SóProvas


ID
2367853
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

A função de linguagem predominante no Texto I é:

Alternativas
Comentários
  • ...

    LETRA B -  CORRETASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. pags. 1131 e 1132):

     

     

    Função Referencial (Informativa/Denotativa)

    ·         o referente é o centro da mensagem;

     

    ·         destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;

     

    ·         algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.;

     

    ·         encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).

     

    Exemplo:

    “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde

    de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação

    Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira.

    Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.” (Site de notícias)” (Grifamos)

     

  • GABARITO> B

    ·         Função emotiva/expressiva: está relacionada com a figura do EMISSOR. Utilização de verbos e pronomes na 1ª pessoa; uso de adjetivos e advérbios; escolha de vocábulos de forma que se possa identificar o emissor.

     

    ·         Função referencial: coloca em evidência o CONTEXTO. Dá ênfase aos fatos do mundo, são textos que informam algo. Comum em notícias de jornais e artigos científicos.

     

    ·         Função poética: para destacar a MENSAGEM usando técnicas de composição literária e figuras de linguagem. Toda linguagem literária tem função poética.

     

    ·         Função metalinguística: é usada para explicar o próprio CÓDIGO. Está presente quando se precisa explicar ou resumir o sentido de algo que o outro não entendeu.

     

    ·         Função conativa/apelativa: é destina para convencer o RECEPTOR. Emprego de verbos no imperativo e de pronomes. Comum nas campanhas publicitárias.

     

    ·         Função fática: coloca em foco o CANAL. Usado para verificar se a mensagem está sendo recebida.

    No texto pode haver o emprego de vários tipos de funções, contudo sempre há aquela que predomina.

  • Fiquei em dúvida, e discordo da resposta.

    A função referencial não é descrita com palavras que expressão opinião do redator.

    No texto há um trecho "infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo"

    Achei a função de linguagem mais emotiva que referencial.

    Emotiva: o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

  • só de ler 2 linhas já da pra saber kkkkkk

  • eu achei que tinha muito mais a função apelativa do que qualquer outra, mas como não estava entre as opções.... Vai a referencial

     

  • GABARITO: B

    Função Referencial ou Denotativa, é aquela centralizada no referente( contexto relacionado a emissor e receptor), pois o emissor oferece informaçoes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem utilizada na ciência, na arte realista, no jornal, no campo do referente e das noticias de jornal e livros científicos.

  • Função Referencial (Denotativa)

    Realidade

    Texto na terceira pessoa da do singular ou plural

    Textos científicos, jornalísticos, técnicos, ditáticos ou correpondências comerciais.

     

     

     

     

    Para esse tipo de questão , sempre e recomendado  verificar a fonte do texto.

     

     

     

     

     

     

    Fonte: Português Esquematizado - Pedro Lenza

     

     

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ/videos

  • Concordo demais com a Sandi, mas enfim... Segue o baile

  • GAB-B

     

    A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar e indicar.

    Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.

     

    Características da Função Referencial:

    Comunica de forma objetiva, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos.

    Utiliza o discurso na terceira pessoa do singular ou do plural.

    Usa a linguagem denotativa.

    Exemplos: textos científicos,notícias e materiais didáticos.

     

  • - Função denotativa ou referencial: Possui linguagem neutra; fatos corridos e diretos; não trazem juizos de valor explicitos. Ex: notícias...

    - Função emotiva ou expressiva: Uso da 1° pessoa do singular. Ex: Textoes do Facebook (desabafo, depoimentos)... 

    - Função conativa ou apelativa: Promove a persuasão ou convencimento do interlocutor; verbos no imperativo. Ex: Propaganda, campanhas de conscientização...

    - Função fática: Comunicação despretensiosa. Ex: Conversa de elevador...

    - Função metalinguistica: O código explicando o código. Ex: Dicionário, gramática...

    - Função poética: Texto em verso; eu lírico aparente no texto. 

  • DEUS h e g cada acertos hnra e glória de DEUS h e g 

  • função REFERENCIAL:traser a informação de modo direto e objetivo;EX:textos jornalisticos!!!    logo;gabarito-B

  • Eu pude observar que uma questão desmente a outra, pois na 1º questão dessa prova pergunta: "em qual pessoa o texto foi escrito". O Gabarito afirma que foi em 1º pessoa. (Embora não concordei, mas ok) . Agora nesta questão o gabarito afirma que o texto é predominantemente em linguagem referencial, sendo uma das caracteristicas desta, é ser escrito na 3 ª pessoa. E também ofercer infomações objetiva, impessoal, direta.  Agora, desde quando este texto é impessoal, se tem uma questão que afirma que um artigo de opnião?!!

  • Não entendo, primeiro diz que o texto é subjetivo, parcial, emotivo e escrito em 1 pessoa. Depois em outra questão o texto é referencial ou denotativo: objetiva, direta, inparcial escrito em 3 pessoal