SóProvas


ID
2361379
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SOLIDÃO INTERATIVA

     Ronaldo Coelho Teixeira

      A primeira vez que vi esse termo foi por meio de um jeca superjóia: Juraildes da Cruz. Tocantino de Aurora, radicado em Goiânia, Goiás e um dos maiores compositores contemporâneos brasileiros. Não seria pra menos! Afinal, foi ele quem criou o hit que Genésio Tocantins espalhou pelo Brasil por meio do Domingão do Faustão, na TV Globo, em 1999. “Nóis é jeca, mas é joia”, aquele da farinhada, feita da mandioca, da macaxeira ou do aipim, a depender da região brasileira. Sacada de mestre, de quem está sempre antenado ao mundo e aos seus. Juraíldes da Cruz em sua letra, visionária – como tudo o que os gênios, as antenas da raça fazem – já arrepiava: “Tiro o bicho de pé com canivete, mas já tô na internet”. E isso quando a www ainda engatinhava.

      Mas com esse achado que agora evoco aqui, o artista quer mesmo é alertar para o mau uso das tecnologias, sobre coisas que o homem cria, mas que geralmente acaba escravo delas. Solidão interativa foi cunhado pelo sociólogo francês Dominique Wolton. Em sua tese, o autor alerta quanto ao cuidado para com o uso da internet, principalmente das redes sociais, chamando a atenção para um detalhe vital no avanço das tecnologias de comunicação: não importam formas e meios de expressão, a comunicação humana não foi, não é e nunca será algo tão simples, sempre vai conter grandeza e dificuldade. Wolton justifica-se dizendo que a internet é incrível para a comunicação entre pessoas e grupos que tenham os mesmos interesses, mas está longe de ser uma ferramenta de comunicação de coesão entre pessoas e grupos diferentes. E que por isso, a internet não é uma mídia, mas um sistema de comunicação comunitário. Ele prova isso afirmando que podemos passar horas, dias na internet e sermos incapazes de ter uma verdadeira relação humana com quer que seja.

      A solidão interativa grassa nas redes sociais, especialmente no facebook. São fotos e fotos postadas – a maioria – forjando uma felicidade quando, na verdade, é tudo fake. As mais usuais são aquelas em que o autor se autofotografa – as famosas selfies – e sai espalhando-as de um dia para o outro, quando não, de uma hora para outra.

      Tem as gastronômicas. Aquelas em que o autor antes de comer um prato ou uma iguaria especial, fotografa e já a lança na rede como a dizer que está podendo. Mas aquela comidinha do dia a dia, a da vida real, ele jamais vai postar. Ovo frito? Nem pensar! E aquelas dos momentos felizes? Sim, tem gente que acha que os seus instantes de lazer e diversão têm que, obrigatoriamente, ser vistos por todos. E lá vai um post ao lado do namorado ou namorada, dos amigos, geralmente com ares de forçação de barra. Porque a gaiola do tempo, forjada por nós mesmos, só pode ser aberta pela chave da felicidade plena.

      E tem aquela que é emblemática: a mensagem em que o internauta revela o status do seu sentimento. Mas o ápice da solidão interativa está naquela figura que posta alguma coisa e ela mesma vai lá e a curte. De dar dó, não? Temos milhares de ‘amigos’ nessa cornucópia virtual. Nessa Caixa de Pandora do Século XXI, eis-nos diante de uma incoerente quimera: o autoengano. [...]

      O autoengano é peça-chave para a nossa sobrevivência. Mentimos – a partir dos dois meses de idade – não só para os outros, mas, principalmente, para nós mesmos. Mesmo protegidos na redoma da interatividade, continuamos sós, ali, onde apenas a solidão nos alcança. Enquanto teclamos a torto e a direito, sugerindo que estamos sempre ON, a vida verdadeira continua OFF. E nunca nos damos conta de que, no fim, toda a solidão que nos rodeia, essa sim, é real. Porque bytes, bits e pixels não transmitem calor. E o verbo sem o hálito quente é apenas palavra morta.

Adaptado de:< http://lounge.obviousmag.org/espantalho_lirico/2016/08/solidao-interativa.html >.

No excerto “Wolton justifica-se dizendo que a internet é incrível para a comunicação entre pessoas e grupos que tenham os mesmos interesses, mas está longe de ser uma ferramenta de comunicação de coesão entre pessoas e grupos diferentes. E que por isso, a internet não é uma mídia, mas um sistema de comunicação comunitário.”, os termos destacados são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E:

    INCRÍVEL = IN-CRÍ-VEL [ PALAVRA PAROXÍTONA TERMINADA EM L ] { TRISSÍLABO PAROXÍTONO; EXISTEM 3 SÍLABAS PARA SEPARAÇÃO}

    ESTÁ = ES-TÁ [ PALAVRA OXÍTONA TERMINADA EM A ] { DISSÍLABO OXÍTONO; EXISTEM 2 SÍLABAS PARA SEPARAÇÃO}

  • De acordo com a quantidade de sílabas, as palavras podem ser classificadas como:

     

    Monossílabas - São as palavras que possuem uma só sílaba. 

    Exemplos: pó, fé, sul, má, pá.

     

    Dissílabas - São as palavras que possuem duas sílabas.

    Exemplos: mala, café, sujo, chulé, time, bolsa.

     

    Trissílabas - São as palavras que são formadas por três sílabas.

    Exemplos: maldade, saudade, príncipe, mochila, ônibus.

     

    Polissílabas - São as palavras que são formadas por 4 ou mais sílabas. 

    Exemplos: terremoto, cinderela, estremecer, tagarela, precipício.

     

    in-crí-vel ----> trissílabo paroxítono; 

    es-tá ----> dissílabo oxítono.

     

    GAB. E

  • questão dos sonhos kkk

  • Aguardando esse instituto com a faca entre os dentes.      letra E

  • Tomara q no TRT1 caia estas questões do tempo da Tia Cocota.....srsrsrsrsrsrsr

  • Questão boa pra cair na minha prova! rs

  • Tipo de questão que não faz diferença na prova, pois todos irão acertar. Banca fraca.

     

    Gabarito: E

  • A questão mais sem noção do mundo

  • e

    trissílabo paroxítono; dissílabo oxítono.

  • Sim, cai um monte de questões assim e a vaga é decidida nos dados ou na idade, show de bola...

  • SEGURA O MACETE QUE CRIEI PARA NUNCA MAIS PERDER QUESTOES SIMPLES COMO ESSA:




    1) Acentuam-se os monossílabos tônicos (substantivos, adjetivos, advérbio, verbos, pronome tônico) terminados em –a/-e/-o(+s) MESMO SOZINHO, MAOMÉ GANHA ACENTO


    2) Acentuam-se as oxítonas terminadas em –a/-e/-o (+s) + em/ens - MACETE: SE MAOMÉ VAI A MONTANHA GANHA ACENTO NAS OXITONAS -


    3) Não se acentuam as paroxítonas terminadas em –a/-e/-o (+s) e -em/-ens - MACETE: SE MAOMÉ VAI A MONTANHA PERDE O ACENTO NAS PAROXITONAS


    4) Todas as proparoxítonas são acentuadas.



    OBS: MAOMÉ → –a/-e/-o (+s) + em/ens


  • Achei difícil, pois nunca tinha ouvido falar nesses termos "dissilabo, trissilabo e etc.."

  • RECLAMAR MENOS E RESPONDER MAIS

  • Só eu achei que uma palavra polissílaba é aquela que tem mais de uma sílaba ? kkkkkkk

  • A questão em tela versa sobre a classificação das sílabas das palavras e sua tonicidade. Vejamos alguns conceitos sobre o assunto:

    Sílaba – É um fonema ou grupo de fonemas emitido num só impulso expiratório. Em português, o elemento essencial da sílaba é a vogal. Por sua vez, tonicidade é a sílaba mais forte de uma palavra.

    Quanto ao número de sílabas, dividem-se os vocábulos em:

    ⇨ Monossílabos (se têm uma sílaba): é, há, mar, de, dê;

    ⇨ Dissílabos (se têm duas sílabas): casa, amor, darás, você;

    ⇨ Trissílabos (se têm três sílabas): cadeira, átomo, rápido, cômodo;

    ⇨ Polissílabos (se têm mais de três sílabas): fonética, satisfeito, camaradagem,

    Quanto à tonicidade das sílabas, dividem-se em:

    Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima..

    Sabendo o conceito, iremos analisar as palavras. Analisemos:

    IN-CRÍ-VEL⇨ possui três sílabas e é acentuada na penúltima, pois possui a sua tonicidade nela, isto é, sua sílaba mais forte. Portanto, é uma trissílaba e uma paroxítona.

    ES-TÁ⇨ possui duas sílabas e é acentuada na última, pois possui a sua tonicidade nela, isto é, sua sílaba mais forte. Portanto, é uma dissílaba e uma oxítona

    Gabarito: E