciamento de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Paralelismo. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos arquitetônicos tenham sido terminados. O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e aumento de risco. O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para encurtar a duração do projeto.


    Fonte: Guia PMBOK — Quinta Edição (6.6.2.7 Compressão de cronograma)


ID
841348
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Responda:

C, se a proposição for certa;
E, se a proposição for errda.

PERT (Program evaluation review technique) é uma técnica mais complexa de planejamento e controle, que permite relacionar múltiplas atividades de um processo ou subprocesso num mesmo espaço de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Na administração, o Program Evaluation and Review Technique (PERT) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos.

    Gráfico de rede PERT para um projeto de 7 meses com cinco marcos (10 até 50) e seis atividades (A até F).

    As técnicas denominadas PERT e CPM foram independentemente desenvolvidas para a Gestão e Controle de Projetos em torno de 1950, porém a grande semelhança entre estas fez com que o termo PERT/CPM fosse utilizado corriqueiramente como apenas uma técnica.

    Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).

  • CERTO.
    A metodologia CPM -Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito de caminho crítico para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva.

    O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada. É importante entender a sequência do caminho crítico para saber onde você tem e onde você não tem flexibilidade. Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.

ID
888967
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao usar o Microsoft Project 2010, um gerente de projeto percebeu que muitos de seus recursos de trabalho estavam sendo usados além da sua disponibilidade. Então, decidiu reposicionar todas as tarefas no tempo, de acordo com a disponibilidade de todos os recursos.


Uma forma de obter esse resultado imediatmente é, na aba Recurso, clicar em

Alternativas
Comentários
  • Alguns dos seus recursos de trabalho tem muito trabalho atribuído a eles?

     

    Você pode resolver conflitos de recursos ou superalocações usando o recurso de redistribuição de recursos no Project.

     

    Na aba Recurso, clicar em Redistribuir Tudo

     

     

    Fonte: Ajuda do Microsoft Project 2010 


ID
888985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gerente de projetos estabelece o seguinte planejamento para o Projeto XYZ sob sua responsabilidade:


- A atividade 1 inicia o projeto e tem duração de 8 horas.


- A atividade 2 deve começar imediatamente após o término da atividade 1 e tem duração de 12 horas.


- A atividade 3 deve começar imediatamente após o término da atividade 1 e tem duração de 16 horas.


- A atividade 4 só pode começar após o término das atividades 2 e 3 e também tem duração de 16 horas.


- A atividade 5 é a última atividade a ser executada, começa imediatamente após o término da atividade 4 e tem duração de 8 horas.


Considere que a atividade 2 tenha sofrido um atraso em sua execução, levando, na realidade, 20 horas para ser concluída.


Como as demais atividades foram executadas no tempo e na sequência inicialmente previstos pelo gerente de projetos, é IMPROCEDENTE a afirmação de que o

Alternativas
Comentários
  • impacto do atraso da atividade 2 no cronograma geral do projeto foi de 4 horas. A atividade 2 é paralela a atividade 3 de 16 horas, ela tinha folga de 4 horas (16-12 = 4). Como atrasou 8 horas, o impacto no cronograma foi de apenas 4 horas. 

  • Atividade 1 ---8---- 
    Atividade 2            -------12------ 
    Atividade 3            --------16-------- 
    Atividade 4                                   --------16--------- 
    Atividade 5                                                            -----8----- 
    O caminho critico sem o atraso é 1-3-4-5 ( 8+16+16+8) dando 48 horas.
     Atividade 1 ---8---- 
    Atividade 2            ----------20------------ 
    Atividade 3            --------16-------- 
    Atividade 4                                           --------16--------- 
    Atividade 5                                                                    -----8----- 
    Com o atraso o caminho critico se torna 1-2-4-5 (8+20+16+8) dando 52 horas sendo assim um impacto de 4 horas no cronograma geral


ID
930721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a gerência de projetos, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de um projeto inclui a identificação de necessidades, o estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis, o balanceamento de demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo. A análise de requisitos de comunicação resulta na soma das necessidades de informação das partes interessadas no projeto.

Alternativas
Comentários
  • c-

    gerencia de projeto designa iniciacao, planejamento, controle, monitoramento e fechamento do projeto dentro de procedimentos padroes e estabelecidos por guias de melhores praticas.


ID
930766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito do gerenciamento das operações e comunicações, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento das operações e comunicações tem por finalidade garantir a operação segura e correta dos recursos de processamento da informação.

Alternativas

ID
932203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito do guia PMBOK, 4.a edição, que reúne um corpo de
conhecimentos aceitos internacionalmente para o gerenciamento de
projetos, julgue os itens a seguir.

O método de gerenciamento do valor agregado pode ser utilizado para o controle dos custos do projeto, pois integra as medidas de escopo, custos e cronograma para auxiliar a equipe de gerenciamento a avaliar e medir o desempenho e o progresso do projeto.

Alternativas
Comentários
  • 7.4.2 Controlar os custos: ferramentas e técnicas
     

    7.4.2.1 Gerenciamento do valor agregado
    Gerenciamento do valor agregado (GVA) é uma metodologia que combina escopo, cronograma, e medições de recursos para avaliar o desempenho e progresso do projeto. É um método comumente usado para medição do desempenho dos projetos. Ele integra a linha de base do escopo à linha de base dos custos e à linha de base do cronograma para formar a linha de base de medição do desempenho, que ajuda a equipe de gerenciamento do projeto a avaliar e medir o desempenho e progresso do projeto.

     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição - pág. 217
     


ID
993169
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A metodologia CPM - Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O Critical Path Method (CPM) ou Método do Caminho Critico é uma metodologia utilizada no planejamento de projetos, ele está diretamente relacionado com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o total total de sua duração.
    O caminho crítico é utilizado para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógica-evolutiva, e que devem ser realizadas nas datas previamente estabelecidas, sem atrasos, para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo definido.


    Fonte: Administração Pública, 2ª edição, Augustinho Paludo


  • Nao vai fazer cagada igual a minha de confundir com corrente critica

     

    2016
    Uma das ferramentas e técnicas utilizadas no desenvolvimento do cronograma de um projeto permite que a equipe crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas. Como é conhecido este método? 
      a) Método de Compressão do Cronograma. 
      b) Método do Gráfico de Gantt
      c) Método da Corrente Crítica. 
      d) Método do Nivelamento de Recursos. 
      e) Método do Caminho Crítico. 

  • a-

    Critical path method é um metodo de determinacao de atividades mais prioritarias atraves de um algoritmo que verifica o caminho mais longo para completar um projeto. A base do CPM é o diagrama que liga as operações com suas respectivas durações.

  • Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM). Um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.

     

    PMBOK 5º Ed


ID
1074427
Banca
CAIP-IMES
Órgão
UNIFESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O ciclo de vida do projeto é descrito por meio:

Alternativas
Comentários
  • Complicado uma questão dessas.

     

    Os grupos de processo do PMBOK são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

     

    É difícil quando a banca altera esses nomes, você não sabe ao certo o que fazer.

     

    Foi por eliminação mesmo.

  • O pulo é saber que projeto sempre  tem FIM ,alternativa - A


ID
1211449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, no que se refere a cronograma de projetos.

A aplicação da técnica de paralelismo reduz a duração do projeto por meio da redefinição de tarefas que possam ser sobrepostas.

Alternativas
Comentários
  • Paralelismo. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente
    executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da
    sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos
    arquitetônicos tenham sido terminados. O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e
    aumento de risco. O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para
    encurtar a duração do projeto.

  • Paralelismo.


    Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração.  


    O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e aumento de risco.


    O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para encurtar a duração do projeto.


    PMBOK 5

  • Para aqueles limitados a 10 questões por dia:

     

    Gabarito: certo

  • c-

    fazer tarefas paralelas diminui o caminho critico, poque 1 nao depende de outra para iniciar

  • Segundo o PMBOK 5, existem duas técnicas de compressão de cronograma:

    Compressão – Uma técnica usada para reduzir a duração do cronograma do projeto usando menor custo incremental através da adição de recursos. Exemplos de compressão incluem a aprovação de horas extras, recursos adicionais ou o pagamento para a aceleração da entrega das atividades no caminho crítico.

    Paralelismo - Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos arquitetônicos tenham sido terminados.

    Ambas as técnicas aumentam o risco do projeto, mas enquanto a compressão impacta diretamente os custos do projeto, o paralelismo aumenta o risco de retrabalho.

    Sugere-se comprimir o cronograma somente diante de fortes restrições, pois aumenta-se o risco de insucesso do projeto.

    Certa.

  • Gab: CERTO

    • Relação Sobreposta. Uma fase tem início antes do término da anterior. Às vezes, ela pode ser aplicada como um exemplo da técnica de compressão de cronograma denominada Paralelismo. As fases sobrepostas podem exigir recursos adicionais para permitir a execução paralela do trabalho, podem aumentar o risco e resultar em retrabalho caso uma fase subsequente progrida antes que informações precisas sejam disponibilizadas pela fase anterior.

    Portanto, se uma fase será iniciada antes que a anterior tenha terminado, isso implicará no tempo de execução e, consequentemente, na duração do projeto.

    FONTE: ©2013 Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição.


ID
1211452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, no que se refere a cronograma de projetos.

O diagrama de Gantt é uma ferramenta eficiente para manter o controle da execução do projeto, assim como para facilitar a comunicação entre os participantes do projeto.

Alternativas
Comentários
  • "O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la."
    Como é um grafico mais pra controle do andamento das atividades, acredito que essa parte que fala de comunicação entre participantes foi o que deixou a questão incorreta.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt

  • Gráficos de barras. Esses gráficos, também conhecidos como Diagramas de Gantt, representam as
    informações do cronograma em que as atividades são listadas no eixo vertical, as datas são mostradas
    no eixo horizontal, e as durações das atividades aparecem como barras horizontais posicionadas de
    acordo com as datas de início e término. Os gráficos de barras são de leitura relativamente fácil e
    frequentemente são usados em apresentações gerenciais. Para controle e comunicação gerencial,
    a atividade de resumo mais ampla e mais abrangente, algumas vezes chamada de atividade
    sumarizadora, é usada entre marcos ou através de múltiplos pacotes de trabalho interdependentes,
    sendo mostrada em relatórios de gráfico de barras.

  • Não entendi o erro.

    Um dos benefícios desse diagrama é o de distribuir responsabilidades (você pode incrementar o gráfico com informações dos responsáveis por cada tarefa ou operação facilitando a comunicação entre as pessoas).


    Alguém?

  • A partir do diagrama de Gantt, permite tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo. 

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt

     

  • Diagrama de Gantt: gráfico que esquematiza o CRONOGRAMA DO PROJETO.

  • e-

    nada a ver com comunicacao. é para mostrar o prazo de cada tarefa

  • Gab: ERRADO

    O gráfico é eficiente para manter o controle do projeto, mas não, necessariamente, para a comunicação entre os participantes.

    Gráfico de Gantt / Gantt Chart. Um gráfico de barras com informações do cronograma em que as atividades são listadas no eixo vertical, as datas são mostradas no eixo horizontal, e as durações das atividades aparecem como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas de início e término.

    ©2013 Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Galera, fonte Wikipedia não dá né?!

ID
1211470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da estrutura analítica do projeto (EAP), julgue o item subsecutivo.

Criar a EAP é um processo que faz parte do gerenciamento do tempo do projeto.

Alternativas
Comentários
  • "Criar a EAP" faz parte do Gerenciamento do Escopo. Questão errada.

  • EAP - ESCOPO

    EAR - RISCO

    TEMPO - CRONOGRAMA

  •  O gerenciamento do escopo do projeto, resumindo: descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo só o necessário para a perfeita execução do projeto. Compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição do escopo, a criação da estrutura analítica do projeto e o controle do escopo. 

    Administração Geral e Pública 3° Edição - Agustinho Paludo

  • Gab: ERRADO

    Faz parte do Gerenciamento do Escopo do Projeto. Veja!

    ESCOPO: é, basicamente, o planejamento, os processos/ fases que serão realizados no projeto. Deve dizer o que será feito, evitando-se assim, esforços desnecessários.

    Inclui os processos de:

    1° - Coletar os requisitos, 2° - Definir o escopo, 3° - CRIAR A EAP, 4° - Controlar o escopo.

    Meus resumos.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1358878
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento moderno de projetos se refere à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, tendo por objetivo controlar o custo, desenvolver uma programação de atividades, alocar e adquirir recursos e gerenciar os riscos envolvidos em um projeto. Como resultados têm-se produtos melhores e serviços rápidos, que respondem melhor à pressão do mercado por uma maior eficiência. O gerenciamento de projetos, em geral, é detalhado em processos caracterizados em 5 grupos de processos e 9 áreas de conhecimento em gestão. São algumas das áreas de conhecimento em gestão

Alternativas
Comentários
  • Áreas do conhecimento:

    * Integração

    * Escopo

    * Tempo

    * Custos

    * Qualidade

    * Rh

    * Comunicações

    * Riscos

    * Aquisições

    * Partes Interessadas ( PMBOK - 5)

     

    Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos:

     

    Iniciação

    PLanejamento

    Execução

    Mon. x Controlo

    Encerramento.

  • Os cinco grupos de processos de gestão de projetos e suas respectivas atribuições

    Os cinco grupos de processos de gestão de projetos estão ligados uns aos outros por suas respectivas entradas e saídas, onde o resultado final de um processo constitui o início de outro.

    Processos de iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase dele

    Processos de planejamento: esclarece e aprimora os objetivos, planejando as ações necessárias para realizá-los.

    Processos de execução: integra pessoas e outros recursos para produzir as entregas e informações sobre o desempenho do respectivo projeto.

    Processos de monitoramento e controle: mensura e monitora com frequência o progresso do projeto, a fim de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las quando necessário.

    Processos de encerramento: Finaliza todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto, visando completar formalmente o respectivo projeto (ou uma fase dele) e formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado para o qual ele foi dedicado.

     

    http://www.venki.com.br/blog/processos-de-gestao-de-projetos/

  • Sobre as 9 áreas do conhecimento, super bem explicado em: http://www.devmedia.com.br/areas-de-conhecimento-segundo-o-pmbok/27129 (acesso em 07/11/2016)

  • Áreas do conhecimento:

    1) Integração

    2) Escopo

    3) Tempo

    4) Custos

    5) Qualidade

    6) Recursos Humanos

    7) Comunicações

    8) Riscos

    9) Aquisições

    (+Partes Interessadas)

     

    Processos de iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase dele

    Processos de planejamento: esclarece e aprimora os objetivos, planejando as ações necessárias para realizá-los.

    Processos de execução: integra pessoas e outros recursos para produzir as entregas e informações sobre o desempenho do respectivo projeto.

    Processos de monitoramento e controle: mensura e monitora com frequência o progresso do projeto, a fim de identificar possíveis variações e discrepâncias em relação ao plano inicial e corrigi-las quando necessário.

    Processos de encerramento: Finaliza todas as atividades de todos os grupos de processos de gestão do projeto, visando completar formalmente o respectivo projeto (ou uma fase dele) e formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado para o qual ele foi dedicado.


ID
1404526
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para fazer uma avaliação quantitativa da duração provável deste projeto, você e sua equipe fizeram uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado, agregando as estimativas dos componentes de nível mais baixo da estrutura analítica do projeto.

Sobre o método de estimativa adotado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Opinião Especializada solicita a estimativa de profissionais (recursos humanos) que possuam conhecimento sobre o ambiente e já tenham participado de projetos passados similares. É com base na opinião desses especialistas que a estimativa é feita.


    Já a Estimativa Análoga utiliza as áreas de conhecimento da restrição tripla de projetos anteriores semelhantes (escopo, tempo e custo). Basicamente resulta no consenso: projeto anterior com Escopo e Tempo similar ao projeto atual tende a possuir um Custo também similar ao projeto atual.


    A outra estimativa é a Paramétrica. Esta técnica utiliza relação de estatística de dados históricos calculando uma estimativa para parâmetros de atividades do projeto. Por exemplo, se uma das atividades do projeto é colocar o piso em 50 metros quadrados e é de conhecimento o custo de 1 metro quadrado de piso, estima-se o custo total desta atividade para o projeto. Essa técnica pode produzir alto nível de precisão.


    E por último, como melhor alternativa dentre as apresentadas e possuindo maior exatidão, existe a Estimativa Bottom-Up. Esta ferramenta consiste em estimar o custo de cada pacote de trabalho da WBS/EAP de baixo para cima, chegando ao custo estimado total do projeto. Um item deve possuir a somatória de custo de seus sub-itens e assim por diante.  



     

    Fonte: http://ogerente.com.br/rede/projetos/estimativa-custo-projeto

  • A estimativa de 3 pontos considera 3 opiniões: Otimista, Pessimista e Mais Provável. Logo, precisa de várias pessoas ou de uma pessoa considerando 3 cenários (o PMBOK não define). Nesta técnica se utiliza a fórmula de PERT, que é:

    PERT=( P+O+4MP ) / 6  —- Considere MP como  “Mais provável”. 

    A partir desses valores é possível calcular o DESVIO PADRÃO de todo o caminho crítico do projet,o e com isso determinar a probabilidade do projeto terminar numa determinada data. 


    Fonte: http://www.elirodrigues.com/2013/06/04/decorando-os-4-tipos-basicos-de-estimativa/

     


  • b-

    Estimativa Bottom-up: Usa valores quantitativos para a estimativa da duração das atividades, associadas a produtividades de cada setor.


ID
1420945
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere que um gerente de projeto de um sistema web está na fase de planejamento do projeto e definiu, dentre as vá­rias ferramentas e técnicas, que utilizará a estimativa de três pontos para estimar as durações das atividades. Um de seus analistas de sistemas está em dúvida sobre quanto tempo levaria para desenvolver a tarefa de instalação de um servi­dor web. Buscando informações históricas e de pessoal expe­riente, foi definido para o cálculo que a estimativa mais provável para a conclusão da atividade é de 5 horas, a mais otimista é de 2 horas e a mais pessimista é de 8 horas. Com base nessas informações, qual será a quantidade de horas necessárias para a instalação de um servidor web e qual o desvio padrão da atividade, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Segundo a análise de PERT a quantidade de horas necessárias será calculada pela forma:

    (Opt + 4*Pr + Pes)/6 = 2+4*5+8/6 = 30/6 = 5

    A fórmula do desvio padrão é:

    Pes-Opt/6 = 8-2/6 = 1

    Opt=Otimista, Pes=Pessimista e Pr=Mais Provável


ID
1446736
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

É correto afirmar que um histograma de recursos é um(a)

Alternativas
Comentários
  • letra a)


    PMBOK 5ª ed


    Histograma de recursos / Resource Histogram. Um gráfico de barras que representa o tempo em que
    um recurso está agendado para trabalhar por uma série de períodos de tempo. A disponibilidade do recurso
    pode ser representada graficamente como uma linha para fins de comparação. Barras contrastantes podem
    demonstrar quantidades reais de recursos usados conforme o projeto avança no tempo.


ID
1451566
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

É uma série de fases que podem ser documentadas em uma metodologia, geralmente sequenciais e limitadas pelo tempo, pelas quais um projeto evolui, do início ao fim, que podem ser divididas por objetivos, resultados ou entregas intermediárias. Assinale a alternativa que apresenta o termo a que o texto se refere.

Alternativas
Comentários
  • C)  Ciclo de Vida do Projeto:

    Desde o seu início até sua conclusão, todo projeto percorre um conjunto de fases. Esse conjunto de fases denomina-se “ciclo de vida do projeto”. O ciclo de vida do projeto define o início e o fim de cada projeto. Dito de outra forma, o ciclo de vida do projeto é o período de tempo em que se realizam as atividades do projeto.

    69 A forma mais simples de ciclo de vida compreende as fases: inicial, intermediária e final.

    PALUDO (2013)

  • Gabarito letra "C".

     

    Segundo o PMBOK 5ª edição:

     

    2.4 Ciclo de vida do projeto
    Ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases são
    geralmente sequenciais e os seus nomes e números são determinados pelas necessidades de gerenciamento
    e controle da(s) organização(ões) envolvida(s) no projeto, a natureza do projeto em si e sua área de aplicação.
    As fases podem ser desmembradas por objetivos funcionais ou parciais, resultados ou entregas intermediários,
    marcos específicos no escopo geral do trabalho, ou disponibilidade financeira.


ID
1451569
Banca
CETRO
Órgão
AEB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o documento que formalmente autoriza a existência e o início de um projeto e atribui ao gerente do projeto a autoridade necessária para reunir recursos para as atividades do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Hebert Almeida: desenvolver o termo de abertura do projeto: é o processo de desenvolvimento do documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas. O termo de abertura estabelece uma parceria entre a organização executora e a organização solicitante (o cliente). Assim, é alguém externo ao projeto que faz a autorização para a sua realização, como, por exemplo, o seu patrocinador. 

  • Gabarito letra "C".

     

    Segundo o PMBOK 5ª edição:

     

    Termo de abertura do projeto / Project Charter. Um documento publicado pelo iniciador ou patrocinador do projeto que autoriza formalmente a existência de um projeto e concede ao gerente do projeto a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

     

  • Letra C Termo de abertura do projeto.


ID
1557283
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No processo de gerenciamento de projetos, a duração esperada pode ser estimada considerando diferentes tipos de distribuições. Uma das distribuições mais comuns é a Beta, que utiliza os parâmetros: mais provável (tM), otimista (tO) e pessimista (tP). Considerando isso, assinale a alternativa que apresenta os valores tM, tO e tP, respectivamente, que resultam no prazo estimado de 10 dias.

Alternativas
Comentários
  • Fórmula da Distribuição Beta: tE = (tO + 4tM + tP) / 6

    a) (6+4*9+18)/6 = 10
    b) (7+4*12+14)/6 = 11.5
    c) (5+4*8+12)/6 = 8.1
    d) (8+4*10+11)/6 = 9.8
    e) (7+4*10+11)/6 = 9.6

    Gabarito letra "A".


ID
1557739
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No processo de gerenciamento de projetos, a duração esperada pode ser estimada considerando diferentes tipos de distribuições. Duas das distribuições mais comuns são a Triangular e a Beta. Considerando o prazo mais provável 20 dias, o otimista 13 dias e o pessimista 45 dias, assinale a alternativa que apresenta estimadas as distribuições triangular e beta, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A precisão das estimativas de duração de uma atividade pontual pode ser aperfeiçoada considerando-se o seu grau de incerteza e risco. Esse conceito se originou com a Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT em inglês). PERT usa três estimativas para defiir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:

    Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.

    Otimista (tO). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.

    Pessimista (tP). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.

    Dependendo dos valores de distribuição assumidos na faixa das três estimativas, a duração esperada tE pode ser calculada usando uma fórmula. Duas fórmulas comumente usadas são as distribuições beta e triangular. As fórmulas são:

    (1) Distribuição triangular. tE = (tO + tM + tP) / 3

    (2) Distribuição Beta (da técnica PERT tradicional). tE = (tO + 4tM + tP) / 6

    (Fonte: PMBOK 5, pag 170)

    Logo,

    Triangular = (13+20+45)/3 = 26

    Beta = (13+4*20+45)/6 = 23

    Gabarito letra "A".


  • Maluco cola o texto do PMBOK para explicar cálculo simples assim:

    Triangular, método de 3, soma e divide por 3 = (13 + 20 + 45) / 3 = 26

    Beta, mais pessimista somado a mais otimista mais quatro vezes a mais provável  e divide por 6 = (13 + 4 x 20 + 45)/6 = 23

  • 7.2.2.5 Estimativas de três pontos
    • Mais provável (cM). O custo da atividade, baseado num esforço de avaliação realista para o trabalho
    necessário e quaisquer outros gastos previstos.
    • Otimista (cO). Os custos da atividade são baseados na análise do melhor cenário para a atividade.
    • Pessimista (cP). Os custos da atividade são baseados na análise do pior cenário para a atividade.
    As fórmulas são:
    Distribuição triangular. cE = (cO + cM + cP) / 3
    Distribuição Beta (da análise PERT tradicional). cE = (cO + 4cM + cP) / 6

    FONTE: PMBOK 5

  • a-

    triangular é media aritmetica simples- soma & divide 3

    padrao do pert é (pessimist + otimist + provavel *4)/6


ID
1557745
Banca
CETRO
Órgão
MDS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para análise de cronogramas, dispõem-se de diversos métodos. Entre eles, está um que possibilita a determinação dos gargalos, ou pontos de estreitamentos e possíveis geradores de atrasos no projeto. Este método em questão é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O caminho crítico é o conjunto de atividades cuja sequência representa o caminho mais longo de um projeto determinando assim  a menor duração possível para a sua realização, normalmente composta pelas atividades de menor folga.

    Quando implmentados com sequenciamento do método do diagrama de precedência, os caminhos críticos podem ter uma folga total positiva, igual a zero ou negativa, dependendo das restrições aplicadas. Qualquer atividade no caminho crítico é chamado de atividade de caminho crítico.


    fonte:http://spiderproject.com.br/caminho-critico-uma-definicao-oficial-pmbok/

  • Gabarito B.

    Complementando...

    Estimativa Paramétrica: é uma das técnicas do processo Estimar as Durações das Atividades que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, tais como custo, orçamento e duração. (PMBOK, 6ª ed.)

    .

    .

    At.te

    Foco na missão


ID
1562266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que um determinado projeto possua as seguintes estimativas para uma atividade do caminho crítico:mais provável - 60 dias; pessimista - 72 dias; otimista - 48 dias. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o valor esperado e o desvio padrão desse projeto.

Alternativas
Comentários
  • O - estimativa Otimista , M - mais esperado , P - estimativa pessimista

    Valor esperado = P + 4.M + O / 6 = 60

    Desvio Padrão = P - O / 6 = 4

    Questão d 60 ;4

  • Calculo para o valor esperado

    otimista + pessimista + (4x mais provável) / 6

    48 + 72 + (4 x 60) / 6 = 60

    Calculo para o Desvio Padrão

    pessimista - otimista / 6

    72 - 48 / 6 = 4

    Alternativa: D


ID
1572220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao ciclo de vida dos projetos, julgue o item a seguir.



Nos projetos em que houver flexibilidade em relação ao tempo, será possível utilizar a abordagem do ciclo de vida em série.


Alternativas
Comentários
  • Há dois tipos relações entre as fases: Sobreposta e Sequencial (questão chamou de "série")

    Relação sequencial. Em uma relação sequencial, uma fase só poderá iniciar depois que a fase anterior terminar. A natureza passo a passo desta abordagem reduz incertezas, mas pode eliminar opções de redução do cronograma geral.


    Relação sobreposta. Em uma relação sobreposta, uma fase tem início antes do término da anterior. Às vezes, ela pode ser aplicada como um exemplo da técnica de compressão de cronograma denominada paralelismo. As fases sobrepostas podem exigir recursos adicionais para permitir a execução paralela do trabalho, podem aumentar o risco e resultar em retrabalho caso uma fase subsequente progrida antes que informações precisas sejam disponibilizadas pela fase anterior.Ou seja, devo utilizar a abordagem Sequencial para projetos que eu disponha de mais tempo, pois um fase só será executada quando a anterior estiver totalmente concluída. Então, nessa abordagem eu "gasto" mais tempo. Já na abordagem Sobreposta eu otimizo o meu tempo, pois as fases são executadas meio que em paralelo.


    A questão fala que o projeto tempo flexível, "sobrando", portanto posso utilizar uma abordagem que não precise de tanto tempo.Caso tenha algum erro por favor, me corrijga.


ID
1616911
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ainda com relação ao gerenciamento do tempo do projeto, no processo de desenvolvimento do cronograma, o método do “caminho crítico” é uma técnica de análise de rede do cronograma que é realizada usando o modelo de cronograma. O método do caminho crítico calcula

Alternativas
Comentários
  • 6.6.2 Desenvolver o cronograma: ferramentas e técnicas
     

    6.6.2.2 Método do caminho crítico
    O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma
     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição - pág. 176


ID
1642816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue , relativo a projetos de software.


Para elaborar um plano de gerenciamento do cronograma, é necessário obter-se o termo de abertura do projeto, o qual serve como base desse planejamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O Termo de Abertura do Projeto é elaborado e aprovado na fase de INICIAÇÃO do projeto, e é justamente nele que é descrito o cronograma resumido que serve de base para o Planejamento.
    Já o Gerenciamento do Cronograma faz parte do Grupo de Processos de PLANEJAMENTO (mais especificamente no Gerenciamento do Tempo do Projeto), onde serão estabelecido as políticas, procedimentos para  planejar, desenvolver, gerenciar e controlar o cronograma.

    *Visualmente fica assim:
    Grupo de Processos:
    1 Iniciação    
      1.1 Termo de Abertura do Projeto
          1.1.1 Cronograma Resumido
    2.Planejamento   
       2.1 Gerenciamento do Tempo do Projeto      
            2.1.1 Cronograma Detalhado
    3.Execução
    4.Controle
    5.Encerramento
  • No PMBoK 5 há o processo "Gerenciar o planejamento do cronograma", que possui como uma de suas entradas o "termo de abertura", e possui como saída o "plano de gerenciamento do cronograma".

  • c-

    Planejar o gerenciamento do cronograma - Entradas

    1-   Termo de abertura do projeto;

    2-   Plano de gerenciamento do projeto

       a    Plano de gerenciamento do escopo;

         b  Abordagens de desenvolvimento;

    3-    Fatores ambientais da empresa;

    4-   Ativos de processos organizacionais.

  • Basta memorizar as dezenas de entradas e saídas dos 37 processos, simples assim


ID
1673173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a gerenciamento de processos e projetos, julgue o item que se segue.

A definição de um cronograma de projeto permite o uso da análise de variação, a qual pode ser caracterizada pela comparação entre os índices de desempenho observados e os planejados.


Alternativas
Comentários
  • CORRETA.


    Análise de variação : é uma ferramenta/técnica que identifica a causa da diferença  entre linha de base (planejado) e real (observado).Logo, pode ser utilizado na definição do cronograma, determinando os impactos de variações.

  • Discordo do gabarito. A análise de variação deveria ocorrer no processo controlar o cronograma e não no desenvolver do mesmo. De acordo com o Pmbok, a definição de cronograma do projeto é : "As datas planejadas para realizar as atividades do cronograma e para atingir os marcos do cronograma.". Logo, só há o planejamento. A análise de variação permite comparar o planejado com o realmente executado.


ID
1694875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a planejamento, controle físico-financeiro, acompanhamento, aplicação de recursos e medição em obras públicas, julgue o item subsequente.

Na fase de planejamento, o cronograma físico-financeiro de uma obra pode ser representado por meio de uma curva de distribuição beta, sendo o custo da obra crescente no início, atingindo o seu ponto máximo próximo do meio e decrescendo no final do prazo de execução.


Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um princípio bastante aplicado à gestão de projetos. No inicio de qualquer projeto, o custo é elevado, pois há gasto com matéria-prima, pessoal e etc. chegando ao seu nível maximo no meio do projeto, onde os custos começam a ser reduzidos, chegando ao final. 


    Gabarito(c)

  •                                                            CICLO DE VIDA DO PROJETO

     

    Conjunto de fases atravessadas pelo projeto uma única vez, composto pelas seguintes fases:

     

    Início: é quando os custos e o uso de pessoal são relativamente baixos por não haver execução.

     

    Estranha a questão!

  • Que viagem hein! Haha
  • Gestão de Projeto, o que essa questão faz aqui nos conteúdos de AFO?

  • Muito bem, Dimas.


ID
1708780
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A técnica PERT usa três estimativas para cálculo da duração da atividade. Considerando os dados abaixo, o valor resultante é:

Mais Provável – 5 dias

Otimista – 4 dias

Pessimista – 10 dias 

Alternativas
Comentários
  • Assunto: processo Estimar as durações das atividades da área de conhecimento gerenciamento do tempo do projeto.

    Quando a banca não especificar qual distribuição ela esta a utilizar, é prudente realizarmos o cálculo para distribuição triangular e para a distribuição beta e procurar a resposta que mais se aproxima. Para o caso em questão temos:

    Triangular: tE = (tM + tO + tP)/3 = (5 + 4 + 10)/3 = 6,333 

    Beta: tE = (4tM + tO + tP)/6 =(4×5 + 4 + 10)/6 = 5,666

    Com os valores para tE, basta procurar a resposta mais aproximada.


  • e-

    PERT usa 3 variaveis de prazo: otimista, pessimista e provavel (*4). soma e divide por 6:

    (20+4+10)/6 = 5.6


ID
1710670
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O ciclo de vida de um projeto consiste de fases que, em algumas situações, são sequências e às vezes se sobrepõem. Estabeleça a correta correspondência entre as fases nomeadas na Coluna I e os processos expostos na Coluna II. 

Coluna I

1. Início do projeto.

2. Execução do trabalho do projeto. 

Coluna II

( ) Identificar os Stakeholders.

( ) Realizar a garantia da qualidade.

( ) Desenvolver o termo de abertura do projeto.

( ) Mobilizar a equipe do projeto.

( ) Gerenciar a comunicação.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • b-

    2 processos do grupo de iniciacao: criacao do TAP (project charter) e identificar stakeholders


ID
1728427
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para gerenciar tempo, Geraldo definiu e sequenciou as atividades do seu projeto de software. Para representá-las graficamente, Geraldo precisa de um método que use apenas relacionamentos de Término para Início entre as atividades, e que represente atividades fantasmas, também conhecidas por dummy. Para atender sua necessidade, Geraldo deve utilizar um:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. O gráfico de Gantt mostra o cronograma de um projeto, tanto real quanto realizado, e as tarefas em andamento
    b) ERRADO. O método do diagrama de precedência é uma representação das atividades do projeto e dos relacionamentos lógicos entre elas. Não mostram o tipo de relação de precedência e nem a distribuição das atividades no tempo.
    c) CERTO
    d) ERRADO. É uma ferramenta que permite tratamento de probabilidade nas durações das atividades. é possível a inclusão de derivações probabilísticas, múltiplas saídas, desvios condicionais, efeitos recursivos e nós de repetição de eventos (loops)
    e) ERRADO. é o gráfico que assemelha-se aos gráficos de barras, porém identificam somente o início ou término agendado para as entregas mais importantes e interfaces externas chaves

  • O MDS usa somente dependências do tipo término para início e pode exigir o uso de relacionamentos "fantasmas" chamados de atividades fantasmas, que são mostradas como linhas pontilhadas, para definir corretamente todos os relacionamentos lógicos. Como as atividades fantasmas não são atividades reais do cronograma (não possuem conteúdo de trabalho), é atribuída a elas uma duração nula para fins de análise de rede do cronograma.

    http://wpm.wikidot.com/tecnica:metodo-do-diagrama-de-setas-mds

     

  • c-

    The arrow diagramming method (ADM) refers to a schedule network diagramming technique in which the schedule activites within a given project are represented by arrows. The beginning of the schedule activity is represented by the tail of the arrow. The pointed end represents the endpoint of a specific schedule activity, and the length of the arrow can loosely represent the time in between.

    https:// project-management-knowledge.com/definitions/a/arrow-diagramming-method/


ID
1816117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um funcionário fornece 3 estimativas para a atividade que ele está desenvolvendo em sua rede PERT. Suas estimativas são: 2 semanas otimistamente, 4 semanas provavelmente e 12 semanas pessimistamente.
Utilizando a Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT), o tempo esperado de semanas que deve aparecer no cronograma é de

Alternativas
Comentários
  • PERT usa três estimativas para definir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:


    •    Mais provável (tM ). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis
    de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a
    atividade, dependências de outros participantes e interrupções.
    •    �Otimista (tO ). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade.
    •    Pessimista (tP). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    •    Distribuição triangular. tE = (tO + tM + tP) / 3


    •    Distribuição Beta (da técnica PERT tradicional). tE = (tO + 4tM + tP) / 6


    Agora faz você, é necessário criar meios para ser aprovado....

  • PERT = TEMPO OTIMISTA + 4x TEMPO MAIS PROVÁVEL + TEMPO PESSIMISTA / 6

    PERT = 2 + 4x4 + 12 /6

    PERT = 2 + 16 + 12 /6

    PERT = 5

  • Por que usar o beta e não o tradicional?

  • b-

    otim: 2

    pessm: 12

    provlvm: 4 * 4

    (2+12+16)/6 = 5


ID
1870231
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O processo Definir as Atividades faz parte da área de conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    6. Gerenciamento do tempo do projeto

    6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma

    6.2 Definir as atividades

    6.3 Sequenciar as atividades

    6.4 Estimar os recursos das atividades

    6.5 Estimar as durações das atividades

    6.6 Desenvolver o cronograma

     

    PMBOK - 5a. edição - Tabela A1-1. Grupo de processos de gerenciamento de projetos e mapeamento da área de conhecimento - página 423

  • b-

    tempo:

    1- planejar gerencimento t.

    2- definir, estimar recursos e durações de atividades.

    3- desenvolver e controlar cronograma

    A área de conhecimento de tempo é peculiar pela maioria de seus processos não serem nomeados pelo tema. Como o diagrama de atividades UML, o qual é caracterizado pelos timelines. 

  • Toda vez confundo essa.

    O escopo cuida dos pacotes de trabalho. Quando se fala em atividade, já está se falando de gerenciamento de tempo/cronograma


ID
1878850
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sequenciar atividades é um processo do gerenciamento de tempo que identifica e documenta os relacionamentos entre as atividades do projeto. Como este processo é implementado corretamente nos softwares de gerenciamento de projetos?

Alternativas
Comentários
  • Todas as atividades e marcos, com exceção do primeiro e do último, devem ser conectados a pelo menos um predecessor com uma relação lógica término para início ou início para início e a pelo menos um sucessor com uma relação lógica término para início ou término para término.

     

    Fonte: PMBOK 5a. edição.

  • b) Por meio da definição das datas de início e fim para cada atividade do projeto.

    Seria o método do caminho crítico no processo desenvolver o cronograma

  • LETRA A


    O Diagrama de Sequência está ligado ao SEQUENCIAMENTO das atividades, logo não é necessário estipular datas ou recursos. Corrigindo a Rosana Andrade, o sequenciamento de atividades não é o Caminho Crítico, este está associado ao processo de desenvolver o cronograma, como dito por você, não necessita de datas ou durações das atividades, aquele associado ao processo Sequenciar as Atividades, como dito na questão, necessita do tempo de duração das atividades. Logo apesar de parecidos, eles não são a mesma coisa


    No caso da Letra B, aí sim estaríamos falando de requisitos do MCC.

  • a-

    a primeira atividade nao tem antecedentes. a ultima nao tem seguidoras.

    sequenciar as atividades sao para os do meio, para saber suas relacoes e ordem


ID
1895416
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta áreas do conhecimento do gerenciamento de projetos de acordo com o PMI:

Alternativas
Comentários
  • 9 áreas de conhecimento de acordo com a metodologia PMBOK:

     

    Integração (plano de gerencimemto)

    Escopo (coletar requisitos, definir escopo e criar EAP - Estrutura analítica do Projeto)

    Tempo (cronograma)

    Custos (estimar custos, definir orçamentos)

    Qualidade (planejar a qualidade)

    RH (desenvolver o plano de RH - Suporte)

    Comunicação (planejar comunicação com stakeholders e demais envolvidos)

    Riscos (criar EAR- estrutura analítica de riscos)

    Aquisição (planejar aquisições - Suporte)

     

  • No PMBOK 5 são 10; foi criada a área Partes Interessadas. 

  • b-

    Integração, Escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicação, aquisição, risco, stakeholders (interessadas).

    Frase famosa para lembrar as áreas:

    Inês tem custo, Quali é recurso de comer. Aqui, quem se arrisca, se interessa.

  • 10 áreas de conhecimento de acordo com a metodologia PMBOK:

     

    Integração (plano de gerencimemto)

    Escopo (coletar requisitos, definir escopo e criar EAP - Estrutura analítica do Projeto)

    Tempo (cronograma)

    Custos (estimar custos, definir orçamentos)

    Qualidade (planejar a qualidade)

    RH (desenvolver o plano de RH - Suporte)

    Comunicação (planejar comunicação com stakeholders e demais envolvidos)

    Riscos (criar EAR- estrutura analítica de riscos)

    Aquisição (planejar aquisições - Suporte)

    StakeHolders (partes Interessadas).

  • Atenção! Já estamos no PBOK 6ª edição Segue lista atualizada:

    As dez áreas de conhecimento descritas neste guia são:

    @Gerenciamento da integração do projeto. Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

    definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos

    Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

    @Gerenciamento do escopo do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple

    todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso.

    @Gerenciamento do cronograma do projeto. Inclui os processos necessários para gerenciar o término

    pontual do projeto.

    @Gerenciamento dos custos do projeto. Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas,

    orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser

    terminado dentro do orçamento aprovado.

    @Gerenciamento da qualidade do projeto. Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da

    organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto

    e do produto para atender as expectativas das partes interessadas.

    @Gerenciamento dos recursos do projeto. Inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os

    recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

    @Gerenciamento das comunicações do projeto. Inclui os processos necessários para assegurar que as

    informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas,

    gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.

    @Gerenciamento dos riscos do projeto. Inclui os processos de condução de planejamento, identificação e

    análise de gerenciamento de risco, planejamento de resposta, implementação de resposta e monitoramento

    de risco em um projeto.

    @Gerenciamento das aquisições do projeto. Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir

    produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

    @Gerenciamento das partes interessadas do projeto. Inclui os processos exigidos para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto.


ID
1895422
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao ciclo de vida preditivo de um projeto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida preditivo / Predictive Life Cycle.

    Uma forma de ciclo de vida do projeto em que o escopo do projeto, bem como o tempo e custos exigidos para entregar tal escopo são determinados o mais cedo possível no seu ciclo de vida.

     

    PMBOK 5 Glossário

  • Complementando o Nobre Nobre:

     

    Ciclos de vida predeterminados (previstos/inteiramente planejados) - escopo do projeto, bem como tempo e custos exigidos para entregar tal escopo são determinados o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto. Esses projetos progridem através de uma série de fases sequenciais ou sobrepostas, em que cada fase geralmente foca um subconjunto de atividades de projeto e processos de gerenciamento de projeto

     

    PMBOK 5°

  • No ciclo preditivo, também conhecido como predeterminadoo escopo do projeto é totalmente detalhado desde o início. Portanto, o produto e as entregas são estabelecidos com bastante antecedência.

    No ciclo adaptativo, também conhecido como ágil, o projeto é iniciado sem um escopo muito bem definido, que vai sendo compreendido com o avanço do projeto. Conforme a necessidade fica mais clara para os envolvidos são acordados vários ciclos menores de trabalho.

  • b-

    The predictive life cycle is defined as the scope of the project, including time and costs, that are necessary to deliver it are determined early in the project’s lifecycle as possible. Since the deliverables and products are already defined from the very start of the project, the project manager should manage the changes in the scope to prevent any problems in implementing the entire project.


ID
2194561
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere que, em um projeto da CASAN, seja necessário estimar uma determinada tarefa por estimativa de três pontos, baseando-se na técnica de revisão e avaliação de programa PERT, e que seus tempos são: tM = 5 horas (mais provável), tO = 2 horas (mais otimista) e tP = 10 horas (mais pessimista). Qual será a estimativa em horas calculada pela distribuição triangular e pela distribuição beta?

Alternativas
Comentários
  • tE= duração esperada da atividade

    tO= duração otimista - 2 horas
    tM= duração mais provável -> 5 horas

    tP= duração pessimista -> 10 horas

     

    Distribuição triangular = tE =(tO + tM + tP)/3 

    tE = (2+5+10)/3 = 5,67

    Estimativa de três pontos = tE =(tO + 4tM + tP)/6

    tE =(2 + 4x5 + 10)/6 = 5,33


ID
2221960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na gerência de projetos, a disponibilidade de tempo denominada folga livre representa a(o)

Alternativas
Comentários
  • 1.7 Folgas das Atividades
    Folga de atividade, segundo a ABNT, “é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar, além de sua duração prevista, sem prejudicar a duração preestabelecida para o projeto”. Conforme se considerem aquelas quatro datas, duas a duas, resultam em quatro valores diferentes de folgas de atividades, tal como veremos a seguir.
    Folga Total: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais cedo do seu evento-início, tenha sua conclusão na data mais tarde do seu evento-fim. Abreviatura: FT”.
    Folga Livre: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo, além da duração prevista, que a atividade pode utilizar, supondo-se que comece na data mais cedo de seu evento-início e termine na data mais cedo de seu evento-fim. Abreviatura: FL”.
    Folga dependente: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais tarde do seu eventoinício, tenha sua conclusão na data mais tarde do seu evento-fim. Abreviatura: FD”.
    Folga Independente: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais tarde do seu eventoinício, tenha sua conclusão na data mais cedo do seu evento-fim. Abreviatura: FI”.

    FONTE: https://goo.gl/BY1OHo

  • Folga livre (FL) / Free Float. O tempo permitido para atraso de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de início mais cedo de qualquer uma das atividades do cronograma imediatamente subsequentes.

     

    Folga total / Total Float. O atraso total permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma.

     

    PMBOK 5ª edição página 544.

  • e-

    float é o tempo que uma atividade tem disponivel ate ao final do prj e.g.: prj tem 1 mes para acabar, incluindo periodo de espera de outros eventos.


ID
2306059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, julgue o item a seguir.

O gerenciamento do tempo no projeto ocorre por meio do controle de cronograma, controle este que é um exemplo de atividade do processo de planejamento de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de Tempo no Projeto

     

    1 - Planejar o Gerenciamento do Cronograma

    2 - Definir as Atividades

    3 - Sequenciar as Atividades

    4 - Estimar os Recursos das Atividades

    5 - Estimar as Durações das Atividades

    6 - Desenvolver o Cronograma

    7 - Controlar o Cronograma

     

    Gab: Errado

     

    Então, o controle é uma atividade que na etapa controlar e não na etapa do planejamento do projeto (como diz a assertiva).

     

    FONTE: PMBOK 5ª edição

     

    https://www.tiespecialistas.com.br/2015/03/tudo-no-seu-tempo-determinado-gerenciamento-tempo-projeto-segundo-o-pmbok/

     

     

  • GAB. ERRADO

     

    Corrigindo a questão:

    ''O gerenciamento do tempo no projeto ocorre por meio do controle de cronograma, controle este que é um exemplo de atividade do processo de MONITORAMENTO E CONTROLE.''

     

    Na minha opinião a questão se refere ao ciclo de vida do projeto, que são: 

     

    1. INICIAÇÃO

     

    2. PLANEJAMENTO: Ela compreende os processos responsáveis pelo REFINAMENTO do objetivo, DEFINIÇÃO da linha de ação, dos REQUISITOS, e DETALHAMENTO das ações para o alcance dos OBJETIVOS estabelecidos.

     

    3. EXECUÇÃO

     

    4. MONITORAMENTO E CONTROLE: A fase de Monitoramento e Controle compreende os processos responsáveis por assegurar que a execução ocorra conforme fora planejada. Analisa e avalia a evolução/progresso do projeto; envolve a medição e monitoramento da execução, a identificação e controle de alterações a serem realizadas, e promove as ações corretivas necessárias. 

    OBS: Monitoramento e controle ocorre por todo o ciclo de vida do projeto.

     

    5. ENCERRAMENTO

     

     

  • PMBoK 5ª Ed, pag 450

    "A1.7 Grupo de processos de monitoramento e controle
    O grupo de processos de monitoramento e controle consiste dos processos necessários para acompanhar,
    analisar e controlar o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão
    necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. O principal benefício deste grupo de
    processos é a medição e análise do desempenho do projeto em intervalos regulares, em eventos apropriados
    ou em condições excepcionais, a fim de identificar as variações no plano de gerenciamento do projeto. O grupo
    de processos de monitoramento e controle também envolve:
    • Controlar as mudanças e recomendar ações corretivas ou preventivas em antecipação a possíveis
    problemas,
    • Monitorar as atividades do projeto em relação ao plano de gerenciamento do projeto e à linha de
    base de desempenho do mesmo
    , e
    • Influenciar os fatores que poderiam impedir o controle integrado de mudanças ou de gerenciamento
    de configurações para que somente as mudanças aprovadas sejam implementadas.

    Este monitoramento contínuo fornece à equipe do projeto uma visão melhor sobre a saúde do mesmo,
    e identifica quaisquer áreas que requeiram atenção adicional. O grupo de processos de monitoramento e
    controle não apenas monitora e controla o trabalho que está sendo feito durante um grupo de processos,
    mas também monitora e controla o projeto inteiro.
    Nos projetos de várias fases, o grupo de processos de
    monitoramento e controle coordena as fases do projeto para implementar ações corretivas ou preventivas, a
    fim de que o projeto mantenha a conformidade com o plano de gerenciamento do projeto. Esta revisão pode
    resultar em atualizações recomendadas e aprovadas para o plano de gerenciamento do projeto. Por exemplo,
    uma data de término de atividade não cumprida pode exigir ajustes e compensações entre os objetivos de
    orçamento e cronograma. A fim de reduzir quaisquer excessos no controle, pode-se considerar o uso adequado
    de gerenciamento por exceção e outras técnicas. O grupo de processos de monitoramento e controle (Figura
    A1-41) inclui os seguintes processos de gerenciamento de projeto (Seções A1.7.1 até A1.7.11):"

  • Questão de gestão de projetos e não gestão de processos.

  • ERRADO!

    O Gerenciamento do tempo ocorre no Grupo de Processos Planejamento: é o processo de Planejar o Gerenciamento do Cronograma responsável por estabelecer as políticas, os procedimentos que serão utilizados e a documentação que será utilizada no Planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

    OBSERVAÇÃO: Essa questão foi muito mau elaborada, ela foi feita sem pé nem cabeça, deixando dúvida de como interpretá-la. Até mesmo para quem é do ramo não entendeu muito o que o CESPE queria dizer nessa questão, mas infelizmente eles elaboram com muita subjetividade, isso dificulta a vida de quem estuda por livros e autores majoritários.

     

     

  • ERRADO.

     

     

    Ocorre na etapa de MONITORAMENTO E CONTROLE! 

    Gerenciamento do tempo do projeto ----> Controlar o cronograma

     

    PMBOK 2013, pág 61.

  • Seria no PRÓPRIO CONTROLE

  • O gerenciamento do tempo no projeto ocorre por meio do controle de cronograma, controle este que é um exemplo de atividade do processo de planejamento de projeto. Resposta: Errado.

    Atividade do processo monitoramento e controle.

  • DICA: Geralmente, as atividades que começam com "CONTROLAR .." fazem parte do grupo de processo MONITORAMENTO E CONTROLE.

  • Só lembrando que o PMBOK, versão 6 mudou de Gerenciamento de tempo do projeto para Gerenciamento do cronograma do projeto.

    São partes do Grupo de processos de planejamento:

    6.1 Planejar o Gerenciamento do Cronograma

    6.2 Definir as Atividades

    6.3 Sequenciar as Atividades

    6.4 Estimar as Durações das Atividades

    6.5 Desenvolver o Cronograma

    É parte do Grupo de processos monitoramento e controle:

    6.6 Controlar o Cronograma

    PMBOK, versão 6, pág. 61


ID
2329819
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue o próximo item.

Segundo o PMI, existem dez áreas de conhecimento envolvidas na gestão de projetos. Uma dessas áreas é o gerenciamento do tempo, que assegura que tudo o que foi estipulado no projeto seja entregue e não haja muitas mudanças durante a execução.

Alternativas
Comentários
  • São dez as áreas de conhecimento na gestão de projetos. São elas:

    1  Gerenciamento da integração do projeto

    2 Gerenciamento do escopo do projeto

     3 Gerenciamento do tempo do projeto

    4 Gerenciamento dos custos do projeto

    5 Gerenciamento da qualidade do projeto

    6 Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

    7 Gerenciamento das comunicações do projeto

    8 Gerenciamento dos riscos do projeto

    9 Gerenciamento das aquisições do projeto

    10 Gerenciamento das partes interessadas do projeto

     

    Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento do tempo inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

    A parte "Não haja muitas mudanças" não consta.

     

    Fonte:

     

    https://escritoriodeprojetos.com.br

  • A descrição " que assegura que tudo o que foi estipulado no projeto seja entregue" refere-se a escopo. Além disso, o PMBOK 5 edição, tem um novo ciclo adaptativo, que está bem alinhado a metodologias ágeis, adeptadas a mudanças.

  • O gerenciamento do tempo refere-se às atividades que buscam garantir que o projeto seja feito dentro do prazo estipulado.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó.


ID
2352997
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Entre as metodologias consagradas aplicáveis à gestão/gerenciamento de projetos, se insere a CPM − Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), que preconiza, entre outros conceitos, que

Alternativas
Comentários
  • O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma(...)
     

    O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser executada, usando os parâmetros inseridos no modelo do cronograma para durações de atividades, relações lógicas, antecipações, esperas, e outras restrições conhecidas. O método do caminho crítico é usado para determinar o grau de flexibilidade de elaboração do cronograma nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.
     

    (PMBOK 5ª edicão, pg 175)

  • Boa noite queridos! 

    A) Gabarito.

    B) o gerenciamento de tempo é um dos itens mais importantes , visto que tempo perdido gera aumento de custos, insatisfação e perda de credibilidade.

    C) Justamente o contrário: é possível que determinada atividade, que não faça parte do caminho crítico, seja concluída fora do prazo e mesmo assim o projeto seja executado no prazo esperado. São as atividades do caminho crítico que determinam o prazo de realização do projeto e se sofrerem algum atraso, atrasarão todo o projeto.

    D) O caminho crítico deve ser objeto de constante monitoramento, verdade, porém não corresponde ao desvio de escopo. Sua função é a identificação das atividades críticas e definição de uma sequência lógico-evolutiva.

    E) Dentre as atribuições do gerente de projeto, está a identificação e gerenciamento dos riscos.

    FONTE: Augustinho Paludo, Administração Geral e Pública para auditor-fiscal e auditor-fiscal do trabalho, 2ª edição.

     

    Foco e bons estudos!!

  • Boa noite pessoal, 

    aff questao super confusa.

  • Gabarito A

    PERT E CPM

    A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto. Originalmente, as diferenças básicas entre o PERT e o CPM eram que o PERT utilizava flechas para representar as atividades, enquanto o CPM utilizava nós para essa representação. Outra diferença estava associada à estimativa de tempo para a realização das atividades, onde PERT fazia uso das três estimativas de tempo: otimista, pessimista e a mais provável, para a realização de uma atividade, enquanto o CPM utilizava uma única estimativa de tempo, a mais provável. Essa distinção está associada à origem do PERT para a programação de projetos científicos avançados (como missões para a lua), que eram caracterizados pela incerteza, enquanto o uso inicial do CPM estava associado a atividades de rotina de manutenção de fábricas. Assim, o PERT era frequentemente utilizado quando a variável básica de interesse era o tempo, enquanto o CPM era utilizado quando a variável principal era o custo. Após alguns anos, essas duas diferenças entre as técnicas não distinguiam mais o PERT do CPM. Isso ocorreu porque os usuários do CPM começaram a fazer uso das três estimativas de tempo e os usuários de PERT passaram a tratar os nós da representação gráfica como atividades.

    Para a utilização do método CPM, deve-se determinar uma única duração para cada atividade.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O caminho crítico é o caminho sem folga livre. Logo, se alguma atividade for concluída fora do prazo atrasará o projeto.

     

     

    a) o prazo total do projeto será excedido se alguma das atividades inseridas no caminho crítico for concluída após a data previamente estabelecida.

     

    @papirobizurado 

  • Letra A

     

    Macete : PERT , aí vc inverte -> TREp =  TREs estimativas de tempo -> otimista , pessimista e mais provável

                  CPM ->  Mais provável

     

     

    Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.

     

    O método do caMInho crítico é um método usado para estimar a duração MÍnima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.

     

    O caminho crítico seria a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto.

     

    A diferença que existe entre PERT e CPM está na maneira como o tempo é tratado: o CPM utiliza valores determinísticos, enquanto o PERT
    permite utilizar três estimativas de tempo e a distribuição Beta para a determinação do tempo mais provável, sendo, portanto, um modelo probabilístico.
     

    CPM -> DeterMinísticos

    PERT -> PRobabilísticos

     

     

    A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto.

     

     

    Fonte: Cassiano

    Bons estudos ! Persistam sempre !

  • Gabarito A

    CPM é uma técnica totalmente associada ao cumprimento dos prazos de um projeto.

    CPM (Critical Path Method) significa “método do caminho crítico”. É um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto.

     

    A CPM :

    -utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos;

    -utiliza valores determinísticos e considera uma situação de certeza para estabelecer qual a sequência de atividades que não possui folga nenhuma no cronograma, de modo a não atrasar o projeto como um todo;

    -cada evento tem um momento no tempo mais cedo e outro mais tarde no qual ele poderá acontecer;

    CPM: determinístico.

  • a-

    cpm (critical path method) visualiza o caminho mais longo na rede de tarefas, o qual é definido como prazo do prj. se esse atrasar, o prj atrasa. as tarefas com float podem atrasar ate o limite dele q o prazo nao é afetad


ID
2360557
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

De acordo com o Guia PMBOK® 5, a definição de projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado único”. O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos contém todas as etapas do Gerenciamento de Projetos e, ainda, todos os processos, divididos em 10 áreas do conhecimento. Os cinco grupos de processos, listados no PMBOK® 5, são: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e, Encerramento. Uma das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos se refere ao Gerenciamento do Tempo, que possui 7 processos. Cada processo possui um diagrama de fluxo de dados com entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. São entradas do processo definir as atividades do Gerenciamento do Tempo:

Alternativas
Comentários
  • Definir as atividades

    É o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

    Entradas

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Linha de base do escopo

    Fatores ambientais da empresa

    Ativos de processos organizacionais

    Ferramentas & Técnicas

    Decomposição

    Planejamento em ondas sucessivas

    Opinião especializada

    Saídas

    Lista de atividades

    Atributos das atividades

    Lista de marcos

  • Dedução... dá para acertar... quero ver alguém decorar entradas, tecnicas e saída de 47 processos

  • Além de ter que decorar 47 processos, tem que decorar as entradas e saídas dos 47? rsrsrsrsr
    Ohhh matéria chata essa Administração Geral. Mas fazer o que né.

  • Pois é. Pior é que PMBOK tem bastante conceito importante que pode ser cobrado, como escopo de projeto, escopo de produto, EAP, relações entre custo, mudança e risco com o decorrer do projeto, além das próprias áreas de conhecimento e grupos de processos.

     

    Também acho exagero cobrar, como nessa questão, entrada/saída de algum processo.

  • Dedução total essa questão. Para tentar ser mais assertivo, dá para pensar:

     

    a) Atributos das atividades; Registro dos riscos; e, Calendário dos recursos (Se estamos na primeira atividade do Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter calendário de nada) .

    b) Lista de atividades; Lista dos marcos (Se estamos iniciando o Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter os marcos ainda) e, Especificações de escopo do projeto. 

    c) Linha de base do escopo; Fatores ambientais da empresa; e, Ativos de processos organizacionais. - Essa não parece ter incoerência, boa candidata.

    d) Estrutura analítica dos recursos; Requisitos dos recursos das atividades; e, Análise de rede do Cronograma (Novamente, estamos na primeira atividade do Gerenciamento do Tempo, eu não vou ter nada de cronograma!). 

     

    Resposta Letra C.

    Não estou falando que é o jeito certo de fazer, mas ajudou a analisar a questão. O que não dá é decorar entradas, técnicas e saídas dos 47 processos.

  • Fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais são entradas de quase todos os processos. Ademais, de acordo com PMBOK, o gerente de projetos deve levar em consideração os ativos de processos organizacionais e os fatores ambientais da empresa. Eles devem ser considerados para todos os processos, mesmo que não estejam explicitamente listados como entradas na especificação do processo. Por fim, linha de base do escopo dava para ir pela lógica.  (PMBOK 5ª ED, pág 47)

     

     

  • c-

    entradas do definicao de atividades:

    1-plano de ger cronograma

    2- scope baseline

    3- fatores ambientais

    4-ativos de processos

  • c-

    Entradas

    Fatores Ambientais da Empresa

    - Cultura, estrutura e processos organizacionais.

    - Infraestrutura.

    - rh

    - Administração pessoal.

    - Autorização de trabalho.

    - Condições de trabalho.

    - Tolerância a risco das partes interessadas.

    Ativos de Processos Organizacionais

    - Informações e conhecimentos do desenvolvimento dos projetos.

    - Conhecimentos técnicos.

    - Resultados de experiências com diferentes procedimentos.

    - Bases de informações obtidas de terceiros

    - Protótipos ou diagramas

    Linha de base do escopo

    - Premissas.

    - Restrições

    - Ciclo de vida do projeto

    - Estrutura analítica do projeto

    - Dicionário da EAP

  • Analisando as alternativas:

    a) Atributos das atividades é saída do processo, não podendo ser entrada; Registro dos riscos é saída do processo Identificar os riscos e não se relaciona com o processo; Calendário dos recursos é saída do processo Adquirir Recursos e só pode ser feito bem depois de definir as atividades. Item errado;

    b) Lista das atividades e Lista dos marcos são saídas do processo, não podendo ser entrada; Especificações do Escopo do projeto são incorporadas à Linha de base do escopo, que será entrada de Definir as atividades. Item errado;

    c) Todos os elementos são entradas. Item correto.

    d) Estrutura analítica dos recursos e requisitos dos recursos são saídas do processo Planejar o Gerenciamento dos Recursos, que será feito após a definição das atividades; Análise de rede do cronograma é ferramenta do processo Desenvolver o Cronograma, que é posterior à definição de atividades. Item errado.

    Porém, partindo do princípio que você sabe pouco sobre as entradas e saídas como um todo, veja que a alternativa c) possui como entradas os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais (que são entradas em quase todos os processos do Guia),o que torna a alternativa c) a favorita a ser marcada. E é a alternativa certa!

    Resposta certa, alternativa c).


ID
2466589
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito de cronograma, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2552137
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento do tempo, assim como o gerenciamento do escopo, correspondem a algumas das áreas indicadas no PMBOK. Tempo e escopo fazem parte da área de gerenciamento do projeto, assim como o planejamento corresponde a uma das fases do projeto.


Assinale a opção que indica a fase que não faz parte de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

     

    De acordo com TJRN (http://pej.tjrn.jus.br/files/livro-escrit-projetos-pjrn.pdf) um projeto é uma iniciativa não rotineira, caracterizada por uma sequencia clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a criar um produto ou serviço novo e possui parâmetros predefinidos de tempo, custo, equipe e qualidade. Um  projeto envolve cinco fases ou ciclos, quais sejam: INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, CONTROLE E ENCERRAMENTO. Dessa forma, a assertiva B indica uma opção que não faz parte do ciclo de vida um projeto.

  • Na verdade iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento são grupos de processos.

    As fases do ciclo de vida são: início, organização e preparação, execução e encerramento.


ID
2568196
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento do tempo de um projeto que utiliza o PMBoK 5ª edição inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Em um destes processos, "Estimar as durações das atividades", a partir de um plano de gerenciamento do cronograma, da lista de atividades com seus atributos e requisitos de recursos, da declaração do escopo do projeto,do registro dos riscos, da estrutura analítica dos recursos, dos fatores ambientais da empresa e dos ativos de processos organizacionais, utiliza-se um conjunto de ferramentas e técnicas para obter a estimativa de duração das atividades. Dentre estas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas estão as opiniões de especialistas, as técnicas de tomada de decisão em grupo, análise de reservas, estimativas análoga e paramétrica e 

Alternativas
Comentários
  • Estimativas de três pontos => A precisão das estimativas de duração de uma atividade pontual pode ser aperfeiçoada considerando-se o seu grau de incerteza e risco. Esse conceito se originou com a Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT em inglês). PERT usa três estimativas para defnir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:
    Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem designados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.

    Otimista (tO). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a atividade

    Pessimista (tP). A duração da atividade é baseada na análise do pior cenário para a atividade
    Fonte: PMBOK 5º Edição, pág: 170

     

     

    método do caminho crítico => é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma.
    Fonte: PMBOK 5º Edição, pág: 176

     

     

    Bons estudos.

  • 6.4 Estimar as Durações das Atividades:

    Ferramentas e técnicas:

    Opinião Especializada, Estimativa Análoga, Estimativa Paramétrica, Estimativa de três pontos, Estimativa bottom-up, Análise de dados, Tomada de decisões e Reuniões.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
2579449
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à agenda, considere as alternativas abaixo e verifique quais são as verdadeiras.


I - O planejamento, a utilização de agenda e a definição de prioridades são importantes para a administração do tempo.

II - A agenda deve ser atualizada semanalmente, definir critérios de urgência e importância para diferenciar as atividades, mas sem estabelecer prioridades.

III - Um compromisso é um horário agendado para estar em algum lugar ou um horário pré-estabelecido para se encontrar com alguém. Por isso é preciso estabelecer metas e prazos (horários, datas, início e término) para cumprir a agenda.

IV - Numa agenda, nem tudo que é urgente é importante.

Alternativas

ID
2628013
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Suponha que determinada organização pretenda fazer uso de ferramenta de gestão de projetos consagrada e, dentre aquelas disponíveis, tenha escolhido o método Program Evaluation and Review Technique − PERT. Pode-se dizer que, a partir da aplicação do referido método,

Alternativas
Comentários
  • FCC, sacana como sempre, colocou a D para confundir. Errei - confesso, mas estou de pé.

     

    PERT (Program Evcduation Review Technique). A técnica de avaliação e revisão de programas é outro modelo de planejamento operacional. É bastante utilizada em atividades de produção e projetos de pesquisa e desenvolvimento. O modelo básico de PERT é um sistema lógico baseado em cinco elementos principais, a saber: uma rede básica, a alocação de recursos, as considerações de tempo e de espaço, a rede de caminhos e o caminho crítico. A rede básica é um diagrama de passos seqüenciais que devem ser executados a fim de realizar um projeto ou tarefa. A rede consiste em três componentes: eventos, atividades e relações. Eventos representam os pontos de decisão ou cumprimento de alguma tarefa (são os círculos do PERT com números dentro deles). Ás atividades ocorrem entre os eventos e constituem os esforços físicos ou mentais requeridos para completar um evento e são representadas por flechas com números. As relações entre as tarefas básicas são indicadas pela seqüência
    desejada de eventos e de atividades na rede. Para sua elaboração, o gráfico de PERT exige a montagem inicial de um quadro preparatório.
    O PERT é um plano operacional que também permite acompanhar e avaliar o progresso dos programas e projetos em relação aos padrões de tempo predeterminados, constituindo também um esquema de controle e avaliação.

    Fonte: CHIAVENATO (2009, P. 357)

  • Letra C. A FCC gosta desse assunto.

  • LETRA C

     

    A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto. Outra diferença esta associada à estimativa de tempo para a realização das atividades, onde PERT faz uso das TRÊS estimativas de tempo: otimista, pessimista e a mais provável, para a realização de uma atividade, enquanto o CPM utiliza uma ÚNICA estimativa de tempo, a mais provável.

     

    Macete :

    CPM -> valores deterMinístico.

    PERT → valores Probabilísticos

     

    Q782851 O objetivo precípuo do gerenciamento de projetos consiste em assegurar que a correspondente execução ocorra conforme planejada: dentro dos prazos previstos, dos custos estimados e das especificações estabelecidas. Existem diferentes metodologias e ferramentas consagradas que fornecem suporte às organizações para a consecução de tais objetivos, entre as quais o PERT − Program Evaluation and Review, que : b) é voltada ao planejamento do tempo estimado do projeto, de forma probabilística, utilizando a média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • Ferramentas de gestão de projetos

    PERT -> tempo estimado; média: provável, otimista e pessimista;

    CPM -> caminhos críticos; determinístico.

  • a) a prática de benchmarking fornece as bases para as correções na estratégia, comparando as melhores práticas de uma empresa com as melhores práticas do mercado e, ao mesmo tempo, com as expectativas de seus clientes

     

    b) pacote de trabalho em Gerenciamento de Projetos, é uma entrega ou componente do trabalho do projeto no nível mais baixo de cada ramo da estrutura analítica do projeto. O pacote de trabalho inclui as atividades do cronograma e os marcos do cronograma necessários para terminar a entrega do pacote de trabalho ou o componente do trabalho do projeto.

     

    c) o tempo do projeto pode ser calculado de uma forma probabilística, a partir da ponderação das estimativas de tempo das atividades. Verdadeiro, o PERT é uma técnica de programação utilizada em projetos que busca uma visão sistêmica dos problemas a serem resolvidos, concordando com o uso de métodos científicos e estatísticos para a resolução desses problemas.

     

    d) O "método do caminho crítico" é muito similiar ao PERT, porém, caminho é a ordem em que as tarefas são feitas, indicando uma sequência a ser seguida. Caminho Crítico é, então, a sequência que leva mais tempo para ser finalizada, indicando o tempo máximo que um projeto levará. .

     

    e) O PERT é um método de planejamento, replanejamento e avaliação de progresso, com a finalidade de melhor controlar a execução de um programa. Seu princípio fundamental é que o planejamento e programação constituem funções distintas e, portante, devem ser tratadas separadamente (Stanger, 1976). A rede e o emprego da estatística e dos computadores são elementos que permitem distinguir o PERT de outras técnicas de planejamento (Evarts, 1972)

     

    [A principal diferença entre PERT e CPM encontra-se no tratamento das estimativas e na capacidade de incluir atividades repetitivas ou não repetitivas. Boiteux(198) afirma que o CPM utiliza uma única estimativa de tempo para cada atividade, baseada na conhecimento prévio adquirido em trabalhos idênticos. Enquanto o PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista).]

     

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Entre as diversas metodologias e ferramentas de gestão de projetos, destaca-se o Program Evaluation and Review Technique – PERT, que possui, como uma de suas características preponderantes, o gerenciamento do tempo estimado do projeto, a partir da média ponderada de estimativas (provável, otimista e pessimista). 

     

    Fonte: Qconcursos. 

  • A FCC é tarada por essa questão!

    RESPOSTAS IDÊNTICAS!!!!!

    Q840490 - DPE RS

    Q795092 - TRT24

    Q782851 - TRT11

    Q855174 -  TRF5

    Q876002 - DETRAN-MA

     

  • O método PERT/CPM = aquele significa técnica de avaliação e revisão de programas e este método do caminho crítico por meio da sequência mais longa de atividades em um projeto.  A diferença entre elas é que a CPM utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos, enquanto a PERT utiliza o


    GAB LETRA C

  • Sugestão de Cartão de Memória ("Flash-Card"):

    Pergunta: A gestão por processos (atrelada ao método PERT) cuja forma probabilística está ligada ao tempo do projeto, claramente, a partir da ponderação das estimativas dos objetivos; está mais próxima da ideia de governança ou, de governabilidade dentro da Administração Pública?
    Resposta: Tamanha noção de gestão pública requer o entendimento de diferentes assuntos no sentido de que, por uma acepção, a governança estaria mais próxima daquilo representado por programas de evolução e revisão das técnicas organizacionais. Algo que não depende, com obrigação, da gestão governamental. Ou seja, ao falar em controle metódico da administração devemos pensar sempre na governança. Sendo que o conceito de governabilidade poderia ser visto como algo mais externo, próximo das condições (por vezes) de elegibilidade de quem assume certas condições substantivas para o exercício do poder advindo do povo. 

    Fonte: Adaptação dos comentários.

    Motivação Ética:

    PODER JUDICIÁRIO
    TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO

    RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA 14/2016

    CAPÍTULO I
    DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

    (...)

    SEÇÃO II
    Dos Objetivos

    Art. 2º: O Código de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região tem por objetivo:
    (...)
    III - reduzir a subjetividade das interpretações* sobre as normas e os princípios éticos adotados
    no Tribunal, facilitando a compatibilização* dos valores individuais de cada servidor com os da instituição; e
    IV - oferecer, por meio da Comissão Ética*, uma instância de consulta*, visando a esclarecer dúvidas acerca 
    dos princípios e normas nele tratados.  

    (*) sublinhado nosso.

    [...].

  • Rede PERT/CPM

    PERT: demonstra a duração das atividades, calculando o tempo de execução de um projeto a partir da média ponderada das estimativas provável, otimista e pessimista. 

    - sua natureza probabilística permite o planejamento e a programação de muitas atividades, com tempo de duração incerto, a partir de estimativas de tempo. 

     

    CPM: responsável pela apuração do caminho crítico, que representa a sequencia de atividades mais longa do projeto e a sequencia com a menor flexibilidade no cronograma, pois qualquer atraso nas atividades do caminho crítico pode comprometer o tempo de duração de todo o projeto. 

     

    As duas técnicas utilizadas conjuntamente proporcionam a visualização da rede de atividades necessárias ao desenvolvimento de um projeto. 

  • O PERT é um método para calcular a duração de um projeto. É considerado probabilístico por se basear em diferentes cenários para calcular a duração de um projeto.

    Gabarito: C


ID
2737576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de projetos e às ferramentas computacionais atualmente disponíveis para auxiliar e facilitar o gerenciamento das rotinas de trabalho.


No MS Project, as etapas, subetapas e atividades definidas para o projeto são inseridas na coluna Nome da Tarefa, seguindo-se a ordem cronológica da estrutura analítica do projeto (EAP).

Alternativas
Comentários
  • Na coluna Nome da Tarefa, você deve seguir a ordem cronológica da EAP, ou seja: primeiro escrever o nome do projeto, depois a etapa principal mais a esquerda, suas sub-etapas (se existirem) e suas atividades, só depois escrever a segunda etapa, suas sub-etapas (se existirem) e atividades relacionadas e assim por diante.

     

    Questão muito específica, lógico, já que é para o cargo de Engenharia, mas a título de curiosidade, nesse link tem um guia rápido que dá pra ter uma visão geral do MS Project: https://www.passeidireto.com/arquivo/51084759/guia-pratico-2018---ms-project

  • Chutei e acertei

    CERTO!

  • Quando o CESPE traz questões extremamente ESPECÍFICAS, geralmente o gabarito é CERTO.


ID
2744398
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a opção que indica restrições para a execução de um projeto.

Alternativas
Comentários
  •  GAB. a)Tempo, custo e escopo.

  • PMBOK da 3ª edição as principais restrições seriam:
    Ø Tempo – O prazo que temos para terminar um projeto, ou uma fase dele.
    Ø Custo – Quanto temos de orçamento para conseguir terminar o projeto.
    Ø Escopo – É, basicamente, o que deve ser feito.
    Essas três restrições são chamadas de “triângulo de restrições”. Esse nome reflete o fato de que não conseguimos alterar uma variável sem alterar as outras.

    PMBOK da 4a edição as restrições foram ampliadas: o escopo, a qualidade, o cronograma (tempo), o orçamento (custo), os recursos e o risco.

    Quando necessitamos alterar alguma dessas restrições ou variáveis, temos duas técnicas principais: o paralelismo (fast tracking) e a compressão (crashing).

    compressão: reduz o tempo, aumenta os custos

    paralelismo: reduz o tempo, aumenta os riscos

  • LETRA A

     

    PMBOK

     

    Macete : ESTE CU AQUI RI COM QUALIDADE IN RH

     

    EScopo

    TEmpo

    CUsto

    AQUIsição

    RIscos

    COMunicação

    QUALIDADE

    INtegração

    Recursos Humanos

     

    E as 10 áreas de conhecimento são:

     

    1 - Gerenciamento da integração do projeto.

     

    2 - Gerenciamento da qualidade do projeto.

     

    3 - Gerenciamento de escopo do projeto.

     

    4 - Gerenciamento de tempo do projeto.

     

    5 - Gerenciamento de recursos humanos do projeto.

     

    6 - Gerenciamento de riscos do projeto.

     

    7 - Gerenciamento de aquisições do projeto.

     

    8 - Gerenciamento de comunicações do projeto.

     

    9 - Gerenciamento de partes interessadas do projeto.

     

    10 - Gerenciamento de custos do projeto.

     

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • A realização de um projeto é conduzida dentro de algumas restrições, as principais são as que a questão trouxe:

    ◼ Tempo: O projeto tem um prazo para ser entregue

    ◼ Custos: O orçamento não é ilimitado, daí há uma restrição na dotação direcionada ao projeto.

    ◼ Escopo: Procura garantir que o projeto vai concluir EXATAMENTE o que foi requerido. Nada a menos do que isso, nem a mais.

    GABARITO: A

  • PMBOK 6, pg. 542

    O gerenciamento de um projeto normalmente inclui, mas não se limita a:

    (...)

    Equilibrar as restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a:


    -Escopo,
    -Cronograma, (mudou de nome, antes era tempo).
    -Custo,
    -Qualidade,
    -Recursos, e
    -Risco.

  • a-

    tempo, escopo e qualidade sao os pilares do prj. diminuir 1 sempre implica diminuicao de pelo menos 1 dos outros 2.


ID
2752873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das metodologias consagradas para a gestão de projetos é conhecida como Caminho Crítico (Critical Path Method − CPM), que tem como característica preponderante a

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     

    Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method –) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga livre em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.

     

    (O caminho crítico é o caminho mais longo para a finalização do projeto, neste caminho não existem folgas livres.

     

    - Folga Livre – Tempo que uma atividade pode atrasar sem atrapalhar outras  atividades


     

    Q361094 A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas: d) Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • GABARITO LETRA B

     

     

    CPM – Critical Path Method (Método do Caminho Crítico) é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto.

     

     

    fontes: https://www.tiespecialistas.com.br/metodo-do-caminho-critico/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/PERT

  • CPM > valores deterMinísticos;

    Pert > valores Probabilísticos.

     

     

     

    Por: Cassiano Correa. 

     

  • Gabarito B

     

     

    Uma das metodologias consagradas para a gestão de projetos é conhecida como Caminho Crítico (Critical Path MethodCPM), que tem como característica preponderante a 

     

    b)  identificação das atividades que não podem sofrer atrasos sob pena de comprometer o prazo de conclusão do projeto. 

     

     

     

    -----

    comentário do Hallyson

    CPM > valores deterMinísticos;

    Pert > valores Probabilísticos.

  • O método PERT/CPM = aquele significa técnica de avaliação e revisão de programas e este método do caminho crítico por meio da sequência mais longa de atividades em um projeto.  A diferença entre elas é que a CPM utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos, enquanto a PERT utiliza o valor provável, ou seja, a média ponderada das probabilidades das diferentes durações.

     

    Ferramentas de gestão de projetos

    PERT -> tempo estimado; média: provável, otimista e pessimista;

    CPM -> caminhos críticos; determinístico

     

    Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública tenha sido incumbida da execução de um projeto bastante desafiador, que deve ser concluído no prazo máximo de 6 meses. Diante do desafio, o gestor responsável buscou apoio em metodologias consagradas aplicáveis à gestão de projetos. Para atingir o escopo pretendido, o gestor poderá valer-se da metodologia conhecida como:

    a) Diagrama de Ishikawa, correspondente à representação gráfica de todas as entregas necessárias para a execução do projeto e estimativa do tempo de execução. 
    b) Business Process Management (BPM), utilizado para gestão de projetos estratégicos com a utilização intensiva da tecnologia da informação em substituição aos gerentes das etapas intermediárias. 
    c) Enterprise Resource Planning (ERP), utilizado para redesenhar o projeto e suas fases de execução, com vistas à minimização do tempo de duração. 
    d) Critical Path Method (CPM − método do caminho crítico), utilizado para definir uma sequência lógico-evolutiva das atividades a serem desenvolvidas e concluídas em datas preestabelecidas, com foco no planejamento do prazo de conclusão do projeto.
    e) Curva ABC, utilizada para identificar os principais pontos críticos ou “gargalos” na execução

     

    Alguns métodos de gerenciamento de projetos dão ênfase ao tempo de execução dos projetos, tais com o CPM − Critical Path Method e o PERT − Program Evaluation and Review Technique, sendo que o

    a) CPM, assim como o PERT, são diagramas com quadrantes de tempo estimado de execução, porém utilizados em diferentes plataformas.
    b) CPM é probabilístico, enquanto o PERT é determinístico, porém ambos atingem os mesmos objetivos.
    c) CPM corresponde a um workflow, com a representação gráfica da sequência de atividades do projeto.
    d) PERT, diferentemente do CPM, consiste em um sistema informatizado de gerenciamento de projetos.
    e) PERT, diversamente do CPM, calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista.

  • Direto ao Ponto >|<

    Letra B

    CPM (Critical Path Method)

    O método do caminho crítico é um termo criado para designar um conjunto de tarefas vinculadas a uma ou mais tarefas que não tem margem de atraso.

    É a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas previstas para que o projeto seja concluído dentro do prazo.

  • O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades, sendo que se uma delas atrasar, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga.

    GABARITO: B

    A FCC tava com preguiça e usou praticamente as mesmas questões em algumas matérias nas provas do TRT 2 e TRT 15. Vide Q919867

  • Eu faço assim: CPM > Eu penso na banda CPM 22, sendo que 2 é 2, ou seja, os valores são determinísticos, é isso e pronto. 2 é 2. 

                            PERT> Valores Probalísticos

     

    Pode parecer loucura da minha cabeça, mas dá certo kkk

  • O Caminho crítico é o caminho mais longo percorrido pelo cronograma do projeto, sem alterar o prazo. Se ele não for respeitado, o prazo de conclusão será afetado.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto.

    CPM é determinístico.

    GAB-B

  • Complementando o comentário dos colegas, segue o comentário do Estratégia

    https://www.youtube.com/watch?v=fwTfe_R7YMI&feature=youtu.be  

    [02:55:15 a 02:57:15]

  • gab - b

    identificação das atividades que não podem sofrer atrasos sob pena de comprometer o prazo de conclusão do projeto.


ID
2778904
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma empresa de construção civil é contratada por um clube de futebol para a construção de um centro de treinamento. Preocupado com o prazo para o término da construção, em vista da proximidade do início do campeonato brasileiro, o clube cobra da empresa uma estimativa de conclusão. Essa, por sua vez, oferece as seguintes estimativas, segundo a opinião de seus especialistas:


Otimista: 95 dias

Pessimista: 140 dias

Mais Provável: 125 dias


Com base no método PERT e nos dados informados pelos especialistas, o cálculo do tempo esperado da atividade é de

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Regra: 

    PERT =   (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)
                                                    6

    PERT = 140 + (4 x 125) + 95              -->  PERT = 735 / 6

                                6                                 PERT = 122,5

  • Alguém sabe a fundamentação? Obrigada!

  • Isso não tem nada a ver com LRF e AFO. Isso aí é questão de Administração da Produção.

  • Lucas, na verdade isso aí tem a ver com Administração por projetos, na qual está inserido os conceitos e PERT (POP - Pessimista, Otimista e Provável) e CPM (Caminho crítico).

     

    Maria Eduarda, não tem muito o que fundamentar. Na verdade, pela visão provável estar mais próxima da realidade, ela tem um peso maior.

  • Rapaz, eu fico me perguntando de onde eles tiram essas insanidades... quntas vidas eu vou ter que estudar pra aprender isso tudo?

  • Otimista: 95 dias

    Pessimista: 140 dias

    Mais Provável: 125 dias


    PERT =   (140+ 4 x 125 + 95) = 122,5 dias

    ________________________________

    6

    Fórmula do cálculo PERT

    Esta fórmula aplica um peso maior para a estimativa Mais Provável, mas não deixa de considerar as estimativas Pessimista e Otimista.

    PERT =   (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)

    _______________________________

        6



    De acordo com MENEZES (2018), o cálculo da duração das atividades do projeto com base na técnica " Programme Evaluation an Review Technique (PERT)" é dado pela seguinte fórmula:


    te=(to+(4tmp)+tp)/6

    Onde:

    te= tempo, ou duração, esperada para a atividade;

    to= tempo para duração otimista

    tmp= tempo para duração mais provável

    tp= tempo pessimista


    REFERÊNCIAS:

    PMI. Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK® 5a ed. (Pensilvânia: Project Management Institute). Ed. 2014.

    MENEZES, Luís Cesar de Moura. Gestão de Projetos. 4ª ed. São Paulo, Atlas, 2018. (de acordo com o Guia PMBOK® 6ª ed.)


  • O lado "bom" da FGV que ela específica bem no edital o que vai cair... Esse edital específica "conceitos e funções de ferramentas de auxílio de gerência de projetos: pert, com e diagrama de Gantt "
  • PERT (Program Evaluation and Review Technique) = (otimista + 4x mais provável + pessimista) / 6. Mede-se a estimativa para a conclusão do projeto.

  • Cris Macedo,

    Esse assunto é bem comum na material de Administração Geral. Entendo que as bancas, sobretudo a FGV, utilizam muitos conceitos não usuais em suas questões, mas não é o caso dessa questão.

    Sobre o cálculo, o caminho provável, justamente por ser mais alinhado com a realidade, tem mais maior peso.

  • d-

    (140+95 + (125*4))/6 -> 735/6 = 122.5

  • Pelo método PERT tradicional (Distribuição beta) temos que fazer uma média ponderada, na qual o cenário mais provável recebe peso 4 e os demais cenários possuem peso 1.

    Assim, temos que: ((95*1) + (140*1) + (125*4))/6 = 122,5

    Gabarito: D

  • PERT tem 2 fórmulas:

    Distribuição Beta (mais usada): [P + (4 x MP) + O]/6

    Distribuição Triangular: [P + MP + O]/3

  • A questão poderia ter sido anulada, há duas fórmulas para calcular a estimativa:

    Letra C: Soma tudo / 3 = 120

    Letra D: Soma o valor otimista + pessimista + (mais provável x 4) / 6 = 122,5

    Como não há a especificação de qual fórmula se trata, a tradicional ou a beta, deixa 2 gabaritos em aberto.


ID
2805577
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de um projeto consiste no processo de tomar decisões que envolvem o uso de recursos para realizar atividades

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


    Projeto é um esforço temporário feito para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Notem que ele é temporário, ou seja, tem início e fim. Além disso, ele busca como consequência a criação de um produto, serviço ou resultado específico. 


    Saiba diferenciá-los dos processos: estes últimos representam sequências de atividades exercidas de maneira rotineira, transformando insumos em produtos, serviços e resultados a partir de um determinado processamento. 


    Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos


    ------------------------------------------


    Esquematizando:


    ProjeTo ---> Temporário

    ProCesso ---> Contínuo

  • LETRA B

     

    PROJETO É UM ESFORÇO TEMPORÁRIO PARA OBTER UM PRODUTO OU SERVIÇO, RESULTADO ÚNICO

    CARACTERÍSTICAS:

    - EXCLUSIVO, ÚNICO.

    - NÃO REPETITIVO.

    - É INOVADOR

    - NÍVEL OPERACIONAL.

     

    PROFESSOR RAFAEL BARBOSA - ESTÚDIO AULAS

  • DE ACORDO COM O GUIA PMBOK;


    ''Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto,serviço ou resultado exclusivo ''




    GAB''B''

  • Um projeto é sempre temporário.

    Um processo é perene. Perdura no tempo.

  • Projeto é temporário, porém a gestão é contínua. Essa foi minha análise e meu erro.
  • Principais  características  dos  projetos:
    •   temporários,  possuem  um  início  e  um  fim  definidos;
    •   planejados;
    •   entregam  produtos,  serviços  ou  resultados;
    •   desenvolvidos  em  etapas;
    •   realizados  por  pessoas;
    •   com  restrição  tripla:  prazo,  recursos  e  qualidade  ou  escopo.

     

    #Giovanna Carranza

  • b-

    projeto é um empreendimento que existe na singularidade das condicoes que o identifica em sua totalidade, entre as quais estao prazo, $, objetivos, equipe e restricoes proprias da organizacao

  • Gestão de Operação: Atividades contínuas.

    Gestão de Projetos: Atividades temporárias.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de gestão de projetos. Vejamos qual das alternativas está correto no que afirma.

    Antes de passarmos ao gabarito, vejamos a definição segundo o guia PMBOK:

    • Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo.

    Vale dizer que temporário não significa necessariamente de curta duração.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2837605
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Ao desenvolver um trabalho de mapeamento de processos em uma instituição, é necessário implementar algum tipo de priorização de processos a serem analisados, para concentrar esforços nos pontos mais críticos e que possam trazer resultados mais importantes à organização em questão. Nesse caso, uma das ferramentas que também é usada na gestão de riscos de projetos é a matriz

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Na verdade conheço pelo nome de "Matriz de Probabilidade x Impacto"

    é uma tabela de referência que relaciona diretamente a probabilidade e o impacto de tipo de risco.

    Pelo que vi aqui, a severidade do risco é a multiplicação entre a probabilidade e o impacto.  Pode ser alto, médio ou baixo risco.

     

    Vivendo e aprendendo.

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

     

  • Essa questão está um pouco confusa, normalmente o que se vê é que no contexto de análise, temos: Impacto (severidade) X Probabilidade (frequência), logo apesar de não haver um opção mais plausível para gabarito, o mesmo é no mínimo questionável.


ID
2870548
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Após obter com especialistas as estimativas temporais “otimista”, “pessimista” e “mais provável” para um projeto, o gerente de projetos, baseado nas interfaces e interações das várias etapas, chega ao valor ponderado.

Assinale a opção que indica a ferramenta por ele utilizada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    PERT/CPM- INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO DE ETAPAS OU ATIVIDADES DE UM PROJETO

  • Gabarito B

    Na administração, o Program Evaluation and Review Technique (PERT) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos.

    Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).

    Exemplos de Projetos que podem utilizar PERT/CPM: 

    1. Construção de uma planta 

    2. Pesquisa e desenvolvimento de um produto 

    3. Produção de filmes 

    4. Construção de navios 

    5. Instalação de um sistema de informações 

    6. Condução de campanhas publicitárias, entre outras. 

    PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (Grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.

    Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista), CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Desta maneira, classificando-os em função do tratamento, a rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico.

    Alguns exemplos clássicos de aplicação de PERT/CPM é a gestão e planejamento da construção civil, mecânica, naval, etc.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Falou em otimista, mais provável e pessimista, falou em PERT (análise Probabilística e Ponderada).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • b-

    PERT (programme evaluation and review technique) se assemelha com cpm (critical path method) como tecnica de determinar prazo do projeto com base nas atividades, mas usa sua duracao e estimativas otmimista e pessimista para

    precisar prazo total

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    É a PERT (Program Evaluation Review Technique), ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas (ou Método da Estimativa de Três Pontos), que é uma técnica utilizada para estimar a duração das atividades  de  um  projeto,  baseando-se  em  03  estimativas  distintas  para  a  duração  de  cada atividade do projeto: uma pessimista, uma realista (mais provável) e uma otimista. A estimativa de duração é, então, o resultado da média ponderada desses 03 valores (estimativa realista tem peso 4 e as estimativas pessimista e otimista tem peso 1). 

    ===

    Q110730 ➠ Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos; na da PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável. (CERTO)


ID
2873179
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Eldorado do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No estudo do gerenciamento de projetos, destaca-se um tema de grande relevância, conhecido como análise de grupo de processos de projetos, que se constituem em atividades e tarefas inter-relacionadas e executadas em busca de resultados definidos. Dentre esses processos, inclui-se o grupo planejamento que, entre outros assuntos, engloba:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O planejamento do projeto refina os objetivos do projeto e planeja o trabalho necessário para alcançá-los.

    O processo do planejamento requer que o gerente de projeto desenvolva o plano de projeto e seus planos complementares.

    A fase do planejamento definirá mais precisamente o escopo, o custo e o prazo do projeto, estabelecerá a organização do trabalho e fornecerá uma estrutura para revisão e controle do projeto.

    Mudanças significativas que venham a ocorrer durante os processos de execução e controle demandarão atividades do processo de planejamento.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão pede somente processos do grupo de processos de planejamento:

    a) Gerenciar a equipe do projeto(Grupo de execução), mobilizar os recursos humanos do projeto(Grupo de execução) e planejar as aquisições(Grupo de planejamento).

    .

    b)Gerenciar as expectativas das partes interessadas(Grupo de execução), garantir a qualidade do projeto(Grupo de execução) e administrar as aquisições(Grupo de planejamento).

    .

    c) Definir escopo do projeto(Grupo de planejamento), criar Estrutura Analítica do Projeto (EAP)(Grupo de planejamento) e desenvolver o cronograma do projeto(Grupo de planejamento). GABARITO DA QUESTÃO

    .

    d) Desenvolver o termo de abertura do projeto(Grupo de planejamento), identificar as partes interessadas(Grupo de iniciação) e planejar as restrições de tempo, escopo e custos(Grupo de planejamento).

    .

    e) Monitorar o trabalho do projeto(Grupo de Monitoramento e controle), controlar o cronograma(Grupo de Monitoramento e controle), e reportar o desempenho do projeto(????).

  • Só uma correção do colega Max,

    Desenvolver o termo de abertura do projeto faz parte do Grupo Iniciação.

    .: Obs: Na 3ª ed. do guia PMBOK, existia o processo "Relatório de Desempenho" que fazia parte do Grupo de Monitoramento e Controle.

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão!!

  • c-

    o grupo do planejamento lida com escopo, definidndo e refinando objetivos e planejar acoes para eles

  • A) Gerenciar a equipe do projeto (execução), mobilizar os recursos humanos do projeto (execução) e planejar as aquisições (planejamento).

    B) Gerenciar as expectativas das partes interessadas (execução), garantir a qualidade do projeto (execução) e administrar as aquisições (execução).

    D) Desenvolver o termo de abertura do projeto (iniciação), identificar as partes interessadas (iniciação) e planejar as restrições de tempo, escopo e custos (planejamento).

    E) Monitorar o trabalho do projeto (monitoramento e controle), controlar o cronograma (monitoramento e controle) e reportar o desempenho do projeto (monitoramento e controle).

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os grupos de processos dos projetos. A alternativa a ser marcada é que apresenta características do grupo de processos de planejamento.

    De acordo com o Guia PMBOK, os processos envolvidos em um projeto são responsáveis por descrever, organizar e completar o trabalho do projeto, podendo ser agrupados em cinco grupos, etapas ou fases, sendo:

    Grupo de processos de iniciação: envolve os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase. São responsáveis por dar uma visão geral do projeto.

    Grupo de processos de planejamento: são os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. É responsável por definir as ações, atividades e tarefas, estimativas de recursos, custos e prazos. Inclui, dentre outros, os seguintes processos

    1. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 
    2. Planejar o gerenciamento do escopo 
    3. Coletar os requisitos 
    4. Definir o escopo 
    5. Criar a estrutura analítica do projeto (EAP) 
    6. Planejar o gerenciamento do cronograma  
    7. Definir as atividades 
    8. Sequenciar as atividades 
    9. Estimar os recursos das atividades 
    10. Estimar as durações das atividades 
    11. Desenvolver o cronograma 

    Grupo de processos de execução: inclui processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto. Nos processos de execução estão incluídos a organização, coordenação e direção de equipes.

    Grupo de processos de monitoramento e controle: são os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento: são os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase. Nesses estão incluídas as atividades de avaliação dos resultados do projeto.

    Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2879260
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a organizações modernas, seus métodos de gestão e seus processos decisórios e de mudança, julgue o item.


A determinação dos prazos gerais de um projeto é crucial para calcular seus riscos e para sua dinâmica de implementação e gerenciamento.

Alternativas
Comentários
  • certo

    Projetos precisam ter cronogramas para estimar a duração de suas atividades.

  • Cronograma, orçamento, gestão de riscos... são todos importantes para projetos.

  • A palavra "crucial" deixa a gente com medo de marcar qualquer opção de resposta.


ID
2885560
Banca
UERR
Órgão
IPERON - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No contexto da Administração de Projetos, é correto afirmar que um projeto é:

Alternativas
Comentários
  • b)

    GESTÃO DE PROJETOS
    De acordo com o Guia P

  • A) (ERRADA) um conjunto de operações temporárias destinadas a produzir produtos e serviços ligados à rotina de uma organização.

    Um conjunto de operações permanentes destinadas a produzir produtos e serviços ligados à rotina de uma organização é conceito de processo. (a banca só trocou as palavras para induzir ao erro).

    Confesso que deixei essa alternativa em "stand by" porque fui um pouco além. De fato, o produto de um projeto (operações temporárias) poderá sim se incorporar à rotina de uma organização. Ex. para que uma empresa de aparelho celular desenvolva um novo modelo (ou geração), antes ela precisa desenvolver um projeto deste novo produto. Caso o produto do projeto (aparelho celular) for aprovado pelas partes interessadas (stakeholders), aquele poderá se incorporar ao processo de fabricação da empresa e se tornar algo rotineiro. Mas afirmar que projeto é um conjunto de operações temporárias destinadas a produzir produtos e serviços ligados à rotina de uma organização acaba restringindo a função do projeto. É uma possibilidade, mas não um fim único.

    B) (CERTO) temporário no sentido de que tem início e fim definidos no tempo e, por isso, possui escopo e recursos definidos.

    Projeto é um esforço temporário feito para criar um produto/serviço ou resultado exclusivo.

    Principais restrições de um projeto: escopo, tempo e custo.

    C) (ERRADA) uma atividade realizada em grupo, destinada a manter um serviço ao longo do tempo, de forma rotineira.

    Atividade rotineira está ligada a processos.

    D) (ERRADA) permanente, com a finalidade de manter um conjunto de atividades destinadas à produção de bens e serviços.

    Atividade permanente está ligada a processos.

    E) (ERRADA) um conjunto de atividades permanentes, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

    Atividades permanentes está ligada a processos.

    (As bancas sempre irão fazer uma comparação entre projetos e processos para tentar induzir o candidato ao erro. Então o conhecimento dos dois assuntos é imprescindível.)

  • Toda a vez que a questão estiver mencionando a criação de algo, estaremos diante de um projeto. Ao contrário, se fizer menção à manutenção de algo, estaremos diante de um processo.

  • b-

    projeto é um empreendimento unico orientado a metas por 1 conjunto de atividades coordenadas e controladas com inicio e termino definidos dentro de prazos, qualidade e escopo definidos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de projetos. Vejamos qual é a afirmativa correta.

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo. Temporário não significa necessariamente de curta duração.

    Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta. As demais alternativas alternativas apresentam características dos processos.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2900569
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos é a que se refere aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações agregadoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso.


A qual área de conhecimento no gerenciamento de projetos o conceito acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Gerenciamento da Integração.

    Identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

    Fonte: Material da Turma Ninja2018 - Dominando TI

  • Integração – consolidação dos diversos planos gerados em um plano único, denominado Plano do Projeto. Essa é a única área que contempla todos os cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento).

    Fonte: Aula de Gestão de Projetos - Prof. Vinícius Ribeiro - Grancursos.

  • c-

    gerenciamneto de integracao é a parte q junta tudo dar coerencia ao prj. envolve desenvolvimento do plano d prj, sua execucao e controle integrado de mudnacas

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos, sendo que a alternativa a ser marcada como correta deve apresentar a áreas que a que se refere o conceito trazido no enunciado.

    A - incorreta. "O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente dispostas de maneira oportuna e apropriada."

    B - incorreta. O Guia PMBOK dispõe que, "o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste das pessoas com papéis e responsabilidades designadas para completar o projeto."

    C - correta. Segundo o Guia PMBOK, "o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto. No contexto de gerenciamento de projetos, integração inclui características de unificação, consolidação, comunicação e ações integradoras que são essenciais para a execução controlada do projeto até a sua conclusão, a fim de gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas, e atender aos requisitos."

    D - incorreta. "O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. O gerenciamento da qualidade do projeto usa as políticas e procedimentos para a implementação, no contexto do projeto, do sistema de gerenciamento da qualidade da organização e, de maneira apropriada, dá suporte às atividades de melhoria do processo contínuo como empreendido no interesse da organização executora."

    E - incorreta. "O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto."

    Como vimos, dentre as opções, a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
2907856
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que concerne à gestão por projetos, o primeiro ponto a se ter em mente é que nem toda a atividade desempenhada por uma organização caracteriza-se como um projeto. Nesse contexto, constitui requisito fundamental para a caracterização de uma atividade como projeto a

Alternativas
Comentários
  • a=errado: projeto é, em regra, para atingir fins colimados a médio ou longo prazo

    b=errado: existem ferramentas de gestão de projetos que podem muito bem mensurar

    c= certo:o projeto é não repetitivo, possui características únicas (singularidade) e temporalidade. Se o projeto não tiver como marca principal a temporalidade, ele se tornará um processo, tendo em vista que esse é indeterminado e contínuo 

    d=errado: não requer, em regra, especialidade, salvo se a empresa contratar uma empresa especializada. 

    e= errado: de fato é excepcional, contudo, o final do item macula a assertiva: em uma empresa temos várias áreas que podem trabalhar projetos concomitantemente 

  • Todo PROJETO é um esforço temporário empreendido para criar um produto , serviço ou resultado EXCLUSIVO.

    Ou seja as características de um projeto é a temporalidade e a exclusividade.

  • c-

    projetos sao geralmente divididos em fases para reduzir sua complexidade. cada fase se marca por milestone, o resultado de sua execucao. todo prj tem fim, o que pode culminar no resultado esperado, outra coisa ou seu cancelamento

  • GABARITO: C

    CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO:

    I - TEMPORARIEDADE: tem começo, meio e fim.

    II- EXCLUSIVIDADE: único, não existem dois ou mais projetos iguais

    III- OBJETIVIDADE: Tem um objetivo final

    IV - PROGRESSIVIDADE: etapas a serem cumpridas.

  • O que caracteriza um projeto, nos termos do PMBOK são: a temporalidade (“esforço temporário”) e a exclusividade do resultado (“produto, serviço ou resultado único”).

    Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Não existe essa obrigatoriedade de um projeto produzir resultado financeiro imediato. Afinal, tem todo projeto tem um objetivo econômico.

    Alternativa B. Errado. Não é uma característica de um projeto.

    Alternativa C. Certo. Projetos são esforços temporários.

    Alternativa D. Errado. Projetos podem ser conduzidos por agentes internos ou externos.

    Alternativa E. Errado. A excepcionalidade é uma característica de um projeto, porém é sim possível que haja a execução concomitante de mais de um projeto, por isso a alternativa está errada.

    Gabarito: C


ID
2915197
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Projeto é um esforço temporário para criar um produto ou serviço único, tendo início e fim bem definidos. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O gerenciamento de recursos humanos em projetos requer habilidades e deve considerar três focos básicos: o administrativo, o gerencial e o de desenvolvimento.

( ) O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento.

( ) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais.

( ) A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • -O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento. (FALSO)

    Na verdade esses citados compõem os GRUPOS de processo de acordo com o PMBOK, o Ciclo de vida são 4:

    De acordo com o PMBOK, o ciclo de vida de um projeto pode ser descrito assim:

    Ø Início do projeto.

    Ø Organização e preparação.

    Ø Execução do trabalho do projeto.

    Ø Encerramento do projeto.

    -A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento. (FALSO)

    O correto seria micro atividade.

    FONTE: RODRIGO RENNO

  • (V) O gerenciamento de recursos humanos em projetos requer habilidades e deve considerar três focos básicos: o administrativo, o gerencial e o de desenvolvimento.

    (F) O ciclo de vida de um projeto inclui seis fases: início, planejamento, execução, controle, monitoramento e encerramento. O ciclo de vida não pode ser desmembrado como proposto na questão. Ele ocorre com o Início, Organização, Execução e Encerramento. O grupo de processos de gerenciamento de projetos ocorre com a Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

    (F) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais. Não existe dependências temporais.

    (F) A EAP organiza e define o escopo total do projeto, agrupando o trabalho do projeto em macroatividades, o que facilita o gerenciamento.

  • (F) No método do diagrama de setas (MDS), são usados quatro tipos de dependências para definir a sequência entre as atividades: dependências obrigatórias, dependências arbitradas, dependências internas e dependências temporais.

    A dependência tem quatro atributos, mas dois podem ser aplicáveis ao mesmo tempo das seguintes maneiras: dependências externas obrigatórias, dependências internas obrigatórias, dependências externas arbitradas, ou dependências internas arbitradas.

    Tipos de Dependência

    Por fim, vamos comentar sobre os tipos de dependência me um MDP. A dependência tem quatro atributos, mas dois podem ser aplicáveis ao mesmo tempo das seguintes maneiras: dependências externas obrigatórias, dependências internas obrigatórias, dependências externas arbitradas, ou dependências internas arbitradas.

    1.   Dependência Obrigatória – As dependências obrigatórias são as exigidas legal ou contratualmente ou inerentes à natureza do trabalho. As dependências obrigatórias frequentemente envolvem limitações físicas, tais como num projeto de construção onde é impossível erguer a superestrutura antes que a fundação tenha sido concluída.

    2.   Dependência Arbitrada – As dependências arbitradas às vezes são chamadas de lógica preferida, lógica preferencial ou “soft logic”. As dependências arbitradas são estabelecidas com base no conhecimento das melhores práticas numa área de aplicação específica ou em algum aspecto singular do projeto onde uma sequência específica é desejada, mesmo que haja outras sequências aceitáveis. Por exemplo, práticas recomendadas geralmente aceitas especificam que, durante uma construção, o trabalho elétrico comece depois de terminar o trabalho de encanamento. Esta ordem não é obrigatória e ambas as atividades podem ocorrer ao mesmo tempo (em paralelo), mas realizar as atividades em ordem sequencial reduz o risco geral do projeto.

    3.   Dependência Externa – As dependências externas envolvem um relacionamento entre as atividades do projeto e as não pertencentes ao projeto. Tais dependências normalmente não estão sob o controle da equipe do projeto.

    4.   Dependência Interna – As dependências internas envolvem uma relação de precedência entre as atividades do projeto e estão geralmente sob o controle da equipe do projeto.

    Fonte: https://www.guiadaengenharia.com/diagramas-redes-elementos/

  • e-

    EAP (work breakdown structure) é a organizacao do projeto em elementos controlaveis. parte desta estruturacao subdividi-lo em tarefas e work packets, tarefas podem ser subdivididas, enquanto que work packets sao a menor unidade desta divisao

  • II - O ciclo de vida apresenta 4 fases (IOET): Iniciação, Organização, Execução e Término. Não confundir com os grupos de processos de gerenciamento, que são 5 (IPECE): Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

    III - As dependências são: obrigatória interna, obrigatória externa, arbitrada interna e arbitrada externa.

    IV - A Estrutura Analítica do Processo (EAP) decompõe as entregas do projeto em atividades menores e mais facilmente gerenciáveis (pacotes de trabalho).

  • II -  FALSA -O ciclo de vida de um projeto inclui 4 fases;

    https://www.researchgate.net/figure/Figura-3-Ciclo-de-vida-de-um-projeto_fig3_283491165

    III - FALSA - No método do diagrama de setas (MDS), são usado 3 tipos de dependências: 1-obrigatórias (mandatórias), hard logic. Ex; fazer a estrutura do prédio; 2- Arbitradas Pode flexibilizar, mas assumi os riscos. Ex.; Construir sem o laudo de qualidade do material. 3- Externas, atividades que não são do projeto. Ex.; alvará de construção

    IV -  - FALSA - A EAP não define o escopo, mas o Project Charter sim (documento inicial do projeto).


ID
2920822
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Você foi nomeado Gerente do Evento de Confraternização de sua organização, que contará com conferências, banquete de encerramento, baile e exibição de conjuntos sertanejos. Seu novo projeto encontra-se no processo de Planejamento e você está trabalhando na definição da EAP (WBS). O gerente financeiro lhe propôs um sistema de numeração para atribuir à EAR O sistema de numeração é um identificador único denominado:

Alternativas
Comentários
  • código de contas, sendo utilizado para monitorar as alocações de tempo e de recursos a cada elemento de trabalho.

  • b-

    A code of accounts is an essential tool in the essential management of any project as it allows for the ability to easily distinguish multiple components of a project without need to remember lengthy names or terminologies. Specifically, a code of accounts is a unique lettering or numbering system in which letters or numbers are assigned to each unique component of the work breakdown structure.

    https://project-management-knowledge.com/definitions/c/code-of-accounts-in-project-management/

  • Código de contas / Code of Accounts: Qualquer sistema de numeração utilizado para identificar de modo exclusivo cada componente da estrutura analítica do projeto (EAP).


ID
2920825
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Se o valor esperado para a realização das atividades do caminho crítico de um determinado projeto é de 500 dias e o desvio padrão é de 12 dias. é correto afirmar com margem de certeza de quase 95% que a realização do projeto ocorrerá entre:

Alternativas

ID
2957815
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O caminho crítico é a maior sequência de atividades em um diagrama de rede, o qual determina a menor duração que um projeto pode ter.

II. Um orçamento deve compreender os custos estimados para os pacotes de trabalho do projeto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    I. É a mais longa sequência de tarefas em um plano de projeto que deve ser concluído a tempo para que o projeto chegue ao prazo final. Se houver um atraso em qualquer tarefa do caminho crítico, então seu projeto inteiro ficará atrasado.

    II. Orçamento - Estima receita + fixa despesas

    Fonte: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_cr%C3%ADtico + https://pt.smartsheet.com/o-guia-definitivo-para-o-metodo-de-caminho-critico >

  • Gabarito''A''=>As duas afirmativas são verdadeiras.

    >O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2957818
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Em um projeto, um cronograma permite visualizar as atividades, marcos e entregas com suas respectivas datas de calendário, elevando assim o risco de que prazos sejam perdidos.

II. A estrutura analítica do projeto é a representação gráfica das fases, entregas e recursos humanos do projeto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - Errada (cronograma irá diminuir os riscos de que prazos sejam perdidos

    II - Errada (representação gráfica é através de gráficos )

  • Gabarito''D''=> As duas afirmativas são falsas.

    EAP significa Estrutura Analítica de Projetos ou em inglês WBS – Estrutura analítica do trabalho. A EAP é estruturada em árvore exaustiva, hierárquica e utilizada para evidenciar o que é realmente necessário para a execução de um projeto, desmembrando as fases e facilitando a realização das tarefas.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Qual o erro do item II?

  • A EAP é um diagrama utilizado para a organização e gestão de projetos.


ID
2957887
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Para usar o World Wide Web é necessária uma conexão à internet.

II. O caminho crítico do diagrama de rede do projeto determina a duração mínima que esse projeto pode ter.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    World Wide Web é um sistema interligado de páginas da Web públicas acessíveis através da internet. A Web não é o mesmo que Internet: a Web é uma das muitas aplicações criadas no topo da Internet.

    Critical Path Method, é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto para determinar a menor duração possível, indicando as atividades que não podem sofrer atrasos.  


ID
3086581
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para alcançar os objetivos e metas a que nos propomos, precisamos entender como utilizar nosso tempo, o que contribuirá para o planejamento e organização das atividades diárias. Assim sendo, constitui um fator importante de gerenciamento do tempo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

  • Gabarito: Letra B.

    Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.

    Conclui-se que procastinação é algo que deve ser EVITADO A TODO CUSTO.

  • A questão cobra conhecimento sobre os fatores importantes no gerenciamento de tempo.

    De forma geral, o gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos, práticas e ferramentas necessários para gerenciar o término pontual dos objetivos e metas propostos.


    Diante disso, analisemos as alternativas:


    A) ERRADA. Definir, sequenciar e estimar a duração das atividades, assim como controlar a sua execução, são processos essenciais dentro do gerenciamento de tempo.

    B) CERTA. A procrastinação é um fator que precisa ser considerado no gerenciamento de tempo, ela acontece quando as pessoas começam a se dedicar à execução do trabalho só no último momento possível antes do prazo [1]. Tal prática gera risco de atrasos ou de não execução das atividades com qualidade necessária e, portanto, precisa ser evitada.

    C) ERRADA. Apesar das tecnologias nos auxiliarem a realizar várias tarefas de forma paralela, humanamente não é possível nos dedicarmos de forma atenta a mais de uma tarefa em uma mesma janela temporal.

    D) ERRADA. Os processos são necessários para gerar eficiência no uso do tempo.

    E) ERRADA. Uma vez que não é possível nos dedicarmos de forma atenta a mais de uma tarefa em uma mesma janela temporal, é necessário estabelecer uma ordem de prioridade de execução de atividades.


    Gabarito da professora: LETRA B.




    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3089896
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item.


Uma das dimensões primárias na avaliação da execução de projetos é o cronograma. Uma das técnicas mais utilizadas no acompanhamento de tempo e atividades é a fluxogramação.

Alternativas
Comentários
  • gerenciamento de tempo --- CRONOGRAMA

  • item Errado. O mais utilizado é o cronograma.

  • De acordo com o PMBOOK 6 ed. , o fluxograma é ferramenta do Gerenciamento da Qualidade.

    Fluxograma (Mapa de Processos) :

    • ferramenta do Gerenciamento da Qualidade;
    • é uma técnica de representação de dados; (p.284)
    • ''mostram a sequência de etapas e as possibilidades de ramificação existentes para um processo que transforma uma ou mais entradas em uma ou mais saídas. '' (p.284)
    • ''mostram as atividades, os pontos de decisão, os loops de ramificação, os caminhos paralelos e a ordem geral do processamento, através do mapeamento dos detalhes operacionais de procedimentos que existem dentro de uma cadeia de valor horizontal'' (p.284)

    Fonte: PMBOOK 6 ed.

  • ERRADO

    Umas das técnicas mais usadas é o Gráfico de Gantt:

  • Embora o termo “fluxogramação” seja pouco usado, ele é correto e associado a fluxogramas, uma técnica destinada a organizar graficamente as rotinas e os padrões das etapas de um processo, facilitando o entendimento do fluxo de atividades a ele associado.

    Os fluxogramas não levam em conta a dimensão de tempo e a questão está errada.


ID
3189724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A ferramenta gerencial de projetos que pode ser aplicada na gestão da produção de edificações e que possui como característica a restrição tripla composta por escopo, custos e prazo é

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da CESPE: Por haver divergência entre as edições do Guia PMBOK quanto ao assunto abordado, prejudicou-se o julgamento objetivo da questão. 

  • Gabarito Preliminar: A

    Gabarito Definitivo: Anulado.

    Motivo: "Por haver divergência entre as edições do Guia PMBOK quanto ao assunto abordado, prejudicou-se o julgamento objetivo da questão."

    _____________________________________________________________________________________________

    A resposta mais lógica para "Restrição Tripla" seria o PMBOK.

    "A Tripla Restrição na Gestão de Projetos é a análise do equilíbrio entre os requisitos de custos, prazo e escopo. Atributos-chave que, quando devidamente gerenciados, contribuem de maneira relevante com o atendimento da qualidade, com a eficiência de gestão e com o sucesso na entrega de um projeto"

    "Desde sua quarta edição o Guia PMBOK® removeu a referência à “Restrição Tripla”. A restrição de escopo, cronograma e custo não é mais mencionada. A versão atual do Guia PMBOK® mudou o nome “tempo” para “cronograma” e “custo” para orçamento, adicionando três novas restrições.

    As seis restrições são:

    Escopo;

    Qualidade;

    Cronograma;

    Orçamento;

    Recursos;

    Risco."

    https://blog.pmtech.com.br/restricao-tripla/


ID
3203101
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Quanto à gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.


A gestão de projetos trabalha para que, na realização de um projeto, sejam respeitadas as limitações relativas ao escopo, ao tempo, ao custo e à qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Cupin define um projeto como:

    Um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó

  • Visto que os projetos são temporários em natureza, seu sucesso deve ser medido em termos da sua conclusão dentro das restrições de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e risco, conforme aprovado entre os gerentes de projetos e a equipe sênior de gerenciamento.

    PMBOK 5

  • GABARITO: CERTO

  • lembrando que qualidade boa é aquele equilibrada, nem tanto nem tão pouco, pois se for uma qualidade alta, pode inviabilizar o projeto pelo elevado custo.

  • PMBOK 6° ¬ Restrições do projeto(Mais não se limitam)

    Escopo Qualidade 3°Cronograma 4°Orçamento 5°Recursos 6°Riscos 7°Tempo