SóProvas


ID
2367556
Banca
UECE-CEV
Órgão
METROFOR - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Carta de Ano Novo
Emmanuel e Francisco Cândido Xavier

Ano Novo é também renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir. […] Novo Ano! Novo Dia! _____________ 1 (Sorrir) para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que não te entenderam até agora. _____________ 2 (Recordar) que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino. Não maldigas, nem _____________3 (condenar). Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão. Não te _____________4 (desanimar), nem te _____________ 5 (desconsolar). Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença. Não te _____________6 (esquecer) de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora:
— Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.
Fonte: http://rapidshare.com/files/CAMINHO_E_VIDA.rar. Acesso em 12/11/2016

O emprego do imperativo, ao longo do texto “Carta de ano novo”, indica

Alternativas
Comentários
  • BEM, MARQUEI "B" ORDEM PELO FATO DE ESTAR NA GRAMÁTICA QUE O IMPERATIVO INDICA: ORDEM, DESEJO, PEDIDO.

    VOU INDICAR PARA COMENTÁRIO.

  • Gabarito : A

     

    modo imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. 

  • Vamos indicá-la para comentário!
  • Aceitei essa substituindo os verbo no infinitivo para o imperativo nos espaços em branco, logo enxerguei que ele sugeria tais ações.
  • O imperativo, pode ser tanto conselho como ordem, porém cabe a interpretação do texto!

  • O modo imperativo tanto pode indicar ordem, conselho, sugestão, alerta, pedido, etc. 

  • poxa, não acredito que terei que estudar conjugação dos verbos

  • incrível, após três anos, dos colegas terem pedido comentário do professor, a questão continua sem fundamento de um profissional.

    elaia, QC. Assim os concorrentes (gran, estratégia) agradecem