SóProvas


ID
2360719
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere hipoteticamente que um idoso de 93 anos de idade, com pancreatite e pneumonia, recebeu 30 mL de sangue B+ em vez de O+. Logo que houve a constatação do problema, foi interrompida a transfusão, e o paciente recebeu todo o atendimento necessário para o caso. Em seguida, foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva e faleceu. A funcionária responsável pela iatrogenia foi afastada do Centro de Hematologia e Hemoterapia.
Em relação a essa situação, assinale a alternativa correta quanto às possíveis penalidades previstas no Código de Ética da Enfermagem, coso se comprove que a causa da morte foi transfusão sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN 311/2007 Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

     

    Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.

     


    § 1º – São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.


    § 2º – São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.


    § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.

     

     

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Complementando

     

     

    A conduta da funcionária responsável pela iatrogenia tipifica uma imprudência, que por sua vez, pressupõe uma ação precipitada na administração da bolsa de sangue (  B+ em vez de O+ ) e sem a devida cautela na checagem antes de administrar a bolsa o que ocasionou a falha na segurança do paciente resultando na sua morte.

     

     

    IMPRUDÊNCIA – A palavra chave aqui é correr riscos!

    Ação precipitada e sem a devida cautela.

    Realizada atitude diversa da esperada.

     

    Exemplos:

    -Transportar paciente em maca sem proteção lateral.

    - Realizar punção venosa sem a utilização de luvas.

  • CAUTELA, Nobres Concurseiros !!!

     

     

    Quando essa prova foi abordada ela se baseava no antigo Código de ética ENTRETANTO com o advento do novo Código de ética de enfermagem foi adicionada a classificação Moderadas aos tipos de infrações.

     

    Apesar disso o gabarito continua sendo Letra D.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     

    Art. 111 As infrações serão consideradas leves, MODERADAS, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.

     

     

    § 1º São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições ou ainda que causem danos patrimoniais ou financeiros.

     

    § 2º São consideradas infrações MODERADAS as que provoquem debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.

     

    § 3º São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa ou ainda as que causem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros.

     

    § 4º São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem a morte, debilidade permanente de membro, sentido ou função, dano moral irremediável na pessoa.

  • cassação = Conselho Federal

  • O paciente veio a óbito e, por isso, trata-se de infração gravíssima, tendo sua penalidade máxima que é a cassação.

    Resposta: D.