SóProvas



Prova IBGP - 2017 - CISSUL - MG - Auxiliar Administrativo


ID
2367832
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

A partir da leitura do texto I, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sei lá, não consegui entender ainda porque a resposta é a letra A, sendo que a maioria dos verbos empregados no texto estão conjugados na 3º pessoa, ora do singular, ora do plural.

  • Fica ainda mais complicado achar a resposta já que banca nao diz se a pessoa está no singular o plural. vi parte do texto na 1 do singular e 2 e 3 do plural. Muito estranha essa questão.

  • As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).

    1.ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.
    2.ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
    3.ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.

    1.ª pessoa do plural: nós - Indica que existe mais do que um emissor.
    2.ª pessoa do plural: vós - Indica que existe mais do que um ouvinte.
    3.ª pessoa do plural: eles - Indica que existe mais do que uma pessoa assunto

     

    https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/.

  • Primeira pessoa = narrando uma história ou falando de si.

    Em nenhum momento de texto o autor fala de alguém implicita ou explicitamente, ele apenas está narrando.

  • Também não entendi o porque da resposta ser a letra A, eu marcaria a letra C, que foi a resposta a qual achei que mais se encaixou no texto.

  • loucura hein!!

  • Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

    Marca de que foi escrito em 1ª pessoa

    Gab: A


  • "Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde."

    Na frase a anterior extraida do texto, o pronome possessivo nosso conjuga a primeira pessoa do plural, conforme podemos observar abaixo:
     
    Pessoas verbais e pronomes

    Além dos verbos, os pronomes também se flexionam em pessoa.

    Pronomes possessivos:
    1.ª pessoa do singular (eu) - meu, minha, meus, minhas
    2.ª pessoa do singular (tu) - teu, tua, teus, tuas
    3.ª pessoa do singular (ele/ela) - seu, sua, seus, suas
    1.ª pessoa do plural (nós) - nosso, nossa, nossos, nossas
    2.ª pessoa do plural (vós) - vosso, vossa, vossos, vossas
    3.ª pessoa do plural (eles/elas) - seu, sua, seus, suas

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/pessoas-verbais/

  • Basta irmos; a saúde do nosso país... são partes do texto que estão na primeira pessoa.

  • Impossível essa ser resposta. O texto é escrito em primeira e terceira pessoa, predominando terceira. 

    Exemplo: "Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?". 

  • ...povo, que nas últimas manifestações , foi à rua...

    O AUTOR ESTÁ FALANDO DE UMA PESSOA, O POVO, E O VERBO ESTÁ NA TERCEIRA PESSOA

  • "Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.

    Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.

    Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa."

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-narrativo/

    Acho que por ser cidadão brasileiro, parte integrante desse sistema de saúde e participante ativo da sociedade brasileira, o texto é sim 1ª pessoa. Eu marquei C por causa dos verbos, caí igual patinho na pegadinha. Em momento algum ele se porta como observador distante, até porque as próprias opiniões e linguagem do texto são de caráter emotivo, ou seja, de fluxo de pensamento e não de caráter meramente descritivo.

  • Quando o narrador está inserido no contexto em que ele está narrado o texto narrativo é de primeira pessoa.

     

    Se ele narra "fora", apenas como observador, é 3 pessoa.

  • SO DEUS MEU ETERNO PAI

  • Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.

  • Não concordo com esse gabarito, eu enxerguei o texto predominantemente na 3º pessoa

  • GAB: A



    narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem (CASO DA QUESTÃO:Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde").

    Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.


    narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas



    narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.

    Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.



  • LETRA A.

     

    Resolução: “Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.”. Note que o narrador se coloca no texto. Lembrando que 1ª pessoa é eu e nós.

  • não concordo com a resposta, ora vejo 1° pessoa "Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde.."

    ora vejo da 3° pessoa, vebos com tem, ser... mostram isso.

  • "Basta (nós) irmos..."

    "... logo (nós) perceberemos ..."

    1º pessoa do plural.

  • Gab A

    1°- Pessoa: Narrando uma história ou falando de si.

  • Eu, tu, ele.

    **Nós**, vós, eles.

    O texto ,na linha 11, é possível encaixar o **Nós** e isso foi o que me permitiu acertar a questão.

  • Esse tipo de Questão não tem comentário de professor, lamentável.


ID
2367835
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

A partir do estudo dos gêneros textuais, é CORRETO afirmar sobre o texto I que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    É UM TEXTO DE OPINIÃO, POIS O AUTOR USA ADVÉRBIOS DE INTENSIDADE: GRAVÍSSIMOS, INFELIZMENTE

  • ARTIGO DE OPINIÃO:

     

    - É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião.

    É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.

    Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.

    O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

     

     

     

    GABARITO: C

  • A resposta encontra-se na Fonte de informação.

  • Qual a diferença de notícia e reportagem? Kkk
  • GABARITO C.

    É correto afirmar que é um artigo de opinião.

  • "Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?"

    Essa é opinião do autor, pois não informou de onde ele retirou essas informações. Portanto, artigo de opinião.

  • A resposta tá na fonte do texto kkk


ID
2367838
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

De acordo com o autor do texto I, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro." Letra B

  • justiça de DEUS h e g 


ID
2367841
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

Leia o excerto abaixo, retirado do texto I:
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Com relação a expressão grifada no excerto lido, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Faz uso de uma linguagem conotativa.

  • CONATIVA/APELATIVAocorre quando o receptor é
    posto em destaque e é estimulado pela mensagem
    . O
    objetivo, neste caso,
    é influenciar, convencer o receptor de
    algo, por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo

    (vem daí o seu nome).
    IMPORTANTE!
    • Suas características principais são: o uso de vocativo e de
    verbos no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª
    ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu
    desempenho!).
    • Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários,
    em discursos políticos ou de autoridade.

  • Conotativa. Evidente pelo uso da prosopopeia.

  • conotativo: É O USO DE TERMO EM SEU SENTIDO FIGURADO....INREAL 

  • sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.

  • Denotatva : Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, real.

    Conotativa: Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado. - RESPOSTA 

    Fática: Função Fática privilegia a interação entre emissor e receptor das mensagens, ou seja, entre o locutor e o interlocutor. Ela é utilizada na abertura, estabelecimento e interrupção da comunicação.

    Emotiva: Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa.

     


ID
2367844
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos foram acentuados devido à mesma regra de acentuação.

Alternativas
Comentários
  • a) Au-sên-ci:a - Paroxítona terminada em ditongo crescente ;

    Fí-si-ca - Todas as PROPAROXÍTONAS são acentuadas;

    Sa-ú-de - Hiato;

    Pú-bli-ca - PROPAROXÍTONAS;

     

    b)TODAS proparoxítonas

  • Palavras proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba da palavra como sílaba tônica. Segundo as regras de acentuação do português, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.

    Exemplos de palavras proparoxítonas:

    acadêmico (a-ca--mi-co);

    ácaro (á-ca-ro);

    acústica (a-cús-ti-ca);

     

    Gab. B

  • todas são proparoxitonas GAB: B

  • letra b 

  • Na letra A) Ausência (Paroxítona)-  física (Proparoxítona)- saúde (Hiato)- pública (Proparoxítona)

    Na letra B) Todas Proparoxítonas - GABARITO

    Na letra C) Ausência (Paroxítona) - reversível (Paroxítona) - Gravíssimos (Proparoxítona) - básica (Proparoxítona)

    Na letra D) Ausência (Paroxítona) - física (Proparoxítona) -  reversível (Paroxítona) - políticos (Proparoxítona)

  • A alternativa (A) está errada, pois “ausência” é acentuada por
    ser paroxítona terminada em ditongo oral; “física” e “pública” são
    proparoxítonas e “saúde” é acentuada por possuir hiato.
    A alternativa (B) é a correta, pois “médicos”, “últimas”, “políticos” e
    “física” são proparoxítonas.

    A alternativa (C) está errada, pois “ausência” é acentuada por ser
    paroxítona terminada em ditongo oral; já “gravíssimo” e “básica” são
    proparoxítonas e “reversível” é paroxítona terminada em “l”.
    A alternativa (D) está errada, pois “ausência” é acentuada por ser
    paroxítona terminada em ditongo oral; já “física” e “políticos” são
    proparoxítonas e “reversível” é paroxítona terminada em “l”.
    Gabarito: B
     

  • DEUS h e g é único

  • GABARITO B

     

     b) Médicos – últimas – políticos – física.

    -di-cos úl-ti-mas po--ti-cos -si-ca.

     

    Acentuam-se TODAS proparoxítonas !

  • O gabarito é a letra B. Isso, porque todas as palavras são proparoxítonas, logo à antepenúltima sílaba é tônica.


ID
2367847
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

Releia o primeiro parágrafo do texto I:
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e Pronto-Socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas a mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
Acerca do trecho sublinhado, é CORRETO afirmar que as vírgulas foram utilizadas para:

Alternativas
Comentários
  • Gab:B

    Quando se utiliza virgula em enumeração?

    Uso da vírgula, vejamos o que ocorre com enumeração.
    Nas enumerações, os termos são separados por vírgula.
    Ex.: Pedro, João, Marcos, Eduardo, Francisco saíram cedo de casa.
    Pergunta: é possível, mantendo a norma culta, pôr um “e” antes de Francisco?
    Sim; é possível, porém o sentido se modifica. Quando usamos os nomes, separando o último
    componente da enumeração por vírgula, podemos colocar mais componentes na enumeração.
    Se, em vez da vírgula, pusermos a conjunção coordenativa aditiva “e”, não há mais nenhum
    componente na enumeração.
    Outros exemplos: Compramos sabonete, xampu, condicionador, protetor solar, talquinho. A
    compra de outro (s) produto (s) pode ter sido efetuada. Compramos sabonete, xampu,
    condicionador, protetor solar e talquinhos. Não compramos nada além do que está mencionado.
    No colégio, estudamos História, Geografia, Filosofia, Informática, Inglês. No colégio,
    estudamos História, Geografia, Filosofia, Informática e Inglês.

  • Juliana, se ainda estiver em tempo:

    Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e Pronto-Socorro, demora no atendimento e  falta de medicamentos são problemas da saúde pública do Brasil.

    Nesse caso, as vírgulas foram usadas para separar sujeitos.

  • O gabarito da questão é a letra b - fazer uma enumeração.

    Eu  marquei separar vários sujeitos e está errado.

    Solicitei comentário.

    Alguém aí sabe dizer se o erro é em dizer vários sujeitos, se fosse  dizer  apenas separar sujeitos a alternativa estaria correta?

    ou

    Em um sujeito composto, como no caso acima ,  como o último dos termos coordenados " falta de medicamentos e outros problemas a mais"  se separa por virgula, não pode ser sujeito, pois não se separa sujeito de verbo, seria isso?

    Alguém poderia me explicar.

    Agradeço.

     

  • Cristiane

     

    De acordo com minha análise esse trecho não é vários sujeitos, nem sujeito composto porque colocando a frase na ordem direta seria:

     

     A triste realidade da saúde pública do Brasil (Sujeito )  é  ( verbo )    essa  nos dias atuais ( adjunto adverbial) : Superlotação, ausência de

     

    médicos e  enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e Pronto-Socorro, demora no atendimento,

     

    falta de    medicamentos e outros problemas a mais (enumeração)

     

    Enumeração - Separa termos de mesma função sintática

     

  • Enumeração.

    É só pensar assim: Quais são os problemas?


    1.Superlotação

    2.Ausência de médicos e enfermeiros

    3.Falta de estrutura física ..... etc


  • GABARITO B

    USO DA VÍRGULA

    Regra nº 1 – A vírgula é usada para separar termos de mesma função.

    ·       Exs.: GabrielHenriqueLorena e Mariana foram pescar.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº 2 – A vírgula separa os predicativos deslocados dos núcleos a que se referem.

    ·       Exs.: A professora, irritada, convocou os alunos para uma conversa.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº 3 – A vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial deslocado do seu lugar normal.

    ·       Exs.: Hojeno Brasil, mais da metade da população feminina trabalha fora de casa.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº 4 – Usa-se vírgula quando se coloca o objeto no início da oração para repeti-lo.

    ·       Exs.: Esse cheque, não voltaremos a tê-lo.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº 5 – Usam-se vírgulas quando se desloca, do início da oração, a conjunção adversativa ou conclusiva.

    ·       Exs.: Já foi aprovado o seu afastamento; não há, portanto, o que reclamar.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº6 – O uso da vírgula é empregado para separar o aposto e o vocativo do resto da oração.

    ·       Exs.: Lúcio, o filho do segundo casamento, decidiu que viveria com a mãe.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº7 – A vírgula é aplicada para substituir um verbo subentendido.

    ·       Exs.: Dizem que as mulheres decidem com o coração; os homens, com o cérebro.

    _______________________________________________________________________________

    Regra nº 8  É usada vírgula para separar expressões ou termos intercalados que servem para exemplificar, resumir, retificar, incluir ou excluir.

    Exs.: Essa situação, por exemplo, deve ser resolvida de forma rápida.

    bons estudos


ID
2367850
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

No trecho: “Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano (...)”, é CORRETO afirmar que o termo “amenizar” foi empregado no sentido de:

Alternativas
Comentários
  • transitivo direto e intransitivo e pronominal

    tornar(-se) ameno, brando; suavizar(-se), abrandar(-se).

  • GABARITO: letra C

     

    Sinônimos de amenizar: (1) abrandar, adoçar, suavizar, aliviar, atenuar, edulcorar; (2) acalmar, mitigar, serenar, sossegar, apaziguar, aplacar.

    Sinônimos de aliviar: (1) linimentar, cessar, diminuir, minorar, mitigar, atenuar, reduzir, amenizar, aplacar, abrandar, suavizar; (2) alijar, descarregar, aligeirar; (3) sossegar, melhorar, desafogar, desoprimir, tranquilizar, serenar, pacificar, desapoquentar, acalmar, consolar, confortar; (...)

     

    (Fonte: https://www.sinonimos.com.br/ )

  • hhhhhhhhh

  • APAZIGUAR é pacificar ou entrar em acordo.


ID
2367853
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

A função de linguagem predominante no Texto I é:

Alternativas
Comentários
  • ...

    LETRA B -  CORRETASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. pags. 1131 e 1132):

     

     

    Função Referencial (Informativa/Denotativa)

    ·         o referente é o centro da mensagem;

     

    ·         destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva;

     

    ·         algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.;

     

    ·         encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).

     

    Exemplo:

    “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde

    de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação

    Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira.

    Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.” (Site de notícias)” (Grifamos)

     

  • GABARITO> B

    ·         Função emotiva/expressiva: está relacionada com a figura do EMISSOR. Utilização de verbos e pronomes na 1ª pessoa; uso de adjetivos e advérbios; escolha de vocábulos de forma que se possa identificar o emissor.

     

    ·         Função referencial: coloca em evidência o CONTEXTO. Dá ênfase aos fatos do mundo, são textos que informam algo. Comum em notícias de jornais e artigos científicos.

     

    ·         Função poética: para destacar a MENSAGEM usando técnicas de composição literária e figuras de linguagem. Toda linguagem literária tem função poética.

     

    ·         Função metalinguística: é usada para explicar o próprio CÓDIGO. Está presente quando se precisa explicar ou resumir o sentido de algo que o outro não entendeu.

     

    ·         Função conativa/apelativa: é destina para convencer o RECEPTOR. Emprego de verbos no imperativo e de pronomes. Comum nas campanhas publicitárias.

     

    ·         Função fática: coloca em foco o CANAL. Usado para verificar se a mensagem está sendo recebida.

    No texto pode haver o emprego de vários tipos de funções, contudo sempre há aquela que predomina.

  • Fiquei em dúvida, e discordo da resposta.

    A função referencial não é descrita com palavras que expressão opinião do redator.

    No texto há um trecho "infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo"

    Achei a função de linguagem mais emotiva que referencial.

    Emotiva: o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

  • só de ler 2 linhas já da pra saber kkkkkk

  • eu achei que tinha muito mais a função apelativa do que qualquer outra, mas como não estava entre as opções.... Vai a referencial

     

  • GABARITO: B

    Função Referencial ou Denotativa, é aquela centralizada no referente( contexto relacionado a emissor e receptor), pois o emissor oferece informaçoes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem utilizada na ciência, na arte realista, no jornal, no campo do referente e das noticias de jornal e livros científicos.

  • Função Referencial (Denotativa)

    Realidade

    Texto na terceira pessoa da do singular ou plural

    Textos científicos, jornalísticos, técnicos, ditáticos ou correpondências comerciais.

     

     

     

     

    Para esse tipo de questão , sempre e recomendado  verificar a fonte do texto.

     

     

     

     

     

     

    Fonte: Português Esquematizado - Pedro Lenza

     

     

     

     

     

     

    Qcom - Questão comentada

    https://www.youtube.com/channel/UCBY27FNGgRpPa-PgFubwjPQ/videos

  • Concordo demais com a Sandi, mas enfim... Segue o baile

  • GAB-B

     

    A Função Referencial, também conhecida como Denotativa ou Informativa, tem o objetivo de informar, notificar, referenciar, anunciar e indicar.

    Essa função é utilizada cotidianamente, o que faz dela a função mais comum entre as seis funções da linguagem.

     

    Características da Função Referencial:

    Comunica de forma objetiva, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos.

    Utiliza o discurso na terceira pessoa do singular ou do plural.

    Usa a linguagem denotativa.

    Exemplos: textos científicos,notícias e materiais didáticos.

     

  • - Função denotativa ou referencial: Possui linguagem neutra; fatos corridos e diretos; não trazem juizos de valor explicitos. Ex: notícias...

    - Função emotiva ou expressiva: Uso da 1° pessoa do singular. Ex: Textoes do Facebook (desabafo, depoimentos)... 

    - Função conativa ou apelativa: Promove a persuasão ou convencimento do interlocutor; verbos no imperativo. Ex: Propaganda, campanhas de conscientização...

    - Função fática: Comunicação despretensiosa. Ex: Conversa de elevador...

    - Função metalinguistica: O código explicando o código. Ex: Dicionário, gramática...

    - Função poética: Texto em verso; eu lírico aparente no texto. 

  • DEUS h e g cada acertos hnra e glória de DEUS h e g 

  • função REFERENCIAL:traser a informação de modo direto e objetivo;EX:textos jornalisticos!!!    logo;gabarito-B

  • Eu pude observar que uma questão desmente a outra, pois na 1º questão dessa prova pergunta: "em qual pessoa o texto foi escrito". O Gabarito afirma que foi em 1º pessoa. (Embora não concordei, mas ok) . Agora nesta questão o gabarito afirma que o texto é predominantemente em linguagem referencial, sendo uma das caracteristicas desta, é ser escrito na 3 ª pessoa. E também ofercer infomações objetiva, impessoal, direta.  Agora, desde quando este texto é impessoal, se tem uma questão que afirma que um artigo de opnião?!!

  • Não entendo, primeiro diz que o texto é subjetivo, parcial, emotivo e escrito em 1 pessoa. Depois em outra questão o texto é referencial ou denotativo: objetiva, direta, inparcial escrito em 3 pessoal


ID
2367856
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são pronomes possessivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • mamão com açucar!

     

  • Não ficar triste ? Por causa de questões assim, a nota de corte vai lá para as alturas...

  • PRONOMES POSSESSIVOS

     

    NÚMERO              PESSOA                  PRONOME

    SING ULAR           PRIMEIRA                MEU (S), MINHA(S)

    SINGULAR            SEGUNDA                TEU (S), TUA (S)

    SINGULAR            TERCEIRA                SEU (S), SUA (S)

    PLURAL                PRIMEIRA                NOSSO (S), NOSSA (S)

    PLURAL                SEGUNDA                VOSSO (S), VOSSA (S) 

    PLURAL                TERCEIRA                SEU (S), SUA (S)

  • GABARITO: LETRA D

    Os pronomes possessivos estabelecem relação de posse (normalmente) entre seres e conceitos e as pessoas do discurso.

    1a pessoa: meu(s), minha(s) / nosso(a/s).

    2a pessoa: teu(s), tua(s) / vosso(a/s).

    3a pessoa: seu(s), sua(s).

    FONTE:  A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.  


ID
2367859
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DIAS ATUAIS
Superlotação, ausência de médicos e enfermeiros, falta de estrutura física, pacientes dispersos por corredores de hospitais e pronto socorro, demora no atendimento, falta de medicamentos e outros problemas mais, essa é a triste realidade da saúde pública do Brasil nos dias atuais.
O descontentamento de quem utiliza as redes de saúde pública no Brasil tem se tornado cada vez mais nítido no rosto de cada brasileiro. Basta irmos a qualquer unidade básica de saúde, que logo perceberemos as dificuldades que as pessoas enfrentam durante uma consulta: são horas na fila de espera, algumas não resistem e acabam passando mal, outras de tanto esperar, preferem ir embora para suas casas sem receber o devido atendimento.
Nos dias atuais, o Brasil é considerado, pelo ranking mundial, como a sexta maior economia do mundo. Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?
Além das dificuldades e da falta de estrutura, a saúde do nosso país também tem enfrentado um problema gravíssimo, que envolve o dinheiro dos cofres públicos: os desvios de verbas destinadas à saúde.
Infelizmente tanto a imprensa quanto os Ministérios Públicos Federal e Estadual têm divulgado diversos casos de irregularidades e corrupção que envolvem parlamentares em esquemas milionários de investimentos que deveriam servir para salvar vidas, mas, infelizmente, acabam indo ralo abaixo ou até mesmo para enriquecer políticos “canalhas” que não estão nem um pouco preocupados com a saúde do povo.
Na tentativa de amenizar os problemas de saúde pública no Brasil, a presidenta Dilma Roussef, lançou no dia 8 de julho deste ano, o programa “Mais Médicos”, que tem como objetivo “importar” cerca de 15 mil médicos estrangeiros para reforçar e melhorar o atendimento nas regiões mais carentes de profissionais de saúde.
Mas vale ressaltar que essa decisão não é fruto apenas do Governo Federal e sim do povo que, nas últimas manifestações, foi às ruas com suas faixas e cartazes reivindicar seus diretos à saúde, a um atendimento de qualidade e a melhorias nas redes públicas de saúde do país.
Nos dias atuais, a saúde pública no Brasil está em coma profundo, respirando por aparelhos, entre a vida e a morte, será que as novas medidas poderão salvá-la? Será que esse caso é reversível?
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52515/saude-publica-no-brasil-dias-atuais Acesso em: 18/09/2016 - Texto Adaptado. 

Assinale a alternativa em que o trecho grifado traz uso de um adjunto adverbial de tempo:

Alternativas
Comentários
  • 'e' é a única opção que contém adjunto adverbia de tempo como eidenciado por conjunções como durante, enquanto, entrementes etc

  • GABARITO D

     

    Adjunto Adverbial  é o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

     

    veja um exemplo:

     

     

    Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.

     

    Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:

    amanhã indica tempo;

    de bicicleta indica meio;

    àquela velha praça indica lugar.

     

     

    Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint19.php

  • para mim, só apareceu ate o item "d"

  • Quando? Durante todo o mês de novembro

    A pergunta quando só encaixa na alternativa D. Portanto, adjunto adverbial de tempo.

  • D) Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata(...)

    adjunto adverbial de tempo e por se de grande corpo virgula obrigatória. 

  • A) Sujeito B) Adjunto adverbial de lugar C) Adjunto adverbial de modo, eu acho, não tenho certeza D) CORRETA

  • (A) “A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação (...)”

    sujeito

    (B) “Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem (...)”

    adj. adverbial de lugar

    (C) “Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde (...)”

    adj. adverbial de modo

    (D) “Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata(...)

    Responder


ID
2367862
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem serviços para o armazenamento e a partilha de arquivos, baseados no conceito de "computação em nuvem", como Google Drive, One Drive e Dropbox.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma característica desse tipo de serviço descrito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

     

    Para mais informações:

    https://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

     

     

    Salmos 37:5

    Girl Power!

  • Não é imprescindível que haja um navegador. Questão infeliz.

    Alternativa menos errada, letra C

  • 1- (dúvida) dropbox não é armazenagem na nuvem apenas? que é  diferente de computação na nuvem??

    2-Da para acessar arquivos sem navegador, eu por exemplo uso meu dropbox no desktop.

     

  • c)

    Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web.

  • Um pouco confusa a questão!

  • d) Permitir aos usuários controlar a versão online dos documentos compartilhados por outros usuários.

     

    Eu acredito que essa é mais correta, pois é possível sim você acessar e controlar um documento online (exemplo google docs) compartilhado por outros usuários, basta ter autorização para isso. Portanto é permitido sim, conforme a assertiva diz.

     

    A letra C está incorreta pois não é imprescindível ter um navegador Web para acessar arquivos na computação em nuvem. Há outras maneiras de fazê-lo sem o navegador.

  • c)Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web. 

  • Na minha opinião a questão está mal formulada. 

    Eu até pensei em assinalar a alternativa C, porém quando li "Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar..." meu deu a impressão de estar se tratando de uma "pegadinha", pois para mim a preposição 'em" - "em qualquer lugar" parece que pode armazenar o arquivo tanto na nuvem quanto em qualquer outro lugar que usuário desejar.

    Se alguém puder tirar minha dúvida sobre essa questão, ficarei muito grata.

     

    Bons estudos a todos :) 

  • Consegui acertar meio que eliminando, mas parece que essa banca ainda não ouviu falar de APLICATIVOS, acesso todos esses pelo meu celular através de aplicativos que não são navegadores, kkkkkkkk

  • Errei porque a nuvem pode ser acessada por meio de aplicativos, então fui na letra D

  • Questão mal formulada porque é póssivel acessar através de aplicativos tanto no celular como no computador.

  • Bastar ter um dispositivo (computador, smartphone) conectador à internet e um navagador html instalado nos mesmos. Os aplicativos são utlizados para facilitar o acesso. Mas não é essencial ou fundamental para a existência do sistema CLOUD. 

    Concordo com os comentários: a respeito da mal elaboração da alternava C, a expressão "desde que" foi mal empreda dando a impressão que somente pela utilização do navegador que se acessa os recursos da computação em nuvem.

  • E se eu quiser criar um arquivo e não compartilhar com ninguém? Não pode? A letra B deveria ser o gabarito.

  • Nathalia Santos,

    apesar do erro da letra C que muita gente comentou (quanto ao "navegador") , não há pegadinha na parte que vc comentou. Na verdade, há apenas uma ambiguidade, mas apesar de a frase ter duplo sentido, pelo contexto o único sentido correto seria "Acessar em qualquer lugar", e não o outro sentido possível, mas que não se aplica ao contexto "arquivos armazenados em qualquer lugar". Ou seja, a expressão "em qualquer lugar" complementa a ação de "acessar", e não o adjetivo "armazenados". Trocando a ordem fica até mais fácil de entender: "Acessar em qualquer lugar arquivos armazenados".

  • Eu acesso o OneDrive do meu PC sem o uso de navegador, apenas com o programa instalado.

    Questão fácil para recurso.

  • Jorge Win "

    d) Permitir aos usuários controlar a versão online dos documentos compartilhados por outros usuários.

    Eu acredito que essa é mais correta, pois é possível sim você acessar e controlar um documento online (exemplo google docs) compartilhado por outros usuários, basta ter autorização para isso. Portanto é permitido sim, conforme a assertiva diz."

     

    pensei como o Jorge e ñ entendi o erro da letra D.

  • EXAMINADOR DEU MOLE

  • C

     

     

    6 Vantagens do armazenamento em CLOUD

     

    6. Super Maximização de recursos

    5. Segurança Total

    4. Baixo Custo

    3. Escalabilidade

    2. Alta Colaboração

    1. Acesso Móvel

  • Armazenados em QUALQUER lugar? Ai não né, tio?

  • Vocês gostam é de arranjar pelo em ovo.

  • Alguém pode me explicar o erro da letra D?
  • Vinícius essa forma colaborativa seria o cloud computing, no enunciado ele pede o cloud storage (armazenamento) citando o Google Drive, One Drive e Dropbox. 

    Bons estudos! 

  • Marquei a C), mas sabemos que não é necessário um navegador! RECURSO NESSA BAGAÇA!!

  • Parabéns CAIO pela excelente explicação, pois tive o mesmo raciocínio da Nathalia.

  • Questão mal formulada. Não é acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, mas sim de qualquer lugar, pois os arquivos devem estar armazenados na nuvem evidentemente.

  • Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web. 

  • Se tiver instalado um APP no seu celular, você já consegue acessar sua nuvem, ou seja, não é  imprescindível um navegador Web.

     
  • Também acesso meu One Drive no Notebook sem o navegador. Examinador vacilou!

  • não há necessidade de um navegador!

  • A assertiva C realmente não está correta.

     

    Além de não ser necessário um navegador, a conexão com a internet também é dispensável, uma vez que o Google Drive, por exemplo, permite acessar os arquivos em modo offline.

  • Eu já fiz duas provas dessa banca aqui em MG e sempre dá muito recurso. Já saio da prova com os recursos na cabeça kkkkkkkkkkkkk O ultimo eu fui aprovada (FINALMENTE) porque ganhei 4 recursos e minha nota disparou! Eles fazem provas fáceis e quando tentam inventar só fazem cagada.

  • Em relação a resposta C, os arquivos não podem ser armazenados em qualquer lugar. A definição de Nuvem sujeita ao armazenamento em um servidor (google drive, dropbox, etc).

  • Eu acredito ser necessária uma conexão sim, pelo menos que seja uma primeira vez, mas se faz necessário sim.


    Antes de ser disponibilizado o modo off-line você tem de acessar primeiro uma única vez que seja o modo ON-LINE para baixar os arquivos e visualizar off-line depois ou edita-los no seu computador se quiser. É impossível, no momento, acessar a nuvem da primeira vez totalmente OFF-LINE. Como você se conectaria ao servidor/provedor da nuvem se NUNCA teve uma única ligação entre seu computador e a nuvem ?


    Você sincroniza os arquivos e pode até edita-los off-line depois e até acrescentar outros, mas OS NOVOS ARQUIVOS EDITADOS E ACRESCENTADOS SÓ SERÃO ENVIADOS PRA NUVEM E ATUALIZADOS na sua próxima conexão. Não tem como ser de outro modo...


    Em relação a não ser necessário navegador para acessar nuvem, isso é um fato! O OneDrive no Windows 10 não é um navegador e acessa a nuvem da microsoft desse serviço através do software OneDrive10. Mas realmente acessar a nuvem sem conexão (internet ou intranet), pelo menos que seja uma única vez, é impossível!


  • O item menos errado é o C

    Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web.

    Não precisa de navegador Web

  • Armazenar em qualquer lugar?

  •  Letra c. Essa foi uma questão muito polêmica!  Pois o gabarito deu como certo o item c. Vejamos a polêmica!

    Essa questão cobra as características da computação em nuvem, enfatizando o acesso aos arquivos a partir de qualquer equipamento conectado à Internet. As nuvens são essencialmente um serviço baseado na Internet e isso está correto. O problema é que ele impôs a condição de que haja um navegador da web para acessar a nuvem. Opa!!! Isso não é verdade!!! Pois há aplicativos além dos navegadores que permitem que você acesse as nuvens. Por exemplo, o aplicativo OneDrive do Windows 10 permite acessar a nuvem da Microsoft e não é um navegador. Portanto, este item não deveria ser o correto, mas... infelizmente não é assim que acontece, não é mesmo?

     

    Vejamos o erro dos demais itens:

    O item a está errado pois computação em nuvem não funciona com rede local e sim com a Internet.

     

    O item b está errado pois diz que não permite compartilhar os arquivos armazenados na nuvem.

     

    O item d está errado pois diz que o usuário que recebe um arquivo compartilhado online de uma nuvem pode controlá-lo. As únicas permissões disponíveis são: editar, comentar e visualizar o arquivo compartilhado. Portanto, não é possível controlar o arquivo, que seria dar permissão para outras pessoas, mover para outras pastas, excluir o arquivo etc. 

     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini 

     

  • Dropbox NÃO precisa de navegador.

  • Assertiva C

    Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web.

  • Questão muito mal formulada, é óbvio que não precisa de navegador web. E o pior de tudo é o professor do Estratégia do curso da PCDF concordar e não dar uma explicação, e em outra questão ele afirma novamete que é necessário um navegador.

  • C)Acessar arquivos armazenados em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet e um navegador Web. Posso muito bem acessar por aplicativo, sem navegador, aliás, eu acesso mais assim. Gabarito deveria ser errada.

    D)Permitir aos usuários controlar a versão online dos documentos compartilhados por outros usuários. Sim, é plenamente possível, isso é permitido, claro que o dono do documento pode restringir. Essa sim deveria ser a certa

    Falam mal do Cespe, mas não sei nem de que buraco saiu essa banca de beira de boteco pra fazer uma questão dessas

  • é cada uma


ID
2367865
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Brasil está entre os países com maior número de usuários de redes sociais.
Assinale a alternativa que é conhecida como rede social profissional.

Alternativas
Comentários
  • LINKEDIN é ultilizada por profissionais com o objetivo de apresentar sua APTIDÕES, de forma que outros profissionais endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

  • Letra D

     a) Facebook. --> Facebook é uma rede socia
      b) Hangouts -->  é um dos serviços de bate-papos. 
      c) Twitter.  -->  é uma rede social e servidor para microblogging
      d)  LinkedIn. -->  é uma rede de negócios conhecida como rede social profissional. 

  • d)  LinkedIn-->  é uma rede de negócios conhecida como rede social profissional. 

  • GAB:  d)  LinkedIn.

  • Para não zerar a prova.. 

  • e o Tinder?...hehehe.

  • Incrível como cai questões sobre o Linkedin nas provas! ;)

     

  • O Linkedin é uma rede social com viés profissional. Seu objetivo é que as pessoas preencham seus currículos e formem uma rede profissional com colegas de classe e de trabalho, para encontrar oportunidades profissionais e de negócios.

    FONTE: Estratégia concursos, prof. Victor Dalton.
     

  • Reforçando novamente, o LinkedIn é uma rede social de negócios.. :)

  • Caraca Linkedin tá recorrente hein

  • Linkedin.. .dim, ..dim.kkk

  • justiça de DEUS h e g 

  • Procurando emprego. bjs

  • GABARITO: LETRA D

    O Linkedin é uma rede de negócios lançada no início de 2003, e está sediado no estado da Califórnia. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o LinkedIn permite a criação de perfis online, mas está voltado para aspectos profissionais. Através da sua lista de contatos você pode criar ou manter relações com empresas, colegas de trabalho, mantendo seu networking, além de criar seu currículo online, permitindo a procura por empregos e desenvolvimento de sua carreira.

    FONTE: WWW.TECHTUDO.COM.BR

  • RESPOSTA LETRA D

    d) LinkedIn-->  é uma rede de negócios conhecida como rede social profissional. 

    FOCO NOS ESTUDOS...

    Gostei (

    9

    )

  • GABARITO: LETRA D

    LinkedIn é uma rede social para utilização estritamente profissional. Digamos que é um currículo online no qual possibilita todo usuário a estar sempre disponível a amigos, contatos de amigos e a outros usuários profissionais.

  • GABARITO: LETRA D

    LinkedIn é uma rede social para utilização estritamente profissional. Digamos que é um currículo online no qual possibilita todo usuário a estar sempre disponível a amigos, contatos de amigos e a outros usuários profissionais.

  • LinkedIn é aquela rede que você cadastra seu currículo e nunca tem resposta ou consegue a vaga

    hahahaha

  • Parece mais uma rede de egos !

    Currículos superinflamados , só gente com n! graduação,pós,mestrado, blá blá blá , mas que se fossem tão fodas , não estariam ali !

    Só acho !

  • Essa é pra não zerar a prova!


ID
2367868
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

João, utilizando o MS Excel 2010, digita em uma planilha do MS Excel 2010, em português, o valor “0,0031” na célula A1.
Após a digitação do valor na célula, João clica com o botão direito do mouse e vai à caixa de diálogo Formatar Células. Nessa opção, ele seleciona o código de formatação #.##0,00. Esse código foi inserido na caixa de texto Tipo, da categoria Personalizado.
Após essa formatação ser aplicada, assinale a alternativa que apresenta o valor que será exibido na célula A1.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Uma questão mais de interpretação, se Jôao formatação #.##0,00. desta forma e digitou 0,0031, é só observar a virgula da forma, quantas casas tem depois dela, apenas duas, então o numero será apresentado será duas casa depois da virgula ficando assim 0,00

    #.##0,00.

            0,0031

  • Não entendi... =/

     

  • Não entendi!

  • Nathalia Costa e rafaela a questão é um pouco complicado, mas pense da seguinte forma:

     

    João fez uma formatação para aparecer as casas decimais da seguinte forma. ele quer que aparece depois do ponto tres casas e depois da virgula apenas duas casas  #.##0,00. Ao digitar o seguinte numero 0,0031 irá aparecer o primeiro numero antes da virgula e depois os dois ultimos numeros depois da virgula conforme esta na formula, ficando 0,00

     

     

               

  • hummm... entendi!

    realmente complicada =/ não tinha visto lógica, mas entendi que devemos adequar o numero dado ao padrão que ele selecionou (#.##0,00) obedecendo o ponto e a vírgula, né?

    Seguindo sua explicação fiz assim: 

    #.##0,00

           0,0031

    então seguindo o padrão da formatação ficou 0,00

     

    OBRIGADA!

  • Não entendi nada!

  • Deus me defenderay,questão complicada !

  • Que questão do demonho, aafff :(

  • 0,0031

    #.##0,00

    0,00

  • Façam o procedimento no Excel que vcs vão entender.

  • Galera, olhem o código de formatação: #.# # 0,00

    Ele que dizer que será um número com duas casas decimais depois da vírgula.

    O número dado foi: 0,0031

    Então será o primeiro , (virgula) os outros dois números que vêm atras da vírgula

    Então: 0,0031 = 0,00

    Suponha que fosse: 1,5436

    Ficaria: 1,54

    E assim por diante, entenderam? Só interpretar o código bem ao pé da letra que dá certo.

  • No Excel, este recurso é basicamente voltado para o arrendondamento de números com várias casas decimais e dízimas, de forma a propiciar identificação mais prática.

    Apenas tomem cuidado que o valor da 2ª casa depois da dízima pode ser acrescido, a depender do valor que esteja na 3ª casa.

    Ex.:

    0,005 ----> 0,01

    0,659 ----> 0,66

    23,336 ----> 23,34

     

    Isso ocorre porque de 5 a 9, arredonda-se pra cima. Não é o caso da questão, mas fica o aviso

     

  • IBGP, pra ser enfermeiro tem que entender bastante de EXCEL, achei a questão nível hard.


ID
2367874
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Você está trabalhando em um texto, utilizando o MS Word 10, versão português. Ao utilizar a tecla de atalho “CTRL + B” essa funcionalidade irá:

Alternativas
Comentários
  • Para não-assinantes, letra B.

  • Letra B


    Salvar o documento com o qual você está trabalhando o CTRL + B salva  
     

     

  • No Microsoft Office, para salvar um documento usa-se: Ctrl + B

     

    Já no pacote LibreOffice usa-se: Ctrl + S

  • Ctrl + B = Salvar.

    F12 = Salvar como

     

    Se liga no "B" - Bau (dos piratas mesmo) serve para guardar coisas ou "salvar" coisas... Talvez te ajude a lembrar.

  • A resposta do colega Marcos Gonçalves está bastante completa, gostaria de fazer apenas uma pequena correção em relação a alternativa "C", para fechar o documento com o qual se está trabalho usa-se CTRL + F4 (o documento é fechado, mas o Word continua aberto). Caso se queira fechar o programa Word como um todo usa-se ALT + F4. Essa é minha opinião, caso os colegas vejam de forma diferente, expressem nas publicações. 

  • WORD - CTRL + B

     

    WRITER - CTRL + S

  • Bão, san?
    B                           Salvar
    A                            Abrir
    O                           Novo

  • Questões assim que medem realmente o conhecimento do canidato. E não aquelas decorebas ridículas.

  • CONTROL MAIS Barra de Espaço: limpa toda a formatação, mas não tira o REALCE (grupo Fonte).

    CONTROL MAIS Q: Alinhar EsQuerda;

    CONTROL MAIS E: Alinhar CEntralizar;

    CONTROL MAIS G: Alinhar Direita;

    CONTROL MAIS J: Alinhar Justificado;

    CONTROL MAIS S: Sublinhado;

    CONTROL MAIS N: Negrito;

    CONTROL MAIS I: Itálico;

    CONTROL MAIS =: Subscrito;

    CONTROL MAIS SHIFT MAIS +: Sobrescrito;

    CONTROL MAIS SHIFT MAIS A: Formata todas as letras como maiúsculas.

    CONTROL MAIS U: Substituir um termo.

    CONTROL MAIS L: Localiza um terno.

    CONTROL MAIS H: Aumentar recuo.

    CONTROL MAIS O: Abri um novo documento em branco ou um novo modelo.

    CONTROL MAIS Z: Desfaz ação;

    CONTROL MAIS Y: Refaz ação;

    CONTROL MAIS B: Salvar;

    CONTROL MAIS W: Fecha o arquivo;

    CONTROL MAIS D: Formatar a fonte;

    CONTROL MAIS T: Seleciona tudo;

    CONTROL MAIS X: Recorta o texto;

    CONTROL MAIS K: Hiperlink.

    CONTROL MAIS ENTER: Quebra de página.

    CONTROL MAIS END: Final do documento.

    CONTROL MAIS HOME: Início do documento.

    CONTROL MAIS [: diminui o tamanho da fonte em UM ponto.  

    CONTROL MAIS ]: aumento o tamanho da fonte em UM ponto.

    CONTROL MAIS SHIFT MAIS F: Abre a caixa de diálogo fonte.

    CONTROL MAIS 5: colocar espaçamento entre as linhas em 1,5.

    CONTROL MAIS ALT MAIS V ou ALT MAIS CONTROL MAIS V: Copia sem as formatações do texto original (Cola Especial).

    CONTROL MAIS F1: expandir ou recolher a faixa de opções.

    CONTROL MAIS F2: escolher o comando Visualizar Impressão.

    CONTROL MAIS F3: recortar para o AutoTexto Especial.

    CONTROL MAIS F4: fechar a janela.

    CONTROL MAIS F6: ir para a próxima janela.

    CONTROL MAIS F9: inserir um campo vazio.

    CONTROL MAIS F10: maximizar a janela do documento.

    CONTROL MAIS F11: proteger um campo.

    CONTROL MAIS F12: escolher o comando Abrir.

  • Para não esquecer:

    CTRL + B ----- de Bombeiro, o que ele faz? Salva

     

    Gab- B

  • Ctrl + = be saved (ser salvo)

  • pra lembrar

    CTRL+B = Salvar Beu Documento

    F12= Salvar como doze

  • A) Criar um novo documento.

    Atalho -> CTRL + O

    .

    B) Salvar o documento com o qual você está trabalhando.

    .

    C) Fechar o documento com o qual você está trabalhando.

    Atalho -> CTRL + W

    .

    D) Remover a formatação de um parágrafo ou palavra selecionada.

    CTRL + ESPAÇO

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)


ID
2367877
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que Paulo utiliza o computador com o sistema operacional Windows 7, versão português, analise a descrição abaixo:
O Windows salva o trabalho feito nos aplicativos sem a necessidade de fechar os programas e os arquivos antes de colocar o computador no modo desligado. Na próxima vez em que o sistema for iniciado, a aparência da tela será exatamente igual à deixada antes do desligamento.
A partir dessa descrição, assinale a alternativa em que apresenta a função que foi descrita nesse trecho.

Alternativas
Comentários
  • Para os não-assinantes, letra B.

  • A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. Tudo fica do jeito que você deixou, porém em suspensão.

    A hibernação pode ser encarada como um estágio de suspensão mais profundo. Ela salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Diferente da suspensão, entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Com isso, seu PC pode ficar desligado e, ainda assim, voltar ao mesmo ponto de antes de ser hibernado.

  • A) HIBERNAR:  Salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Com isso, seu PC pode ficar desligado e, ainda assim, voltar ao mesmo ponto de antes de ser hibernado.

    B) SUSPENDER: Coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. Tudo fica do jeito que você deixou, porém em suspensão.

    C) TROCAR USUÁRIO: Permite sair de uma conta e ir para outra sem precisar fazer logoff ou fechar programas e arquivos. A função é bastante útil quando o usuário está utilizando uma conta no computador e precisa acessar o sistema usando outra.

    D) BLOQUEAR: Esta é uma opção de segurança, projetada para impedir que alguém use seu PC em sua ausência se você “der mole” e esquecê-lo ligado. Neste modo o computador não desliga, apenas mostra uma tela de Login, e você tem de digitar sua senha para voltar a usá-lo. 

  • Acredito que a alternativa a seria a resposta, ou estou enganada?

     

    Suspender: coloca o computador em estado suspenso (estado de baixo consumo de
    energia: monitor, discos rígidos e outros equipamentos são desligados, mas o sistema
    continua sendo executado na memória principal). Lembre-se de que neste estado, o
    processador e a memória principal continuam funcionando (além, claro, da placa-mãe),
    mas os circuitos desnecessários são desligados. Ou seja, o micro continua ligado!
    Hibernar: grava todo o conteúdo da memória principal em um arquivo no disco rígido e,
    em seguida, desliga o computador. Quando o computador for religado, o Windows vai ler o
    conteúdo desse arquivo e jogá-lo na memória RAM, para que o computador reinicie
    exatamente do mesmo ponto em que havia parado.

     

    FONTE: Informática para Concursos, de João Antônio.

  • Na questão fala mais de uma vez em "modo desligado" o que leva à letra A, alguém sabe a justificativa real de não ser letra A? Pq o restante da questão não tem nada que leve a suspensão.

  • Parti do pressuposto de que : Hibernar sempre aponta para um desligamento.

  • MEU WIN 7 ULTIMATE NÃO APARECE HIBERNAR SÓ SUSPENDER !!! KKKKKKKKKK 

     

    POR ISSO ERREI !! 

  • LETRA A

  • Para mim a resposta correta é a letra A, Hibernar.

  • SUSPENDER: Corta um pouco da energia, mas mantém energia para a memória RAM. 

    HIBERNAR: 100% de economia de energia. Pega o conteúdo da RAM e joga para o HD, desligando o PC. 

  • Acho que a resposta é Hibernar porque era a opção existente para a finalidade descrita, no Windows 7. Só me recordo da opção Suspender a partir do Windows 10.

  • Fiquei em estado de dúvida, pois na minha apostila tem a mesma questão. E no gabarito a resposta é B) SUSPENDER.

     

  • Sempre auxilio suspender com a tampa do not, quando não queremos desligar, entretanto fechamos apenas para ir fazer algo por um tempo, suspendemos a tampa do not.

    tendo essa ideia na cabeça já é possível excluir a opção e como geralmente o que causa dúvidas é o modo hibernar e suspender só sobraria o hibernar 

  • o W7 oferece as seguintes opções para gerenciar a sua sessão. 

    DESLIGAR: Todo conteudo da memória RAM é descartado e o computador é desligado. 

    REINICIAR: todo o conteudo da memória RAM é descartado e o computador é reiniciado, encerrando a sessão do usuário atual e de todos que estiverem logados. 

    EFETUAR LOGOFF: todo o conteudo da memória RAM é descartado, a sessão do usuário atual é encerrada, e o computador se torna disponível para outros usuários. 

    TROCAR DE USUÁRIO: o contéudo da memória RAM é mantido, a sessão do usuário atual é mantida na memória, e o computador se torna disponível para outro usuário usar. 

    HIBERNAR: o contéudo da memória RAM é transferido para o disco rígido do computador e ele é desligado. Ao ligar novamente, o contéudo do disco rígido retorna rapidamente a memória RAM. 

     

    FONTE: Fernando Nishimura  de Aragão. 

  • Questão absurda .  O Windows não salva trabalho nenhum, ele guarda no disco rígido para depois apresentar da mesma forma mas o trabalho em si não fica salvo. Ex: quando voltar de uma hibernação e por acaso faltar energia você perderá seu trabalho pois a hibernação só guardou e não salvou. 

  • Trazendo pra prática, quando você suspende o computador o simples fato de mexer no mouse já reinicia o sistema, ou seja, ele não é desligado apenas suspende. Hibernando ele desliga mas mantem os arquivos.

  • Letra A,  aqueles que não tem condiçoes de pagar.

  • Suspender nao DESLIGA o computador, ele continua ligado porem em modo de economia de energia. E alguem disse q nesse caso se mexer o mouse o computador já liga novamente, isso nao ocorre, para ligar o computador novamente ou vc deve abrir a tampa do note se tiver fechado, ou caso esteja aberta e no modo suspender, é necessário apertar o botao ligar para q o computador volte. Já no modo HIBERNAR o computador é realmente DESLIGADO.

  • Esta questão, após recurso, foi alterada para A
  • Gab A

     

    Desligar = Todo conteúdo da RAM é descartado e o computador é desligado

     

    Reiniciar = Todo conteúdo da RAM é descartado e o computador é reiniciado

                      Encerra a sessão atual do usuário e de todos

     

    Efetuar Logoff = Todo conteúdo da RAM é descartado, a sessão atual é encerrada

                               Torna disponível para outro usuário fazer logim

     

    Trocar Usuário = Conteúdo da RAM é mantido, sessão atual é mantida

                                Torna disponível para outro usuário fazer logim

     

    Hibernar = Conteúdo da RAM é transferido para o disco rígido e é desligado, ao ligar o conteúdo volta para a RAM. 

  • A) HIBERNAR:  Salva seu trabalho do ponto em que você parou, porém o computador fica completamente desligado. 

    B) SUSPENDER: Coloca o computador em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente.

    C) TROCAR USUÁRIO: Permite sair de uma conta e ir para outra sem precisar fazer logoff ou fechar programas e arquivos. 

    D) BLOQUEAR:  o computador não desliga, apenas mostra uma tela de Login, e é necessário digitar sua senha para voltar a usá-lo. 

  • A

    Hibernar

  • hibernar e suspender = ambos volta de onde parou

    a diferença que hibernar ocorre o desligamento

    só lembrar

    hibernar desligar


ID
2367883
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, usuários da internet uilizam sites de busca para a realização de pesquisas na Internet.
São exemplos desses sites de busca:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    Atualmente os mais conhecidos são o GOOGLE, YAHOO, CADÊ e pouco conhecido o ALTAVISTA.

    O LinkedIn é uma rede de negócios lançada no início de 2003, e está sediado no estado da Califórnia. Da mesma forma que as outras redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o LinkedIn permite a criação de perfis online, mas está voltado para aspectos profissionais.

     

    Bing é o substituto do Live Search e do MSN Search, agora, bing é novo buscador da Microsoft.

     

    MS OneDrive é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft

     

    Fé em Deus que tudo pode.

     

     

     

  • Gab. C

    Questão desatualizada já que o ALTAVISTA foi desativado em 2013. No entanto, óbvio, era um site de busca.
    O MSN é um domínio que carrega várias funções específicas (do MSN notícias ao MSN Search, por exemplo). Poderia se confundindo facilmente com um site de busca, já que também exerce essa função. Mas atualmente o serviço foi renomeado para BING, e fica atrás do Google e à frente do Yahoo!.

  • c)

    Google, Altavista e Yahoo! Cadê?.

  •  a) Google, LinkedIn, Bing. 

     b)  MS OneDrive, Altavista, Google. 

     c) Google, Altavista e Yahoo! Cadê?.

     d) MSN, Google e Facebook

     

    em negrito são redes sociais.

    GABARITO ''C''

  • c) Google, Altavista e Yahoo! Cadê?.

  • o alta vista foi desativado em julho de 2013

  • 1° Eliel Madeiro está equivocado, o MS Onedrive não é uma rede social, mas um serviço de nuvem.

    2° Altavista?? Questão de 2017 e a banca cobra o nome de um site que não existe desde 2013??

  • Altavista? Meu Deus! Super desatualizado a banca.... rs.
    Esta é do tempo que vc cadastrava o seu site no "cade?". (Sério, se vc quisesse que seu site aparecesse no mais famoso buscador da época, vc tinha que cadastrar o seu site lá! E fazer uma descrição dele. Bons tempos!)

  • Atualmente, usuários da internet uilizam sites de busca para a realização de pesquisas na Internet.

    aham, super utilizamos o cadê o altavista atualmente

  • Senhor da glória, nunca ouvi falar desses sites de busca .... kkkkkk

  • Google = pai dos burros

    Altavista = quando a mulher do Mc Kekel sobe no alto de um morro pra procurá-lo e ver se ele já chegou ao baile do mandela (da pra ter uma visão melhor de uma "vista alta/alta vista"

    Yahoo = site famoso de busca anterior ao google

    Cadê? = cadê? tem que "procurar"

     

     

  • Altavista é da minha época kkkk 

  • c)Google, Altavista e Yahoo! Cadê?.

    Sou da epoca do CADÊ? mas ALTAVISTA, foi longeeeeee....kkkkkkkk

  • LETRA C

    ------------

    OU EU ESTOU FICANDO VELHO OU SEJ LA, JÁ USEI MUITO O CADE RSRS

    _____

    SITES DE BUSCA;

    >> Google.com

    Como todos nós já sabemos, o Google possui grande hegemonia quando se trata de sites de busca. E aqui no Brasil não é diferente!

     

    O site de busca mais acessado no Brasil e no mundo é o “Google.com”.

    E não só aqui no Brasil: “Google.com” é o site mais acessado de todos, em todo o mundo!

     

    >>Bing.com

    O “bing.com” ocupa o segundo lugar no ranking dos maiores sites de busca no Brasil.

     

    Nos últimos anos ultrapassou o site de busca do Yahoo, o Google/BR e o UOL Buscas. Na verdade, o Bing surgiu para substituir o mecanismo de busca do Yahoo e MSN.

     

    >>Google.com.br

    Como prova de sua hegemonia, temos mais um site de busca do Google no topo da lista Brasileira.

     

    Mas em outros países não é muito diferente.

    Geralmente o Google.com é o mais acessado e o site de busca nacional do Google é o segundo.

     

    >> Busca.uol.com.br

    Logo atrás do Google/BR e do Bing, nós vemos o site de busca da “UOL”.

     

    Há anos atrás, a UOL dominava este mercado no Brasil.

    Mas com a mudança do cenário digital, a “UOL” resolveu mudar o foco principal para seus portais de conteúdo.

     

    >> Aprocura.com.br

    O site de busca “A Procura” tem uma proposta diferente dos 4 primeiros de nossa lista. O site possui uma coletânea de artigos dos mais diversos assuntos, organizados por categorias e países.

     

    >> Ponteiro.com.br

    É uma tradicional ferramenta de busca, que faz pesquisas em várias línguas, em diferentes países.

     

    >> Tendencia.cc

    O “Tendecia.cc” é uma mistura de portal de anúncios com ferramenta de pesquisa.

     

    O funcionamento é um pouco diferente: Você pode pesquisar em vários mecanismos de pesquisa ao mesmo tempo.

     

    Por outro lado, a ferramenta deixa um pouco a desejar nos resultados de pesquisa.

    Muitas palavras não possuem resultados.

     

    >> Achei.com.br

    O “achei” é uma ferramenta de pesquisa bem segmentada ao público brasileiro e latino americano, onde nos resultados das buscas só aparecem resultados de sites brasileiros ou de países da América Latina.

     

    >> Sitesnobrasil.com

    Como o nome já diz, este é um site de busca que fornece resultados de sites brasileiros.

     

    É uma mistura de site de busca, com portal de anúncio e blog.

     

    >> Buscaki.com.br

    O último de nossa lista, “Buscaki”, é um diretório de links e conteúdo brasileiro.

    AltaVista foi um buscador web que pertenceu a uma empresa chamada "Overture Services, Inc." e teve como objetivo a prestação de serviços de pesquisa. Apesar de ter sido uma empresa de topo na prestação de serviços de pesquisa, não se limitava a manter este posto, e esteve continuamente a desenvolver e a melhorar os seus serviços, para facilitar a vida dos milhares de usuários que usufruiam dos seus serviços, como se podia ver pelas 61 patentes relacionadas com serviços de pesquisa[1] >> DESATIVADO EM 2013

  • FUI POR EXCLUSÃO, NÃO CONHECIA ALTAVISTA.

  • Letra c.

    Mais uma questão para decorar os buscadores, ou seja, isso realmente cai e devemos estar com eles na ponta da língua! 

     

     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini 

     

  • Assertiva C

    São exemplos desses sites de busca Google, Altavista e Yahoo! Cadê?.


ID
2367886
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um medicamento teve um aumento de 30% no seu preço inicial, percebendo a queda nas vendas, o fabricante decidiu logo em seguida dar um desconto de 20% nesse mesmo medicamento.
Sobre a prática do fabricante é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fiz da seguinte forma:

    Supondo que custava 100,00

    Aumento de 30% = 100 + 30% = 130

    Diminuir 20% = 130 - 20% = 26 = 104

    O produto custava inicialmente 100

    4% de 100,00 = 104

     

  • O medicamente custava 100%, teve um aumento de 30% = 130%.
    Depois, houve um desconto de 20% = 130*0,2=26, 130-26=104% ou 1,04

    Se custava 100 e agora custa 104, então aumentou 4% do valor inicial.

    GABARITO -> [C]

  • Fiz de conta que fosse 100,00 o preço do Medicamento. Regra simples: Porcentagem X Valor / 100.

    30% de 100,00 = 30,00. ------> Com o aumento passou a custar 130,00.

    20% de 130,00 = 26,00. ------> Com o desconto passou a custar 104,00.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    104,00 - 100,00 = 4,00. -------> 4,00 de 100 = 4% de aumento em relação ao preço inicial do medicamento.

    Alternativa "C"

  • Usei o método CVM.

    +30 % - 20 % = + 10

    (3%) x ( -2%) = - 6

    +10 - 6= + 4. Ou seja aumento de 4 %

    Link da explicação pra aumentos e descontos: https://www.youtube.com/watch?v=u8NM_ALMhlU&t=313s

  • 100% + 30% = 130%

    130 X 0,80 = 104 %, ou seja, houve aumento de 4%.


ID
2367889
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As proposições abaixo listadas falam sobre Rose, Laura, Daniel e Rafael, sendo que, entre parênteses, está indicado se a proposição é verdadeira (V) ou se é falsa (F):
    • Laura tem 20 anos. (F)
    • Daniel é marido de Ludmila. (V)
    • Rose é irmã caçula de Laura. (F)
    • Rafael é filho natural de Daniel. (V)
    • Daniel já foi casado duas vezes. (V)

    Levando em consideração as proposições listadas, é CORRETO afirmar que:

    Alternativas
    Comentários
    • Que questão louca é essa? Fui na E só porque é a única que dá para concluir algo, mas de lógica não tem nada!

    • RESPOSTA= D (Rafael é mais novo que Daniel.)

      Questão muito fácil.
      Basta apenas uma das proposições para ir direto para o gabarito!
      Rafael é filho NATURAL de Daniel. (V)
      É impossível ter um filho natural mais velho que o próprio pai. 
      As outras opções de resposta sequer podem ser analisadas por falta de dados no enunciado.

    • A única alternativa que podemos tirar a conclusão é que Rafael sendo filho de Daniel é mais novo que ele. Resposta letra D.

      Questão maluca!

       

    • Amo essa banca, tive minha primeira classificação com essa banca kkkkkkkkkkkkkk

      As questões são todas loucas assim, mas simples de resolver!

      Gab: D

    • Se o Rafael é filho natural de Daniel, então é obvio que Rafael é mais novo que Daniel.

    • Louca parece vc Victoria, pois não tem letra E.

    • Acho que perdi uns 3 neurônios fazendo essa questão.


      Maluca! haha

    • Parece impossivel de se acertar até chegar a alternativa E kkkkk

    • RESOLUÇÃO EM VÍDEO +100 QUESTÕES RESOLVIDAS

      https://youtu.be/5w479FrIvHA

      CANAL PROFESSOR TIAGO GOMES


    ID
    2367892
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Matemática
    Assuntos

    Luciana perdeu 20% do seu peso ao fazer uma dieta sem o acompanhamento de um profissional. Preocupada com sua saúde, resolveu procurar uma nutricionista que lhe passou uma dieta. No primeiro mês de dieta, Luciana teve um aumento de 25% no seu peso atual, o mesmo aconteceu no segundo mês, quando Luciana teve um novo aumento de 25% no seu peso. Insatisfeita com os resultados, Luciana parou de fazer a dieta e, em um mês, eliminou 20% do seu peso. Dessa maneira, é CORRETO afirmar que, em relação ao seu peso inicial, o peso de Luciana está:

    Alternativas
    Comentários
    • Supondo que o peso dela seja 100kg. Ela perde 20% desse peso, logo, fica com 80kg (100kg x 0,20 = 20 Kg) (20kg - 100kg = 80kg)

      Com o aumento de 25% no peso atual que é 80kg, o peso sobe novamente para 100kg (0,25 x 80 = 20) (20 + 80 = 100)

      Com um novo aumento de 25% em cima no peso atual que é 100kg, o peso sobe para 125kg (0,25 x 100 = 25) (25 + 100 = 125)

      Com a eliminação de 20% do seu peso, que é 125, então fica o novo peso 100kg. (0,20 x 125 = 25) ( 25 - 125 = 100)

      Ou seja, o peso de Luciana se encontra exatamente igual ao seu peso inicial. GABARITO = D

    • Eu acertei letra D, mas essa questão mostra quão maluca é a matemática.

    ID
    2367895
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Raciocínio Lógico
    Assuntos

    Os números abaixo representados, foram colocados a partir do número 2 com uma sequência lógica determinada.
    2; 5; 10; 17; 26; 37; ?; 66; 83
    Substitua o símbolo de ? pelo número CORRETO dentre as alternativas abaixo. 

    Alternativas
    Comentários
    • 2+3=5 5+5=10 10+7=17 17+9=26 26+11=37 37+13=50 gabarito 50+15=65 65+17=82 creio que colocaram errado esses números 66 e 83
    • 2; 5; 10; 17; 26; 37; ?; 66; 83

      2 + 3 = 5

      5 + 5 = 10

      10 + 7 = 17

      17 + 9 = 26

      26 + 11 = 37

      37 + 13 = 50

      50 + 15 = 65

      65 + 17 =  82 

      PARA RESOLVER É SÓ IR SOMAR O RESULTADO COM O ACRESCIMO DE 2:  3 + 2 = 5 + 2 = 7 +2 = 9 + 2 =11 +2 =13 +2 =15+2=17 

      acredito que os dois ultimos termos do enunciado estão errados, pois na soma, dá 65 e 82. 

      ACREDITO QUE ELES ERRARAM NOS DOIS ULTIMOS TERMOS . 

      GABARITO - B / 50

    • Os cara erra no enunciado da questão e eu fico que nem besta querendo saber porque que do [50] Resposta para o 66 não aumenta 15 kkkk

    • REPOSTA= B (50)

      As lacunas entre os termos é uma sequência ímpar (3, 5, 7, 9, 11, 15, 17), portanto é só somar o valor da lacuna com o termo anterior:
      3+2=5
      5+5=10
      7+10=17
      17+9=26
      26+11=37
      37+13=50 (?)
      Porém, a partir daqui os termos estão errados. Deveria ser 50+15=65 e 65+17=82, mas por algum motivo está no enunciado 66 e 83.
      Conferi no gabarito da prova e houve um recurso mudando a resposta da questão para letra B, porém na minha opinião deveria ter sido anulada, pois o erro compromete diretamente o raciocínio da questão. Embora consiga-se "deduzir" que os dois últimos termos estão errados por meio de tentativa e erro, contamina a lógica sequencial que é o fator de cobrança principal da questão.

    • A sequência são números ímpares 3,5,7,9,11,13.
    • O enunciado tá errado né? Pq se for pra seguir a lógica da questão o proximo número depois do 50 é 65.

      Já que a questão aumenta de 2 em 2.

      Gab: B

    • Essa banca tem umas questões de RLM com erros grosseiros, que deveriam ter sido anuladas!

    • Resposta: 50

      lacuna aumenta de 2 em 2 (3,5,7,9,11,15...)

      Porém, depois do 50 seria 65. A banca colocou 66. (????)

    • Caraca!! Essa eu suei literalmente sem necessidade!!


      foi só calcular a diferença entre eles e notar que havia padrão de aumento de 2 em 2 no resultado e aplicar isso no próximo nº da sequência.


    • 2+3= 5

      5+5=10

      10+7=17

      17+9=26

      26+11=37

      37+13=50....

      A diferença entre a soma é de 2, so ir acrescentando...

    • O enunciado ta errado mesmo.


    ID
    2367898
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Matemática
    Assuntos

    Segundo estatísticas, o SAMU recebe, em média, 500 ligações diárias. No período de férias escolares, as ligações de chamadas falsas, também conhecidas como trotes, são de 35%. Considerando esses dados, é CORRETO afirmar que a probabilidade de, em 5 ligações aleatórias, não haver nenhuma chamada falsa é de:

    Alternativas
    Comentários
    • Se a chance de ser trote é 35%, a chance de NÃO SER é de 65%

       

       

      A questão quer a probabilidade de 5 ligações seguidas não serem trotes.


      (Ligação verdadeira) E (Ligação verdadeira) E (Ligação verdadeira) E (Ligação verdadeira) E (Ligação verdadeira)

       

       

      A resposta é (65/100) x (65/100) x (65/100) x (65/100) x (65/100)

       

      Para não fazermos 65 vezes 65 cinco vezes na prova, podemos simplificar... Dividindo tudo por 5

       

      (13/20) x (13/20) x (13/20) x (13/20) x (13/20) = 371293 / 3200000 = 0,116  (Mais ou menos 11,6%) Alternativa D!

    • o cara que bota um cálculo desse p fazer na hora da prova é um ATOA msm

    • 500 Ligações por dia, se 35 % são falsas, 65 % são verdadeiras, o que corresponde a 325 ligações verdadeiras.

      325 (1ª tentativa ser verdadeira) x 324 x 323 x 322 x 321 (5ª tentativa ser verdadeira).

      500 499 498 497 496

      Não podemos esquecer que o n° de ligações verdadeiras diminui conforme, entre as 5, uma é verdadeira, bem como do total de ligações, se subtrai uma que foi selecionada como verdadeira, enquanto a falsa permanece como uma opção...

      Apesar de ser pouca coisa, se houvessem respostas parecidas, a diferença de 0,2% faria diferença...

    • Eu iria chutar mesmo!

    • A partir de agora se eu perceber que as alternativas não estão muito próximas, irei fazer dessa forma:

      (325/500)*(324/499)*(323/498)*(322/497)*(321/496)

      325/500 = 0,65

      portanto,

      0,65*0,65*0,65*0,65*0,65

      ou seja, (arredondando valores)

      (0,65*0,65) * (0,65*0,65) * (0,65)

      (0,42) * (0,42) * (0,65)

      (0,18) * (0,65)

      0,117

      11,7 (em porcentagem)


    ID
    2367904
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Matemática Financeira
    Assuntos

    João deposita, mensalmente, a quantia de R$ 15,00 em um fundo que rende 3% ao mês, compostos mensalmente.
    Assinale a alternativa CORRETA para o montante que João terá imediatamente após o 11º depósito.

    Alternativas
    Comentários
    • D=15;   I=0,03;   U=1+I=1,03;   n=11 

      M = d *( U^n -1)/i 
      M = 15 *(1,03^11 -1)/0,03 
      M = 15 *(0,38423)/0,03 
      M = R$ 192,12

    • Como resolver esta questão sem calculadora ? alguma forma simples ? 

    • a forma mais simples é resolver por juros simples 

    • Por PG, temos

      M=15*(1,03^11 - 1)/1,03-1=192,12


    ID
    2367910
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Raciocínio Lógico
    Assuntos

    Os médicos de um grande hospital foram submetidos a um teste composto por duas questões, cada uma delas com quatro alternativas. Sabe-se que 30 médicos acertaram apenas uma das questões e 26 acertaram a segunda. Dez médicos acertaram as duas questões e 21 médicos erraram a primeira questão.
    Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quantos médicos, no total, fizeram o teste.

    Alternativas
    Comentários
    • Que acertaram apenas questao 1 = x

      Que acertaram apenas questão 2 = y

      Que acertaram questão 1 e questão 2 = z

      Que não acertaram nenhuma questão = w

      total de candidatos= x+y+z+w

      z=10

      y=26-z -> y=26-10 -> y=16

      w= 21-y -> w= 21-16 -> w=5

      x=30-y ->x=30-16 -> x=14

      logo, 10+16+5+14= 45

      letra A

    • Tem algum outro método mais simplificado para resolver esta questão?

       

    • Faça dois circulos com uma area comum entre eles.

       

      Primeiro passo: preencha a area em comum (acertou as duas questões) = 10

      Segundo passo: complete o circulo número 2. Quantos médicos acertaram somente a 2ª questão: 26-10 = 16

      Terceiro passo: Complete o círculo número 1. Dos 30 que acertaram apenas uma, já tenho 16 no círculo 2, resta 14 para o círculo 1

      Quarto passo: Sabe-se que 21 médicos erraram a 1 questão, ou seja: é a soma de quem acertou apenas a 2 e quem não acertou nada: 21-16 = 5

      Acertos apenas da 1ª: 14

      Acerto apenas da 2ª: 16

      Acerto das duas questões: 10

      Nenhum acerto: 5

      Total de médicos: 45

       

    • Fiz a soma de todos que acertaram de alguma forma, depois subtrai pelos 21 que erraram a primeira.

       

      30+10+26= 66

      66-21= 45

       

      Gab-A

    • Eu fiz assim:

      Somei 30 + 10 + 5 = 45

      Porque?

      30 temos certeza que participaram,pq eles acertaram uma das duas questões.

      10 tbm temos certeza que participaram pq eles acertaram as duas

      5 surgiu da conta 26 - 21 = 5 ; porque esses não temos certeza que se repetiram já que 26 acertou 1 questão e sabemos que 30 acertou uma das duas.

      Bom estudos!

    • A= acertaram só A

      B= acertaram só B

      (AeB)= acertaram A e B

      E= erraram as duas

      ------------------------------------------------------------------


      A+B= 30

      (AeB)=10

      B+E=21


      (AeB) + B = 26

      B= 26-10=16


      E= 21-16=5


      TOTAL=A+B+(AeB)+E=30+10+5=45


    • eu acho que fica mais simples é assim: se 30 acertou A ou B e 21 acertou B logo dos 30 q acertou A ou B só 9 acertou A mas a questão disse que 26 acertou B e 10 acertou AeB então 10AB+9A+26B=45

    • 26 quantidade dos acertaram a 2° questão

      + 10 quantidade dos que acertaram as duas questões

      - 21 quantidade que errou a primeira questão

      26 + 10 - 21 = 15+ 30 quantidade que acertou apenas uma das questões

      Resultado 45

    • Diagrama: sketchtoy.com/69276047

    • 30-26 na primeira + 26 na segunda + 10 em ambas + 26-21 na primeira

      = 45

    • Se de 30 médicos, 26 acertaram a segunda e 10 que acertaram as duas, já somam tem 36 médicos, então quando somarmos com o restante das 30 que erraram, ou seja, 30-21, teremos mais 9 médicos que erraram a primeira, mas acertaram a segunda. Conclui-se que, temos: conjunto A e B= 10 e Conjunto B 26+9=35, portanto, 45 médicos fizeram o teste.


    ID
    2367916
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    Segundo Cury (2006), para fazer a representação da estrutura organizacional, é necessário usar o gráfico universal, chamado de organograma. Há diferentes tipos de organogramas, sendo que um dos modelos mais tradicionais, segundo o autor, tem como finalidade representar todos os itens compostos nas alternativas a seguir, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • No organograma não se apresenta informações detalhadas dos níveis hierárquicos da empresa.

      Alfineta a letra B.

    • GAB: B

      Esta alternativa se refere ao funcionograma.


    ID
    2367922
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Gestão de Pessoas
    Assuntos

    No cargo de auxiliar administrativo, João precisa, dentre outras tarefas, auxiliar o cargo de assistente e superiores de departamentos, setores e áreas administrativas na organização e na execução dos processos de trabalho. Assim sendo, tem contato com muitas pessoas no exercício de sua função, trabalhando em grupo e em equipe.
    Considerando a abordagem de Robbins, Judge e Sobral (2010), sobre o trabalho em grupo e o trabalho em equipe, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • A alternativa incorreta é a A, pois o que diferencia o trabalho em grupo do trabalho em equipe é a forma de execução.

      No trabalho em grupo, cada um executa individualmente a sua tarefa, sendo que, posteriormente, todos os resultados individuais serão reunidos em um componente comum. Já no trabalho em equipe, há uma interação entre as atividades individuais, que são de certa forma dependentes umas das outras.

    • Não sei o motivo dessa B ser uma das corretas. No trabalho em equipe, o nível de desempenho de esforços coletivos não é maior que de esforços individuais?
    • Sinceramente, a única correta é a letra C mesmo, deveria ser ANULADA

    • A letra D está correta? deveria ser anulada essa questão!

    • Gabarito Letra A.


    • Maconha estragada.

    • outra questão a se abstrair....

    • Grupo é um conjunto de pessoas praticando atividades comuns, com abjetivo idênticos, porém individualizados.

      Equipe é um conjuto de pessoas que oferecem suas competência e conjugam seus esfoços para fazerem coisas que são da responsabilidade de todos, ou seja, compartilham regras e responsabilidade, visando obter resultados comum através da interatividade. Tem sinergia no trabalho realizado em conjunto.

      Para eu não é a quantidade de participantes que os diferencia, mas sim o que supracitei.


    ID
    2367928
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    De uma forma ampla, pode-se entender, segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p.73), que a satisfação no trabalho é um sentimento positivo resultante de uma avaliação de suas características. Segundo os autores, todos os fatores a seguir causam satisfação no trabalho, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • O salário é considerado um fator higiênico, ou seja, básico para um indivíduo. Apesar de causar satisfação, não pode ser considerado  "o que mais causa satisfação" segundo a banca. Na teoria das Relações Humanas, o Homem Social é visto como tendo satisfação pessoal ao realizar seu trabalho.

      Gabarito D

    • O salário é considerado um fator higiênico, ou seja, básico para um indivíduo. Apesar de causar satisfação, não pode ser considerado "o que mais causa satisfação" segundo a banca. Na teoria das Relações Humanas, o Homem Social é visto como tendo satisfação pessoal ao realizar seu trabalho.

      Gabarito D

    • A clássica pegadinha de que salário é fator motivacional.

    • Teoria dos dois fatores de Herzberg

      Fatores motivacionais/intrínsecos/satisfacientes

      - reconhecimento das pessoas

      - conteúdo do trabalho

      - possibilidade de crescimento profissional

      - aprendizagem

      - exercício da responsabilidade

      - realização

      Ausência = posição neutra de motivação/satisfação

      Presença = alto nível de motivação/satisfação

      Fatores higiênicos/extrínsecos/insatisfacientes

      - relacionamentos pessoais

      - salários

      - condições de trabalho

      - supervisores

      - segurança

      - políticas da empresa

      Ausência = insatisfação

      Presença = posição neutra de satisfação (Não geram satisfação)

    • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores motivacionais. No caso apresentado, deve ser marcada a alternativa que não apresenta um fator que causa satisfação no trabalho.

      Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

      • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

      • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

      Com base no que foi descrito acima, podemos concluir que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão. Salário é fator higiênico, não gera satisfação, apenas evita a insatisfação.

      GABARITO: D

      Fonte: 

      DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


    ID
    2367934
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Atendimento ao Público
    Assuntos

    Samuel precisa, em seu trabalho, fornecer informações de baixa complexidade aos clientes internos e externos, de acordo com as diretrizes dos departamentos, setores e áreas administrativas. Para tal, é preciso que ele tenha uma boa comunicação.
    Sob a perspectiva de Robbins, Judge e Sobral (2010), avalie as questões a seguir acerca de comunicação, colocando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas.
    ( ) Se as pessoas falam o mesmo idioma, inevitavelmente, haverá comunicação.
    ( ) Se as pessoas não falam o mesmo idioma, não haverá comunicação.
    ( ) Um profissional que tem boa comunicação é aquele que passa informações de coisas úteis e relevantes para o trabalho, independentemente se a mensagem é ou não compreendida por todos.
    ) Se existisse uma comunicação perfeita, ela seria de tal sorte que um pensamento ou ideia, ao ser transmitido de uma pessoa para outra, seriam percebidos pelo receptor de forma idêntica à do emissor.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta certa letra C.

    • Letra C.


    • *Principais objetivos da comunicação:

      informar; persuadir; antecipar; relembrar.

      *Comunicação eficiente é aquela que utilizou os meios disponíveis de forma correta, racional.

      *Expressar-se de maneira clara e objetiva.

      *Podendo ser do tipo: oral, escrita, corporal, em que, nessas duas últimas, são modos de comunicação não-verbal.


    ID
    2367940
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração de Recursos Materiais
    Assuntos

    Julia utilizou formulários para manter controle dos estoques, por meio de registros apropriados, anotando todas as entradas e saídas, visando facilitar a reposição e a elaboração dos inventários.
    Em relação aos formulários, que possuem vantagens e desvantagens, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • A banca que me "nomeou" . Te Amo <3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


      Gab: C

    • Qual concurso vc passou ? Tô com medo dessa banca. Kkkkk

    ID
    2367946
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    Segundo Cury (2006), os manuais são documentos criados dentro de uma empresa com o objetivo de padronizar os procedimentos que devem ser seguidos nas diversas áreas de atividades.
    De acordo com a solução adotada pela American Machine & Foundry Company (AMF), para se preparar um Manual de Organização, são etapas básicas para a construção de um manual, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • A grosso modo, no meu entendimento, a alternativa A quis dizer que existe um único Manual de Organização no mundo todo e que toda e qualquer empresa deve seguir cegamente porque resolverá seus problemas.

      Logo, a alternativa se torna errada, pois cada empresa deve ter seu próprio manual ou manuais.

    • Fases para elaboração de MANUAIS:

      -definição de objetivos

      -escolha de responsáveis para elaboração

      -conhecimento da empresa

      -planejamento das atividades de elaboração

      -levantamento de informações

      -elaboração do manual


    ID
    2367952
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    Para Cury (2006), dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada, um dos elementos estruturais mais críticos é a natureza da divisão das novas funções em departamentos ou unidades organizacionais de níveis inferiores, que se refere ao modo como o trabalho daquela empresa é dividido em unidades semiautônomas, ao longo da estrutura interna da organização. Assim, logo após o nível estratégico, da alta administração, inicia-se o processo de departamentalização.
    Sobre a departamentalização, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • alguém comenta essa questão por favor.

    • Mais alguém?

    • Mais alguém ?

    • A departamentalização é uma forma de sistematização da  estrutura organizacional que visa agrupar atividades que possuem uma mesma linha de ação com o objetivo de melhorar a eficiência operacional da empresa. Dessa forma, a empresa consegue juntar recursos, unidades e pessoas que tenham esse ponto em comum.

      Tipos de departamentalização: Por processos; por clientes; por produtos ou serviços; geográfica; por funções.

    • Entendi que escreve a departamentalização como duas vias, superior (Particular) até inferior (geral) e inferior até superior (estratégico e operacional). Falou que elas não se complementam, sendo justamente o contrário. portanto é a resposta. Letra B

    ID
    2367958
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Direito do Trabalho
    Assuntos

    De acordo com o Art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”.
    Sobre o artigo citado, assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO ITEM D

       

      CLT

      Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

      Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

       

      BONS ESTUDOS,GALERA.NÃO DESISTAAAM!!VALEEU

    • Gabarito:"D"

       

       

      Art. 3º da CLT - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

       

      Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

    • CLT, Art. 3º. Parágrafo único (Tratamento Igualitário e sem Discriminação) - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

       

      CF/88. Art. 7º. XXXII – proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; sob pena de se configurar ato discriminatório.

       

      Os empregados, independentemente de suas condições, devem ser tratados de forma igualitária, conforme também estabelece o artigo 3º, parágrafo único da CLT.


    ID
    2367964
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    O texto empresarial serve para diferentes fins dentro de uma organização. Profissionais dos mais variados cargos estão envolvidos e o modo como se expressam via texto pode causar grande impacto na organização, tanto positivo quanto negativo.
    São funções que um texto empresarial pode representar, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa (d) é a errada, pois não tem lógica a organização utilizar um texto( papel) de forma ampla(correto) e pouco objetivo( errado), gerando interpretações diversas e comunicação face a face. Nesse caso a organização perderia tempo gerando 2 formas de comunicação: escrita e a verbal.


    ID
    2367970
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Redação Oficial
    Assuntos

    Romeu tem como função auxiliar na produção de dados e informações para a elaboração de relatórios técnico-administrativos e dados estatísticos do CISSUL. Foi solicitado que ele fizesse um relatório com base no moderno texto empresarial, de acordo com Gold (2005).
    Todos os itens a seguir apresentam características importantes que devem conter no relatório solicitado, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito A : Frases rebuscadas.

    • Tem certeza que essa questão é de Administração, Qconcursos???

    • GABARITO: LETRA A

      Linguagem Rebuscada: Excessivamente formal, com muitos termos técnicos, que demonstra um vocabulário refinado e amplo.

      FONTE:https://www.dicionarioinformal.com.br/linguagem+rebuscada/


    ID
    2367976
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    Pedro auxilia nas atividades técnico-operacionais de natureza administrativa dos departamentos, setores e áreas de Recursos Humanos, Financeiro, Almoxarifado, Compras e Licitação, Recepção, etc. do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas – CISSUL. Foi solicitado a ele que verificasse a redação dos procedimentos referentes a algumas áreas, de acordo com os padrões de elaboração de texto empresarial, segundo Gold (2005).
    Analise as frases a seguir.
    1. Concisão: expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. A pessoa deve ser capaz de incluir todas as informações, tanto as mais relevantes quanto as demais relacionadas ao assunto.
    2. Coerência: se expressar com harmonia, tanto na relação de sentido entre as palavras quanto no encadeamento de ideias dentro do texto, que significa estabelecer uma relação de tempo, espaço, causa e consequência.
    3. Linguagem formal: para evitar que regionalismos e outras variações contextuais afetem na interpretação.
    Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a(s) orientação(ões) que ele deve seguir.

    Alternativas
    Comentários
    •  

       

      A concisão é "a arte de encerrar um pensamento no menor número possível de palavras". Consiste em apresentar exatamente as ideias que se pretendem comunicar, com aquelas palavras e expressões que sejam necessárias ao seu perfeito entendimento.

       

      A concisão tem sempre em mente destacar  apenas o que é necessário para informar algo.
       


      GAB- B

    • Não entendi pq a alternativa A esta incorreta. Alguém sabe me explica pq concisão esta errado? 

    • Felipe Santos, também não entendi o erro da A. Será que o erro está em dizer "tanto as mais relevantes quanto as demais relacionadas ao assunto"

    • Gabarito B

      Erro da primeira afirmação:

      1. Concisão: expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. A pessoa deve ser capaz de incluir todas as informações, tanto as mais relevantes quanto as demais relacionadas ao assunto.

      observe:

      Concisão significa expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. Procura-se informar o que se deseja sem os subterfúgios e os clichês que marcaram o estilo brasileiro até a década de 70.

      https://slideplayer.com.br/slide/1818524/

    • nao entendi porque a A esta errada

    ID
    2367982
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Gestão de Pessoas
    Assuntos

    O conflito é algo que ocorre com muita frequência nas organizações, independente do cargo ocupado. Segundo Dubrin (2003, p.170), “o conflito refere-se à oposição de pessoas ou forças que leva à elevação de alguma tensão. ”
    Sobre o conflito, analise as frases a seguir.
    1. Ocorre quando duas ou mais partes envolvidas observam metas, valores ou eventos mutuamente exclusivos.
    2. Não ocorre em nível individual, uma vez que ninguém discorda de si mesmo.
    3. Ocorre independente de como as pessoas definem, percebem ou estruturam uma situação na qual existe desacordo.
    Está(ão) CORRETAS as afirmativas.

    Alternativas
    Comentários
    • 1. Ocorre quando duas ou mais partes envolvidas observam metas, valores ou eventos mutuamente exclusivos.

      2. Não ocorre em nível individual, uma vez que ninguém discorda de si mesmo.

      3. Ocorre independente de como as pessoas definem, percebem ou estruturam uma situação na qual existe desacordo.

      Apenas a opção 3 está correta!

    • 1) Com todo o respeito, discordo do colega. Os conflitos podem surgir de objetivos divergentes. Considero o item correto.

      2) Existe conflito intrapessoal.

      3) Os conflitos têm existência dependente.

      Fonte: Labuta nossa de cada dia.

    • Acertei por saber que a assertiva 2 estava ERRADA, por exclusão sobrava apenas a letra A.

      Os conflitos podem ser INDIVIDUAIS, sim. Afinal, são conflitos INTERNOS... Exemplo disso são os conflitos MORAIS.

    • Foi isso que entendi até agora sobre fundamentos de conflitos.


    ID
    2367988
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Administração Geral
    Assuntos

    Uma das atividades profissionais de José é auxiliar na realização de reuniões internas e externas, identificando e preparando espaços físicos, recursos audiovisuais e demais itens solicitados pelos departamentos, setores e áreas. Contudo, com muita frequência, ele tem tido problemas para conseguir tudo: ora a sala que deveria estar livre foi ocupada com materiais, ora os recursos audiovisuais estão com defeito e ele precisa contratar recursos, dentre outros imprevistos. Dubrin (2003) descreve um modelo de 7 passos para a tomada de decisões não programadas.
    São passos do modelo de Dubrin (2003) para tomada de decisões não programadas, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • A questão pediu as etapas do processo decisório, conforme foi estabelecido pelo autor Andrew DuBrin. Porém é possível responder a questão utilizando conhecimento sobre autores mais cobrados pelas bancas.

      As etapas do processo decisório, de acordo com três famosos autores, são as seguintes:

      Para Chiavenato são sete as etapas:

      1. Percepção da situação que envolve algum problema.
      2. Análise e definição do problema.
      3. Definição dos objetivos.
      4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
      5. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
      6. Avaliação e comparação das alternativas.
      7. Implementação da alternativa escolhida.

      Já para Robbins as fases são as cinco a seguir:

      1. Definir o problema.
      2. Identificar os critérios da decisão.
      3. Atribuir pesos específica para cada critério.
      4. Desenvolver alternativas.
      5. Avaliar as alternativas.
      6. Escolher a melhor.

      Para o autor Maximiano, são essas:

      1. Identificação do problema ou oportunidade.
      2. Diagnóstico.
      3. Geração de alternativas.
      4. Escolha de uma alternativa.
      5. Avaliação da decisão.

      Alinhando a isso, trarei um informação importante sobre o trabalho de DuBrin, que teve como inspiração Herbert Simon (Racionalidade limitada), em relação ao processo decisório; para ele, a criatividade é de extrema importância nesse processo. Ou seja, em um tipo de decisão não programa, ainda sera necessário, a identificação e diagnóstico do problema e o estabelecimento do critério de decisão, a inclusão do uso da criatividade e por fim, a avaliação da decisão..

      Com isso, a única alternativa realmente incorreta é a letra "c" que traz a exclusão de criatividade.

      CHIAVENATO, I Administração geral e pública. 2.ed. Elsevier, 2008.

      MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração 8.ed. Atlas. São Paulo. 2013.

      RIBAS, A; SALIM R., C. Gestão de Pessoas para concursos. 4ed. Alumnus. 2016

      ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

      GABARITO DA MONITORA: LETRA C.


    ID
    2367994
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Atendimento ao Público
    Assuntos

    Uma das atribuições do cargo de Maria é efetuar e recepcionar ligações telefônicas, quando solicitada por departamentos, setores e áreas, conforme padrão estabelecido. Ela lida com pessoas que compartilham ou não dos mesmos valores que os seus, entretanto, tem um bom relacionamento com todos, independentemente disso.
    De acordo com Dubrin (2003), assinale a alternativa INCORRETA em relação aos valores.

    Alternativas
    Comentários
    • As pessoas não nascem com um determinado conjunto de valores, na verdade os valores são aprendidos.

      A comunicação de atitudes, ou seja, as atitudes que ouvimos expressas direta ou indiretamente, ajudam a moldar nossos valores.

      O desempenho no cargo tende a ser maior, quando os valores individuais são congruentes com os valores organizacionais.

      A modelagem é uma maneira importante de adquirir valores, sendo o referencial de modelo, não sendo aquele necessariamente passado por nossos pais.

      Gabarito: D.

    • E) é a incorreta ..

      se seu pai for um maconheiro ?

      acho que aí seria passível de recurso rs, mas se for um alcoólatra ..


    ID
    2368000
    Banca
    IBGP
    Órgão
    CISSUL - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Gestão de Pessoas
    Assuntos

    César gerencia uma equipe na qual predomina o comportamento organizacional de cidadania. A satisfação de seus funcionários tem trazido benefícios para a empresa, tais como maior fidelidade dos clientes, maior produtividade e melhor desempenho na segurança.
    Uma consequência mais ampla da satisfação no trabalho, segundo Dubrin (2003), é que ela contribui para o comportamento organizacional de cidadania, ou a disposição de trabalhar para o bem da organização, mesmo sem a garantia de uma recompensa específica.
    São componentes importantes dos comportamentos organizacionais de cidadania, segundo Dubrin (2003), EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • Há Comportamento Organizacional de Cidadania quando se age dentro da organização de forma altruísta, com cortesia e conscientização. Na concepção de Dubrin,  para enfrentar a competitividade global e a necessidade de inovação contínua, as organizações demandam cada vez mais cidadãos organizacionais. Conscientização, cortesia e virtude cívica são características do pensamento coletivo, em prol do bem comum, diferentemente do benefício individual, onde o indivíduo pensa e age apenas para sua singularidade.