... podemos assinalar também os níveis de análise do comportamento organizacional, interagentes entre si: o micro, o meso e macro-organizacional.
O “comportamento micro-organizacional” foi desenvolvido a partir de várias subáreas da psicologia, por exemplo, clínica, experimental, industrial. Esse nível de análise estuda o comportamento humano individual dentro de uma organização envolvendo questões sobre a habilidade individual, a motivação e a satisfação.
O estudo do “comportamento meso-organizacional” foi desenvolvido a partir das áreas de comunicação, de psicologia social e de sociologia interacionista. Por meio dele, os estudiosos procuraram compreender o comportamento das pessoas que trabalham em equipes* e grupos*. Esse nível de análise aborda, por tanto, temas como a liderança, a socialização e a dinâmica de grupo.
Temos ainda o “comportamento macro-organizacional”, ampliado a partir da sociologia, economia, antropologia e ciência política. Esse nível de análise examina questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência e as influências culturais e ambientais.
Fonte: Bergue, Sandro Trescastro
Comportamento organizacional / Sandro Trescastro Bergue. – Florianópolis:
Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.
Página 14.