SóProvas


ID
2366629
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Accart (2012), a referência virtual é um dos elementos do ambiente digital que está repleto de mudanças tecnológicas com interações contínuas. Relacione as características dos serviços de referência virtual à evolução da web.

1- Web 1.0

2- Web 2.0

3- Web 3.0


( ) A web semântica, em desenvolvimento, pretende oferecer conteúdos de informação validados e pertinentes, o que significa uma oportunidade para os profissionais da informação.

( ) Os usuários se apropriam da rede e trocam entre si dados, sons, imagens e filmes, dando origem a comunidades virtuais por grupos de interesse.

( ) Baseados em informação estática, oferecida por sítios institucionais ou comerciais, a interatividade não era a preocupação prioritária.

( ) Os profissionais da informação desenvolveram certos serviços, entre eles o serviço de referência virtual, vendo nessa mídia uma oportunidade de manter ligação com os internautas.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • WEB 1.0 é estático e sem nenhuma forma de interatividade com os leitores. É possível visitá-lo muitas vezes, mas não haverá nada de novo em todas as novas visitas e não há motivo para retornar a ele.

     

    WEB 2.0, que consiste em uma maior interação dentro de cada página. A partir desse novo formato de WEB, foi possível a criação de blogs e da Wikipédia, em que o leitor não é passivo em relação ao que está publicado.WEB 2.0 não se refere a um avanço específico na tecnologia, mas a um conjunto de técnicas para design e execução de páginas da Web. Além disso, algumas dessas técnicas existem desde que a World Wide Web (www) foi lançada, de modo que não é possível separar Web 1.0 e a Web 2.0 em termos cronológicos. A definição de Web 1.0 é dependente da definição de Web 2.0.

     

     WEB 3.0 consiste em algo além da interatividade. Páginas nesse formato personalizam o conteúdo de maior relevância de acordo com as preferências de cada pessoa. Por exemplo, ao usar a ferramenta do Google para procurar a palavra “Manga”, nos outros formatos, o buscador mostraria resultados tanto da fruta, quanto de uma camisa, quanto do ex-jogador de futebol. Caso um jornalista esportivo estivesse buscando informações sobre o jogador para uma matéria de futebol, seria pouco relevante para ele, enquanto na WEB 3.0, o buscador reconheceria as preferências do usuário e filtraria os resultados de pesquisa para uma maior relevância de resultados.

  • Fonte: (ACCART, 2012, p.187-188).

    Gab. E