SóProvas


ID
2365804
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor público estável, lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, requereu uma Licença para Capacitação. Com base na Lei nº 8.112/90, essa licença, preenchidos os requisitos legais, poderá ser concedida por um período de até

Alternativas
Comentários
  •         Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)  (Vide Decreto nº 5.707, de 2006)

  •  a)

    três meses. 

  • Capacitaçao -  3 "c", 3 meses!

  • Até 3 meses com R$

  • Licença capacitação: duração de 3 meses(períodos não se acumulam); pode ser concedida a cada 5 anos.

  • GABARITO: A

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

  • Gab - A

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

  • GABARITO: LETRA A

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.              

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 87, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados anteriormente, no caso de um servidor público estável, lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, requerer uma Licença para Capacitação, tal licença, em consonância com a lei 8.112 de 1990, preenchidos os requisitos legais, poderá ser concedida por um período de até três meses.

    Gabarito: letra "a".

  • CapaCitaÇão = 3 c's = 3 meses kkkkkk