SóProvas


ID
2369152
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada. 

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

O papel da Igreja Católica na Europa medieval não se restringiu ao campo meramente religioso: ela exerceu vigoroso poder político e, especialmente por meio dos mosteiros, contribuiu para a preservação da cultura clássica.

Alternativas
Comentários
  • Se hoje conhecemos importantes tratados filosóficos, médicos ou textos literários da Antiguidade greco-romana, muito se deve ao trabalho realizado nos mosteiros beneditinos durante a Idade Média. Ali, os monges copistas passavam os dias copiando, restaurando ou traduzindo textos clássicos que sobreviveram às invasões germânicas.

  • Filme, O Nome da Rosa.

     

  • Mosteiro era o local para onde os monges se retiravam da vida mundana e viviam como eremitas, num regime de flagelações e jejuns prolongados.

    A cultura da Alta Idade Média estava concentrada nos mosteiros