SóProvas


ID
2369173
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população”.


Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue o item.

Um dos graves problemas do ensino de história da África, no Brasil, decorre de uma visão estereotipada, de modo que a recorrente identidade continental – o africano – leva à construção de uma falsa homogeneidade, desconhecendo-se as especificidades das sociedades que habitam o continente.




Alternativas
Comentários
  • É preciso entender que no continente africano, há vários países com etnias diferentes, religiões e culturas que divergem umas das outras, sem contar na história de cada povo. 

    Nesse sentido, pode-se dizer que há "várias Áfricas"

  • É importante salientar que não houve uma homogeneidade cultural praticada pelos negros africanos, visto que imperava uma heterogeneidade favorecida pelas origens distintas dos africanos, que apesar de oriundos do continente africano, geralmente os escravos apresentava uma prática cultural diferenciada em alguns aspectos devido à região que pertencia, pois a África caracteriza-se em um continente dividido em países com línguas e culturas diversas.

  • Gabarito certo

  • A inclusão do estudo de História da África no currículo escolar no Brasil visa cobrir esta falha: a pouca importância dada às culturas africanas na formação  e dos modos de viver dos brasileiros. 
    No entanto, para que o trabalho com historiografia dos africanos deixe de ser apenas um adendo para que se cumpra a lei é preciso lutar contra o racismo e, contra os estereótipos que cercam povos e culturas africanas no continente americano. Pelo fato de terem sido escravizados e terem, durante séculos, posições subalternas e periféricas no tecido social, africanos são, via de regra, vistos como “inferiores". 
    Primeiramente é preciso que se tenha clareza que, assim como  a América ou a Europa, a África é um continente. No presente momento com 47 países diferentes, que abrigam mais de 10 grupos linguísticos e mais de 100 etnias. Tal panorama leva à compreensão clara de que a categoria “africano" é por demais genérica. Não contempla a realidade. 
    Existem africanos e africanidades. Há muitos povos e culturas pouco conhecidos. E, há aqueles da região atlântica que foram trazidos para diferentes pontos do continente americano para serem escravizados. As culturas destes povos chegaram à América como dominadas e rotuladas como inferiores. Esta foi a uma das justificativas para a escravidão.
    Por serem dominadas ficaram, muitas vezes, ocultas ou “disfarçadas" entre os modos e costumes dos dominadores. E, por conseguinte, desconsideradas e relegadas ao patamar de “curiosidades“ ou, hábitos e costumes de grupos sociais periféricos e marginais. De qualquer forma, na maioria das vezes, entendidas como um grupo só. 
    Este é o equívoco fundamental: a homogeneidade das culturas africanas. É o que está expresso da afirmativa proposta na questão, de forma correta. 
    RESPOSTA: CERTO