SóProvas


ID
2363557
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

      Um povo entre duas tiranias

    Pelo alto, a população do leste de Alepo, na Síria, foi castigada por bombas de barril lançadas por helicópteros e aviões do regime de Bashar Assad e por caças russos. Ao explodirem, esses artefatos espalham rolamentos, pregos e pedaços de metal ao redor, destruindo prédios e perfurando pessoas. Na noite de 17 de agosto, o menino Omran Daqneesh, de 4 anos, estava dormindo com os irmãos de 1, 6 e 10 anos quando uma bomba caiu sobre sua casa. As imagens do vídeo que mostram Omran coberto de poeira e sangue dentro de uma ambulância chocaram o mundo pelo contraste entre inocência e brutalidade. Seu irmão mais velho morreu no hospital.

      Em terra, os moradores eram acossados pelos grupos extremistas ligados à Al Qaeda, que criaram tribunais para aplicar a lei islâmica. As mulheres foram obrigadas a usar o véu. Quem reclamava do fechamento das rádios ou das escolas ou tentava fugir era preso, torturado e até assassinado.

      Com a coalizão liderada pelos EUA bombardeando os terroristas do Estado Islâmico em outras cidades, a Rússia e o Irã ficaram livres para ajudar Assad a retomar territórios ocupados por outros grupos armados, o que deixou a guerra ainda mais sangrenta. Duzentos mil sírios somaram-se aos 4,5 milhões que já haviam deixado o país nos anos anteriores. O fluxo de refugiados para a Europa caiu de 1 milhão em 2015 para 300.000 neste ano, em parte devido às barreiras físicas erguidas nas fronteiras e às restrições para aceitação de asilo. O drama da maioria dos sírios que fogem da tirania de Assad e dos rebeldes acabou represado nos campos lamacentos da Turquia.

(Veja, 28 de dezembro de 2016.)

Em “Duzentos mil sírios somaram-se aos 4,5 milhões que já haviam deixado o país nos anos anteriores.” (3º§) na expressão destacada o verbo haver possui características equivalentes quanto a sua aplicação e formação também vistas na forma destacada em:

Alternativas
Comentários
  • TER/ HAVER (presente do indicativo) + PARTICIPIO =  equivale ao pretérito perfeito do indicativo. Tal forma vem acompanhada de adjuntos adverbiais: desde, ultimamente ... e expressa ação iniciada no passado que continua no momento que se fala.

     

    No caso da questão,

    TINHA/ HAVIA (pretérito do indicativo) + PARTICIPIO = equivale ao pretérito mais que perfeito do indicativo (cuja desinência é -RA)

    enuncia inevitabilidade...

  •  

    QUESTÃO SOBRE TEMPO COMPOSTO

     

    TER / HAVER SÃO VERBOS AUXILIARES QUE ACOMPANHADOS DO VERBO PRINCIPAL, SÃO USADOS ATIVAMENTE PARA FORMAR O TEMPO COMPOSTO.

     

    EX: Soube que aqueles homens tinham viajado tanto quanto “Phileas Fogg

    EX: Duzentos mil sírios somaram-se aos 4,5 milhões que já haviam deixado o país nos anos anteriores.

     

     

    SER / ESTAR SÃO VERBOS AUXILIARES QUE ACOMPANHADOS DO VERBO PRINCIPAL, SÃO USADOS PASSIVAMENTE PARA FORMAR O TEMPO COMPOSTO.

     

    EX: João estava jogado aos prantos de sua amada.

     

  • "haviam deixado": pretério IMPERFEITO do indicativo + paricípio= PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO

    "tinham viajado": pretério IMPERFEITO do indicativo + paricípio= PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO

     

  • Válido lembrar que o verbo "haver" no sentido de "ocorrer" ou "existir" são impessoais, isto é, não se flexionam.

    Quando é um verbo auxiliar (sentido de "ter") como na questão, o verbo "haver" se flexiona.