SóProvas


ID
2364118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um homem de sessenta e cinco anos de idade compareceu ao hospital apresentando o seguinte quadro clínico: inapetência, anuria, hiperpotassemia, desnutrição moderada e doença renal crônica. Diante desse quadro clínico, foi indicada hemodiálise ao paciente.

Nessa situação hipotética, o nutricionista deverá

considerar a massa corporal, que deve ser medida antes da sessão de hemodiálise, e a albumina sérica como melhores marcadores do estado nutricional.

Alternativas
Comentários
  • Em razão dos disturbios hidricos, o peso corporal deve ser analisado junto com uma avaliação da presença de edema e/ou ascite, ou aind, em relação ao chamado " peso seco", que se refere ao peso corporal, especialmente em pacientes em diálise nos quais há ausência de edema periférico detectável e pressão arterial normal. Portanto, em pacientes em HD, o peso deve ser obtido sempre após a sessão, o mesmo vale para os demais parâmetros antropométricos.. (CUPPARI, 2014)

  • A albumina sérica é marcado de inflamação e NÃO de desnutrição, porém é usada como INDICADOR de desnutrição em idosos e excelente indicador de PROGNÓSTICO de risco nutricional em várias condições clinicas.

    Ref.Licro: Avaliação Nut. do Paciente hospitalizado - Uma Abordagem Teórico-Prática

    .

  • A questão exige do aluno conhecimentos de avaliação nutricional de pacientes com doença renal crônica submetidos a hemodiálise.

    A maioria dos métodos de avaliação nutricional apresentam limitações na utilização para pacientes em hemodiálise. Tanto medidas antropométricas quanto parâmetros bioquímicos podem ter alterações devido a características inerentes a doença renal e ao tratamento dialítico e, por isso, devem ser interpretados com cautela.

    Pacientes em hemodiálise devem ter o peso e demais medidas antropométricas aferidas logo APÓS a sessão. Além disso, é importante considerar que a perda da função renal contribui para retenção hídrica e por isso é necessário avaliar a presença de edemas e, se preciso, corrigir o peso para que o estado nutricional seja adequadamente avaliado. 

    Em relação a albumina, é necessário considerar que ela é uma proteína de fase aguda negativa, ou seja, sua concentração sérica diminui em reposta a processos inflamatórios e situações de estresse. Tanto a doença renal crônica quanto o tratamento dialítico podem desencadear processo inflamatório, ainda que subclínico, o que dificulta a utilização da concentração de albumina sérica como marcador do estado nutricional. Porém, ela pode ser utilizada como marcador do prognóstico do paciente, sendo que valores reduzidos dessa proteína sérica se associam com piora das taxas de mortalidade.

    Portanto, o peso medido antes da sessão de hemodiálise e a albumina sérica NÃO SÃO os melhores marcadores do estado nutricional.

    Gabarito do Professor: ERRADO .