-
De acordo com Nonaka e Takeuchi (2008), a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, formando uma espiral. Segundo eles, o conhecimento é amplificado através dos modos de conversão como descrito abaixo.
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.
Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.
Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação.
Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
Conforme mencionado anteriormente, a primeira conversão do conhecimento acontece com a socialização, onde ocorre a conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito. Em seguida, quando um grupo de indivíduos se comoverem em torno do mesmo conhecimento, que ainda é tácito, a tendência é que as conversas, discussões e reflexões levem a uma externalização do conhecimento, ou seja, é a cristalização do conhecimento tácito de cada um na criação de um novo conceito. Neste momento, ocorre a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
-
Início>>> 1 Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas ( interações). Tácito em Tacito
2 Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Conceitual, Metáforas. Tacito em explicito
3 Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação. Operacional, casos de sucesso Explicito em tácito
FInal >> 4 Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática. Educação e treinamento. Explicito em Explicito
Conhecimento tácito é pessoal, não tranferível. Experiência, Know How: valores, sentimentos, crenças...
Conhecimento Explícito é tranferivel: bancos de dados, sistemas de informação...
Fonte: meus resumos
-
Nonaka e Takeuchi (2008), trazem 4 modelos de conversão do conhecimento, quais sejam:
Socialização: conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito (compartilhamento de ideias e conhecimentos para originarem novos conhecimentos)
Externalização: conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito (conhecimentos originados são articulados, discutidos e externalizados)
Combinação: conversão do conhecimento explícito para o conhecimento explícito (aplicação do conhecimento explícito)
Internalização: conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito (vivência do conhecimento explícito que originará um novo conhecimento internalizado por cada um se transformando em tácito)
-------------------
Gabarito: D
-
d-
Socialização: do tácito para o tácito na troca de ideias, observar, praticar, imitar, enfim, interagir e aprender um com o outro pela prática.
Externalização:do tácito por entre o explícito através de relatórios, desenhos e etc.
Combinação: do explícito para o explícito pela troca de relatórios.
Internalização:explícito para tácito, através de treinamentos.