SóProvas


ID
2361196
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Como pode ser classificada a doença transmitida por alimentos, causada pela ingestão de microrganismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de invadir tecidos (ex: Salmonela)?

Alternativas
Comentários
  • Infecção! Não produz toxinas.

  • INFECÇÃO

  • Infecção - ingestão de microrganismos vivos

    Intoxicação - causados por toxinas, bolores..

  • Salmonella, não forma esporos, logo, não produz toxinas.

  • Infecção: resulta da ingestão de alimento contendo quantidade suficiente de patógenos viáveis para causar o desenvolvimento do patógeno e doença no hospedeiro

    Intoxicação: Acontece quando o individuo ingere um alimento que contenha substancias tóxicas liberada pelo microrganismo durante intensa proliferação no alimento (toxina) como bactérias e fungos ;

    Toxi-infecção: o doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera.

  • ALTERNATIVA CORRETA A

    MANUAL INTEGRADO DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE DTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2010

    INFECÇÕES – são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. 

    TOXINFECÇÕES – são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos. 

    INTOXICAÇÕES – são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. . Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.