SóProvas


ID
2365300
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre o tema Ação Penal, analise as afirmativas a seguir.

I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

II. A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia.

III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CPP:

     

    I) CORRETA.

    Art. 24, § 2º Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

     

    II) ERRADA.

    Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

     

    III) CORRETA.

    Art. 42. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

     

    Gabarito: alternativa C.

     

    Bons estudos! ;)

  • Apesar de ser questão "cara-crachá" é mal feita, pois se a representação é irretratável após o oferecimento da denúncia, também o é após o recebimento da denúncia, visto que esta ocorre após aquela.

    Deveria vir no enunciado algo do tipo "De acordo com a literalidade do Código de Processo Penal". Deram mole.

  • Correta, C

     

    Fiquem atentos, pois neste contexto da assertiva, as bancas costumam trocar os termos ''OFERECIDA'' por ''RECEBIDA''.

     

    O correto da opção II seria: CPP Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

  • Gabarito: C

     

    DICA: Para não confundir se a retratação é possível até o recebimento ou oferecimento da denúncia, penso na palavra "RETRÔ" (RETRatação até o Oferecimento da denúncia).

  • Art. 25, CPP.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

    Eu costumo pensar: ninguém pode fazer o MP perder tempo e depois mudar de ideia; por isso o limite é o oferecimento (menor).

     

    Art. 16, LMP.  Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público.

    Eu costumo pensar: a vítima de violência doméstica precisa de mais tempo para avaliar a situação; por isso o limite é o recebimento (maior).

  • Lamentável darem como errada a alternativa pela troca da palavra "oferecida" por "recebida". Seria possível receber uma denúncia que não foi oferecida? Lógico que não. Assim, a alternativa II está correta, salvo se a questão requerer a literalidade do Código.

  • Momento em que o examinador privilegia mais quem só decorou o artigo do que quem realmente entende como as coisas que o artigo prevê funcionam.

  • aviso aos amigos do TRE-RJ - Consulplan cobrar muita literalidade de lei, para evitar recursos.

  • II. A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia.  

    O correto será : 
     

    II. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.


    UMA OBSERVAÇÃO AQUI : 

    Quando questionar sobre Irretratabilidade da Representação, teremos um termo igual o que eu corrigir ... porém no lugar de Denúncia se torna Renúncia

    Bons estudos !

     

  • I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

    II. A representação será irretratável, depois de recebida [OFERECIDA] a denúncia.

    III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

  • a cachorra colou o  ll do cespe 

     

  • Fico pensando se o choro do pessoal aqui é capaz de fazer a banca mudar a maneira que fazem as questões,,,

  • I.(CORRETA) 24, § 2º Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

     

     

    II.(ERRADA) A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia. (OFERECIDA) -> (Na minha opinião a afirmativa não deixa de estar correta. Depois de recebida a denúncia, a representação continua irretratável, desde o oferecimento da mesma).

     

     

     

    III.(CORRETA) Art. 42. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal. -> Isso não significa que o MP não pode pedir a absolvição do acusado, mas apenas que o órgão ministerial deve continuar atuado no processo até sua conclusão.

     

     

    GABARITO LETRA C

  • Gaba: C

     

    Importante ficar bemm esperto qto a este negócio de o MP não poder desistir da ação penal. Dependendo do humor do examinador, das condições de pressão e temperatura, ele pode considerar isto como errado, já que quando acontece a transação penal ou suspensão condicional do processo, de alguma forma há desistência do oferecimento da denúncia.

     

    Espero não estar viajando...rs...se estiver, me avisem!

  • Gabarito: A

     Art. 24 § 2o  Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.         

    Art. 25.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

     Art. 42.  O Ministério Público não poderá desistir da ação penal

  • I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

    II. A representação será irretratável, depois de recebida (oferecida) a denúncia.

    III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

  • As mesmas pegadinhas de sempre, vide o item II, continuam derrubando uma galera.

    Criem um método, por mais ridículo que seja, que te faça lembrar , e nunca mais vai errar uma questão assim.

  • Att. 25 CPP - Arepresentação será irretratável, depois de oferecida a denuncia. A denuncia será recebida depois de ser oferecida. Logo, passível de anulação.
  • I - CERTO, QUANDO O CRIME É PATRICADO CONTRA PATRIMÔNIO DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIO ELA SERÁ INCONDICIONADA

    II - ERRADO,  ELA PODE SER RETRATÁVEL.

    III - CERTO,  PRINCIPIO DA INDISPONIBILIDADE - É VEDADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO  DESSISTIR DA AÇÃO PENAL AJUIZADA OU DO RECURSO INTERPOSTO.

  • (II) Aí é para f... com o planeta

  • Bom bizu! A Retratação é possível até o OFERECIMENTO DA DENÚNCIA (RETRÔ).

     

  • art. 25 cpp "A representação será irretratável, depois de OFERECIDA a DENÚNCIA."

  • II - A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia.

     

    Representação ao MP ( Por Exemplo )  >>> Oferecimento da Denúncia ( Pelo MP ao Juiz) >>> Recebimento da Denúncia. ( Pelo Juiz). 

    ___________________________________  _______________________________________________________________________.

     

    Nesta Ordem, entendo que a RETRATAÇÃO pode ser feita enquanto perdurar a linha preta, até o oferecimento da denúncia, pois que a representação é direcionada ao MP, que após o oferecimento da denúncia, ( linha vermelha), não poderá entender dá retratação do ofendido, seguindo o rito comum. na anternativa questionada, entendo que se a RETRATAÇÃO não supera a linha preta, tão pouco poderá ser admitida na linha vermelha na ilustração acima. 

    Desta forma, entendo que sim, a REPRESENTAÇÃO É IRRETRATÁVEL DEPOIS DE OFERECIDA A DENÚNCIA, DE RECEBIDA A DENÚNCIA, COMO TAMBÉM É APÓS A SENTENÇA, APÓS O TRANSITO EM JULGADO... 

     

     

  • Questão questionável rs'

    A assertiva II afirma que a denúncia será irretratável após o recebimento da denúncia, e isso está correto, visto que o CPP em seu Art. 25 afirma: A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia. 

    Ora, sendo o recebimento da denúncia consequência do seu oferecimento, essa continua sendo irretratável após o seu recebimento pelo magistrado.

  • A minha opinião. Apesar que a questão está certa, pois é letra de lei, mas acho que essas bancas cometem um grande erro, visto que num tipo de questão dessa, deveriam citar no enunciado que é CONFORME O CPP, pois se analisarmos bem a alternativa II também deveria estar correta, já que o recebimento da denpuncia vem depois do oferecimento, deste modo será irretratável da mesmo forma. Bom só foi um desabafo... muitas vezes temos que além de aprender a matéria conhecer as manias das bancas. Vamo que vamo.

  • Olha... vou te contar viuuu 

     

    se o oferecimento vem antes do recebimento and após o oferecimento não se pode retratar. A gente concluiu o que, BRASIL? 

    Que se após o oferecimento da denúncia não cabe retratação, após o recebimento da denúncia menos ainda.... MELHOREM banca examinadora

  • I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

    II. A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia.

    III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

     

    GAB: C

    O bizu é apegar-se a letra da lei, fazer o que...

  • I. Verdadeiro. Aplicação do art. 24, §2º do CPP.

     

    II. Falso. Nos termos do artigo 102 do CP, a representação será irretratável depois de oferecida a denúncia. Contudo, não podemos esquecer do excepcional caso da Lei Maria da Penha (que não é objeto da questão, ressalta-se): "nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público" (art. 16 da Lei n. 11.340/06).

     

    III. Verdadeiro. O princípio da indisponibilidade da ação penal pública, previsto no art. 42 do CPP, estabelece que "o Ministério Público não poderá desistir da ação penal".

     

    Estão corretas as afirmativas  I e III.

     

     

    Resposta: letra C.

     

    Bons estudos! :)

  • Cuidado pra não confundir oferecida com recebida, ein galera!!!!

  • Ao negar que a II está correta, a banca afirma ser possível a retratação após o recebimento da denúncia.
  • RETRATAÇÃOOFERECIMENTO DA DENÚNCIA.

    But in the end It doesn't even matter.

  • Apesar de ter acertado, entendendo o que a questão queria, eu não posso deixar de comentar a total falta de lógica na assertiva n°II. Como dito pelo colega, "se a representação é irretratável após o oferecimento da denúncia, também o é após o recebimento da denúncia, visto que esta ocorre após aquela." Como é possível aceitar isso?

  • Especificamente nessa II, se não está de forma LITERAL do CPP, podem marcar como errada. Têm - no mínimo - 10 Questões com essa redação e as bancas considerando-as erradas. 

  • Questão deveria ser feita mais corretamente. Se a representação se torna irretratável com o oferecimento, todos os atos posteriores ela estará irretratável. Recebimento, Contestação, AIJ, Sentença...

    Deveria ser: A representação é retratável até o recebimento da denúncia.

    Assim estaria uma alternativa Incorreta pela Regra do Oferecimento

  • GB C

    PMGO

    A LUTA CONTINUA.

  • GB C

    PMGO

    A LUTA CONTINUA.

  • A representação será irretratável, depois de OFERECIDA a denúncia.

  • Sobre essa I, há algum entendimento sobre inclusão ou não do DF, ou DF é ação pública condicionada à representação?

  • II - A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia. ERRADA.

    Após o recebimento da denúncia.

    Cuidado pessoal, esta pegadinha é bem frequente em prova MEMORIZE.

    C - ALTERNATIVA.

    Bons estudos!

  • Art. 25,CPP.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

  • GABARITO C.

    Então a representação é retratável, depois de recebida a denúncia?

    Entendo a questão cobrar a literalidade da lei, porém com essa redação considerando a II errada, significa dizer que a representação é retratável após o recebimento da denúncia.

  • LETRA B - DEPOIS DE ´´OFERECIDA`` À DENUNCIA..,

  • Art. 25.  A representação será IRRETRATÁVEL, depois de oferecida a denúncia. 

    GABARITO -> [C]

  • Art. 25.  A representação será IRRETRATÁVEL, depois de oferecida a denúncia. 

    GABARITO -> [C]

  • Acho isso uma sacanagem apois e depois e a msm coisa

  • I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública. CERTO.

    II. A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia. ERRADO.

    A retratação pode acontecer até o OFERECIMENTO da denúncia.

    III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal. CERTO.

    Vigora para as ações pública os princípios da Obrigatoriedade, Divisibilidade, Indisponibilidade (o MP não pode desistir da ação), Oicialidade (ODIO)

  • A presente questão demanda conhecimentos que giram em torno da temática "ação penal". As fundamentações que levarão para a exclusão das alternativas incorretas e apontamento da alternativa correta estão contidas no título III do Livro I do CPP, que trata sobre ação penal (art. 24 em diante). Assim, analisemos as afirmativas:

    I. Correta. A afirmativa é verdadeira, trata-se de fiel reprodução do §2º do art. 24 do CPP, cujo conteúdo dispõe que, seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública. 

    II. Incorreta. A afirmativa é falsa, pois aduz que a representação poderá ser retratada até o momento que antecede o recebimento da denúncia, contrariando o art. 25 do CPP, que dispõe: a representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

    De modo inverso, a representação poderá ser retratada antes do oferecimento da denúncia, e não antes do recebimento, como infere a afirmativa.

    A esse respeito, merece destaque a previsão da Lei 11.340/06 que dispõe de maneira diversa e contraria a regra geral acima apresentada, o que pode ser objeto de pegadinhas.

    Se o crime praticado for contra mulher no âmbito doméstico ou familiar, a representação poderá ser retratada até o momento que antecede o recebimento da denúncia, perante o magistrado, em audiência especial designada para a renúncia. É o que preceitua o art. 16 da Lei 11.340/06:

    Art. 16. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público. 

    III. Correta. A afirmativa é verdadeira, trata-se da fiel reprodução do artigo 42 do CPP, que estabelece o princípio da indisponibilidade da ação penal pública, segundo o qual, "o Ministério Público não poderá desistir da ação penal".

    Portanto, sendo as afirmativas I e III corretas, deve ser assinalada a alternativa C.

    Gabarito do professor: alternativa C.
  • Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

  • A representação será IRRETRATÁVEOOOOO depois de OOOOOOOferecida a denúncia.

    Isso me ajudou a resolver a questão, só desculpem porque não consegui arrumar as cores.

    Bons estudos.