SóProvas


ID
2361142
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Paciente feminina, 23ᵃ semana de gestação (primigesta), foi encaminhada para atendimento nutricional com objetivo de readequação alimentar. Após a avaliação, a nutricionista prescreve a suplementação de __________________ para prevenção do parto prematuro e também para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do bebê.

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi esta questão, porque não é ácido fólico, alguém pode me esclarecer?

    Obrigada.

  • A paciente já esta na 23° semana de gestação o ácido fólico é usado nas primeiras semanas ou até melhor antes de engravidar. Não sendo mais necessario apartir do 3° mês.

  • O ácido fólico, é uma vitamina cuja suplementação é indicada a todas as gestantes, muitas vezes quando ainda se planeja engravidar, para evitar más formações no tubo neural do feto.

    Pesquisas revelam que o ácido graxo ômega-3, um tipo de gordura insaturada, pode ajudar mulheres a terem bebês mais fortes e a reduzir a incidência de partos prematuros, alem de deixar o bebê mais inteligente, tendo um melhor desempenho cognitivo.

  • Letra A

    Ômega 3

  • O DHA (ácido docosahexaenoico) é o principal tipo de ômega-3, e traz benefícios para a saúde ao longo de toda a vida, que vão desde o desenvolvimento das estruturas do cérebro e da retina, a partir da gestação, até a prevenção do declínio cognitivo na fase adulta. “O acúmulo desta gordura se dá principalmente no último trimestre da gravidez, e, portanto, durante esta fase, as futuras mamães devem ficar ainda mais atentas à alimentação”. O consumo de DHA neste período é essencial na formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso central, ajuda a prolongar gestações de alto risco, aumentar o peso do recém-nascido, comprimento e circunferência da cabeça ao nascimento, além de zelar da acuidade visual, coordenação mãos-olhos, atenção, resolução de problemas e processamento de informações.

  • Não é ácido fólico porque o comando da questão pede o nutriente para prevenção do parto prematuro e também para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do bebê. O DHA (que faz parte da composição do ômega 3).