SóProvas


ID
2369170
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada. 

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

A partilha da África, no último quartel do século XIX, determinada pelas potências imperialistas europeias, levou em consideração as especificidades étnicas, religiosas, geográficas e culturais dos povos africanos.

Alternativas
Comentários
  • Não levou nenhum dos itens acima em consideração. Muito pelo contrário, dividiram o continente africano de acordo com os interesses dos próprios países europeus como se fosse uma divisão de uma pizza...

  • Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora não respeitando suas culturas.

  • As potências econômicas do século XIX da Europa estavam com maior desenvolvimento de tecnologia e, assim, passavam por uma Segunda Revolução Industrial com maior produção de energia e de meios para escoamento de produção mais eficiente. Ou seja, para manterem o seu crescimento econômico precisavam ampliar o seu mercado consumidor e ter mais matéria prima para fazer mais produtos. 

    Dessa forma, os olhos colonialistas se voltaram para a África e para a Ásia. Paulatinamente os países europeus buscavam ocupar o máximo de território possível e, inevitavelmente começaram os desacordos territoriais e diplomáticos. No ano de 1884 foi convocada a Conferência de Berlim, que terminou no ano de 1885, para que fossem decididas as regras de como o continente africano deveria ser ocupado pelos países imperialistas europeus. 

    Os colonialistas europeus justificavam que a sua presença como benéfica, pois levaram os aspectos positivos da civilização ocidental para a África, o que mascarava a sua real intenção que era a de decidir as bases do colonialismo e oficializar da exploração econômica da África. Esta afirmativa está errada porque a Partilha da África levou em consideração apenas os interesses das potencias imperialistas europeias. As características étnicas, religiosas, geográficas e culturais dos povos africanos e asiáticos foram ignoradas em nome do que era vantajoso para os países que estava na Conferência de Berlim. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.