SóProvas


ID
2366950
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Irineu, professor estadual, tomou posse no cargo de deputado estadual. No mesmo dia, foi informado que o seu regime estipendial seria alterado.

À luz dessa narrativa e dos balizamentos estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que Irineu:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Irineu, voce nao sabe e nem eu, como era professor, ele recebia remuneração antes da posse, em virtude do cargo ser o de professor

    B) Art. 39  § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI

    C) CERTO: O cargo de professor recebe por remuneração, e nao subsídio (parcela fixa):
    Art. 39 § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    D) Art. 37  § 11. Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei

    E) Errado, só recebe uma delas:
    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições
    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    bons estudos

  • A alternativa C permite interpretação ambígua:

    Quando li a primeira vez entendi que a assertiva estava dizendo que: até a posse recebia remuneração e que depois de assumir o cargo eletivo seria permitido o recebimento de adicional... Considerei errada, num primeiro momento, porque subsídio de cargo eletivo não pode receber qualquer adicional (art. 39, parag. 4º).

    Na verdade a alternativa quis dizer que ATÉ a posse, recebia remuneração e ERA permitido recebimento de adicional a essa remuneração. Mas não ficou claramente escrito isso.

  • Nossa!Essa banca não brinca!

  • REGIME ESTIPENDIAL = REGIME SALARIAL

    Questão fácil, abordada de uma forma complicada. Mas basta a leitura BEM atenta.

     

  • >> Subsídio: pagamento de parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. Recebem, p. ex., chefe do Executivo, deputato, senador, membros do MP/DP/magistratura etc. Atentar que, independentemente da percepção de uma parcela única, deve ser reconhecido o direito ao pagamento de verbas indenizatórias, sob pena de o agente público sofrer dano irreparável (ex.: promotor que faz plantão, ou que acumula cargo de outro promotor de férias etc.).

     

    >> Vencimentos: chamado também de "remuneração em sentido estrito", é o pagamento aos servidores públicos submetidos ao RJ estatutário, sendo composto pelo vencimento básico + vantagens pecuniárias cf. a lei.

     

    >> Salário: é o pagamento aos empregados públicos, cf. regime celetista.  

  • LETRA C CORRETA 

    CF/88

    ART. 39 § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

  • Recebem por meio de subsídio: - Membros de Poder - Detentor de mandato eletivo - Ministros de Estado - Secretários estaduais e municipais.
  • Questão inteligente!

  • Letra C correta: até a posse, recebia remuneração, sendo permitido o recebimento de adicional.

    Professor =  remuneração --->Art.39§ 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    *****Para não confundir e ficar atento na letra D) após a posse, passou a receber subsídio, vedada a percepção de qualquer verba indenizatória;

    Art. 37§ 11. Não serão computadas,(Podem perceber, mas não serão computadas. ATENÇÃO!)para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.

  • Correta C

     

    Enquanto professor = recebia remuneração ( vencimentos + vantagens de caráter permanente) Art. 37, X, CF/88

     

    Após a posse, como deputado Estadual = se afasta do cargo de professor e passa a receber subsídio em parcela única. Art. 39, §4°, CF/88

     

    Recebem por subsídio em parcela única = membro de Poder, detentor de mandato eletivo, Ministro de Estado, Secretário Estadual e Secretário Municipal.

  • Irineu, você não sabe nem eu

  • D) após a posse, passou a receber subsídio, vedada a percepção de qualquer verba indenizatória;  QUAL O ERRO?? Art. 37  § 11. Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei. 

  • Pessoal,

    entendi assim:

    Até a posse, Irineu recebia remumeração sobre a qual incidia adicional, o que não é um impedimento cf. a sistemática constitucional. 

    Após a posse, Irineu passará a receber subsídio sobre o qual não pode incidir outra espécie remuneratória - gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação, entre outros , cf. art.39,4º.  Acontece que indenização não é espécie remuneratória, daí não haver problema dela recair sobre o subsídio, o que invalida a alternativa D. Eis o que me parece ser a explicação para a alternativa D, Ana Barros.

     

    Se houver erro no meu entendimento, alguém, por favor, indique. Ficarei agradecida!

  • O erro da D está na palavra "percepção".

    § 11. Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei. 

    Veja que não há vedação para percepção, apenas não serão computadas.

     

    O gabarito é mesmo a letra C, pois como antes irineu era servidor recebia remuneração e os adicionais eram permitidos.

  • Excelentes comentários! :)

  • Caí no Português !

  • Rapaz... Confesso que caí e fiquei na "D" oh... Entendi não.

  • F) você não sabe nem eu

  • C. até a posse, recebia remuneração, sendo permitido o recebimento de adicional; correta

    Art. 39 

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

    § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.

    Art. 37 

    § 11. Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

  • A : APÓS a posse, recebia subsídio, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação;

    C : ATÉ a posse, recebia remuneração, sendo permitido o recebimento de adicional;

  • O que significa receber subsídio em parcela única? Na condição de deputado, ele não receberá o valor X mensalmente, então porque fala parcela única?

  • Eu lá vou saber qual espécie remuneratória recebe um professor kkk