SóProvas


ID
2366317
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dadas as proposições sobre características do agrupamento do cargo em funções,
I. Estrutura funcional: é uma estrutura organizacional composta de todos os departamentos que uma organização exige para produzir seus bens ou serviços.
II. Estrutura matricial: é uma estrutura organizacional composta de unidades de negócios separadas nas quais estão as funções que operam em conjunto para produzir um produto específico para um cliente específico.
III. Estrutura divisional: é uma estrutura organizacional que simultaneamente agrupa pessoas e recursos por função e por produto.
IV. Estrutura hibrida: é estrutura de uma grande organização que possui várias divisões e, ao mesmo tempo, usa várias estruturas organizacionais diferentes.
verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Divisional
    Quando as empresas ficam maiores, com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional.
    Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.
    Dessa forma, cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.17
    Portanto, a lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.
    Um exemplo de estrutura divisional pode ser visto na figura a seguir:

  • 4.12. Estrutura Funcional
    A estrutura funcional é a mais comum na administração. Quase todas as organizações iniciam sua vida tendo uma estrutura funcional. É também a estrutura mais intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos etc.16
    Essa estrutura é mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e/ou serviços ou que operem em uma região pequena. Um exemplo de estrutura funcional pode ser visto no exemplo da figura a seguir.

    Figura 4.16 – Estrutura funcional.
     (Fonte: Sobral e Peci, 2008)

  • b.

    I e IV.

  • GAB. B

    I. Estrutura funcional: é uma estrutura organizacional composta de todos os departamentos que uma organização exige para produzir seus bens ou serviços. CERTO

    II. Estrutura matricial: é uma estrutura organizacional composta de unidades de negócios separadas nas quais estão as funções que operam em conjunto para produzir um produto específico para um cliente específico. ERRADO. DIVISIONAL

    III. Estrutura divisional: é uma estrutura organizacional que simultaneamente agrupa pessoas e recursos por função e por produto. ERRADO. MATRICIAL

    IV. Estrutura hibrida: é estrutura de uma grande organização que possui várias divisões e, ao mesmo tempo, usa várias estruturas organizacionais diferentes. CERTO

  • A questão pede a alternativa que contenha apenas exemplos de estruturas organizacionais.

    As estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).

    • A Estrutura Linear é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas.
    • Estrutura Funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
    • Estrutura Linha-staff resultou das agregação das estruturas linear e funcional, de acordo com Chiavenato (2014). De acordo com o autor, essa combinação proporciona "um tipo organizacional mais completo e complexo." Nela haverá autoridade de linha e de staff, apesar disso, de acordo com Moreira (2019), a preservação da unidade de comando.
    • Estrutura Divisional também é considerada mecanicista, porém possui ênfase nos resultados e de acordo com isso, a organização é dividida em unidades autônomas estratégicas de negócios.
    • Estrutura Matricial é um estrutura híbrida que agrega dois tipos de departamentalização. Nesse tipo de organização em grade não há unidade de comando e sim subordinação dupla, de acordo com Chiavenato (2014).

    Agora para a análise dos itens:

    I. Certo. Vide explicação acima.

    II. Errado. Refere-se a estrutura divisional. 

    III. Errado. Refere-se à estrutura matricial. Sobre essa estrutura, Chiavenato considera duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. .

    IV. Certo. A organização pode utilizar mais de uma estrutura. A estrutura matricial, por exemplo, é uma forma híbrida.

    Apenas os itens I e IV estão corretos.

    Fontes:

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B