SóProvas


ID
2369164
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada. 

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

A Revolução Industrial, que alterou radicalmente os padrões vigentes da economia, pouco impacto exerceu na estrutura da sociedade ocidental, mantendo-se praticamente inalterados os regimes políticos oriundos da Idade Moderna.

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

  • Gabarito: errado

     

    A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas; Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Muitos dos trabalhadores passaram a morar em cortiços e submetiam-se a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas semanais com salários medíocres lembrando ainda que tanto mulheres como crianças também trabalhavam recebendo salários ainda menores.

     

    http://profawanessagodoi.blogspot.com/2010/09/como-revolucao-industrial-afetou-vida.html

  • O texto apresenta, em um parágrafo, momentos marcantes do processo histórico do chamado Mundo Ocidental, em termos culturais. Segundo o apresentado, as bases desta civilização ocidental foram lançadas na Antiguidade, subsistindo as mesmas até os dias de hoje, em um mundo crescentemente globalizado.
    Apesar de evidenciada a grande “reinvenção" do Ocidente , entre os séculos XVI e XVIII, a questão versa diretamente sobre a importância, ou nem tanta, da Revolução Industrial, na construção deste mundo globalizado no qual vivemos. A afirmativa destaca que a Revolução Industrial, apesar de apresentar uma mudança radical na forma de produzir, não representou grande impacto “na estrutura da sociedade ocidental, mantendo-se praticamente inalterados os regimes políticos oriundos da Idade Moderna." 
    A afirmativa apresenta uma incorreção. O impacto da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, não ficou restrito à questão econômica. É possível afirmar que significou uma mudança sistêmica pois atingiu todos os setores da vida das comunidades humanas. Passa a ser utilizada a energia mecânica, que estende a força humana. A variedade e a quantidade de produtos passaram a ser cada vez maiores. No entanto, a originalidade foi prejudicada em função de uma produção em série. 
    Os trabalhadores perdem o controle sobre o processo produtivo e, de artesãos passam a operários. Há, então, a gênese de um novo tipo social: o operário assalariado. A contagem do tempo deixa de ser o tempo da natureza para ser o tempo do relógio. Esse novo tempo vale dinheiro. A partir dele são calculados o preço do Trabalho humano e o valor da produção. As transformações, algumas delas radicais, alcançam todo o tecido social. A burguesia ganhou, a cada dia mais, voz e vez. De grupo social periférico torna-se hegemônico. 
    A sociedade estamental dá espaço à sociedade classista, na qual a posição do indivíduo é determinada pelo seu acesso, ou não, à riqueza medida em moeda. E, esta nova riqueza determina o poder. Há a monetarização de todos os valores. Ideais oriundos da Idade Média e dos Tempos Modernos, como a Palavra de Honra, são substituídos por contratos escritos e valorados em moeda. 
    É o estabelecimento do sistema capitalista e do Estado Liberal. 
    RESPOSTA: ERRADO