SóProvas


ID
2360815
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange à motivação no trabalho, a teoria de Herzemberg dividiu os fatores que alteram o comportamento do indivíduo em dois grupos: os

Alternativas
Comentários
  • Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

    Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

     

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  • TEORIA DE DOIS FATORES

    Teoria de dois fatores ou teoria da higiene-motivação foi apresentada pelo psicólogo Frederick Herzberg e se baseou na ideia de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é uma relação básica que pode determinar o sucesso ou o fracasso do indivíduo. Ela foi elaborada a partir das respostas a seguinte questão: “ O que as pessoas desejam de seu trabalho?” A partir das respostas concluiu que as respostas dadas por aqueles que estão satisfeitos com seu trabalho são distintas daqueles que estão insatisfeitos com seu trabalho; e dividiu as condições que envolvem o trabalho em dois fatores, os fatores higiênicos e os motivacionais. Quando os fatores higiênicos são adequados os indivíduos não se mostram insatisfeitos com o trabalho embora não estejam satisfeitos. Para ele, a fim de motivar a força de trabalho, a organização deveria da ênfase aos fatores associados ao trabalho em si ou a seus resultados.

  • Acho que o examinador assistiu Braking Bad demais.

  • Heisenberg.

  • Rosemberg

  • Herzemburguer