SóProvas


ID
2368429
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LANÇADA NA ONU INICIATIVA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA MÍDIA
A brasileira Patrícia Almeida, fundadora da GADIM (Aliança Global para Inclusão das Pessoas com Deficiência através da Mídia e do Entretenimento), participou da Programação oficial do Fórum Social 2016, na ONU, em Genebra, falando do papel da mídia no painel sobre a Implementação da Agenda 2030 à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: O Futuro que Queremos. Ela defendeu a utilização dos meios de comunicação para desconstrução de esteriótipos e da cultura capacitista reinante, que considera pessoas com deficiência como tendo menos valor do que pessoas sem deficiência. A fundadora da GADIM citou como exemplos positivos de marketing social as novelas que incluem personagens com deficiência, construídos em parceria com organizações de pessoas com deficiência, e destacou a novela “Páginas da Vida”, da TV Globo, que, segundo ela, contribuiu para um avanço na transição do sistema de educação especial para a educação inclusiva. Ela concluiu chamando os países a cumprirem o Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que prevê a participação da mídia para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Cátia Malaquias, cofundadora da GADIM e fundadora da Starting with Julius, organização que promove a inclusão de modelos com deficiência na publicidade na Austrália, falou sobre a importância das pessoas com deficiência serem vistas como consumidoras, funcionárias e prestadoras de serviço.
Na conclusão do painel, Patrícia Almeida convocou o movimento social dos diferentes países a cobrar de seus governos medidas concretas em cumprimento do Artigo 8. Ela afirmou a cultura vigente gera discriminação e barreiras que impedem que outros artigos importantes da Convenção sejam cumpridos, e a inclusão na mídia de maneira positiva tem o poder de acelerar o processo de mudança cultural.
Fonte: http://www.inclusive.org.br/arquivos/29803

Assinale a alternativa em que o termo em destaque NÃO exerce função de pronome relativo.

Alternativas
Comentários
  • Letra A, trata-se de uma conjunção subordinativa comparativa. 

  • CONJUNÇÕES COMPARATIVAS= COMO, TAL QUAL, TÃO QUANTO, FEITO QUE, COMO SE, ASSIM COMO, MAIS QUE, MELHOR QUE

  • Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). 

     

    Pronome Relativos Variáveis 
    Masculino: o qual / os quais ;  cujo / cujos ; quanto / quantos

    Feminino: a qual / as quais ; cuja / cujas ; quanta / quantas

     

    Pronome Relativos Invariáveis

    quem ; que ; onde

  • a) “[...] considera pessoas com deficiência como tendo menos valor do que (conjunção comparativa) pessoas sem deficiência[...]”.errada!

     

     b) “Ela defendeu a utilização dos meios de comunicação para desconstrução de esteriótipos e da cultura capacitista reinante, que (a qual) considera pessoas com deficiência.”.correta!

     

     c) “A fundadora da GADIM citou como exemplos positivos de marketing social as novelas que (as quais) incluem personagens com deficiência[...]”. correta!

     

     d) “[...]construídos em parceria com organizações de pessoas com deficiência, e destacou a novela “Páginas da Vida”, da TV Globo, que (a qual), segundo ela, contribuiu para um avanço na transição do sistema de educação especial para a educação inclusiva.”. correta!

     

     e) “Ela concluiu chamando os países a cumprirem o Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que (a qual)prevê a participação da mídia para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.”. correta!

     

  • QUE (substituível pelo variável O QUAL)
    refere-se a PESSOAS ou COISAS 


    FERNANDO PESTANA - A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 

  • ESTERIIIIÓTIPO AOCBOSTA ¿?????

  • Ótimo comentário de Jeferson Torres.

  • a-

    que - conjuncao integrante: une oracoes

    que - pronome relativo: usado para oracoes subordinadas adjetivas restritivas (ou explicativas)

  • INCORRETA

    a) “[...] considera pessoas com deficiência como tendo menos valor do que (conjunção comparativa) pessoas sem deficiência[...]”.

    CORRETA

     b) “Ela defendeu a utilização dos meios de comunicação para desconstrução de esteriótipos e da cultura capacitista reinante, que (a qual) considera pessoas com deficiência.”.

     CORRETA

     c) “A fundadora da GADIM citou como exemplos positivos de marketing social as novelas que (as quais) incluem personagens com deficiência[...]”.

     CORRETA

     d) “[...]construídos em parceria com organizações de pessoas com deficiência, e destacou a novela “Páginas da Vida”, da TV Globo, que (a qual), segundo ela, contribuiu para um avanço na transição do sistema de educação especial para a educação inclusiva.”.

     CORRETA

     e) “Ela concluiu chamando os países a cumprirem o Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que (a qual)prevê a participação da mídia para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.”. 

  • O gabarito é a letra a. O "que" destacado não pode ser substituído por outro pronome relativo. Além disso, a oração da qual ele faz parte traz idéia de comparação. Logo, esse "que" é comparativo.