-
Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
-
Só um comentário que observei na questão "As necessidades fisiológicas estão relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo, entre outras. Pode-se dizer que quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo. "
a parte do Abrigo; já não entra como necessidade de segurança?
-
Conforme Andréia Ribas, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a
preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos
companheiros, de troca de amizade.
A necessidade de estima envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
-
"Pode-se dizer que quando há insatisfação em todas as necessidades": o termo "todas" aqui nos leva a entender que se trata de todas as necessidades, não apenas as fisiológicas, e por isso muitos talvez tenham errado essa questão MAL REDIGIDA, TEXTUALMENTE AMBÍGUA.
-
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades. Neste caso, assinalemos a alternativa correta.
A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.
Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:
Necessidades primárias:
- Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
ALTERNATIVAS
A - incorreta. As necessidades sociais estão relacionadas ao status e à maneira pela qual o indivíduo se vê, sua autoconfiança, independência e autonomia. Quando insatisfeitas podem produzir sentimentos de inferioridade e fraqueza.
B - correta. As necessidades fisiológicas estão relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo, entre outras. Pode-se dizer que quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo.
C - incorreta. As necessidades de autorrealização estão relacionadas à necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e amizade. Quando não estão satisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros.
D - incorreta. Estima é a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado. Refere-se a maximização das aptidões e capacidades, chegar ao ápice, ser mais do que é, ser tudo o que pode ser.
Concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.