-
Indicação
Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40 Kg/m².
Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 e 40 Kg/m², que apresentem doenças associadas a obesidade como diabetes, hipertensão, apneia do sono, dislipidemia e artropatias.
-
b) Paciente com IMC > 30 kg/m2 associado a diabetes tipo II.
-
Por que a letra C está errada?
IMC > 40 não é independente de comorbidades?
-
ele disse: EXCETO
-
Indicações:
- Presença de morbidades, que resulta da obesidade ou é por ela agravada, como apnéia do sono;
- Persistência de IMC>40kg/m2 ou de excesso de peso superior a 45kg por vários anos. A faixa de IMC pode ser reduzida para 35kg/m2 na presença de comorbidades;
- Fracasso de métodos conservadores de emagrecimento bem conduzidos;
- Ausência de causas endócrinas de obesidade;
-
Creio que a real resposta dessa questão seja "Paciente com IMC > 40 kg/m2 independente da presença de comorbidade"
-
Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.
A idade também é fator a ser analisado. Pacientes entre 18 e 65 anos não têm restrição. Acima de 65 anos, o paciente deverá passar por uma avaliação individual.
Em pacientes com menos de 16 anos, o Consenso Bariátrico recomenda que a operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.