SóProvas


ID
2366224
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciarse um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos; o patrão, o soldado amarelo e a cachorra Baleia esmoreceram no seu espírito.
Graciliano Ramos. Vidas Secas.  

No trecho destacado, Graciliano Ramos se vale de um recurso estilístico conhecido como figura de linguagem, que é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

     

  • Catacrese: predominasse o uso de metáforas cristalizadas, ou seja, é o uso contínuo de uma palavra ou expressão em sentido conotativo.
  • COTOVELO DA ESTRATA- NÃO É ATRIBUIR UMA PERSONIFICAÇÃO A ALGO INANIMADO?   A QUESTÃO TEM DUAS RESPOSTA CATACRESE E PROSOPOPÉIA

  • GABARITO C


    Se tivesse metáfora eu marcaria. A catacrese é a utilização de um termo já solidificado, cristalizado, por ex. pé da mesa, pé da cadeira, braço do sofá. Essa expressão "dobrando o cotovelo da estrada" eu nunca ouvi falar.

    Tiago Villen, não se trata de uma personificação porque não está dando vida à estrada, apesar de ter utilizado a expressão cotovelo (que só tem em pessoas), não está dando animação à estrada, ela não está fazendo nada.


    bons estudos

  • eu marquei prosopopéia =(

  • CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

    Cotovelo da estrada = curva da estrada.

    A palavra existe, portanto EXISTE vocabulário próprio.