SóProvas



Prova COPEVE-UFAL - 2014 - ALGÁS - Analista de Processos Organizacionais - Bacharel em qualquer Área de Conhecimento


ID
2366215
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ouviu-se um forte sibilo, que foi acompanhado por um bramido da fera; a pequena seta despedida pelo índio se cravara na orelha, e uma segunda, açoitando o ar, ia ferir-lhe a mandíbula inferior.
ALENCAR, José. O guarani. São Paulo: Ática, 1991. 

Em relação às estruturas linguísticas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O termo “um forte sibilo” é sujeito simples. (Gabarito)

    b) O “lhe” em “ferir-lhe a mandíbula” é objeto indireto. Errado! O 'lhe' é adjunto adnominal. = dele.

    c) O “se” em “se cravara na orelha” é pronome reflexivo. Errado! Parece-me particula apacivadora.

    D) O “que” em “que foi acompanhado” é conjunção integrante. ERRADO! O 'que' é pronome relativo, pois, pode ser substituí-lo por 'pelo qual'. 

    E) O “se” em “Ouviu-se um forte sibilo” é indicador de sujeito indeterminado. ERRADO! O 'se' é partícula apassivadora: indica que o sujeito explícito é paciente, sofre a ação verbal. Sempre acompanha VTD ou VTDI sendo possível reescrever a frese na voz passiva analítiva.

    Ouviu-se um forte sibilo. voz passiva sintética.  Foi ouvido um forte sibilo. voz passiva analítica.

     

  • A

    Um forte sibilo (SUJEITO) foi (VERBO) ouvido.


ID
2366218
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dança da chuva
senhorita chuva
me concede a honra
desta contradança
e vamos sair
por esses campos
ao som desta chuva
que cai sobre o teclado 

O termo “chuva”, sublinhado, utilizado pelo poeta no primeiro e sexto versos, é polissêmico porque

Alternativas

ID
2366221
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As orações que compõem o período: “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.” são

Alternativas
Comentários
  • gabarito 

    d) coordenadas assindéticas. 

  • Gabarito D.

    Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas
    Falarei agora de dois tipos de orações coordenadas: as assindéticas e as sindéticas. Não há mistério algum nisso, beleza?
    As assindéticas são justapostas (ou seja, postas uma ao lado da outra), não iniciadas por síndeto (= conjunção)! Adivinha quais são as sindéticas? Ora, são as iniciadas por síndeto (conjunção).
    Vejamos as assindéticas e as sindéticas:
    “Sou um gigolô das palavras, vivo às suas custas e tenho com elas exemplar conduta de um cáften profissional; abuso delas... maltrato-as, sem dúvida, e jamais me deixo dominar por elas; não me meto na sua vida particular, não me interessa seu passado, suas origens, sua família...” (Luís Fernando Veríssimo)
    Percebeu que nenhuma assindética (em azul) é iniciada por conjunção coordenativa? O contrário não é verdadeiro, ou seja, as sindéticas (em preto) são SEMPRE iniciadas por conjunção coordenativa (no caso, a conjunção e).
    É bom dizer também que as orações assindéticas normalmente mantêm uma relação semântica entre si, por isso é que muitas vezes as conjunções são usadas para explicitar o sentido que há entre as orações coordenadas assindéticas. Por exemplo, em “Todos estavam muito atrasados, não deram a mínima para isso.”, as orações assindéticas mantêm uma relação de oposição. É por isso que podemos explicitar esta relação semântica por meio de um síndeto, uma conjunção, tornando a segunda oração sindética: “Todos estavam muito atrasados, porém não deram a mínima para isso.”.
    Vamos ver mais sistematicamente as orações coordenadas sindéticas agora.
    Dica de amigo do peito: Procure decorar as conjunções coordenativas, que você já vai ter mais do que meio caminho andado na hora de resolver essas questões. Quando eu, Pestana, quero resolver uma questão de orações coordenadas, vou em busca das conjunções coordenativas, pois elas sinalizam o valor semântico e a relação sintática de coordenação. Saiba também que, atualmente, os concursos mais sofisticados estão menos preocupados com a nomenclatura das orações e mais preocupados com a relação entre as orações (seja de coordenação, seja de subordinação).

     

    PESTANA (2013)

  • Primeiro verifiquei se dá pra compreender as orações separadas .

     Disciplina é liberdade;         /       compaixão é fortaleza;               /        ter bondade é ter coragem.

    Como dá pra compreender, são coordenadas. Não dependem da outra pra entendermos.

    O próximo passo é verificar se há conjunção. As sindéticas são ligadas por conjunção. (e, mas, ou, logo, etc.). Como não tem conjunção, são assindéticas.

    D) Coordenadas assindéticas.

  • Sem Muito BLA BLA BLA.


    Para saber DE UMA VEZ POR TODAS se é uma COORDENADA ou SUBORDINADA, basta APENAS olhar para a frase e procurar ALGUMA PREPOSIÇÃO. Existe? Subordinada! Não existe? Coordenada.


    Extra: Para saber se é ASSINDETICA ou SINDETICA, basta APENAS olhara para frase e procurar ALGUM CONECTIVO. Existe? Sindética! Não existe? Assindética"


    GAB D.

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

  • coordenadas assindéticas

  • A questão quer saber a classificação das orações no período “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”. Perceba que essas orações são independentes e estão ligadas umas às outras sem conjunções, apenas por ponto e vírgula. Vejamos:

    A subordinadas adjetivas.

    Orações Subordinadas Adjetivas: têm o valor e a função próprios do adjetivo. São iniciadas por pronomes relativos: que, o qual (e variações), onde, quem, cujo (e variações). Podem ser: explicativas e restritivas. 

    B coordenadas sindéticas.

    Oração coordenada sindética: ligada às outras por meio de conjunção. São cinco: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa. 

    Ex.: Estudou muito, logo passará no concurso

    C subordinadas adverbiais.

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas. 

    D coordenadas assindéticas.

    Oração coordenada assindética: ligada às outras sem conjunção. No lugar da conjunção aparece vírgula, ponto e vírgula ou dois pontos. 

    Ex.: Ela almoçou tranquila, pegou o carro, foi fazer a prova

    E subordinadas substantivas.

    Orações Subordinadas Substantivas: têm as funções sintáticas próprias do substantivo (complementos verbais, complemento nominal, sujeito...) e são introduzidas por conjunções subordinativas integrantes (geralmente "que" e "se"). Podem ser: objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva ou subjetiva. 

    Gabarito: Letra D

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

    A questão não é anulável, pede se para analizar o período, e as orações no período em sí se relacionam coodernadamente sem preposição nem conjunção. portanto coordenadas assindéticas.

  • Assindéticas - SEM CONJUNÇÃO

    sindética - COM CONJUNÇÃO


ID
2366224
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciarse um pouco dos lugares onde tinha vivido alguns anos; o patrão, o soldado amarelo e a cachorra Baleia esmoreceram no seu espírito.
Graciliano Ramos. Vidas Secas.  

No trecho destacado, Graciliano Ramos se vale de um recurso estilístico conhecido como figura de linguagem, que é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

     

  • Catacrese: predominasse o uso de metáforas cristalizadas, ou seja, é o uso contínuo de uma palavra ou expressão em sentido conotativo.
  • COTOVELO DA ESTRATA- NÃO É ATRIBUIR UMA PERSONIFICAÇÃO A ALGO INANIMADO?   A QUESTÃO TEM DUAS RESPOSTA CATACRESE E PROSOPOPÉIA

  • GABARITO C


    Se tivesse metáfora eu marcaria. A catacrese é a utilização de um termo já solidificado, cristalizado, por ex. pé da mesa, pé da cadeira, braço do sofá. Essa expressão "dobrando o cotovelo da estrada" eu nunca ouvi falar.

    Tiago Villen, não se trata de uma personificação porque não está dando vida à estrada, apesar de ter utilizado a expressão cotovelo (que só tem em pessoas), não está dando animação à estrada, ela não está fazendo nada.


    bons estudos

  • eu marquei prosopopéia =(

  • CATACRESE= Consiste em se empregar um vocabulário já existente e com significação própria em outro sentido, por falta de vocabulário próprio.

    Cotovelo da estrada = curva da estrada.

    A palavra existe, portanto EXISTE vocabulário próprio.


ID
2366230
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eu não podia pensar nos outros porque não existiam outros. O mundo era uma gramática em branco. Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa. Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso (do grego paradeisos, um jardim dos prazeres). Eu perguntei: o que devo fazer, Senhor?, e Deus me respondeu: Nada, apenas exista. E eu fui tomado pelo tédio. A primeira sensação humana.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Orgias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 

Acerca de aspectos gramaticais do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O trecho “porque não existiam outros” pode ser também escrito corretamente “porque não haviam outros”. 

    Haver sentido de existir = Impessoal ...“porque não havia outros”

     

     b) A vírgula em “o que devo fazer, Senhor?” pode ser retirada da sentença, visto que não há justificativa para o uso.  (Vocativo)

     

     c) No período “Eu vi que estava no paraíso”, a oração “que estava no paraíso” exerce a função sintática de sujeito. (Objeto direto)

     

     d) No trecho “Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa”, o uso da vírgula não se justifica, pois antes de conjunção aditiva não se utiliza vírgula.  (Está correto o uso)

     

     e) O trecho “Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso” pode ser transformado num único período sem danos à norma culta: “Eu abri os olhos, olhei em volta e vi que estava no paraíso”.  


ID
2366233
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preço da cerveja

Pela segunda vez em menos de um mês, o governo elevou os impostos sobre a bebida. Com o repasse dos fabricantes, o preço do produto pode aumentar em até 10%.

VEJA. São Paulo: Ed. Abril, n. 19, 7 maio 2014.  

Quanto ao emprego das vírgulas no texto é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ambas apresentam a mesma finalidade: foram usadas para isolar adjuntos adverbiais deslocados. 

  • Com o repasse dos fabricantes, ...

    O repasse é SUBSTANTIVO e por isso, não é oração adverbial, pois teria que ter um verbo.

  • GAB: C

    Foram usadas para isolar adjunto adverbial deslocados.


ID
2366236
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nexo entre o real e as imagens faz com que conceitos abstratos tornem-se vivos e inesquecíveis.
Literatura e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

No texto, o escritor Gabriel Perissê informa que

Alternativas
Comentários
  • NEXO

    1. junção entre duas ou mais coisas; ligação, vínculo, união.

    2. ligação entre situações, acontecimentos ou ideias; coerência

     

     e) a associação lógica entre o real e as imagens transforma o conceito abstrato em algo plausível e inesquecível.


ID
2366242
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com o Sol
Essa que amo mora num sobrado
e o sol, que a quer também, para-se em frente
e até que o sol se canse e, enfim, se ausente;
a janela é deserta, e eu, desolado.
Marcelo Gama (adaptado). 

Os “quês” destacados no poema exercem, respectivamente, as funções de

Alternativas
Comentários
  • Essa que (a qual) amo... Pronome Relativo

    e o sol, que (o qual) a quer também...

    e até que (c.t)  o sol se canse...

    conj temporal (Quando, enquanto, assim que, logo que, desde que, até
    que, mal, depois que, eis que)


ID
2366245
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
ALVES, Castro. Os escravos. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. 

Se fosse retirado o acento grave de “às tetas”, essa expressão exerceria a função sintática de

Alternativas
Comentários
  • Suspendendo = VTD 

    As tetas =  Objeto direto

     

    Letra D


  • A) complemento nominal. ERRADA (Tetas é um Substantivo Concreto, logo JAMAIS poderia ser Complemento nominal, porque só é usado "CN" diante de substantivos ABSTRATOS).

    B) adjunto adverbial. ERRADA (Não há nenhum ADVÉRBIO, para saber, basta flexionar as palavras para o sexo oposto ou colocá-las no plural).

    C) objeto indireto. ERRADA (suspender é um verbo transitivo direto. Quem suspende, suspende algo. O que? as tetas).

    D) objeto direto. CORRETA (suspender é um verbo transitivo direto. Quem suspende, suspende algo. O que? as tetas).

    E) sujeito. ERRADA (Pergunte ao VERBO quem é que suspende as tetas. A resposta será: Negras mulheres que é o sujeito da oração).


  • suspendendo....suspendendo o que? as tetas! OBJETO DIRETO

  • Mulheres Negras: Sujeito;

    Suspendendo: VTD;

    Às tetas: Objeto Direto.


ID
2366248
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dia da água
Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água foi uma tentativa de organizar os países membros para realizarem campanhas de conscientização sobre o consumo da água no mundo. Cada ano tem um tema específico, mas cabe aos países escolherem as ações a serem tomadas.
Galileu. São Paulo: Ed. Globo, mar. 2014. 

A expressão destacada estabelece entre as orações uma relação semântica de

Alternativas
Comentários
  • Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal.

     

    São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.


ID
2366251
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A potência da acupuntura
A acupuntura já se consagrou como método eficiente para aliviar dores. Agora, embasada por sólidas pesquisas científicas realizadas em todo mundo, suas aplicações começam a se expandir. A prática é usada contra doenças como depressão, na recuperação de sequelas de acidente vascular cerebral e até em procedimentos de beleza. O avanço do método, nascido na China, em terras ocidentais é consequência de algumas transformações ocorridas nos últimos anos. A primeira foi a demanda crescente por técnicas que melhoram a saúde sem a necessidade de se recorrer a remédios. A acupuntura se ajusta perfeitamente nesse quesito. A segunda deve-se ao fato de que a medicina finalmente encontrou meios de avaliar com mais refinamento científico o efeito das agulhas no organismo. [...]
REVISTA ISTOÉ. Editora Três, edição nº 2317 – Ano 38 – 23 Abr./ 2014.  

Em: “A primeira foi a demanda crescente por técnicas que melhoram a saúde [...]”, o vocábulo sublinhado é um mecanismo de coesão que faz alusão, no contexto,

Alternativas
Comentários
  • ... O avanço do método, nascido na China, em terras ocidentais é consequência de algumas transformações ocorridas nos últimos anos. A primeira foi a demanda ...

     

    LETRA A


ID
2366254
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Leão e o Rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou: Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, ouvindo seu rugido, aproximou-se e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral da História - Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais.
Baseada na obra de Esopo - Fabulista grego do século VI.a.C. - http://www.clickatualidade.com.br.  

De acordo com a gramática da língua portuguesa, quando anteposto ao substantivo, o adjetivo favorece uma predicação em que se ressaltam valores afetivos ou psicológicos. Diante desse princípio semântico, o significado para a expressão “pequenos amigos”, contida na Moral da História, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • Os pequenos amigos (sentido de pouco valor, pouco apreciáveis) podem se revelar os melhores e mais leais.

    Gab E


ID
2366257
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
Se ele chorar
Se ele ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredita não, Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
Cai fora.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa. São Paulo: M. Fontes, 1997

Ao construir o texto, o poeta Manuel Bandeira

Alternativas
Comentários
  • Letra "C". Presença da linguagem coloquial.


ID
2366260
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dadas as orações, quanto à concordância verbal, de acordo com a norma culta,
I. Fernanda Montenegro é uma das atrizes que mais rebebem convites para participar de filmes em Hollywood.
II. Férias é um período para descansar e recarregar as energias gastas.
III. De todo o eleitorado, apenas vinte e cinco por cento compareceu à votação da nova diretoria.
IV. Já não se faz mais móveis como antigamente.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I - Correto;


    II - Correto;


    III - Incorreto. O verbo deve concordar com o numeral. Correção: "compareceram";


    IV - Incorreto. Ao não concordar com o termo a que se refere (móveis), o verbo no singular desrespeita a norma culta. Correção: "fazem".



    Letra B

  • Deveria ser anulada, está escrito "rebebem" kkk


ID
2366263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma cultura da narração é substituída de alguma maneira por uma cultura de movimento; uma cultura lírica ou melódica é substituída por uma cultura cinemática, construída sobre o choque e o dilúvio de imagens, sobre a busca da sensação imediata.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.  

A expressão “dilúvio de imagens”, utilizada pelo autor, está relacionada à(ao)

Alternativas
Comentários
  • C.

    (pro.fu.são)

    sf.

    1. Grande quantidade; ABUNDÂNCIA: A televisão mostrou uma profusão de imagens da festa

    2. Esbanjamento, prodigalidade.

    http://www.aulete.com.br/profus%C3%A3o


ID
2366266
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Podemos definir o homem como o animal que pode dizer “eu”, que tem consciência de si mesmo como entidade independente. O animal, por estar dentro da Natureza sem transcendê-la, não tem consciência de si mesmo, não necessita de um sentimento de identidade. O homem, afastado da Natureza, dotado de razão e de imaginação, necessita formar conceito de si mesmo, necessita dizer e sentir.
FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar. 1970. 

A ideia principal do autor está fundamentada na seguinte proposição:

Alternativas
Comentários
  • Prescindir -> 1;transitivo indireto(passar sem, pôr de parte (algo); renunciar a, dispensar.) 2.transitivo indireto(não levar em conta; abstrair.)

    Transceder -> 1.transitivo direto e transitivo indireto(elevar-se sobre ou ir além dos limites de; situar-se para lá de.2.transitivo direto(superar (alguém, algo, um grupo) por lhe ser superior.)

    -----------------------------------------------------------

    Ajuda a resolver a questão.

    Letra B


ID
2366269
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se que “Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar”. Como José faz dieta alimentar, podemos concluir que José não é obeso. A inferência lógica aplicada é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    A inferência é dedutiva porque se trata de uma equivalência da condicional.

     

    Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar         =          Se José faz dieta alimentar, então ele não é obeso.

                                  (j --> ~d)                                                                              (d --> ~j)

     

    Essa é a regra clássica do "inverte e nega", utilizado para encontrar a equivalência de uma proposição condicional.

  • A inferência dedutiva parte de uma observação universal (geral) para uma validação particular.

    Premissa1: p → ~q (Se José é obeso, então ele não faz dieta alimentar)

    Premissa2: q (José faz dieta alimentar)

    Conclusão:~p (José não é obeso)


ID
2366272
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam as premissas: “Algum filósofo é jovem” e “Todo jovem é aventureiro”. Para que o argumento seja válido, devemos concluir que

Alternativas
Comentários
  • Maneira simples.

    Desenha 2 conjuntos, um de filósofo e outro de jovem.


    Todo jovem é aventureiro. (dentro do conjunto jovem).


    Algum filósofo é jovem. (na interseção)


    Pode concluir que algum aventureiro é filósofo.  


    GAB. D



  • Vejo duas respostas certas para esta questão: letra "c" e letra "d". Alguém poderia me dizer por que a letra "c" não pode ser resposta, por gentileza? Obrigada!

  • podem me explicar o erro da letra C ?

  • Link da explicação:

    https://www.youtube.com/watch?v=ECF6TBkCuGE

    Início: 49:00


ID
2366278
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num experimento científico, é observado que apenas um dentre três eventos e1, e2 e e3 pode ser observado por vez. Sabendo-se que a probabilidade de ocorrer e1 ou e2 é de 55% e que a probabilidade de ocorrer e1 ou e3 é de 62%, qual a probabilidade de ocorrer e2 ou e3?

Alternativas
Comentários
  • Como a probabilidade de um evento é um OU outro então a probabilidade é dada pela soma desses eventos:

    E1 ou E2 = 55% (E1 + E2 = 55%)

    E1 ou E3 = 62% (E1 + E3 = 62%)

    E2 ou E3 = ? (a questão está pedindo)

    Como a probabilidade para um ou evento acontecer já foi dado, basta perceber que a probabilidade dos três eventos acontecerem é de 100%, assim dá para encontrar a probabilidade do evento E2 e E3, segue:

    E1 + E2 +E3 = 100% 

    62% + E2 = 100% 

    E2 = 100% - 62%

    E2 = 38% 

    E1 + E2 +E3 = 100%

    55% + E3 = 100%

    E3 = 100% - 55%

    E3 = 45%

    Agora que já sabemos a probabilidade de E2 e E3, basta somar as duas:

    E2 + E3 ----> 38% + 45% = 83%

    RESULTADO LETRA D


ID
2366281
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as fórmulas abaixo relativas a conjuntos A, B e C
quaisquer,
I. (A ⊆ B) ↔ (A – B = Ø)
II. (A ∩ B = C) → ∀x(((x ∈ A) v (x ∈ B)) → (x ∈ C))
III. (A − B = A) → (B = Ø)
verifica-se que está(ão) correta(s) 

Alternativas
Comentários
  • I. (A ⊆ B) ↔ (A – B = Ø)

          V   <---->V        (V)

    II. (A ∩ B = C) → ∀x(((x ∈ A) v (x ∈ B)) → (x ∈ C))

         V---->F        (F)

    III. (A − B = A) → (B = Ø)

              V---->F     (F)

  • legal !


ID
2366284
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando o alfabeto da Língua Portuguesa composto de 26 letras, quantas pessoas, no mínimo, devem estar presentes numa sala para que se possa garantir com absoluta certeza que ao menos quatro delas possuam primeiros nomes iniciando com a mesma letra?

Alternativas
Comentários
  • Português ou Raciocínio Lógido????

     

  • Esse assunto chama-se Princípio da Casa dos Pombos ou Princípio do Azarado.

    Resulução:  26x3+1=79. Gabarito: B.  kkkk Não entenderam?! Vamos lá!

    Pensem em 26 casas e que serão colocados vários pombos nelas. Colocando-se um a um em cada casa em qual momento/ordem/vez será posto um quarto pombo em uma casa?

    Na 79º, ora!

    1ª casa... 26ª casa.

    1ª distribuição: ficará um pombo em cada casa, ou seja, 26.

    2º distribuição: ficará dois pombos em cada casa, ou seja, 26+26=52.

    3º distribuição: ficará três pombos em cada casa, ou seja, 26+26+26=78.

    Ora, se já temos três pombos em casa casa só precisámos de +1 para termos uma casa com 4 pombos, ou seja, 78+1=79.

    por isso 26x3+1=79.

    Vocês devem está pensando: -  mas eu poderia colocar de imediato 4 pombos em uma casa. 

    Sim. Poderia, mas a questão quer a CERTEZA ABSOLUTA,  por isso precisamos distribuir.

    Valeu!!!!

  • ai dento

  • absoluta certeza a banca pode usar pleonasmo, agora vai tu usar na redação kklkkkk

    Famosa teste das gavetas, ou princípio da casa dos pombos.

  • TOPPPPP a questão. Veja só:

    Eu quero ao menos 4 pessoas com a mesma letra inicial do nome. Se eu tenho 26 letras no alfabeto, então eu tenho 26 pessoas cada um com um nome e uma inicial diferente. Essa foi a primeira rodada.

    Segunda rodada, mais 26 alunos com iniciais dos nomes diferentes.

    Terceira rodada, mais 26 alunos com iniciais dos nomes diferentes.

    Bom, até esse momento eu tenho 78 (26+26+26) alunos sendo que tenho ao menos 3 com iniciais dos nomes iguais. A questão pede ao menos 4, sendo assim basta eu iniciar a próxima rodada com apenas a primeira letra do alfabeto (A) que já será suficiente para alcançar o resultado de 4 nomes com letras iniciais igual.

    Fica assim então: 26+26+26+1= 79


ID
2366290
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No último ano, devido às condições climáticas da região sudeste do país, o preço do tomate sofreu três aumentos de 20%. Esses aumentos consecutivos no ano produziram um aumento total do produto em, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • três aumentos de 20%  ( 1,2 x 1,2 x 1,2 = 1,728)

     

    1,728 - 1,00

    = 0,728  ( x 100%)

    = 72,8%

    = 72%

  • Como não tem o valor do produto, fiz de conta que fosse 100,00. Para saber a %: Porcentagem X Valor / 100.

    20% de 100 = 20,00. -----> 100 + 20% = 120,00 (Com 1º Aumento).

    20% de 120 = 24,00. -----> 120 + 20% = 144,00 (Com 2º Aumento).

    20% de 144 = 28,80. -----> 144 + 20% = 172,80 (Com 3º Aumento).

    O produto era 100,00, agora ficou em 172,80. Diferença de 72,80!

    72,80 x 100,00 / 100 = 72,8. ---> Aproximadamente 72%!

    Alternativa"E"


ID
2366293
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma urna contém seis bolas de pesos e tamanhos iguais, duas delas identificadas pela letra S e as demais pelas letras A, C, E e O. Sorteando-se as bolas, uma a uma e sem reposição, qual é a probabilidade de que a ordem de retirada das bolas forme a palavra ACESSO?

Alternativas
Comentários
  • 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 (s repete)x 1/2 x 1/1 = 1/360 = 0.0027

  • 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 x 1/2 x 1/1 = 2/720 = 0.0027

  • 1/6 (tem uma chance em 6 bolas) x 1/5 (uma chance em 5 bolas, pois não se repete) 1/4( mesma coisa) x 2/3 (tem 2 bolas S então tem 2 chances em 3 bolas) x 1/2 ( uma chance em 2 bolas) x 1/1 ( só sobra uma bola)

    Então fica : 1/6 x 1/5 x 1/4 x 2/3 x 1/2 x 1/1 = 2/720 = 1/360 = 0,0027

    Gabarito: A

  • 1/6.1/5.1/4.2/3.1/2.1/1 = 2/720 =0,002

  • Probabilidade = Quero/Total

    Permutação simples (total)= 6! = 720

    Quero = _ _ _ _ _ _

    A C E S S O

    1 1 1 2 1 1 (O "S" na 4 casa tem 2x a possibilidade de aparecer, na 5º casa só tem uma, pq é sem retorno)

    Quero = 2

    Probabilidade = 2/720 = 0,002777... = 0,002


ID
2366296
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as premissas,

Ana e Bruno jogam basquete.

Carlos anda de bicicleta se Ana joga basquete.

Daniela corre ou Carlos não anda de bicicleta.

Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar.

é correto inferir que

Alternativas
Comentários
  • Ana e Bruno(V) jogam basquete(V). (V)

    Carlos anda de bicicleta(V) se Ana joga basquete(v). (V)

    Daniela corre(V) ou Carlos não anda de bicicleta(F).(V)

    Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar.

    (F)                                                                             (F)

    a)Bruno joga e Edson patina.  V e F=F

    b)Daniela corre e Edson não patina.  V e V= V

    c)Daniela não corre ou Bruno não joga. F ou F= F  

    d)Daniela corre e Carlos não anda de bicicleta.   V e F =F

    e)Se Carlos anda de bicicleta, Ana não joga basquete. V---->F= F

    não é dificil é trabalhaso, pois tem que fazer várias tentativas até achar apenas 1 que seja toda verdadeira.

     

     

  • Questão devia ser anulada, pois quando o primeiro termo da condicional é falso, o segundo pode ser F ou V

    A --> B

    A é condição necessária para B

    assim,

    "Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar" = é o mesmo que dizer

    Se Daniela não correr, então Edson patina

    (F) ----> (V/F)

  • Os comentários de alguns colegas estão equivocados. Atentem-se principalmente as observações em cor verde.

    • Resolução:

    1º começa da premissa mais fácil: Ana (V) e Bruno jogam basquete (V).

    2º Buscar a premissa que tenha Ana ou Bruno: Se Ana joga basquete (V), então Carlos anda de bicicleta (V).

    Pulo do gato: note que o se... então... está invertido.

    Daniela corre (V) ou Carlos não anda de bicicleta (F).

    4º Outro pulo do gato: condição necessária --> inverte e bota um se... então...

    Daniela não correr é condição necessária para Edson patinar = Se Edson patina (F), então Daniela não corre (F).

    • Gabarito: B) Daniela corre e Edson não patina.

    S2 pra essa questão!


ID
2366299
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo quanto à Gestão de Recursos Humanos – RH e Eficácia Organizacional,
I. A eficácia ou ineficácia organizacional é descrita em termos de critérios e componentes, como desempenho, cumprimento legal, satisfação dos funcionários, absenteísmo, rotatividade de mão de obra, eficácia do treinamento e retorno sobre investimento, índice de reclamações e de acidentes de trabalho.
II. Uma empresa eficaz exige três elementos fundamentais: (1) missão e estratégia; (2) estrutura organizacional; e (3) gestão de RH.
III. Para que os objetivos da função de gestão de RH sejam realizados, a direção da empresa tem de tratar os recursos humanos da organização como fatores-chave para a eficácia.
IV. Somente em poucas organizações, a eficácia é medida com base no equilíbrio entre características complementares, como cumprimento de metas, aproveitamento máximo das habilidades e capacidades dos funcionários e garantia de captação e retenção de empregados bem treinados e motivados.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. A eficácia ou ineficácia organizacional é descrita em termos de critérios e componentes, como desempenho, cumprimento legal, satisfação dos funcionários, absenteísmo, rotatividade de mão de obra, eficácia do treinamento e retorno sobre investimento, índice de reclamações e de acidentes de trabalho.(CERTO) 

    II. Uma empresa eficaz exige três elementos fundamentais: (1) missão e estratégia; (2) estrutura organizacional; e (3) gestão de RH.(CERTO) 

    III. Para que os objetivos da função de gestão de RH sejam realizados, a direção da empresa tem de tratar os recursos humanos da organização como fatores-chave para a eficácia.(CERTO)

    IV. Somente em poucas organizações, a eficácia é medida com base no equilíbrio entre características complementares, como cumprimento de metas, aproveitamento máximo das habilidades e capacidades dos funcionários e garantia de captação e retenção de empregados bem treinados e motivados.


ID
2366302
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre as dimensões essenciais do desenho de cargos,
I. Variedade de tarefas (criando condições para a multifuncionalidade).
II. Autonomia (independência para escolher métodos de trabalho).
III. Identidade com as tarefas (tarefas com princípio, meio e fim no mesmo cargo).
IV. Retroação (conhecimento dos resultados).
verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E


    CINCO DIMENSÕES QUE TODO CARGO PRECISAR POSSUIR


    1.VARIEDADE


    2 AUTONOMIA


    3 SIGNIFICADO DAS TAREFAS


    4 IDENTIDADE DAS TAREFAS


    5.RETROAÇÃO


ID
2366305
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

“As atividades de recrutamento e seleção formam uma dimensão crucial do modelo de gestão de pessoas por competências. Caso elas sejam bem conduzidas, as organizações terão maior probabilidade de recrutar profissionais alinhados com as estratégias e a missão da organização.”

KALIL PIRES, Alexandre [et al.]. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília: ENAP, 2005. 

De acordo com essa lógica contextual, 

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    2. RECRUTAMENTO
    Quando uma vaga é aberta dentro de uma organização, e precisa ser fechada, é necessário fazer com que as pessoas saibam que esta está aberta, instigando o envio de currículos ou a solicitação de participação no processo seletivo. Dessa forma, utiliza-se o processo chamado recrutamento, que é, em suma, o processo de convidar, chamar, atrair os candidatos para o processo seletivo.
    Os pricipais autores e bancas de concurso descrevem o recrutamento como:


     ATENÇÃO!
    “O conjunto de atividades projetadas para atrair candidatos qualificados.”
    “Técnicas e procedimentos que visam a atração de candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos em determinada organização”.
    “É o processo de atrair um conjunto de candidatos, anunciando a disponibilidade do cargo no mercado e atraindo candidatos qualificados para disputá-lo.”
    Questão de Concurso
    (Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) Comparando o processo de recrutamento e seleção de pessoal, analise.
    I – O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos.
    Gabarito: certo. Enquanto no recrutamento buscam-se os candidatos com qualificação para determinada vaga, na seleção, os candidatos são escolhidos.

  • a) seleção

    b) treinamento e desenvolvimento

    c) recrutamento (correta)

    d) objetivo do recrutamento

    e) seleção


ID
2366308
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre gestão de mudanças em um ambiente competitivo,
I. As profundas e rápidas transformações no cenário mundial em decorrência da supremacia da era da informação sobre a era industrial.
II. Os novos desafios do terceiro milênio, como globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade e competitividade.
III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa.
IV. A moderna administração de talentos e do capital intelectual: uma profunda mudança estrutural e comportamental, ou seja, organizacional e cultural.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa. ERRADA

     

    A nova gestão de pessoas passou de função organizacional para função de linha, em que a responsabilidade foi distribuída por toda a organização e logicamente alinhada à estratégia organizacional.


ID
2366311
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto aos objetivos da avaliação e classificação de cargos,
I. MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES – escalas sequenciais por atividades.
II. MÉTODO DE CATEGORIAS PREDETERMINADAS – classificação por categorias de classes.
III. MÉTODO DE AVALIAÇÃO POR PONTOS – determinantes do desempenho/mudanças no mercado.
IV. MÉTODO DE COMPARAÇÃO POR FATORES – pontuação comum ao setor público.
verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES

    Método de Escalonamento. O método de avaliação de cargo por escalonamento também denominado método de comparação simples, consiste em dispor os cargos em um rol (crescente ou decrescente) em relação a algum critério de comparação.

    MÉTODO DE CATEGORIAS PREDETERMINADAS

    Para aplicar este método, separa- se os cargos a serem comparados em conjuntos de cargos (categorias predeterminadas) que possuem certas características comuns.

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO POR PONTOS

    Método de Pontos: Método Quantitativo que consiste na divisão dos Fatores de Avaliação em Graus e a cada Grau correspondendo um número de pontos. A classificação dos Cargos se dá, pelo total de pontos resultantes da avaliação em cada fator considerado.

    MÉTODO DE COMPARAÇÃO POR FATORES

    Métodos de comparação por fatores. O método de comparação por fatores utiliza os princípios de avaliação por pontos juntamente com o princípio de escalonamento. é uma técnica analítica no sentido de que os cargos são comparados através de fatores de avaliação


ID
2366314
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre contribuição sindical,
I. As contribuições devidas aos sindicatos, pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades, serão, sob a denominação do "imposto sindical", pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida pela CLT.
II. A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 da CLT.
III. A contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente, e consistirá na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração.
IV. Quando a empresa realizar diversas atividades econômicas, sem que nenhuma delas seja preponderante, cada uma dessas atividades será incorporada à respectiva categoria econômica, sendo a contribuição sindical devida à entidade sindical representativa da mesma categoria, procedendo-se, em relação às correspondentes sucursais, agências ou filiais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E 

     

     

    I - CORRETA

    Contribuição sindical, (antigo “Imposto Sindical”), também chamada de “Contribuição Legal. É devida por todos membros de uma categoria econômica ou profissional - independente de filiação.

    Art. 578. As contribuições devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades serão, sob a denominação do "imposto sindical", pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo.

     

    II - CORRETA

    Art. 579. A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591.

     

    III - CORRETA

    Art. 580. A contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente, e consistirá:
    I - Na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração;
     

    IV - CORRETA

    Art. 581. Para os fins do item III do artigo anterior, as empresas atribuirão parte do respectivo capital às suas sucursais, filiais ou agências, desde que localizadas fora da base territorial da entidade sindical representativa da atividade econômica do estabelecimento principal, na proporção das correspondentes operações econômicas, fazendo a devida comunicação às Delegacias Regionais do Trabalho, conforme localidade da sede da empresa, sucursais, filiais ou agências. 
    § 1º - Quando a empresa realizar diversas atividades econômicas, sem que nenhuma delas seja preponderante, cada uma dessas atividades será incorporada à respectiva categoria econômica, sendo a contribuição sindical devida à entidade sindical representativa da mesma categoria, procedendo-se, em relação às correspondentes sucursais, agências ou filiais, na forma do presente artigo. 
    § 2º - Entende-se por atividade preponderante a que caracterizar a unidade de produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional.


ID
2366317
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dadas as proposições sobre características do agrupamento do cargo em funções,
I. Estrutura funcional: é uma estrutura organizacional composta de todos os departamentos que uma organização exige para produzir seus bens ou serviços.
II. Estrutura matricial: é uma estrutura organizacional composta de unidades de negócios separadas nas quais estão as funções que operam em conjunto para produzir um produto específico para um cliente específico.
III. Estrutura divisional: é uma estrutura organizacional que simultaneamente agrupa pessoas e recursos por função e por produto.
IV. Estrutura hibrida: é estrutura de uma grande organização que possui várias divisões e, ao mesmo tempo, usa várias estruturas organizacionais diferentes.
verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Divisional
    Quando as empresas ficam maiores, com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional.
    Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.
    Dessa forma, cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.17
    Portanto, a lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.
    Um exemplo de estrutura divisional pode ser visto na figura a seguir:

  • 4.12. Estrutura Funcional
    A estrutura funcional é a mais comum na administração. Quase todas as organizações iniciam sua vida tendo uma estrutura funcional. É também a estrutura mais intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos etc.16
    Essa estrutura é mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e/ou serviços ou que operem em uma região pequena. Um exemplo de estrutura funcional pode ser visto no exemplo da figura a seguir.

    Figura 4.16 – Estrutura funcional.
     (Fonte: Sobral e Peci, 2008)

  • b.

    I e IV.

  • GAB. B

    I. Estrutura funcional: é uma estrutura organizacional composta de todos os departamentos que uma organização exige para produzir seus bens ou serviços. CERTO

    II. Estrutura matricial: é uma estrutura organizacional composta de unidades de negócios separadas nas quais estão as funções que operam em conjunto para produzir um produto específico para um cliente específico. ERRADO. DIVISIONAL

    III. Estrutura divisional: é uma estrutura organizacional que simultaneamente agrupa pessoas e recursos por função e por produto. ERRADO. MATRICIAL

    IV. Estrutura hibrida: é estrutura de uma grande organização que possui várias divisões e, ao mesmo tempo, usa várias estruturas organizacionais diferentes. CERTO

  • A questão pede a alternativa que contenha apenas exemplos de estruturas organizacionais.

    As estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).

    • A Estrutura Linear é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas.
    • Estrutura Funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
    • Estrutura Linha-staff resultou das agregação das estruturas linear e funcional, de acordo com Chiavenato (2014). De acordo com o autor, essa combinação proporciona "um tipo organizacional mais completo e complexo." Nela haverá autoridade de linha e de staff, apesar disso, de acordo com Moreira (2019), a preservação da unidade de comando.
    • Estrutura Divisional também é considerada mecanicista, porém possui ênfase nos resultados e de acordo com isso, a organização é dividida em unidades autônomas estratégicas de negócios.
    • Estrutura Matricial é um estrutura híbrida que agrega dois tipos de departamentalização. Nesse tipo de organização em grade não há unidade de comando e sim subordinação dupla, de acordo com Chiavenato (2014).

    Agora para a análise dos itens:

    I. Certo. Vide explicação acima.

    II. Errado. Refere-se a estrutura divisional. 

    III. Errado. Refere-se à estrutura matricial. Sobre essa estrutura, Chiavenato considera duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. .

    IV. Certo. A organização pode utilizar mais de uma estrutura. A estrutura matricial, por exemplo, é uma forma híbrida.

    Apenas os itens I e IV estão corretos.

    Fontes:

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B


ID
2366320
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto ao processo de comunicação interna,
I. Decodificação é traduzir uma mensagem em símbolos ou linguagem compreensíveis.
II. Receptor é a pessoa ou grupo que deseja compartilhar informações.
III. O processo de comunicação envolve a fase de transmissão em que as informações são compartilhadas entre dois ou mais indivíduos ou grupos e a fase de feedback em que um entendimento comum é alcançado.
IV. Ruído é qualquer coisa que dificulta algum estágio de um processo de comunicação.
verifica-se que estão corretas apenas 

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    Receptor
    É o sujeito a quem a mensagem se dirige. Antes que a mensagem seja recebida, os símbolos dela precisam ser traduzidos de forma a ser compreendida pelo receptor. Isso é a decodificação da mensagem.
    Ruído
    Composto pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem, tais como problemas de percepção, excesso de informações, dificuldades semânticas.
    Feedback
    Faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente. Ele determina se a compreensão foi obtida.
    Questão de Concurso
    (PUC-PR/DPE-PR/Técnico em Administração/2012) Na comunicação interpessoal, o processo pelo qual o receptor traduz a forma escrita, falada ou simbólica de uma mensagem para uma mensagem compreensível é denominado:
    a) decodificação.
    b) codificação.
    c) jargão.
    d) feedback.
    e) comunicação horizontal.
    Gabarito: a. A tradução por parte do receptor denomina-se decodificação.

  • Qual o erro da 1?

  • Maurício, segue grifado o erro da I. Decodificação é traduzir uma mensagem EM SÍMBOLOS ou linguagem compreensíveis.

    Seria justamente o contrário. Na decodificação o receptor traduz a forma escrita, falada ou SIMBÓLICA de uma mensagem para uma mensagem compreensível 

  • I. Codificação. Quem vai traduzir de maneira compreensível a fonte (emissor), o receptor vai fazer o tradução na mente dele. A tradução realizada pela fonte é uma maneira de externalização.

    II. Emissor


ID
2366323
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O final da década de noventa representou, para o setor petrolífero, grandes mudanças em seu quadro institucional, onde a flexibilização do monopólio do petróleo permitiu que atividades antes sob o domínio da União pudessem ser realizadas por outras empresas, além da Petrobras. Esta flexibilização começou a ser regulamentada pela Lei Nº 9.478, de 06.08.97 (Lei do Petróleo). A partir de então, qualquer empresa, independente da origem do seu capital, pode realizar atividades de exploração, produção, transporte, refino, importação e exportação de petróleo. A abertura total do mercado se concretizou em janeiro de 2002 quando esta se estendeu ao setor downstream, onde as distribuidoras começaram também a poder usufruir da flexibilidade de importação de derivados de petróleo.
[...]
Com relação as operações logísticas, esta desregulamentação abriu amplas perspectivas econômicas e sociais para os segmentos direta ou indiretamente relacionados com os mercados de óleo, derivados e gás natural. Para o setor de distribuição da indústria, a abertura do mercado significou uma reestruturação em toda a logística, com a tendência de integração ao mercado global com produtos sendo adquiridos de fornecedores de qualquer parte do mundo, contratação de transporte internacional e armazenamento e distribuição interna para o consumidor final.
[SOARES, A. C.; LEAL, J. E.; AZEVEDO, I. R. de. Diagnóstico da rede de distribuição de derivados de petróleo no Brasil e sua representação em um SIG. XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXIII ENEGEP. Ouro Preto, MG, 21 a 24 de outubro de 2003. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2014]  

Assinale a alternativa correta quanto à força propulsora da mudança nas organizações de distribuição de gás resultante da flexibilização do monopólio.

Alternativas

ID
2366326
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão do clima organizacional passa pela compreensão da cultura organizacional. Por sua vez, a compreensão da cultura organizacional é frequentemente atribuída à identificação de um conjunto de elementos. Qual o elemento que identifica quais são as regras que especificam os comportamentos esperados na organização?

Alternativas
Comentários
  • a cultura organizacional diz respeito às normas, que toda organização contém, sejam elas explícitas ou não. Freitas (2010) comenta que as normas referem-se aos procedimentos ou comportamentos considerados como padrão. Também são regras a serem seguidas e praticadas na maior parte das situações e eventos organizacionais. Esse sistema normativo da cultura organizacional funda-se na impessoalidade, ou seja, ele deve ser seguido por todos, inclusive pelo criador da organização (FREITAS, 2010).

  • a) valores: tudo aquilo que a organização considera importante preservar.

    b) normas: definem os limites entre o comportamento esperado e o não aceito.

    c) tabus: questões proibidas pela organização, inquestionáveis.

    d)ritos: atividades cerimoniais destinadas a comunicar ideias especificas (cerimonia de formatura).

    e) crenças: opinião formada, convicção.


ID
2366329
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora do Trabalho NR 5 estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas ou privadas manterem uma comissão interna, com representantes dos trabalhadores e da empresa, cujo objetivo é o de implementar atividades, sugestões e recomendações que visem à melhoria das condições do meio ambiente do trabalho. Qual a sigla designada para a referida comissão?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    Neste caso, estamos falando da CIPA (Comissão interna de Prevenção de Acidentes)

  • GABARITO LETRA B

     

    A CF também exige a obrigatoriedade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

    CF, Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.


ID
2366332
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

O INSS, parte patronal, e o FGTS são dois dos mais conhecidos encargos sociais. Eles são calculados e apropriados mensalmente sobre o valor da folha bruta de uma determinada empresa. Considere, então, a seguinte situação hipotética: uma empresa de gás possui um valor bruto da folha de R$ 5.300.000,00 (cinco milhões e trezentos mil reais), sendo o FGTS de 10% e o INSS patronal de 25%. Qual a alternativa correta que apresenta os valores calculados para o INSS e o FGTS, respectivamente?

Alternativas

ID
2366335
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dadas as afirmativas abaixo quanto aos tipos de licença concedidos ao Servidor Público Estadual,
I. A licença prêmio por assiduidade poderá ser concedida após cada quinquênio.
II. A licença por motivo de doença em pessoa da família será concedida sem prejuízo da remuneração, por até 90 dias, prorrogáveis por mais 90.
III. A licença por motivo de afastamento do cônjuge será por prazo indeterminado e sem remuneração.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I. Art. 91. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor público estável poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 03 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    II. Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial.

    § 1º A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.

    § 2º A licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer de junta médica, e, excedendo estes prazos, sem remuneração.

    III. Art. 88. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Legislativo Estadual e Municipal, e para o Congresso Nacional. § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

  • Gabarito: E

    I - Art. 91. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor público estável poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 03 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    II - Art. 87, § 2º A licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer de junta médica, e, excedendo estes prazos, sem remuneração.

    III - Art. 88. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Legislativo Estadual e Municipal, e para o Congresso Nacional.
     
    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.
     

  • O meu maior medo em prova de legislação estadual é esse. Mudam o nome no rol das licenças e no capítulo específico não. E a banca vai lá e cobra o nome antigo (e bota antigo nisso). MASSA!

     

    V - Licença para capacitação

    Inciso V com redação dada pela Lei Estadual nº 6043, de 02.07.98.

  • Quem vai fzr TJ/AL 2018 manda um salve aê

    o/

  • Licença premium deixou de existir. Gabarito: D
  • Discordo diametralmente da colega abaixo (Jéssica). A "licença prêmio" continua existindo, sobre outra nomenclatura, mas que, ainda assim, se faz presente na Lei Estadual nº 5.247. 

    .

    A modificação trazida pela Lei nº 6.043/98 alterou o nome, porém não revogou o artigo 91 do RJU/AL. Ou seja, ainda é presente a licença prêmio, de onde se vê claramente do caput deste ditame. Aliás, com essa reforma, houve tão somente o acréscimo de um parágrafo único que suprimiu o art. 92.

    .

    Portanto, alternativa correta é LETRA E.

    .

    E, atendendo a Bianca, simbora TJAL 2018! 

  • Como o Carlos Jr. já ressaltou, realmente, pode ser um problema. Distorce bastante da 8.112. 

     

     

    Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:

     

    I – por motivo de doença em pessoa da família;

    I – por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III – para serviço militar;

    IV – para atividade política;

    V – para capacitação profissional;

    VI – para tratar de interesses particulares;

    VII – para desempenho de mandato classista.

     

     

    SEÇÃO VI

    Da Licença Prêmio por Assiduidade

     

    Art. 91. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor público estável poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 03 meses, para participar de curso de CAPACITAÇÃO profissional. Parágrafo Único. Os períodos de licença de que trata o caput, não são acumuláveis.

     

    Art. 92 - REVOGADO

     

    Art. 93. O número de servidores em gozo simultâneo de licença para capacitação profissional não poderá ser superior a 1/3 da lotação da respectiva unidade administrativa do órgão ou entidade.

  • I)

    Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação profissional;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII- para desempenho de mandato classista.

    § 1º A licença prevista no inciso I será precedida de exame por médico ou junta médica oficial.

    § 2º O servidor não poderá permanecer em licença da mesma espécie por período superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos II, III, IV e VII.

    § 3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista no inciso I deste artigo. _ Inciso V com redação dada pela Lei Estadual nº 6043, de 02.07.98. Redação anterior: “V - prêmio por assiduidade.” Art. 86. A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    Da Licença Prêmio por Assiduidade

    Art. 91. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor público estável poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 03 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    II)

    Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

    Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial.

    1º A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.

    § 2º A licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer de junta médica, e, excedendo estes prazos, sem remuneração

    III)

    Da Licença por motivo de Afastamento do Cônjuge

    Art. 88. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Legislativos Estadual e Municipal, e para o Congresso Nacional.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º Na hipótese do deslocamento de que trata este artigo, o servidor poderá ser cedido, provisoriamente, em repartição da Administração Federal Direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício da atividade compatível com o seu cargo

  • Onde acho mais questões de Legislação Estadual de Alagoas?

  • Bianca del Rio, eterna winner. Marquei como útil não pq farei TJ, mas porque é a Bianca <3 _ <3

  • Acredito que a letra D seria a mais coerente. a licença prêmio foi revogada e substituída pela licença capacitação, então, creio que o mais coerente seria estar o nome da licença a qual foi substituída, até porque não é só o nome que muda, mas todo o contexto. Creio que caberia recurso.
  • Gab E

    Poderá ser concedida licença por doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o 2 grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial.

    • § 2º A licença será concedida sem prejuízo da remuneração por até 90 dias, podendo ser prorrogada por até 90 dias, mediante parecer de junta médica, e, excedendo estes prazos, sem remuneração.

    até ( 90$ por + até 90 sem R$ 0,00 )

    (Art. 87 RJU/ AL)


ID
2366338
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os tipos de resistência apresentadas pelos colaboradores ao processo de mudança organizacional, encontram-se as individuais e as organizacionais. A implantação de um sistema informatizado de informações pode trazer resistência individual por ser interpretado como um motivo de hábito, de segurança e de medo do desconhecido. Suponha que a empresa, para a superação da resistência, adote um sistema de recompensas pelo aumento da produtividade após a implantação do sistema informatizado de informações. Assinale a alternativa correta quanto à tática adotada para superação da resistência.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Tática de NEGOCIAÇÃO: negociação ou barganha para conseguir a aceitação ou reduzir as resistências à mudança. 

    KOTTER, 1979

  • Estratégias para superar a resistência à mudança:

    1 - Educação e comunicação;

    2 - Participação e envolvimento;

    3 - Facilitação e suporte;

    4 - Negociação e acordo;

    5 - Manipulação e cooperação;

    6 - Coerção explícita e/ ou implícita;

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n2/v41n2a04.pdf


ID
2366341
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

As empresas que atuam no ramo de distribuição de gás possuem em seu processo histórico a formação de sindicatos legitimamente constituídos. Os gestores que atuam nessas empresas aprenderam a dar a devida atenção às negociações sindicais, em especial porque a ação sindical pode: 
I. provocar impacto na motivação dos funcionários;
II. moldar as habilidades dos trabalhadores;
III. afetar o desempenho da organização.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) 

Alternativas

ID
2366344
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere que uma determinada companhia de distribuição de gás escreva uma circular interna para comunicar a suspensão das atividades administrativas nos dias dos jogos do Brasil, a partir das 15 horas. Dentro do processo de comunicação, a circular interna representa um(a)

Alternativas
Comentários
  • Meio pelo qual será transmitido a mensagem.

  • GAB: D

    Representa um canal, um meio pelo qual a mensagem será transmitida aos receptores.

  • canal = meio físico

    Gab.: D


ID
2366347
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na composição de uma folha de pagamento, o salário líquido é composto pelo salário bruto mais o salário família e menos os descontos. Assinale a alternativa correta que representa um desconto considerado pela contabilidade uma forma de compensação.

Alternativas
Comentários
  • Alguns outros benefícios, como os de vale-transporte, vale-refeição, planos de saúde e adiantamentos de salários, devem ser descontados na folha do pagamento, conforme determinação constante na Consolidação das Leis do Trabalho — lembrando, porém, que as taxas podem variar em função do salário de cada colaborador.

    https://blog.convenia.com.br/folha-de-pagamento/


ID
2366350
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre a posse de Servidores Públicos Estaduais.
“Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura de respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.”
ALAGOAS. Regime jurídico único dos servidores civis do estado de Alagoas. Lei nº 5.247, de 26 de julho de 1991  

Dados os itens quanto à posse do Servidor Público do Estado de Alagoas,
I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação.
II. Poderá ser feita por procuração.
III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão.
verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • apesar do Qconcursos aceitar a alternativa (a) como certa, ela errou. A alternativa correta é a letra (D). gabarito da banca COPEVE. GABARITO DEFINITIVO - Código: 1 Cargo: ENGENHEIRO Engenharia Mecânica Nível: Superior. questão 48. gabarito: D.

    Art. 13.

    I. § 2º A posse ocorrerá dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado.

    II. § 6º A posse através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato, com outorga de poderes especiais para tal fim.

    III. § 1º Apenas haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, acesso e ascensão.

  • GABARITO: D

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
     
    § 1º Apenas haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, acesso e ascensão.
     
    § 2º A posse ocorrerá dentro do prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado

    § 6º A posse através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato, com outorga de poderes especiais para tal fim.
     

  • que susto! 

  • Dados os itens quanto à posse do Servidor Público do Estado de Alagoas,

    I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação. (ERRADO)

    ART.13 - PARAG. 2º A POSSE OCORRERÁ DENTRO DO PRAZO DE 30 DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DO ATO DE PROVIMENTO, PRORROGÁVEL POR MAIS 30 DIAS, A REQUERIMENTO DO INTERESSADO!

    II. Poderá ser feita por procuração. (CORRETO)

    III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão. (CORRETO)

    BONS ESTUDOS!!!

     

  • Dados os itens quanto à posse do Servidor Público do Estado de Alagoas,

    I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação. (ERRADO)

    ART.13 - PARAG. 2º A POSSE OCORRERÁ DENTRO DO PRAZO DE 30 DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DO ATO DE PROVIMENTO, PRORROGÁVEL POR MAIS 30 DIAS, A REQUERIMENTO DO INTERESSADO!

    II. Poderá ser feita por procuração. (CORRETO)

    III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão. (CORRETO)

    BONS ESTUDOS!!

    Dados os itens quanto à posse do Servidor Público do Estado de Alagoas,

    I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação. (ERRADO)

    ART.13 - PARAG. 2º A POSSE OCORRERÁ DENTRO DO PRAZO DE 30 DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DO ATO DE PROVIMENTO, PRORROGÁVEL POR MAIS 30 DIAS, A REQUERIMENTO DO INTERESSADO!

    II. Poderá ser feita por procuração. (CORRETO)

    III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão. (CORRETO)

    BONS ESTUDOS!!

  • Aos desavisados: O GABARITO ESTÁ INCORRETO. REPOSTA LETRA "D".

    Como muitos já perceberam, a questão está com o gabarito errado, assinando a alterantiva "a", quando na verdade, pelo texto da lei (já publicado por vários usuários), o correto seria a alternativa "d". Texto de lei. Porém o site insiste em manter o gabarito incorreto sob a justificativa de que a banca assim considerou, sem tecer nenhum comentário sobre o erro apontado.

  • Qconcursos, assim eu " desaprendo".

  • Dados os itens quanto à posse do Servidor Público do Estado de Alagoas,

    I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação. (prorrogado por perído igual a 30 dias)

    II. Poderá ser feita por procuração. (A posse através de procurador fica condicionada à apresentação de instrumento público de mandato, com outorga de poderes especiais para tal fim)
     

    III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão.

    verifica-se que está(ão) correto(s) 

     

    LETRA: D

  • A posse pode sim ocorrer por Mandato de instrumento público com poderes especiais.

    Prazo da Posse: 30 dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por igual período. Caso a posse não ocorra nesse prazo, há a perda de eficácia d o ato de provimento. A Prorrogação é feita a requerimento do interessado.

    POSSE - SÓ OCORRE NOS CASOS DE:

    *NOMEAÇÃO

    *ACESSO

    *ASCENSÃO

  • Que pegadinha sem graça...

  • Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições,
    os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados
    unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvas os atos de oficio previstos em lei.
    § 1º Apenas haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação, acesso e ascensão.
    § 2º A posse ocorrerá dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento,
    prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado.

  • Qconcursos este gabarito está errado. Verifique por favor. Gabarito:D
  • I. Dar-se-á em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento, sem prorrogação.

    A posse ocorrerá dentro do parzo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 dias, a requerimento do interessado.

     

    II. Poderá ser feita por procuração - Art 13, §6.

     

    III. Somente se dará para os casos de provimento do cargo por nomeação, acesso e ascensão Art 13, §1º

     

     

    Obs_ Acesso é a designação de servidor de carreira para exercer função de direção, chefia e assessoramento.

  • Questão inconstitucional. Não existe mais ascensão como forma de provimento

  • GAB: D

    POSSE:

    NOMEAÇÃO;

     ➟ACESSO;

     ➟ASCENSÃO.

  • Questão desatualizada, visto que não é mais permitido ascenção


ID
2366353
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Primeira licitação para exploração do gás xisto no Brasil ocorre em meio a polêmicas.
I – O gás natural é considerado uma alternativa fóssil mais “limpa”, por não emitir tantos gases do efeito estufa (GEE) como o petróleo. No entanto, o impacto ambiental da nova técnica utilizada para sua extração ainda é desconhecido.
II – O fraturamento hidráulico não convencional, ou fracking, obtém gás natural ao liberar água misturada a uma série de substâncias na camada rochosa, em alta pressão e grande quantidade, podendo ultrapassar 10.000 m3 em apenas um poço. Por essa camada geralmente estar situada abaixo das reservas de água, há grande possibilidade de contaminar o aquífero.
III – Essa coisa de usar uma tecnologia ou outra depende muito da matriz energética. Como o Brasil é um país que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, usar qualquer tipo de combustível fóssil, seja gás xisto, seja petróleo, carvão, é sujar sua matriz. No caso dos Estados Unidos, eles estão deixando de usar termoelétrica à carvão e isso gera um benefício global”, afirmou ao EcoD o coordenador do Observatório do Clima, André Ferratti.
[ECOD. Mercado Ético. Portal Terra. Disponível em: <<http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/primeira-licitacao-para-exploracao-do-gas-xisto-no-brasilocorre-em-meio-a-polemicas> . Matéria veiculada em 28/11/2013. Acesso em 20 maio 2014.]  

Assinale a opção correta, levando em consideração as discussões apresentadas no texto e as correntes teóricas que buscam não igualar os conceitos de ética e moral.

Alternativas

ID
2366356
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Modelo de planejamento estratégico da ALGÁS é referência nacional.

Com o objetivo de destacar a importância do planejamento estratégico e disseminar a prática de elaboração de planos a longo prazo, a Petrobras e a Mitsui Gás e Energia do Brasil realizaram o Seminário “Planejamento de Longo Prazo das Companhias Distribuidoras Locais (CDL)”, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos dias 23 e 24 de maio.

Visando padronizar a gestão das companhias de distribuição de gás natural, o evento convidou os profissionais representantes dos setores de planejamento, finanças e contabilidade das companhias para uma melhor qualificação e unificação de um modelo estrutural de gestão no Brasil.
A ALGÁS foi convidada a explanar sua metodologia de planejamento estratégico do negócio de distribuição de gás natural. Apresentado pelo assessor de planejamento e gestão estratégica, Artur Mergulhão, a ALGÁS detalhou seu processo de diagnóstico e de análise estratégica, que foi reconhecido como referência dentre todas as distribuidoras nacionais.
[SANTOS, Maysa. Sobre a Algás. Notícias. Portal da ALGÁS. Disponível em: <<http://www.algas.com.br/noticias-leitura/288:modelo-de-planejamento-estrategico-daalgas-e-referencia-naciona>. Matéria veiculada em 29/05/2013. Acesso em 20 maio 2014] 

Assinale a opção correta quanto a metodologias utilizadas em Planejamento Estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Se eu tenho um plano de passar em um concurso:

    qual o mais importante:

    1) eu bolar o plano de estudo, tudo lindo.

    2) realizar tudo do jeito que planejei( esse é tão ou até mais importante que o plano, pois não basta ter mil planos e não executar corretamente nenhum.)

    Gabarito B

  • A matriz SWOT nada mais é do que uma análise tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo de uma instituição. O objetivo é sabermos como ela está em comparação com seus concorrentes e desafios. Prof. Rodrigo Rennó 



  • a.A matriz SWOT é uma ferramenta que explicita as ações que serão feitas para se atingir os objetivos estratégicos.

    OK

    b.No planejamento estratégico o processo é tão ou mais importante que o plano.

    COMO VOU FAZER SEM PLANEJAR?

    c.A primeira etapa de um planejamento estratégico é o de definir as metas estratégicas.

    DEFINIR OS OBJETIVOS, NÃO DÁ PRA ESTABELECER METAS SEM OBJETIVOS.

    d.É na etapa da visão, em um planejamento estratégico, que se define o negócio.

    NA ETAPA MISSÃO

    e.A análise SWOT surge com o modelo de Ansoff e Steiner.

    A DO ANSOFF É AQUELA PRODUTO/MERCADO.



  • a) Ferramenta de diagnóstico estratégico

    c) a primeira etapa é o diagnóstico.

    d) Visão e definição de negócio são etapas distintas.

    e) Não existe essa relação


ID
2366359
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre a folha de pagamentos,
I. Todo empregador é obrigado a elaborar a folha de pagamento que constará, obrigatoriamente, o nome dos seus empregados, a remuneração paga a cada um e os respectivos descontos, podendo constar os descontos legais e os descontos convencionados.
II. O valor do salário-família é pago por filho ou equiparado de 0 até 10 anos e quando a mãe e o pai estão nas categorias e faixa salarial que têm direito ao salário-família, os dois recebem o benefício.
III. Na folha de pagamento analítica discrimina-se todas as parcelas que compuseram a remuneração dos empregados, ou seja, salário, horas extras, adicionais, prêmios e abonos. Discrimina-se também os descontos, como o INSS, IRRF, adiantamento salarial, faltas e atrasos, entre outros.
IV. O empregador é obrigado a efetuar, na fonte, o desconto na remuneração de cada empregado referente à Contribuição Previdenciária (INSS) e a retenção do Imposto de Renda, conforme tabelas que são criadas pelos órgãos respectivamente competentes.
verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B

    I : VERDADEIRO

    Decreto nº 3.048. Art. 225. A empresa é também obrigada a: I - preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos. (...) § 9.º A folha de pagamento de que trata o inciso I do caput, elaborada mensalmente, de forma coletiva por estabelecimento da empresa, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização, deverá: I - discriminar o nome dos segurados, indicando cargo, função ou serviço prestado; II - agrupar os segurados por categoria, assim entendido: segurado empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual; III - destacar o nome das seguradas em gozo de salário-maternidade; IV - destacar as parcelas integrantes e não integrantes da remuneração e os descontos legais; e V - indicar o número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.

    II : FALSO

    Lei nº 4.266/63. Art. 2º. O salário-família será pago sob a forma de uma quota percentual, calculada sobre o valor do salário-mínimo local, arredondado esta para o múltiplo de mil seguinte, por filho menor de qualquer condição, até 14 anos de idade.

    Decreto nº 3.048/99. Art. 82. § 3º Quando o pai e a mãe são segurados empregados ou trabalhadores avulsos, ambos têm direito ao salário-família.

  • Gabarito:"E"

    Assertiva II errada.

    Lei nº 4.266/63. Art. 2º. O salário-família será pago sob a forma de uma quota percentual, calculada sobre o valor do salário-mínimo local, arredondado esta para o múltiplo de mil seguinte, por filho menor de qualquer condição, até 14 anos de idade.


ID
2366362
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

“É praticamente impossível medir todos os resultados dos programas de treinamento e desenvolvimento, principalmente porque implicam desenvolvimento e educação que, como vimos, envolvem longo prazo e múltiplos estímulos e experiências. A avaliação em treinamento é a arte do possível, sendo a mais correta aquela mais plausível e útil.”
OLIVEIRA, José Arimatés de. Gestão de pessoas no setor público. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.  

De acordo com essa lógica contextual,

Alternativas
Comentários
  • Reação: é medida imediatamente após o curso; mensura a satisfação e percepção do aluno quanto à experiência de treinamento - conteúdo, metodologia, instalações etc.

    LETRA C

    Ao Infinito e além!


ID
2366365
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Dadas as proposições sobre Legislação Trabalhista,
I. Contribuição Sindical é um tipo de contribuição social devida obrigatoriamente por todos que participarem de determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.
II. Convenção Coletiva de Trabalho é definida quando sindicato de empregados e uma empresa, órgão ou instituição – em comum acordo – redigem um documento normativo sem a intervenção de alguma entidade patronal.
III. Dissídio estabelece os benefícios e os reajustes salariais por meio de uma sentença normativa.
IV. Acordo Coletivo de Trabalho tem origem em uma pauta de reivindicações aprovada em assembleia da categoria que, depois de aprovada, será apresentada às entidades patronais.
verifica-se que estão corretas apenas  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

     

    I - CORRETA

    contribuição sindical, também chamado de imposto sindical, é um tipo de contribuição social que devia ser paga obrigatoriamente por todos os trabalhadores que participarem de determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independente de serem ou não associados a um sindicato.

    CF, Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    IV - a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei;

     

    II - INCORRETA

    Art. 611. Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.

     

    III - CORRETA

    DISSÍDIO COLETIVO: em casos em que não há Acordo Coletivo de Trabalho, e as partes envolvidas na negociação não chegam a um acordo que leve a uma Convenção Coletiva de Trabalho, o sindicato ingressa com o Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, TRT, que estabelece  os benefícios e os reajustes salariais por meio de uma sentença normativa. O dissídio é quando vai para justiça!

     

    IV - INCORRETA

    CLT, ART 611, § 1º - É facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas (NÃO É ENTIDADE E SIM EMPRESA) da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho, aplicáveis no âmbito da empresa ou das acordantes respectivas relações de trabalho.


ID
2366368
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).”
GONÇALVES, Ligia Bianchi; CORAZZA DA CRUZ, Vania Massambani. Segurança e medicina do trabalho. São Paulo: Cenofisco Editora, 2009.

Ao examinar a citação acima, cabe às empresas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

     

     

     

    Art. 157. Cabe às empresas: 

    I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; 
    II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; 
    III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; 
    IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.


ID
2366371
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Sem acordo, greve no setor de distribuição de gás continua.
“A tentativa de encerrar a greve dos trabalhadores das empresas responsáveis pelo envazamento e distribuição de gás liquefeito de petróleo do interior paulista não surtiu efeito positivo. Nesta terça-feira os representantes do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás, o Sindigás, e dos sindicatos dos trabalhadores da categoria do interior paulista sentaram a mesa para uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o TRT-15. Durante a audiência houve avanço em um dos itens reivindicado pelos trabalhadores. A partir de janeiro o valor da cesta básica passará para R$310. Quanto ao vale refeição houve avanço na quantidade, mas, não no valor. Os trabalhadores querem um vale de R$23 e o oferecido é R$21.
A categoria pede também reajuste salarial de 8,5% enquanto o oferecido pela classe patronal e fechado com 86 sindicatos de todo o país é de 6%. Outro ponto que não fecha é a PLR, a participação nos lucros e resultados. Os trabalhadores querem que sejam mantidos os 200% pagos em anos anteriores. O sindicato patronal fechou em 160%. Diante dos impasses a greve dos trabalhadores das empresas de gás de cozinha no interior do Estado vai para julgamento em data ainda não definida.”
[BOTELHO, Flávio. Sem acordo, greve no setor de distribuição de gás continua. CBN. Campinas, 13 de novembro de 2012. Disponível em: <http://www.portalcbncampinas.com.br/?p=35525>. Acesso em: 20 maio 2014>. Acesso em: 20 maio 2014]  

Dadas as afirmativas abaixo quanto ao direito de greve e à Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989,
I. A judicialização da greve é prerrogativa exclusiva do Ministério Público do Trabalho.
II. Distribuição de gás é considerado serviço essencial de acordo com a Lei nº 7.783/1989.
III. Lockout é a paralisação das atividades por iniciativa do empregador, tendo por objetivo dificultar o atendimento de reinvindicações dos respectivos empregados.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

     

     

    I - INCORRETA

    Quem exerce a judicialização é o Poder Judiciário.

    O fenômeno da Judicialização ocorre quando na existência de uma norma constitucional presume-se uma pretensão objetiva e/ou subjetiva que é pleiteada, e neste sentido cabe ao juiz decidir. Em que pese à pretensão objetiva de acesso a educação- por exemplo - quando o poder judiciário é chamado a conhecer o fato, este não poderá negar a emitir uma decisão, seja ela qual for.

    A Judicialização é por vezes, associado ao ativismo social este considerado como uma atitude, a escolha de um modo específico e proativo de interpretar a constituição, expandindo o seu sentido e alcance. (Barroso, p. 6). Logo, partindo desta distinção é importante considerar que a Judicialização consiste em uma espécie de transferência do poder político (na aplicação de políticas públicas, por exemplo) para o poder judiciário que tem como uma possível causa: o processo de redemocratização brasileira que ampliou o acesso a justiça, em especial com a CF/88, a qual distribui em seu texto um elenco significativo de garantias sociais. Enquanto, o ativismo social consiste na ação do poder judiciário que direciona suas forças para suprir a omissão dos outros poderes, e nesta circunstância aplica princípios a ocasiões não previstas em lei.

     

    II - CORRETA

    LEI 7.783 - Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:
    I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
    II - assistência médica e hospitalar;
    III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
    IV - funerários;
    V - transporte coletivo;
    VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;
    VII - telecomunicações;
    VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
    IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
    X - controle de tráfego aéreo;
    XI compensação bancária.

     

    III - CORRETA

    LEI 7783 - Art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout).
    Parágrafo único. A prática referida no caput assegura aos trabalhadores o direito à percepção dos salários durante o período de paralisação.

  • Gabarito:"D"

    Lei 7.783/89, art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais: I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

    Lei 7.783/89, art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout).


ID
2366374
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“Convenções e acordos coletivos de trabalho são instrumentos de caráter normativo, firmados entre entidades sindicais ou entre estas e empresas, que estabelecem condições de trabalho aplicáveis no âmbito de representação das partes envolvidas.
Para que tenham validade e se apliquem a todos os envolvidos, precisam ser registrados no Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. A obrigatoriedade de depósito dos instrumentos no MTE, para fins de registro e arquivo, tem previsão legal no art. 614 da CLT e objetiva a verificação dos requisitos formais exigidos para a sua celebração e a publicidade que deve ser dada a tais atos.”
[BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Relações de Trabalho: registro de convenções e acordos coletivos de trabalho. Disponível em: <http://www.portalcbncampinas.com.br/?p=35525>. Acesso em: 20 maio 2014. Acesso em: 20 de maio de 2014]

Assinale a opção correta quanto à Convenção 2012/2013 entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

     

    CLÁUSULA TRIGÉSIMA - HORAS EXTRAS

    O adicional de horas extraordinárias será de 60% (sessenta por cento) sobre a hora normal. 

  • Não há como responder essa questão sem a disponibilização da CCT na questão, ou previsão expressa em Edital de que se trata de conteúdo. Assim, é uma questão de puro chute e sem nenhum acréscimo aos estudantes.


ID
2366377
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”
MARTINS, Sérgio Pinto. Comentários à CLT. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.  

Ao examinar a citação acima, preconiza-se o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • a) CLT, Art. 59, § 2o  Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. 

    b) CLT, Art. 58-A.  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.

    c) CLT, Art. 58, § 2o O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.

    d) CLT, Art. 59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

    e) CLT, Art. 59, § 3º Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma do parágrafo anterior, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.  

     

  • A partir de 13/11/2017 a alternativa B está correta.

     

    Trabalho em tempo parcial 30 h ou 26h + 6 Hes

     

     


ID
2366380
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”.
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. In: Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel. 14. ed. São Paulo: Rideel, 2012.  

Ao examinar a citação acima, preconiza-se que, após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

     

     

     

    CLT, Art. 130. Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: 
    I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; 
    II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; 
    III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; 
    IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 
    § 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço. 
    § 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

  • CLT. Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção, em dias corridos:

     

    --- > 30, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; Ou seja: Até 5 dias de faltas, terá direito a 30 dias de férias.

     

    Obs.: A partir de 6 dias de faltas:

     

    --- > Subtrai – se 6 dias para saber o limite de férias correspondente ao limite de faltas;

    --- > Soma – se mais 8 dias para saber o limite de faltas correspondente ao período de férias.

     

    [30-6=24] --- >  24 : entre 6 a 14 faltas (6+8= 14);

     

    [24-6=18] --- >  18entre 15 a 23 faltas (15+8= 23);

     

    [18-6= 12] --- > 12entre 24 a 32 faltas (24+8=32).

     

    § 1º - É vedado descontar, do período de férias, (o valor correspondente) as faltas do empregado ao serviço.

     

    § 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

     

    Faltas Injustificadas: Caso de Suspensão do Contrato de Trabalho (Sustação Parcial). O empregado não recebe pelo tempo inativo e tal período não conta como tempo de serviço. O tempo de serviço para no momento do inicio da suspensão e volta a contagem quando acontece a normalização do contrato. Muitas vezes, o trabalhador, mesmo que tenha tido seu contrato suspenso, ainda continua recebendo quantia igual ou proporcional a que recebia do empregado, estas sendo pagas por órgãos federais previdenciários. O empregado é de fato excluído do status de pessoa ativa dentro daquela empresa, sendo inclusive não considerado o seu tempo parado como tempo de serviço, trata-se de uma condição de afastamento não apenas do exercício da função, porém sem quebra de vinculo empregatício e com possibilidade de reativação imediata, ao cessar a suspensão.

     

    Faltas Justificadas: Caso de Interrupção do Contrato de Trabalho (Sustação Integral). A empresa continua pagando salários ao empregado e o período será computado como tempo de serviço. Percebe-se que a interrupção se refere, principalmente, a atividade laboral em si, considerando o empregado como pessoa ativa do quadro de funcionários, que apenas se encontra afastado do exercício da função por aquele momento.

     

    Ambos os institutos (Suspensão ou Contrato de Trabalhopermitem que o empregado tenha seu emprego garantido e que se preserve a sua dignidade humana, evitando o desgaste de uma extinção de contrato de trabalho, que geraria sem sombras de dúvidas um desinteresse da empresa em recontratá-lo. Por fim, os institutos defendem também o empregador no tocante a não necessidade de ser onerado com todas as contas trabalhistas e a possibilidade de manter em seu quadro, colaboradores essenciais a empresa.

     

    Reforma Trabalhista:  Art. 58 - a § 7o  As férias do Regime De Tempo Parcial são regidas pelo disposto no art. 130 desta Consolidação.

  • A questão exige do candidato o conhecimento da proporção das férias em relação às faltas injustificadas. Atenção a esse tipo de questão, pois as bancas comumente cobram essa proporção, então precisamos decorar.

    Art. 130 CLT: após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

    I - 30 dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes;

    II - 24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas; (alternativa D)

    III - 18 dias corridos, quando houver tido de 15 a 23 faltas;

    IV - 12 dias corridos, quando houver tido de 24 a 32 faltas.

    (Macete: sobe 9 faltas e diminui 6 dias de férias)

    Conforme se observa das alternativas, apenas a letra D está correta: o empregado terá direito a 24 dias corridos de férias se tiver de 6 a 14 faltas no período aquisitivo.

    Em relação ao assunto, aproveito para destacar um breve resumo dos pontos mais cobrados:

    • Período aquisitivo: primeiros 12 meses

    • Período concessivo: próximos 12 meses

    • O período de férias é computado como tempo de serviço e há o recolhimento do FGTS

    • Comunicação do início de férias ao Ministério do Trabalho: pelo menos 15 dias de antecedência, inclusive nos casos de férias coletivas

    • Comunicação do início das férias ao empregado: pelo menos com 30 dias de antecedência

    • Pagamento das férias e eventual abono pecuniário: até 2 dias antes do início das férias

    • A regra é que as férias sejam concedidas em um único período, mas pode ser fracionada se houver concordância do empregado em até 3 períodos: um de pelo menos 14 dias corridos e dois com pelo menos 5 dias corridos

    • Empregado não pode gozar de férias antes da anotação na CTPS

    Além disso, cumpre ressaltar as hipóteses em que o empregado perde o direito a férias:

    • Empregado demitido e não readmitido em 60 dias

    • Licença remunerada por mais de 30 dias

    • Paralisação total ou parcial dos seus serviços por mais de 30 dias

    • Recebimento de auxílio-acidente de trabalho ou auxílio-doença por mais de 6 meses, embora descontínuos

    • 33 ou mais faltas injustificadas

    Gabarito: D


ID
2366383
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“As pessoas podem tomar decisões éticas distintas em situações similares, devido ao desenvolvimento cognitivo do que é moral e de alguns outros fatores, entre eles os valores pessoais, as diferenças culturais, a cultura da empresa, a estrutura da organização, a oportunidade, os sistemas de premiação, os terceiros interessados e as pressões geradas pela realização de atividades em um ambiente competitivo.”
PINEDA, Eduardo S.; MARROQUÍN, José Antônio, C. Ética nas Empresas. São Paulo: McGrawHill, 2009.

De acordo com essa lógica contextual,

Alternativas

ID
2366386
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”
SEGUNDO, Hugo de Brito Machado. CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL: Anotações à Constituição, ao Código tributário Nacional e às Leis Complementares 87/1996 e 116/2003. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.  

Ao examinar a citação acima, preconiza-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: CTN Art. 6º A atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, e observado o disposto nesta Lei.

    B) Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte
    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

    C) Art. 19. O imposto, de competência da União, sobre a importação de produtos estrangeiros tem como fato gerador a entrada destes no território nacional

    D) Art. 23. O imposto, de competência da União, sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a saída destes do território nacional

    E) Art. 29. O imposto, de competência da União, sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localização fora da zona urbana do Município

    bons estudos