a) Ruskin elogiava a repetição de padrões nas fachadas das edificações, numa defesa da ideia de “uniformidade” ornamental como qualidade visual atrativa. Ele era contra a produção em massa, valorizava o trabalho artesão, a diversidade dos elementos e não uniformidade da arquitetura.
b) Ruskin defendia uma concepção de cidade configurada como “uma coleção de unidades”, numa visão que priorizava a simetria e a padronização das formas urbanas em detrimento da diversidade. Segundo ele, as fachadas devem ser diversas mas ter harmonia no conjunto, era a favor da diversidade nas obras e na produção manual e artesã. Coleção de unidades se refere a produção em massa, a qual ele era contra.
c) Ruskin preconizava uma concepção de cidade como “espetáculo mais atraente que a paisagem”: o olhar devia ser mais atraído pelas “ruas da própria cidade” do que pela paisagem externa circundante. Correta
d) Para Ruskin, o interesse das cidades mais bonitas, na Itália e na França, provinha “da riqueza isolada de seus palácios”, uma vez que a “decoração das habitações” possuía muito pouca ou nenhuma expressividade. Ele defendia a harmonia com diversidade, era contra a ideia da cidade-jardim com edifícios iguais repetidos, defendia que as pessoas deveriam renovar a decoração das suas casas e também o ornamento.
e) Embora reconhecesse o valor das edificações históricas significativas, Ruskin defendia as grandes transformações em prol da racionalização dos espaços urbanos. Acreditava que a regularidade do traçado, aliada a uma rede estruturada de grandes alamedas poderia consistir no principal motivo de orgulho de uma cidade. Na área de patrimônio histórico ele defende a mínima intervenção, pequenas manutenções, uma vez que o monumento é finito e restaurá-lo cria modelos ao invés de autenticidade histórica. Ele era culturalista, tradicional, admirador da técnica artesã da era medieval.
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