SóProvas


ID
2368834
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A seguir, apresentam-se as quatro fases de um motor funcionando em um ciclo Diesel de 4 tempos:

1) O pistão sobe e as válvulas de admissão e escape estão fechadas.

2) O pistão sobe, estando a válvula de escape aberta e a de admissão fechada.

3) O pistão desce, estando a válvula de admissão aberta e a de escape fechada.

4) O pistão desce, acionado pela força de expansão dos gases queimados. As válvulas de admissão e escape estão fechadas.

As fases 1, 2, 3 e 4 são conhecidas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de funcionamento de um motor de combustão a 4 tempos é o seguinte:

    Com o êmbolo (também chamado de pistão) no PMS (ponto morto superior) é aberta a válvula de admissão, enquanto se mantém fechada a válvula de escape. A dosagem da mistura gasosa é regulada pelo sistema de alimentação, que pode ser um carburador ou pela injeção eletrônica, em que se substitui o comando mecânico destes sistemas por um eletrônico e conseguindo-se assim melhores prestações, principalmente quando solicitadas respostas rápidas do motor. A este passeio do êmbolo é chamado o primeiro tempo do ciclo, ou tempo de admissão.

    Fecha-se nesta altura a válvula de admissão, ficando o cilindro cheio com a mistura gasosa, que é agora comprimida pelo pistão, impulsionado no seu sentido ascendente em direcção à cabeça do motor por meio de manivelas até atingir de novo o PMS. Observa-se que durante este movimento as duas válvulas se encontram fechadas. A este segundo passeio do êmbolo é chamado o segundo tempo do ciclo, ou tempo de compressão.

    Quando o êmbolo atingiu o PMS, a mistura gasosa que se encontra comprimida no espaço existente entre a face superior do êmbolo e a cabeça do motor, denominado câmara de combustão, é inflamada devido a uma faísca produzida pela vela e "explode". A este terceiro passeio do êmbolo é chamado o terceiro tempo do ciclo, tempo de combustão.

    O cilindro encontra-se agora cheio de gases queimados. É nesta altura, em que o êmbolo impulsionado por meio de manivelas retoma o seu movimento ascendente, que a válvula de escape se abre, permitindo a expulsão para a atmosfera dos gases impelidos pelo êmbolo no seu movimento até ao PMS, altura em que se fecha a válvula de escape. A este quarto passeio do êmbolo é chamado o quarto tempo do ciclo, ou tempo de escape.

  • escreveu tudo isso, pena estar em ordem errada.