SóProvas


ID
2360839
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na área do comportamento organizacional, existem diversas teorias que tratam da liderança em ambientes empresariais e corporativos. Um dos modelos teóricos mais conhecidos e utilizados foi desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard, e traz, em linhas gerais, a ideia de que a liderança bem-sucedida é alcançada pela escolha de um estilo de liderança adequada ao nível de prontidão dos liderados. No referido modelo teórico, há um enfoque nos liderados e na prontidão destes, isto é, na habilidade e na disposição demonstradas pelas pessoas para a realização de determinada tarefa.
A teoria de Hersey e Blanchard é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) da Liderança Situacional. 

    O modelo de Hersey e Blanchard (1969) talvez seja o representante de maior destaque das abordagens situacionais. Ele coloca a efetividade do comportamento do líder na dependência da condição situacional denominada nível de maturidade ( prontidão ou desenvolvimento) dos seus membros de equipe. A teoria propõe que o líder torne seus comportamentos adequados ao nível de desenvolvimento do liderado. Conforme este se eleva o líder deve mover-se em abordagens denominadas direcionar, vender, participar e delegar, a fim de corresponder às variações na maturidade dos liderados. 

    Zanelli, José Carlos; p. 426, 2014

  • Teoria de Hersey e Blanchard:

    Situacional e depende da MATURIDADE dos funcionários.

     

  • Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança

    A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.

    De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.

    Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:

    • Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).

    • Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).

    • Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).

    • Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).

    Em outras palavras, considerando o estágio da maturidade do grupo, o líder deverá adotar uma das formas de liderança possíveis, considerando tanto o comportamento de relacionamento (ou foco no apoio às pessoas), quanto o comportamento de tarefa (ou foco nas tarefas/produção), conforme apresentado a seguir:

    Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.

    Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;

    Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;

    Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.