SóProvas


ID
2366230
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eu não podia pensar nos outros porque não existiam outros. O mundo era uma gramática em branco. Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa. Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso (do grego paradeisos, um jardim dos prazeres). Eu perguntei: o que devo fazer, Senhor?, e Deus me respondeu: Nada, apenas exista. E eu fui tomado pelo tédio. A primeira sensação humana.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Orgias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. 

Acerca de aspectos gramaticais do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O trecho “porque não existiam outros” pode ser também escrito corretamente “porque não haviam outros”. 

    Haver sentido de existir = Impessoal ...“porque não havia outros”

     

     b) A vírgula em “o que devo fazer, Senhor?” pode ser retirada da sentença, visto que não há justificativa para o uso.  (Vocativo)

     

     c) No período “Eu vi que estava no paraíso”, a oração “que estava no paraíso” exerce a função sintática de sujeito. (Objeto direto)

     

     d) No trecho “Só havia eu, e todos os verbos eram na primeira pessoa”, o uso da vírgula não se justifica, pois antes de conjunção aditiva não se utiliza vírgula.  (Está correto o uso)

     

     e) O trecho “Eu abri os olhos. Eu olhei em volta. Eu vi que estava no paraíso” pode ser transformado num único período sem danos à norma culta: “Eu abri os olhos, olhei em volta e vi que estava no paraíso”.