SóProvas


ID
2364844
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tradicionalmente, as falsas memórias vem sendo investigadas através de vários tipos de procedimentos experimentais que potencializam sua ocorrência utilizando diversos materiais. Na última década, uma metodologia bastante difundida é

Alternativas
Comentários
  • "O procedimento de palavras associadas (DRM), o qual consiste na apresentação de listas de palavras semanticamente associadas às palavras não apresentadas, seguido por um teste de memória."

    http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v14n2/7861.pdf

  • As falsas memórias referem-se a uma gama de fenômenos que têm sido observados tanto em pesquisas experimentais, quanto no âmbito da psicoterapia, na área jurídica, bem como em outras variadas situações do cotidiano. As questões relacionadas à habilidade de crianças e adultos em relatar fidedignamente os fatos vividos, tanto como vítimas de abuso físico ou sexual, quanto como testemunhas oculares de contravenções em geral, têm influenciado e incentivado os estudos científicos na área das falsas memórias. Em linhas gerais, as falsas memórias referem-se ao fato de lembrarmos de eventos que na realidade não ocorreram. Informações são armazenadas na memória e posteriormente recordadas como se tivessem sido verdadeiramente vivenciadas (Roediger & McDermott, 2000).

  • O procedimento das palavras associadas, que foi adaptado de um antigo estudo de Deese (1959), faz uso de várias listas de palavras. Cada lista, contendo palavras denominadas alvos, gira em torno de um mesmo tema. Por exemplo, todas as palavras da lista cama, descanso, acordar, cansado, sonho, despertador, soneca, cobertor, cochilo, sono, ronco, paz, bocejar e sonolento versam sobre o tema dormir. O procedimento experimental consiste primeiramente em uma etapa de apresentação desses conjuntos de listas, de forma aleatória, para serem memorizados. Em uma segunda etapa, a do teste de memória de reconhecimento, é apresentada uma nova lista de palavras composta por algumas palavras alvo, acrescida de palavras distratoras. Estas últimas podem ser de dois tipos: distrator crítico e distrator não relacionado. O distrator crítico é uma palavra que traduz a essência temática de cada uma das listas de palavras alvo, estando, por conseguinte, semanticamente associada a todas as palavras de uma mesma lista. No exemplo da lista acima, a palavra dormir seria um distrator crítico. Já o distrator não relacionado é uma palavra que não apresenta relação semântica com nenhuma palavra da lista. O teste de reconhecimento pode ser imediato (logo após a etapa de memorização do conjunto de listas) e/ou posterior (um determinado período de tempo após a etapa de memorização, que pode variar de horas, dias ou semanas). A tarefa do participante no teste de memória é reconhecer somente as palavras alvo e rejeitar qualquer outra palavra que não o seja, neste caso, tanto os distratores críticos quanto os não relacionados.

    As 24 listas de palavras associadas de Roediger e McDermott (1995), juntamente com outras 12 listas de McDermott (1996b) passaram por um processo de normatização (Stadler, Roediger & McDermott, 1999). Neste processo, foram verificadas as listas, com maior e menor capacidade, de produzirem falsas memórias, tanto em testes de recordação como de reconhecimento.

  • Falsas Memórias

     --> lembranças de eventos que na realidade não ocorreram

    --> informações são armazenadas na memória e posteriormente recordadas como se tivessem sido verdadeiramente vivenciadas

     --> As questões relacionadas à habilidade de crianças e adultos em relatar fidedignamente os fatos vividos, tanto como vítimas de abuso físico ou sexual, quanto como testemunhas oculares de contravenções em geral, têm influenciado e incentivado os estudos científicos na área das falsas memórias. 

    Lista de Palavras Associadas

    --> apresentação de listas de palavras semanticamente associadas às palavras não apresentadas, seguido por um teste de memória

    --> Investiga-se o efeito do momento da testagem nas memórias verdadeiras e falsas e sua persistência por um período de uma semana, bem como o efeito de uma mera testagem sobre as respostas de um teste posterior.

    --> exemplo de lista de palavras associadas: cama, descanso, acordar, cansado, sonho, despertador, soneca, cobertor, cochilo, sono, ronco, paz, bocejar e sonolento versam sobre o tema dormir